Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lekkao

3 de 12 ou 1 de 18 ?

Recommended Posts

Boa noite galera , tenho um new civic 2010 e estou montando um som voltado pro SQPL e queria algo que rendesse um pouco pra fora e tals , minha ideia de inicio era aproveitar a boa largura do porta malas e montar 3 de 12 , estava olhando os pioneer , protech excursion de 550 e tambem tinha visto o keybass panther de 12 que nunca vi em nenhum projeto , estes dias vendo um topico do bloom ele estava muito contente usando um subão de 18 com a sintonia mais baixa, como subwoofer, mesmo e adorou o resultado , por favor gostaria da opnião dos colegas o que renderia mais 1 subão de 18 com uma caixa bem feita e grande litragem, ou 3 sub de 12 ??

pra ambos os casos a alimentação seria a mesma um modulo de 3000 rms , provavelmente o DAD e cerca de 185 amp de bateria ,

o restente do Set é um DVD kenwood DDX , pra parte do estereo um kit NAR serie 3 e um modulo Audiobank 4100

Quem ja ouviu 3 de 12 e pudesse me relatar como é ajudaria bastante ,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um New Civic com 2 pioneer 309 e pra mim rende muito bem pra dentro e pra fora , tive 1 tornado de 15 tbm , se sua intenção for tocar mais pra fora e não ligar muito pra subgrave , 1 de 15 tocava mais que os meus 2 ( somente de mala aberta ) , porém de mala fechada acho o tornado bem mais embolão e bem mais monótono que meus 2 309 , como no caso to usando o par até hoje .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive uma caixa com 4 pioneer e depois mudei e coloquei 3, só que com madeira mais grossa e com reforços, com mais area de duto tambem. Te digo que tocou tão bem quanto com os 4, mas era ruim para tirar a caixa, pois ficou bem comprida, pegando de fora a fora um do lado do outro, em um astra hatch. Não sei se curte mais subgrave ou qual estilo de musica, mais dois sub de 15" ficaria bem bacana tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu me lembro que há uns 10 anos atrás uma galera tava experimentando subwoofers profissionais nos carros com bons resultados, lógico que não pedindo mais que o subwoofer profissional poderia proporcionar: graves poderosos mas acima de 30 ou 40hz. Abaixo disso poucos podem produzir mais que vento. Se não for ouvir low bass, pode ser uma opção interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema que a gente sempre quer tudo hehehe Um sub que desce, sobe, tenha um bom spl, aguente potencia, seja musical, e até existe, mas tem um preço e com a dilma esse preço ta bem alto! hahahaha

 

Eu escuto de tudo, sinceramente, um alto falante mais seco parece que falta uma parte da musica, principalmente quando voce acostuma com algo que descia bem. Igual quando troquei punch100 que tocava o uxp por um banda 2500. Era muito mais forte, mas era um amplificador bem mais magro, meio frio, o subgrave ficava meio capado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tava pensando em tornado de 18 ou oversound sub800 de 18 , minha ideia é ter respostas a partir de 35 40 hz mas quero grave com forca , tipo o carro passando e de longe ja sentir vibrando tudo , quero fazer uma caixa com uma boa litragem pra aproveitar bem o falante , estava pensando em usar dutos redondos , ai se eu for escutar de mala aberta eu mudo o comprimento dos dutos e aumento a frequencia de sintonia da caixa pra uns 50 55 hz e mudo o corte no cross , acho que ficaria legal , minha duvida realmente é se vou ter uma qualidade boa nos graves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra algo misto num carro de passeio, eu iria de subwoofer automotivo mesmo! 3 subs de 12" vai tocar um pouco mais que um sub de 18".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha eu tive um civic 2008 com 2x pioner+rs1600d e eu nao sei se cabe uma caixa com sub de 18 ali por causa da boca do porta malas a caixa nao passa em.....a nao ser q vc construa a caixa la dentro kkkkkkkk q eu saiba e que ja ouvi falar soh cabe no maximo de 15''.....

a caixa pra 3 sub tbm axo q vai ser sofrivel pra caber o desenho do porta malas eh mt ruim, vc ja mediu lá??? calculou como fazer a caixa???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tava pensando em tornado de 18 ou oversound sub800 de 18 , minha ideia é ter respostas a partir de 35 40 hz mas quero grave com forca , tipo o carro passando e de longe ja sentir vibrando tudo...

 

para isso 1 de 18" até 1 de 12 vc consegue isso

 

A questão é que como o Diego falou, "nós queremos de tudo hehehe Um sub que desce, sobe, tenha um bom spl, aguente potencia"

aí, prepara o bolso.

 

Com relação ao duto redondo, teria q simular a sintonia, poi vc iria variar somente o comprimento do duto, sendo que para o melhor aproveitamento se usa volume da caixa, comprimento e área do duto, concorda comigo q se a caixa for muito grande e o duto pqno ou volume pqno e duto cumprido, vc certamente terá problemas, correrá o risco do sub passar o xmax, controle de cone, distorções e etc...

Não estou dizendo para vc não fazer um dito variável, mas sim para vc não ficar preso a essa ideia. Simule no pc.

 

Tenho 3 caixas pra um de 15, sendo suas duto tipo régua e um duto de pvc, mesmo que eu coloque a de duto de pvc na mesma sintonia da 3ª caixa que eu fiz por último, a diferença nas respostas são absurdas. Por isso q eu falo, simule, analise as respostas aí sim vc terá certeza de conseguir o que quer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ate da pra aumentar a área do duto colocando mais de um, acho que o melhor do duto retangular é a caixa ficar bem travada.

 

Simulações no computador dao um bom norte pra decidir sobre alto falante e caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto a este ponto sem duvidas . independente do projeto vou dimuçar bem antes pra nao ter problemas com o falante .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto ao volume acho que o ponto seria acertar uma litragem que rendessem bem com as 2 frequencias,como os 2 modos de sintonia nao sao tao distintos acho que ficaria legal

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve , salve

acabei optando por 3 de 12 mesmo acho que vai ficar com uma estética legal.

agora vem outra duvida ,

estou em duvida entre os protech excursion da linha nova e os power vox sw 1600

ambos tem 800 rms , porem não achei muita coisa sobre esta linha nova da protech,

se alguém já usou ou já ouviu tocando e puder me dar uma ajuda. agradeço

muito obrigado pela ajuda que vocês estão dando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem o QSP da Questo de 800w também

Editado por andre_ce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...