Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kikoctba

Analise de sensibilidade e eficiência do alto falante

Recommended Posts

Tudo é importante em um set !

A caixa, o sub, o kit duas vias, os cabos rca, os cabos speaker, cabo alimentação, hu, amplificador.........etc etc etc

E sempre acabamos por analisar em separado antes de juntarmos tudo :legal:

:+1 acho que era algo assim que eu quis dizer e me atrapalhei demais e falei batata :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem sempre...

Esse papo de sensibilidade é meio complicado...

Um falante de 90dB nem sempre vai tocar mais que um de 87dB... Qual frequência foi medida essa sensibilidade?

Se o falante de 87dB tiver mais sensibilidade nas frequências entre 20~40hz e "morrer" nas altas, qual falante você ficaria, com o de 87dB que toca subgrave, ou com o de 90dB picudo em 60hz?

Falante é conjunto e não somente um,dois ou três parâmetros.

Deve ser por isso que até hoje só vi a JL Audio mencionar isso na descrição dos seus falantes...

Efficiency (1 W / 1 m) is not an accurate indicator of a subwoofer’s output capability and should not be used as a comparison to other subwoofers to determine which one is “louder”.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Se vcs pesquisarem na net, vão achar as fórmulas de rendimento de um alto falante, e dependendo do sistema de caixa vão ver que o rendimento é proporcional com a fc ao cubo; ou seja: N=Fc.Fc.Fc x K.

Já dá pra imaginar como aumenta o rendimento de um sistema com o simples aumento de 40% da freq. de corte!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a sensibilidade,

jogando no BassBox os parâmetros do Pioneer W310S4 à 1W-1m o programa dá como errado os 95dB e corrige para 85,xx dB e eu acho que deve tá certo porque antes eu tinha um kicker que o valor anunciado pelo fabricante (1w-1m) é 85,xx db e o BassBox deu como certo, coloquei o Pioneer na mesma caixa sem mexer nada no som e tá redendo a mesma coisa, não percebi "tocar mais".

Compartilhar este post

Link para o post

Essa medida dos pioneer deve ser in car, não e uma medida precisa, não tem como saber que tipo de carro é se é sedan ou não caminhão, kombi etc......mas acredito que esses 85 que o bass box simulou deve ser o mais próximo do real.

Compartilhar este post

Link para o post

Pioneer é sempre 85dB, 84dB. Eles adicionam +10dB kkkk'

O Pioneer PRO W1200 (acho que é isso) vi algo como 104dB usahuashasuhasuhasuh' bem fora da realidade

Compartilhar este post

Link para o post

O mais engraçado que vi/ouvi e também varias pessoas comentam tanto pessoalmente quanto em fóruns, que falantes importados (kicker, fosgate, mtx entre outros) mesmo tendo especificações mais modestas, "tocam" relativamente mais com menos ou equivalente potencia.

E aí nossos parâmetros estão errados, ou os deles subdimensionados.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais engraçado que vi/ouvi e também varias pessoas comentam tanto pessoalmente quanto em fóruns, que falantes importados (kicker, fosgate, mtx entre outros) mesmo tendo especificações mais modestas, "tocam" relativamente mais com menos ou equivalente potencia.

E aí nossos parâmetros estão errados, ou os deles subdimensionados.

pensamento interessante... mas quer um bom exemplo???

olha isso: https://www.google.c...icle156;500;300

esse monstro ai em cima suporta 1000w rms e apenas 87db de sensibilidade.. voce acha que da pra comparar uma monstruosidade dessa ai com nossos subs? =/

Editado por Esley

Compartilhar este post

Link para o post

pensamento interessante... mas quer um bom exemplo???

olha isso: https://www.google.c...icle156;500;300

esse monstro ai em cima suporta 1000w rms e apenas 87db de sensibilidade.. voce acha que da pra comparar uma monstruosidade dessa ai com nossos subs? =/

comparar em que sentido?

Compartilhar este post

Link para o post

comparar em que sentido?

no sentido de rendimento, ja ouvi um par de subs desse mtx tocando em um gol, eram dois de 15, a impressão que tive era de que eles tocavam pra uns 12 pioneers...

ta certo que pioneer nao é brasileiro, mas ja serve de base...

como o amigo ai de cima comentou, as especificações dele sao mais modestas que a de alguns subwoofers brasileiros, e mesmo assim é um monstro em subgraves..

Compartilhar este post

Link para o post

no sentido de rendimento, ja ouvi um par de subs desse mtx tocando em um gol, eram dois de 15, a impressão que tive era de que eles tocavam pra uns 12 pioneers...

como o amigo ai de cima comentou, as especificações dele sao mais modestas que a de alguns subwoofers brasileiros, e mesmo assim é um monstro em subgraves..

Na real parece que os parâmetros de alguns brasileiros são exagerados perto dos gringos, e botando do lado a construção nem se compara, subwoofers parrudos e que realmente tocam tudo aquilo que dizem. Estamos carentes de subwoofers bons no Brasil. Últimos tempos parece que a coisa está mudando.

Compartilhar este post

Link para o post

é que a norma que alguns subs gringos seguem é diferente da norma que muita marca nacional respeita..

mas, se paga por isso.. pois subs como os 95xx custam caro.. e BEM caro..

acaba sendo um pouco de hipocrisia.. pois se compra por valores "pequenos" principalmente em RMS mas se paga caro pelo produto.

enfim.. muitas empresas nacionais já estão se adequando a isso.. Questo.. PV.. entre outras já estão mudando o ponto de vista dos brasileiros sobre os produtos nacionais..

cabe a nós exigir isso.

Compartilhar este post

Link para o post

é que a norma que alguns subs gringos seguem é diferente da norma que muita marca nacional respeita..

mas, se paga por isso.. pois subs como os 95xx custam caro.. e BEM caro..

acaba sendo um pouco de hipocrisia.. pois se compra por valores "pequenos" principalmente em RMS mas se paga caro pelo produto.

enfim.. muitas empresas nacionais já estão se adequando a isso.. Questo.. PV.. entre outras já estão mudando o ponto de vista dos brasileiros sobre os produtos nacionais..

cabe a nós exigir isso.

sim, eu mesmo uso subs da questo, e gosto deles, ate acho que nao perdem muito pros subs gringos de mesma potencia [350w].. mas quando o assunto sao os subs mais potentes, na casa dos 1000w pra cima, a historia costuma ser diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

sim, eu mesmo uso subs da questo, e gosto deles, ate acho que nao perdem muito pros subs gringos de mesma potencia [350w].. mas quando o assunto sao os subs mais potentes, na casa dos 1000w pra cima, a historia costuma ser diferente...

Fato.. mas isso está mudando..

basta a gente reclamar e pedir..

Compartilhar este post

Link para o post

deixando de lado a parte etica disto, eu fico me perguntando se seria muito dificil copiar esse sub mtx na cara dura, desossa-lo e depois construir novos subs similares a ele.. sera que isso seria muito dificil?

Compartilhar este post

Link para o post

Podem colocar o nosso QSP1000 contra o MTX testando SPL e musicalidade nos graves, quem testar vai se surpreender. O produto consta com 3 ferrites (altura de imã 60mm), bobina muito parruda de 3" com forma de alumínio bem espessa (para evitar deformação por flambagem) e duas centragens de polialgodão, com capacidade de excursão de 70mm de pico a pico e sistema de refrigeração por convexão forçada. Eu diria que tem sim ótima estrutura para os 1000Wrms especificados, mas não posso comentar a respeito de outros subwoofers nacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem colocar o nosso QSP1000 contra o MTX testando SPL e musicalidade nos graves, quem testar vai se surpreender. O produto consta com 3 ferrites (altura de imã 60mm), bobina muito parruda de 3" com forma de alumínio bem espessa (para evitar deformação por flambagem) e duas centragens de polialgodão, com capacidade de excursão de 70mm de pico a pico e sistema de refrigeração por convexão forçada. Eu diria que tem sim ótima estrutura para os 1000Wrms especificados, mas não posso comentar a respeito de outros subwoofers nacionais.

interessante... queria muito ouvi-lo pessoalmente =)

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

deixando de lado a parte etica disto, eu fico me perguntando se seria muito dificil copiar esse sub mtx na cara dura, desossa-lo e depois construir novos subs similares a ele.. sera que isso seria muito dificil?

se for pra spl até tudo bem.. pq de musicalidade, eu acho os 95xx bem fracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse 70mm de excursão não seria o xmax correto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse 70mm de excursão não seria o xmax correto ?

Perfeito, 70mm é o valor limite mecânico. O Xmax é de 18mm e em breve vamos divulgar o valor X50 dos produtos, que é o valor de excursão com queda de 50% do BL e compliância.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...