Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Optima D31 faleceu? Seráque?

Recommended Posts

Bom galera, minha boa e velha companheira de guerra já não parece mais ser a mesma!

 

 

Deixei meu carro na oficina após uma colisão, esqueceram o som ligado (até aí tudo bem). Bateria arriou, só que isso dia 29, quando deixei o carro! Ninguém lembrou de carregar!

 

Foram dar carga hoje quando fui buscar o carro!

 

Deram a carga, rodei 15 mins... qdo chego em casa, nada de partida! WTF?

 

Fiz chupeta com outra bateria, fui olhar na mala.. a Optima tava bastante quente, como se estivesse em curto ou com carga zerada.

 

 

 

 

Será que tem algo a ser feito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom primeiro verifica se o alternador não esta carregando demais caso este esteja acima dos 14,40V com o excesso faz a bateria aquecer e perder sua capacidade de carga.

Estando tudo ok faça como Bernardo disse deixe na carga lenta melhor ainda se vc tiver um carregador inteligente pois nem toda loja deixa realmente na lenta.

Editado por DBASS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de bateria não suporta descarga profunda.. já zerei uma moura por problema no alarme e ela nunca foi a mesma.. isso em três meses de comprada.

 

Pra aguentar descarga profunda, só baterias pra nobreak mesmo, e mesmo assim com extrema cautela.

 

Poderia tentar a carga lenta.. mas acho que não vai resolver.

 

Um bom link pra entender melhor sobre o assunto: http://tudor.com.br/pt_br/produtos/automotiva-leve/defeitos-comuns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ela já passou por umas 3 descargas profundas e sempre esteve oK!

 

Só que agora ela passou uns 10 dias zerada =(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bando de imbecil esquecer ligado o som......isso nao eh normal. agora qro ver fazer eles pagarem outra , qnd vc flar o valor dela vao dar risada.... boa sorte ae eh uma pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ela já passou por umas 3 descargas profundas e sempre esteve oK!

 

Só que agora ela passou uns 10 dias zerada =(

 

10 dias descarregada.. pode esquecer.

 

Agora é correr atrás do prejuízo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Optima é AGM, como as de no break, não é como as automotivas normais. Ela é feita pra sofrer descargas completas mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Optima é AGM, como as de no break, não é como as automotivas normais. Ela é feita pra sofrer descargas completas mesmo.

 

Foi o que pensei! A minha já zerou umas 3x pelo menos! rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descarregar a optima não é problema, não é recomendado mas ela aguenta varias descargas, diferente da chumbo ácido que não deve descarregar nenhuma vez. Um representante optima falou que é bom carga lenta, porem é recomendado carregar ela por mais umas 24h direto, ela vai esquentar um pouco (não muito). Eu fiz na minha e ela melhorou, ela segurava carga em 12,4V, depois passou a segurar em 12,9V. Minha bateria não tinha acho que um ano de uso, mas ela não tinha nenhum defeito, só fiz isto porque ficou parada e por recomendação. Comprou nova ou usada? Mesmo a optima um dia acaba, tive uma de noobreak e um dia foi para o saco... Quando ia carregar parecia que estava em curto. Mas como falaram, verifique antes se esta sendo carregada corretamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, seu problema aí deve ser sulfatação das placas. Normal pra uma bateria que ficou muitos dias descarregada.

 

O esquema é descolar um carregador lento (10% da capacidade nominal) e deixar por 48h direto. Com 24 a tendência é que ela já tenha "limpado" o eletrólito, e aí as 24h seguintes são pra garantir o processo. Não a deixe sendo carregada pelo alternador, porque não vai resolver e vai aumentar o dano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O esquema é este que o Kleber falou, no meu caso foi parecido, pensei que tinha perdido uma bluetop deixei carregando com 5 A constantes por 3 dias e ela voltou aos 13,1 em repouso.... Com tempos menores de recarga parecia não pegar carga dava 13,1 mas ia caindo rapidamente nas próximas horas, mesmo sem nada ligada à ela, caixa 11,9 em cerca de 3 a 4 horas depois

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de bateria não suporta descarga profunda.. já zerei uma moura por problema no alarme e ela nunca foi a mesma.. isso em três meses de comprada.

 

 

como?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Optima é AGM, como as de no break, não é como as automotivas normais. Ela é feita pra sofrer descargas completas mesmo.

 

exato..

está até mesmo no manual dela que suporta no mínimo 50 descargas profundas.. diferente de uma chumbo ácido comum..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, minha experiencia com a Optima é horrível. Nunca mais compro esta bateria, já tive duas que com 02 anos e pouco morreram.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, minha experiencia com a Optima é horrível. Nunca mais compro esta bateria, já tive duas que com 02 anos e pouco morreram.....

 

Oloco..

 

Por favor, fale mais a respeito.. sério

 

To com duas tb.. as duas beirando 2 anos e tão firme e forte..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa minha foi comprada em 2007, e se não fosse essa descarga brusca, tava forte e firme!

 

Segurava (no começo do ano) um Stetsom 5k2 + Dad 3k + sd250.2 tocando no limiar do clipping por 2h ou tocando com volume 'meio' (metade do volume que "clipa") por 6h!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como?

 

Deu algum problema no alarme (que não entendi até hoje), fui viajar e quando cheguei a bateria tinha descarregado. Primeira coisa que fiz foi carga lenta mas não ajudou muito.. quando comprei segurava ~13.1v, agora não segura nem 12.2v.

Editado por arthur8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Deu algum problema no alarme (que não entendi até hoje), fui viajar e quando cheguei a bateria tinha descarregado. Primeira coisa que fiz foi carga lenta mas não ajudou muito.. quando comprei segurava ~13.1v, agora não segura nem 12.2v.

 

Faça o processo da carga lenta por pelo menos 48h, isto ocorre porque as placas sulfataram. Tem gente ganhando dinheiro com bateria AGM só fazendo esse processo em baterias ditas "mortas" e revendendo como boas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça o processo da carga lenta por pelo menos 48h, isto ocorre porque as placas sulfataram. Tem gente ganhando dinheiro com bateria AGM só fazendo esse processo em baterias ditas "mortas" e revendendo como boas.

 

Vou fazer isso, Kleber. Inclusive tenho uma AGM que foi jogada "fora" porquê não pega mais carga.. vou tentar isso nela também.

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom?!

 

vc ja carregou as baterias durante as 48h?!

 

sera q vai salvar a Optima?! to com uma Heliar aki assim, queria saber se deu certo ae... pq ae eu animo de deixar as 48h aki tbm!!! conta de luz ta cara!! hahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas tentativas de salvar só funciona com AGM? Tenho uma Heliar aqui de 150a que está marcando 7 volts, tem um tempão que ela está assim, no chão e ela é de água kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom?!

 

vc ja carregou as baterias durante as 48h?!

 

sera q vai salvar a Optima?! to com uma Heliar aki assim, queria saber se deu certo ae... pq ae eu animo de deixar as 48h aki tbm!!! conta de luz ta cara!! hahahahaha

 

Deixei numa loja de baterias, que tem carregador específico e talz. Ele trabalha só com isso! Quando tiver tempo, passo pra buscar =) Mas acho que só semana q vem, tô cheio de bronca com meu carro =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas tentativas de salvar só funciona com AGM? Tenho uma Heliar aqui de 150a que está marcando 7 volts, tem um tempão que ela está assim, no chão e ela é de água kkkk

eae?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...