Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tiago Rossatto

Pioneer 2x12

Recommended Posts

Bom dia

Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma duvida tenho 2 Subwoofer Pioneer Ts-w302F 150w rms coloquei ele em uma caixa com camara separada porem essa caixa e de 33lt por camara e as informações que obtive deste sub e que necessita de 50lt e duto de 4 porem estou usando em uma caixa de 33lt com duto de 3 o modulo que estou usando

é um falcon fx 350m em bridge de 175w rms a minha duvida é tem alguma coisa que de para fazer para melhorar a caixa ex. mais um duto de 3 ?? da para levar do jeito que ta ?? o que da para melhorar ???

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

começando com a caixa, ache o manual ou na internet axe ele e veja oq eh recomendado pelo fabricante pra saber se esta dentro do q se é pedido. se n me engano esse sub pede sim entre 4x~5x litros.....a caixa esta minuscula....

outra coisa eh o amplificador , ele casa a impedancia com os subs??? resumindo os subs sao bobina simples de 4ohm ou 2+2 e estao ligados cada um em uma bridge do ampli??? se a resposta for sim o amp ta legal n precisa mecher em nada, só tenha a ctz de usar cabos de bitolas no minimo especificadas pela falcon pra garantir boa alimentaçao.

Compartilhar este post

Link para o post

sim pelo que achei e de 50l eu ganhei esta caixa reformei ela e acabei usando ela mesma. eles são bobina simples 4ohm as 2 saidas em bridge do modulo são para 4 ohm 175wrms cada isto esta casando perfeito

minha duvida maior é da para melhorar alguma coisa nessa caixa . tipo 1 duto a mais para cada falante lã de vidro dentro ou algo assim ou só fazendo uma nova caixa de acordo com a litragem especifica

Compartilhar este post

Link para o post

La de vidro não é o ideal, mas sempre ouvi que o preenchimento ajuda muito, não custa nada fazer o teste. La de vidro solta aquele po que coça demais, o certo seria algum outro tipo de preenchimento

Compartilhar este post

Link para o post

Eu taparia os dutos e deixaria a caixa selada , não curti esse sub em dutada , na selada toca muito bem!

Compartilhar este post

Link para o post
faz outra caixa....com esse volume pequeno mais facil tapar os dutos e virar um selada....
+1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se faz milagres, mas como eu disse, o preenchimento pode ajudar em alguma coisa sim. Tinha um software que eu usava que a litragem podia diminuir consideravelmente com o preenchimento. Acho que vale a pesquisa e a tentativa. A opção da selada tambem é boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa versão F "Free Air" pra tocar aqueles graves gostosos (macios e extensos), só fazendo a caixa dutada gigante, o que fica inviável! Ou se preferir, tire esses dutos de 3" e tampe os buracos, transformando essa caixa em selada. Os graves vão ficar melhores, mais macios e um pouco mais extensos. Eu quando tinha um par de Pioneer TS-W252F, fiz isso na caixa, melhorou os graves no requisito musicalidade e timbre, a caixa tinha +/- 27 litros cada câmara. Os subs tocaram bem macios e descendo mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer desvirtuar o tópico, mas ainda falando de Pioneer ...

Dudu,

Você que entende de Pioneer, você prefere sugerir uma selada também para um W310? Àquela litragem de 35,43L mesmo, recomendado pelo fabricante?

Estou com 2 w310 com 58L x 4" x 25cm / cada. Em algumas frequencias é forte, mas em outras frequencias o grave some!

Foco: Grave à distância de mala fechada. Estou pegando gosto pelo Subgrave, mais ainda prefiro àquele gravãooo estendido à distância.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Esse grave que some é por causa da sintonia e pouca litragem da caixa. Pioneer não tem muito o que inventar, receitinha de bolo antiga ja, so seguir.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse grave que some é por causa da sintonia e pouca litragem da caixa. Pioneer não tem muito o que inventar, receitinha de bolo antiga ja, so seguir.

Mas inventar é considerar que esse grave da minha caixa some por pouca litragem! Eu disse que estou com 58L, acha pouca litragem?

Eu já acho muita litragem! Pois na verdade, eu projetei essa caixa para 2 sub's de 800, que não tenho mais.

Por isso, o meu pedido de sugestão para o Dudu de uma dutada menor e/ou até mesmo selada!

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

o grave some pq a caixa eh grande isso sim......ja usei assim nos meus 308....caixa desde 50 até 60l e o duto tbm tinha 25cm. se vc selar com ctz vai tocar melhor nas altas. faça um teste rapido: pega a musica Hungria - trinca os graves. Os graves q tocam durante a 90% da musica sao mais altos, os subs mal tocam, porem tem hora ou outra q desce legal no refrao. tape os dutos e veja se vai mudar, eh pra ganhar mt mais pressao dps

Compartilhar este post

Link para o post

o grave some pq a caixa eh grande isso sim......ja usei assim nos meus 308....caixa desde 50 até 60l e o duto tbm tinha 25cm. se vc selar com ctz vai tocar melhor nas altas. faça um teste rapido: pega a musica Hungria - trinca os graves. Os graves q tocam durante a 90% da musica sao mais altos, os subs mal tocam, porem tem hora ou outra q desce legal no refrao. tape os dutos e veja se vai mudar, eh pra ganhar mt mais pressao dps

Show de bola, Victor!

Você conhece o caminho das pedras! E aê, eu que estou disposto a fazer uma caixa nova para as 2 unidades de w310, o que de melhor posso fazer, na sua opnião?

Estou até fuçando o BassBox aqui e tentando encontrar um norte para o que eu quero. Mas agente sabe que no cálculo do software pode ficar bom, mas na realidade agente só confirma isso, quando escuta/escutou a caixa tocando.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho 2 pioneer 310 tbm e uso caixa de 52litros mais ou menos, duto 4x30. Acho que ta na medida para o que você quer, que alias é o que eu quero tambem, gravao extendido saindo longe do carro. A maioria das musicas que eu ouço é em torno de 40-45hz, muita gente vira cabeça de longe, dispara bastante alarmes nessa faixa de frequencia tambem. Coloquei o bass bost do sd evo nessá faixa. Nunca testei outra caixa, mas acho que essa é a ideal. E de quebra ainda toca uns subgrave.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

Muito obrigado pela sua opinião :legal:

Em contrapartida, eu cheguei até pensar em ocupar a litragem da caixa com alguma matéria, e analisar. Mas um pouco mais concentrado, eu ouvi a caixa com mais calma hoje, e está um pouco parecido com o que você relatou. Não disparei alarmes, mas o principal pra gente que é o som, está bem forte sim!

Mas claro, disparar alarme, é o ar da graça rsrs

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

Muito obrigado pela sua opinião :legal:

Em contrapartida, eu cheguei até pensar em ocupar a litragem da caixa com alguma matéria, e analisar. Mas um pouco mais concentrado, eu ouvi a caixa com mais calma hoje, e está um pouco parecido com o que você relatou. Não disparei alarmes, mas o principal pra gente que é o som, está bem forte sim!

Mas claro, disparar alarme, é o ar da graça rsrs

Se gosta de mais qualidade nos graves, sugiro vc tentar colocar a manta de algodão de 2cm de espessura(ou 1cm) enrolada e solta dentro da caixa...Vc acha em tapeçarias!

hand26

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante não era vc que tinha 2 severe de 12" 1000 rms? Oq aconteceu com eles? Pq está usando pioneer?

Compartilhar este post

Link para o post

Se gosta de mais qualidade nos graves, sugiro vc tentar colocar a manta de algodão de 2cm de espessura(ou 1cm) enrolada e solta dentro da caixa...Vc acha em tapeçarias!

hand26

Que dica massa! Realmente um profissional havia dito que lã de vidro melhoraria os sub's. Vou ver se consigo achar sim esse algodão, colocar nas costas da caixa, deixando-a ainda mais rasa, para melhorar o ataque! 

Valeu mesmo  :legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Navegante não era vc que tinha 2 severe de 12" 1000 rms? Oq aconteceu com eles? Pq está usando pioneer?

Fala aê!

Cara, os Severe's já foram hà muito tempo! Me foram mais úteis em grana na revenda do que propriamente nos ouvidos. Vendi e ganhei uma grana no momento que eu mais precisava!

Mas cara, vou te falar ...os Severe's tocavam forte, sim! Mas pela deficiência em baterias, e por ser 1kw cada, tinha um conjunto magnético muito pesado! E consequentemente, precisava de muita potência para tocar no máximo. Desanimei mais ainda, quando a calota descolou e vi nitidamente que o Severe era um Quake com calota imitada de JL Audio.

Vendi e agora estou finalizando o acabamento da instalação com 2 Pioneer's em um Banda 9.8 Voxer (classe AB), isso mesmo, grave de AB com 198Ah de bateria. Depois que entendi, sensibilidade (dB)x potência x alimentação x classe de amplificador (A, AB, D e etc); eu peguei o gosto de ter muito resultado com pouca potência. Um grande exemplo, é o instalador da 2ª maior loja de instalação aqui da cidade, chutar que eu tinha 2 Tornados. Eu abro o carro e mostro 2 w310.

Estou muito satisfeito!

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aê!

Cara, os Severe's já foram hà muito tempo! Me foram mais úteis em grana na revenda do que propriamente nos ouvidos. Vendi e ganhei uma grana no momento que eu mais precisava!

Mas cara, vou te falar ...os Severe's tocavam forte, sim! Mas pela deficiência em baterias, e por ser 1kw cada, tinha um conjunto magnético muito pesado! E consequentemente, precisava de muita potência para tocar no máximo. Desanimei mais ainda, quando a calota descolou e vi nitidamente que o Severe era um Quake com calota imitada de JL Audio.

Vendi e agora estou finalizando o acabamento da instalação com 2 Pioneer's em um Banda 9.8 Voxer (classe AB), isso mesmo, grave de AB com 198Ah de bateria. Depois que entendi, sensibilidade (dB)x potência x alimentação x classe de amplificador (A, AB, D e etc); eu peguei o gosto de ter muito resultado com pouca potência. Um grande exemplo, é o instalador da 2ª maior loja de instalação aqui da cidade, chutar que eu tinha 2 Tornados. Eu abro o carro e mostro 2 w310.

Estou muito satisfeito!

Outro ponto muito importante para o sub, é a caixa senão num adianta toda o resto 

Que já usei um 1 pioneer, numa caixa bem feita e com boa potência e povo achava que tinha 2 tocam 

Tanto que hoje em dia, quase pensando em troca a caixa com 2, pra uma só com 1 sub bem montada na faixa de 500rms que toca bem demais já

Compartilhar este post

Link para o post

Outro ponto muito importante para o sub, é a caixa senão num adianta toda o resto 

Que já usei um 1 pioneer, numa caixa bem feita e com boa potência e povo achava que tinha 2 tocam 

Tanto que hoje em dia, quase pensando em troca a caixa com 2, pra uma só com 1 sub bem montada na faixa de 500rms que toca bem demais já

Isso mesmo! Tô fã de muito resultado com pouca potência  :legal:

E a propósito, qual era a litragem, sintonia e duto x comprimento dessa sua caixa?

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo! Tô fã de muito resultado com pouca potência :legal:

E a propósito, qual era a litragem, sintonia e duto x comprimento dessa sua caixa?

Não vou lembra certo

Mas era algo entorno de 40 e pouco litros

E o duto na época mudei o tamanho algumas vezes, então num vou lembra muita coisa

Mas era algo que deixei faltando quase 10cm de encosta no fundo no fim

Mas quando usei numa caixa maior um pouco, ficou bom o som pra dentro

Com 49l, sem desconta sub e duto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...