Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcos Vinicius

[Idea Adventure] Carro da patroa

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Estou fechando um projeto do carro da dona onça, um Idea 07/08, onde o objetivo era não ocupar muito espaço, ter um som interno legal e que não precisa de muito SPL, pois a patroa não curte som alto. Originalmente o carro veio com o subwoofer original (caixa de plástico), mas com o alto falante danificado. A maior parte já encontra-se finalizada, porém pretendo mudar um pouco o projeto, buscando simplificar ainda mais a instalação e utilizar apenas 1 amplificador.

Iniciei o projeto com a instalação de um Kit 2 Vias NAR Série 1 e coaxial NAR Série 1, visto que os alto falantes orifinais da Fiat mal servem para peso de papel, utilizando a fiação original, visto que estes não receberiam amplificação. O som interno melhorou significativamente, a instalação dos TW sobre o painel melhorou muito o som ambiente do carro, porém a HU original (Visteon) sem sequer USB era sofrível. Um problema no leitor de CD e a falta de USB foi a desculpa que utilizei para a compra de uma nova, desta vez um JVC KW-R500, com 2 saídas RCA (O suficiente para o projeto).

Como já tinha um Fosgate 4.6X e um Audiophonic Sensation HP1000, ambos adquiridos aqui no forum (Boccote e Rodrigo KBLO respectivamente), no momento estou utilizando estes para o sistema, mas o objetivo é manter somente o RF 4.6X.

Lista de equipamentos de todo o projeto:

- Kit 2 vias NAR Série 1

- Coaxial NAR Série 1

- 2 x Subwoofer Gradiente residencial de 6,5 polegadas

- JVC KW-R500

- Fockford Fosgate 4.6X

- Audiophonic Sensation HP1000

- 2 x Technoise Série 300

- Alimentação e aterramento Technoise 16mm com porta fusível 60A

- Cabo speaker Blitz 16 AWG Tinned (sub) e xing ling de cobre para speake

Assim que conseguir subo todas as imagens para que acompanhem toda a instalação.

Caixa dutada de 2" com duto de 2 polegadas, 20cm e 12,5 litros brutos:

IMG_20150522_115630171.jpg

Cabeamento passado para instalação:

IMG_20150523_123232400_HDR.jpg

Ligando a saída amplificada nos alto falantes de porta:

IMG_20150523_123250751_HDR.jpg

Player JVC na moldura:

IMG_20150523_123307174.jpg

Leve reforço no aterramento, como encontrei um parafuso que ia diretamente a lataria próximo ao player, deixei propositalmente um rabixo com um olhau no fio terra:

IMG_20150523_132520423.jpg

Caixa acabada e já no lugar:

IMG_20150523_123321302.jpg

Lugar aonde ficou fixado o amplificador fosgate:

IMG_20150523_123325256.jpg

Aproveitei que o carro veio com subwoofer original e usei o suporte para fixar o amplificador. Ficou legal, só preciso melhorar a organização dos cabos.

Depois preciso pegar no celular da esposa as fotos do cabo de alimentação, bloco distribuidor, amplificador fosgate e audiophonic já no lugar...

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestão de subs de 6 a 7 polegadas de 8 ohms para casar no RF 4.6X são bem vindas...

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestão de subs de 6 a 7 polegadas de 8 ohms para casar no RF 4.6X são bem vindas...

Sei de um par de Akron KB6, interessa?

Edit: é o modelo sem plug de fase.

Edit2: se for por questão de volume, aí já complica um pouco.

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

Rende bem em quantos litros na ditada? Qual a faixa de valor? Quero algo bem em conta, focando nos residenciais mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: é o modelo sem plug de fase.

Edit2: se for por questão de volume, aí já complica um pouco.

Depende... Eu consigo tirar até uns 12 litros por câmara sem muito sofrimento, pois a caixa é fina e bem comprida...

Compartilhar este post

Link para o post

Depende... Eu consigo tirar até uns 12 litros por câmara sem muito sofrimento, pois a caixa é fina e bem comprida...

É... Então não vai dar muito certo...

Tem esses igual eu tenho aqui, Sony, mas acho que até fica pouco 12L pra cada... Testei no volume da porta, e tava legal... Vou montar numa caixa de 30L para os dois (já adaptei a que usava pro CV 12" na verdade), só não montei nada ainda dessa parte, pra saber se rende legal com esse volume...

Compartilhar este post

Link para o post

É... Então não vai dar muito certo...

Tem esses igual eu tenho aqui, Sony, mas acho que até fica pouco 12L pra cada... Testei no volume da porta, e tava legal... Vou montar numa caixa de 30L para os dois (já adaptei a que usava pro CV 12" na verdade), só não montei nada ainda dessa parte, pra saber se rende legal com esse volume...

Emibe, creio que 12 Litros pra cada sony aqueles Sony's fique bom eim!!

Acompanhando :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Emibe, creio que 12 Litros pra cada sony aqueles Sony's fique bom eim!!

Acompanhando :legal:

Testar com 15 pra ver o que vira.

Problema só, que não sei quando. o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a potência desses subs? talvez 16AWG não seja o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Qual a potência desses subs? talvez 16AWG não seja o suficiente.

Potência nominal de 60wrms... É suficiente sim, até porque jamais vai ser aplicado tudo isto (a patroa não ouve som alto)...

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos adicionadas...

De brinde, mexendo na minha conta do Imageshacks encontrei as fotos do meu antigo Astra. Bateu uma saudade. Ainda tenho tudo e mais algumas coisas em casa, só falta o carro...

20111116183852.jpg

https://imageshack.us/i/7d20111116183852j

20111116183936.jpg

https://imageshack.us/i/f320111116183936j

20111116183926.jpg

https://imageshack.us/i/bc20111116183926j

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post

Eitcha !

Ficou bacana a "caixinha" :) e restante também

Trampo feito pelo dono (qdo sabe fazer né ?) é outra conversa.......fica limpo e bonito .

Essa linha JVC é muito bonita , a que sucedeu não curti muito não

Fiquei até animado pra futricar no meu carro agora, já com as muambas todas aqui hehehee

Compartilhar este post

Link para o post

Eitcha !

Ficou bacana a "caixinha" :) e restante também

Trampo feito pelo dono (qdo sabe fazer né ?) é outra conversa.......fica limpo e bonito .

Essa linha JVC é muito bonita , a que sucedeu não curti muito não

Fiquei até animado pra futricar no meu carro agora, já com as muambas todas aqui hehehee

Pensei que já tava pronto. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Mas está, falta-me os Kodaks...

Mas pretendo ainda simplificar as coisas e deixar somente o Fosgate. Ainda na procura por um sub de 6 polegadas fechando em 8 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas está, falta-me os Kodaks...

Mas pretendo ainda simplificar as coisas e deixar somente o Fosgate. Ainda na procura por um sub de 6 polegadas fechando em 8 ohms.

Quis dizer sobre o Rick, de não ter montado ainda.. hehe...

Por que fechar em 8ohms? Ou quer 2 de 8ohms pra fechar em 4ohms, e usar na bridge?

Compartilhar este post

Link para o post

Quis dizer sobre o Rick, de não ter montado ainda.. hehe...

Por que fechar em 8ohms? Ou quer 2 de 8ohms pra fechar em 4ohms, e usar na bridge?

Quero 2 de 8 ohms para fechar na bridge. Estou pensando em outras coisas pro Audiophonic.

E por falar em Rick, cadr o tópico do projeto do carro dele? Passou da hora de curar a frouxidão.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero 2 de 8 ohms para fechar na bridge. Estou pensando em outras coisas pro Audiophonic.

E por falar em Rick, cadr o tópico do projeto do carro dele? Passou da hora de curar a frouxidão.

https://www.eletro-parts.com/produto_detalhes/p/TVRBMU9EST0=/Alto+Falante/6,0+Polegadas+++8+Ohms

Só não sei se toca igual o que vc tá aí.

Já usei desses que vc tem, e daqueles iguais só que 8ohms.

Rick tá na moita só...

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.eletro-parts.com/produto_detalhes/p/TVRBMU9EST0=/Alto+Falante/6,0+Polegadas+++8+Ohms

Só não sei se toca igual o que vc tá aí.

Já usei desses que vc tem, e daqueles iguais só que 8ohms.

Rick tá na moita só...

Eu fiz uma caixa relativamente grande para os mids pensando em abaixar a sintonia e quem sabe melhorar a resposta como subwoofer, só que pelo que percebi neste momento não desceu como imaginava. Vou esperar amaciar para poder pensar em trocar. No momento a troca seria apenas para passar a utilizar apenas um amplificador.

Achei o valor muito bom e acho que para testes não estaria perdendo em nada. Vou arriscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...