Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Arrumando tweeter Oz Audio antigo

Recommended Posts

Sintomas:

tweeter aparentemente toca, mas comparando com outro tweeter, faltava médio agudo e estava mais baixo

Medindo sua indutância, estava pela metade do valor do outro tweeter bom.

tweeterOzAudioProblema_01.jpg

Aro onde o domo estava colado já estava levantado, o que explica o domo estar encostando na tela metálica

Retirei toda a cola e consegui levantar o domo de seda

tweeterOzAudioProblema_04.jpg

Sobre o aro metálico, a cola havia derretido

tweeterOzAudioProblema_05.jpg

Muita fuligem no gap

tweeterOzAudioProblema_06.jpg

Após retirar toda cola, pude alcançar os fios do tweeter

tweeterOzAudioProblema_07.jpg

Algo que ajuda muito para enxergar os detalhes

tweeterOzAudioProblema_08.jpg

Removendo fuligem, lascas de metal, cola derretida, etc

tweeterOzAudioProblema_09.jpg

Improvisando algo para igualar o gap na tentativa de centralizar o cilindo de metal do centro

tweeterOzAudioProblema_10.jpg

Detalhe de gambiarra antiga quando o fio original tinha se rompido

tweeterOzAudioProblema_11.jpg

Refazendo furação para passar novos fios

tweeterOzAudioProblema_12.jpg

Algumas peças utilizadas para a limpeza

tweeterOzAudioProblema_13.jpg

Detalhe das peças limpas

tweeterOzAudioProblema_14.jpg

Aqui a cagada...

usei fios mais grossos que estavam difíceis de encaixarem no espaço e acabei rompendo o fio original. Mas nada que um pouco mais de solda resolvesse

tweeterOzAudioProblema_15.jpg

Antes estava medindo .070mH e agora passou para .128mH

No teste de áudio, aparentemente ficou igual o tweeter original.

Ufa! não vou precisar comprar novos tweeters !

IDÉIAS BY ThiagoPug

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adm baitola!

Cadê meus créditos nessa empreitada, seu puto nipônico? :angry:

Faltou um detalhe aí, que vai de ferrar legal dependendo da maneira como vc usa os tws.

Se vc assumir que eu sou um gato gostoso de piroca grande, eu te falo qual o detalhe. :P

Editado por ThiagoPug

Compartilhar este post

Link para o post

Isto, com certeza, vai ajudar algumas bestas velhas alguns membros antigos por aqui:

OzSpecs.jpg

Editado por ThiagoPug

Compartilhar este post

Link para o post

Adm baitola!

Cadê meus créditos nessa empreitada, seu puto nipônico? :angry:

Faltou um detalhe aí, que vai de ferrar legal dependendo da maneira como vc usa os tws.

Se vc assumir que eu sou um gato gostoso de piroca grande, eu te falo qual o detalhe. :P

KKKK mas é um puto mesmo!

Créditos pro ThiagoPug que deu as idéias pra desmontar o tweeter!

Compartilhar este post

Link para o post

Moti, essa goma preta aí era ferrofluido. Provavelmente com os anos virou goma, o que provavelmente já ocorreu do outro lado também.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim! kkkkkkkk

Fernando: O problema, na verdade, era o diafragma fora de posição. Isto mantinha a bobina também fora da posição que deveria estar (estipulada pelo projetista da Oz Audio), e assim mudava a indutância e fazia o tw perder a eficiência em parte da sua resposta.

Moti... Essas soldas estão muito altas. Quando você tentar inserir as telinhas dos tws, é provável que vá fechar um curto. Faça uma solda mais baixa e mais fina, e depois cubra estes pontos de solda com cola de borracha - a mesmo utilizada para reformar falantes. Se vc não tiver em casa, me avise que eu levo no encontro de quarta-feira pra colocar uns pingos no seu tw.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora sim! kkkkkkkk

Fernando: O problema, na verdade, era o diafragma fora de posição. Isto mantinha a bobina também fora da posição que deveria estar (estipulada pelo projetista da Oz Audio), e assim mudava a indutância e fazia o tw perder a eficiência em parte da sua resposta.

Moti... Essas soldas estão muito altas. Quando você tentar inserir as telinhas dos tws, é provável que vá fechar um curto. Faça uma solda mais baixa e mais fina, e depois cubra estes pontos de solda com cola de borracha - a mesmo utilizada para reformar falantes. Se vc não tiver em casa, me avise que eu levo no encontro de quarta-feira pra colocar uns pingos no seu tw.

Clap clap clap!

Boa man!

Compartilhar este post

Link para o post
Agora sim! kkkkkkkk

Coloquei uma camada de cola quente em toda a borda pra deixar a tela mais alta e assim nao fechar curto.

Como deve ter arrebentado o fio do tweeter foi só com essa solda alta que funcionou, é capaz de não funcionar se eu refizer. Rs

Compartilhar este post

Link para o post

Local errado...

Vou denunciar esse tópico para mover para o DIY [^]:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o trabalho. Eu teria colocado um pouquinho de ferrofluido ainda, ajuda bem (se o original tiver logico).

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o trabalho. Eu teria colocado um pouquinho de ferrofluido ainda, ajuda bem (se o original tiver logico).

abraço

Muito bem mensurado... ao adicionar ferro fluido em tweeters que originalmente não tinha notei um dificuldade em subir e detalhar... eu tive de tirar..

desmontei tudo.. e a unica forma que consegui foi usando uma lavadora de alta pressão :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem mensurado... ao adicionar ferro fluido em tweeters que originalmente não tinha notei um dificuldade em subir e detalhar... eu tive de tirar..

desmontei tudo.. e a unica forma que consegui foi usando uma lavadora de alta pressão :legal:

Tem outro jeito também... congelador.

Quando o óleo solidificar, você limpa. Tem a vantagem de não oxidar nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem outro jeito também... congelador.

Quando o óleo solidificar, você limpa. Tem a vantagem de não oxidar nada.

nao pensei nisso...mas sera que o ponto de fusao do oleo é tao baixo assim? um freezer bate -20° no "maximo"

quanto a corrosao apliquei WD-40 e soprei no compreensor so pra deixar uma fina camada

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

nao pensei nisso...mas sera que o ponto de fusao do oleo é tao baixo assim? um freezer bate -20° no "maximo"

quanto a corrosao apliquei WD-40 e soprei no compreensor so pra deixar uma fina camada

Fusão não digo, mas todo óleo vai endurecer quando a temperatura cai. Ficando meio goma já dá pra limpar na espátula. Como é um óleo mineral sem aditivos, agora que dá sim, mas só testando.

Compartilhar este post

Link para o post
Moti, essa goma preta aí era ferrofluido. Provavelmente com os anos virou goma, o que provavelmente já ocorreu do outro lado também.

Realmente parece ser ferrofluido, mas o problema pra tirar é que ele é atraido pelo imã e só consegui tirar usando algo de metal que atraisse um pouco o ferro em pó. Fui tirando aos poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Tweeter NAR em casa, que tá tocando baixinho baixinho... Vou ver se consigo arrumar ele...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente parece ser ferrofluido, mas o problema pra tirar é que ele é atraido pelo imã e só consegui tirar usando algo de metal que atraisse um pouco o ferro em pó. Fui tirando aos poucos.

É bom verificar o outro lado e deixar os dois limpos.

Vai inclusive melhorar a resposta dos dois... bastante até!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...