Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Divensi

[Focus Hatch 02] 3way Biamp - Voltando com UPs :)

Recommended Posts

Divensi, problemas de ruído, em geral, são causados por loops de terra.

O ideal, SEMPRE, é aterrar todos os amplificadores em um ponto único (se já não o fez) e deste ponto também puxar o aterramento do CD-player.

Outro ponto, não sei nesse seu modelo, mas há jumpers que servem para ajustar a sensibilidade do amplificador. Além do controle de ganho, eles permitem trabalhar atenuando de 0 a -10dB, pode ser que aumentar a atenuação reduza possíveis ruídos. Mas é bem provável que seja loop mesmo, já vi cada macumba rolando que vc nem imagina. Já teve carro que começava o ruído baixinho e ia subindo, até algum equipamento elétrico do carro ser acionado. Aí silenciava o ruído e começava de novo. E na maioria dos casos de carros ruidosos, a culpa é de loop de terra.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que coisa hein Kleber, fiz um ponto de terra direto na lataria, logo atrás do carpe que reveste aquela parte da lateral que os amps estão, ficou bem feitinho mas o player está aterrado pela fiação que chegava no player original do carro mesmo.

Vou fazer os testes do rca e caso não resolva vou puxar um fio do mesmo terra dos amps e ver se muda algo.

Obrigado :D

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, fiz mais alguns testes:

- Puxei um fio do mesmo terra dos amps direto no player, nada;

- Alternei os rca's pra ver e todos deram igual;

- Dei uma modificada nos locais de passagem dos fios e rca's pra afastar o máximo de fios positivos e etc, nada;

- Peguei um fio e enconstei no negativo do rca dos tw e na carcaça do player, nada

- Liguei os tw nos canais que estavam em bridge pro sub no amp Mosconi, o chiado diminuiu bastante, cerca de 80% do que tava, mas ainda estava lá;

Resumindo, o que era fácil de testar acho que já testei e não solucionou o problema, aí hoje fui prestando mais atenção e percebi que quando acelera o carro o chiado dá uma afinada conforme o giro sobe sacam? Tipo uma turbininha hahaha

Lembrando que no volume em zero o chiado some, fica limpinho.

Será que tem algo mais que posso fazer ou terei que arrancar toda a fiação e ir testando com os fios pelo meio do carro pra ver se aparece o chiado?

Ah, sobre o som, dei uma regulada por cima e está melhorando, já consigo ter prazer em ouvir a maioria das músicas, ainda falta grave que acho que um sub com uns 300rms já resolve, mas a parte do kit e palco sonoro está bacana, isso que nem sei regular os ganhos e o 9887 direito hehe, então sei que estou no caminho certo, eliminando esse chiado já posso partir pra ajustes finos e finalização do acabamento :D

Compartilhar este post

Link para o post

ops... ruído que acompanha a rotação... Divensi, ocorre só com o motor ligado né? Já pensou se não é algo com alternador (ou o regulador de tensão deste)? Sei que é algo meio esdrúxulo, mas passei por isso duas vezes na vida (linha vw a ar, dínamo+regulador independentes, e em algum vw a água com motor AP - nem me pergunte qual pq. tive um monte e faz muuuuuuuito tempo..kkk....).

Eu olharia com carinho para alternador, bobina(s), cabos de vela e vela. Não lembro se o Zetec 2.0 tem distribuidor ou é multi-bobinas, mas se tiver distribuidor, é outra coisa a se olhar. Parte da IE tbem, embora ache pouco provável.

abração,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm..se for pra esse lado to lascado, mas adianto q toda esta parte de cabos, velas, bobina, etc, está toda revisada/trocada a pouco tempo.

Não sei se falei mas o chiado é só nos canais dos tw, antes quando usava hu original ou quando instalei o 9887 e o Mosconi só pra tocar o sub e agora o Mosconi com os mids e sub, está sem chiados, só quando ativei os tw q apareceu isso :(

Compartilhar este post

Link para o post

Divensi, experimentalmente, não rola usar os tw passivos e ligado junto aos mids no mosconi?? Só pra eliminar a possibilidade do canal RCA do tweeter do alpine.

Compartilhar este post

Link para o post

Tw ligados ao Mosconi deram ruido ?

Deixaria as saídas do 9887 em full desligaria todo processamento, amps em full tb e usaria o cross passivo do kit , desligaria o sub e a partir deste momento começaria os testes com os módulos ligados nos front e rear ligava o kit em um depois em outro e ia por eliminação e trocando.

Quer saber se o alternador esta dando ruido desligue-o (Uma chave 13 para soltar a porca) e ligue o carro, verificaria tb os pontos de aterramento entre motor-chassis e bateria-chassis.

Editado por DBASS

Compartilhar este post

Link para o post

Divensi, experimentalmente, não rola usar os tw passivos e ligado junto aos mids no mosconi?? Só pra eliminar a possibilidade do canal RCA do tweeter do alpine.

Você diz usar os tw junto com os mids através do x-over do kit pra ficar livre o canal dos tw no 9887 certo?

O que já fiz foi ligar o rca que vem do Xtant pros tw no canal front do 9887 pra ver se parava, mas ficou igual ficou igual, o que não fiz foi fazer este mesmo teste usando o Mosconi pra amplificar os tw.

Tw ligados ao Mosconi deram ruido ?

Deixaria as saídas do 9887 em full desligaria todo processamento, amps em full tb e usaria o cross passivo do kit , desligaria o sub e a partir deste momento começaria os testes com os módulos ligados nos front e rear ligava o kit em um depois em outro e ia por eliminação e trocando.

Quer saber se o alternador esta dando ruido desligue-o (Uma chave 13 para soltar a porca) e ligue o carro, verificaria tb os pontos de aterramento entre motor-chassis e bateria-chassis.

Tw ligados no Mosconi deram ruído mas cerca de 80% menos que quando ligados no Xtant, ficou beeem baixinho.

Hoje vou ver se testo com o kit todo no Mosconi, tanto usando os cortes no 9887 como usando os x-overs do kit, aí vejo como se comporta, se continuar vou passar uma fiação reserva que tenho aqui pelo meio do carro pra ver se resolve também.

Sobre os terras do carro, o ponto da bateria-chassis eu refiz com o mesmo cabo 21mm usado nos amps, o ponto motor-chassis nem cheguei a ver onde fica no meu carro, se for fácil posso refazer também.

Obrigado pessoal, aos poucos vamos resolver isso sim :D

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o chiado sumiu e a causa era tão besta que farei um desafio pra ver quem acerta a causa hahahahah

Dica: Eu já falei no tópico que não sabia mexer/regular.

Quem acertar será declarado mais inteligente que eu, o que não significa quase nada hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o chiado sumiu e a causa era tão besta que farei um desafio pra ver quem acerta a causa hahahahah

Dica: Eu já falei no tópico que não sabia mexer/regular.

Quem acertar será declarado mais inteligente que eu, o que não significa quase nada hahahaha

ganho do modulo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hahhahaha, é mesmo...

Se isso realmente era a única causa o problema está resolvido ;)

Tenho q marcar com alguém que manja pra passar uns macetes de regulagem pra acertar esse set

Compartilhar este post

Link para o post

Então, agora posso explicar melhor

O ganho do Xtant estava na metade, tinha o chiado e os tw's estavam beeem fortes a ponto de ter que atenuar quase tudo que dava no 9887 pra ficar legal de ouvir, virei o potenciômetro até o mínimo e testei, ZERO ruído e tw's apagados hehe, aí aumentei até uns 30% da escala e o chiado apareceu novamente mas com menos intensidade, aí fui diminuindo o ganho até chegar num ponto onde não tinha chiado e ainda permitia uma boa regulagem dos tw's, nisso ficou nuns 10% da escala.

Agora os entendidos poderão me explicar o motivo disto haha, não consigo entender no que a regulagem de ganho influencia a ponto de gerar esses chiados e nem como que funciona esse casamento do ganho do amp com a tensão dos rca's da HU :D

Talvez entendendo melhor isso, consigo aperfeiçoar a regulagem do Mosconi que tá tocando os mids e o sub na bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora com o ganho do Xtant em 10%, a atenuação no 9887 está em -2, mas acho q com uma regulagem mais decente poderá ficar em 0 mesmo, é que por enquanto estou achando os tw meio estridentes em alguns casos, mas deve ser por falta de regulagem nos médios e graves, aí os tw estão se sobressaindo muito, é o que acho dentro das minhas limitações heheh

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei olhar o manual desse Xtant, mas só achei um com poucas informações. E não fala de jumpers para ajuste de sensibilidade, como o KLB citou. Lembro que no 202M que tive, tinha esses jumpers e realmente fazia diferença.

Talvez, baixar pro mínimo o ganho do Xtant e zerar a atenuação no player. Quem sabe não zera o chiado e ainda dá uma domada nos TW, já que tu diz que eles se sobressaem algumas vezes?

Compartilhar este post

Link para o post

Tmb só achei esse manual básico do xtant, mas além dos jumpers do cross tem um outro q não sei pra que serve, quem sabe é algo q está influenciando né...

Do jeito q está agora, se eu deixar no mínimo o ganho no xtant, os tw ficam muito apagados, então deixando nos 10% como fiz foi o limite entre não ter chiado e ainda ter uma margem pra regulagem

Compartilhar este post

Link para o post

Tmb só achei esse manual básico do xtant, mas além dos jumpers do cross tem um outro q não sei pra que serve, quem sabe é algo q está influenciando né...

Do jeito q está agora, se eu deixar no mínimo o ganho no xtant, os tw ficam muito apagados, então deixando nos 10% como fiz foi o limite entre não ter chiado e ainda ter uma margem pra regulagem

Na placa não tem nenhuma indicação de ajuste de sensibilidade? No 202M acho que ia de -20Db a +20Db, em 3 ou 4 ajustes (dependendo da posição, realmente afetava o ganho). Se tu puxar o manual desse 202M dá para entender direitinho como esse jumper pro ajuste de sensibilidade funcionava, talvez te dê um rumo se baseando pelo manual de outro?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não achei nenhuma serigrafia na placa q indicasse a função daqueles jumpers, mas vou seguir sua dica pra ver se o 202m é parecido, quem sabe ajude a descobrir.

Valeu ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando sobre o mau contato em um dos tw, o pino negativo estava mole desde a parte interna onde ele é fixado no tw, dei uma esquentada com o ferro de solda e forcei numa posição que a princípio funcionava, aí finalizei com cola quente pra travar tudo no lugar.

Até o momento está 100% sem falhas, aí aproveitei um tempinho pra fazer uns suportes pra organizar um pouco a instalação hehe, fiz em MDF com os cantos chanfrados pra dar um detalhe só, tinta spray preta e só kkkk

Olhem aí

IMG_20150904_121718182_zps7zsljnwn.jpg

IMG_20150904_121836244_zpsn3t7rqvh.jpg

IMG_20150904_121920716_zpszevvkuhh.jpg

Esta foi a forma mais simples que achei pra deixar os tw travados no lugar ali, caso no final a decisão seja por outro direcionamento eu faço ou mando fazer os suportes ou colunas definitivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estes suportes foram somente pros tw não ficarem soltos no painel, conforme eu havia dito, quando for deixar tudo 100% eu farei ou mandarei fazer os suportes definitivos no direcionamento que melhor atender meu gosto que é de agudos bem suaves.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...