Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelok5

[GM Cobalt]DIY- Primeiro SQ. Duvida com a tensão do RCA.

Recommended Posts

Bom galera, to com esse Cobalt (ogrinho) tem a 1 ano e meio e tava juntando grana e os equipamentos desde o inicio do ano.

Falando um pouco sobre o carro, minha mãe pegou ele no inicio de 2012 e na epoca pareceu ser um bom negocio, não tinha ipi reduzido e os concorrentes de hoje ainda não tinham sido lançados. Depois veio o desconto do ipi, cambio AT, versão 1.8, prisma novo, concorrentes e hoje eu só recomendo ele pra quem tiver de olho num seminovo, ainda sim com algumas resalvas. Em 2013 eu mudei de cidade e minha mãe passou ele pra mim. To com ele até hoje e até agora só tinha colocado o DVD, um par de coaxiais Helix da linha Blue na frente, e deixei os fullrange originais traseiros no modo RBE onde só são reproduzidos os graves. Agora que já comprei a maioria das coisas, começei o DIY.

O set é composto de:

HU Sony XAV-W601BT (5 rca 5v, TA, 7 bandas, Mirrorlink)

Kit 2 vias Hertz ESK 165l.5

Amp kit Mosconi one 120.2

Sub JL 12w0v3 em dutada

Amp Sub Boston GT24

RCA Technoise 800

Kit de instalação Shok Industries

Mega Cap Soundstream 4 Farad

- Os tweeters foram fixados com os copinhos na coluna com parafusos e porcas e o cruzamento está na altura do pescoço e em cima do freio de mão.

- Como o banco traseiro do Cobalt não tem lata, tive que fazer um fundo falso no porta malas e como ficou um espaço bom entre o fundo e os bancos, penso em instalar os amps entre eles.

- Já fiz os aros das portas, está com o coaxial helix ainda.

- Passei os RCA pelo meio, energia pela esquerda e falantes pelas laterais, queria passar tudo pela direita mas não tinha cabo de spk suficiente, fica pra prox, aterrei o negativo no parafuso original do carro que aterra as luzes e travas do porta malas e lanternas.

- Comecei a caixa do sub, multipliquei todas as medidas da caixa sugerida no manual para ter a litragem total, já incluindo o volume do sub, duto e paredes do mdf e fui modificando as dimensões mantendo o mesmo volume. Ficou com 25x37x70epouco. Usei 120 parafusos, comecei a vedar a lateral e to esperando as porcas garra chegarem. Pra não ter perigo de a caixa tombar, penso em colar 2 tiras de velcro pra travar ela no fundo falso ou até mesmo usar 2 parafusos prisioneiros atravessando o fundo falso.

O que falta:

Terminar a caixa, ligar kit e amps. (provavelmente sabado)

Tratar as portas (4 rolos de viapol já comprados, vai ficar pra depois das provas da facul)

Duvidas:

Os vou usar o GT24 com o jl na bridge de 4ohms e o mosconi no kit, o gt24 usa 3 fusiveis de 20A e o mosconi mais 2 tambem de 20A totalizando 100A. A bateria original é de 50Ah e o alternador é de 100Ah. Por enquanto só tenho o mega cap Preciso de bateria extra?. O fusivel de 100A que vem no kit de instalação da shok é suficiente ou preciso de um maior?

Por enquanto é isso, aceito sugestões de melhorias.

Abraços

Editado por marcelok5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show

Teve que retirar o painel de instrumentos pra passar o +. (deu trabalho)

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando.

Cara, não entendo muito de fusível, prefiro não opninar.

Com relação à bateria, acredito que não precise usar 2 não, só coloca uma mais forte no cofre, deve caber uma de 70ah.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa mexer nada da elétrica não. Com o megacap você já não vai ter nem luz piscando.

Tá ficando bem bonita a instalação!

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou os cabos e distribuidores que comprei com o jander e as malditas porcas garra m4 que só achei numa loja de modelismo em bauru. Agora é só montar tudo no sábado.

Chegou tambem um transformador de corrente de janela que achei baratinho no ML. Comprei mais pra brincar com um projetinho de amperimetro DC.

Ele mede a corrente AC e DC até 150A do cabo que atravessa a janela do sensor por indução, então não é preciso contato eletrico para realizar a medição como ocorre nos resistores shunt. O valor da corrente é mostrado por um voltimetro ligado em paralelo com um resistor na saida do sensor. A cada 1A que passa na janela o voltimetro mostra 0.1V

O unico problema que estou tendo é que ele precisa de -12V pra funcionar. Conseguir essa tensão negativa a partir de AC eu sei fazer, só to penando pra conseguir a partir de DC.

Se nao consegir vou deixar o sensor passado pelo cabo com um chicotinho. E quando quiser monitorar a corrente,ligo numa fonte ac-dc com um voltimetro de led.

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou os cabos e distribuidores que comprei com o jander e as malditas porcas garra m4 que só achei numa loja de modelismo em bauru. Agora é só montar tudo no sábado.

Chegou tambem um transformador de corrente de janela que achei baratinho no ML. Comprei mais pra brincar com um projetinho de amperimetro DC.

Ele mede a corrente AC e DC até 150A do cabo que atravessa a janela do sensor por indução, então não é preciso contato eletrico para realizar a medição como ocorre nos resistores shunt. O valor da corrente é mostrado por um voltimetro ligado em paralelo com um resistor na saida do sensor. A cada 1A que passa na janela o voltimetro mostra 0.1V

O unico problema que estou tendo é que ele precisa de -12V pra funcionar. Conseguir essa tensão negativa a partir de AC eu sei fazer, só to penando pra conseguir a partir de DC.

Se nao consegir vou deixar o sensor passado pelo cabo com um chicotinho. E quando quiser monitorar a corrente,ligo numa fonte ac-dc com um voltimetro de led.

Até uns 100mA você resolve com um simples 555.

http://sound.westhost.com/project95.htm

Usei várias vezes e uso ainda hoje pra alimentar meu DAC.

Compartilhar este post

Link para o post

Show

Teve que retirar o painel de instrumentos pra passar o +. (deu trabalho)

Na verdade nem precisava tanto, mas como ia tirar o acabamento plastico o hard disk do volante pra verificar a possibilidade da instalação dos controles de volante, acabei tirando o painel de instrumentos também pra facilitar.

Acompanhando.

Cara, não entendo muito de fusível, prefiro não opninar.

Com relação à bateria, acredito que não precise usar 2 não, só coloca uma mais forte no cofre, deve caber uma de 70ah.

Não precisa mexer nada da elétrica não. Com o megacap você já não vai ter nem luz piscando.

Tá ficando bem bonita a instalação!

Realmente cabe até 80 Ah, mas acabei de ganhar outra bateria novinha de 50Ah da css em garantia e tinha 2 opções: eu poderia mandar a de 50Ah pro PM e colocar uma maior no cofre ou poderia manter a de 50Ah no cofre e colocar uma AGM no PM. Das duas opções, caso fosse necessário, eu ficaria com a ultima. Encontrei uma AGM por 430 reais no ML nova e de marca bastante usada em telecom e se eu fosse na primeira opção eu pagaria o mesmo pela normal de 80ah mais uns 100 reais da trava nova na css. Mas já que não vou precisar vou manter tudo do jeito que está.

Até uns 100mA você resolve com um simples 555.

http://sound.westhos...m/project95.htm

Usei várias vezes e uso ainda hoje pra alimentar meu DAC.

Opa, bacana o projetinho e fácil de fazer. Pelo que eu entendi, alimentando o circuito com 13.8V a saída é de -12,5V. Seria interessante usar um regulador de tensão para baixar os 13,8V para 12V para a alimentação positiva do sensor ou posso usar os 13,8V e o -12,5V mesmo?

Sobre a corrente, o datasheet fala o sensor consome 14mA + 1mA para cada 1A medido. Se o circuito fornece até 100mA acho que dá pra arriscar se for com cautela.

Editado por marcelok5

Compartilhar este post

Link para o post

Resumo do fim de semana: Tive que fazer outra caixa igualzinha aproveitando o fundo da primeira que ainda não tinha colado. A primeira, o besta aqui não olhou o manual do JL direito e cortou o buraco com a medida externa do sub. :banghead :banghead :banghead :banghead

Agora imagina a cara do besta indo colocar o sub e quase deixando ele cair dentro na frente dos amigos... Tão me zuando até agora no WhatsApp [^]

Mas como é a primeira vez que monto uma caixa e uso a tico tico, tá valendo. Da caixa velha eu desmontei o que sobrou, aproveitei os parafusos na nova, usei as laterais como prateleira pra área de serviço e a frente vai virar uma diversão pra republica. Vou cortar ela no meio, parafusar as 2 partes com 90º e prender na parede com 2 mãos francesas. Ai vou pintar, colocar uma redinha e ta pronto a cesta de basquete. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei os amps hoje e o sub. Só falta ligar o cross do 2 vias que eu vou fazer daqui a pouco. No entanto surgiu uma duvida aqui...

A tensão do RCA deve aumentar linearmente ao subir o volume do player ou segue outra escala? (logaritimica?) Pergunto pois a caixa do player informa 5V max nos RCA. Ai fui setar o ganho do Boston em 5V e ficou muito baixo. Então tirei o RCA, coloquei uma onda de 50Hz 0db pra tocar e fui medir no multímetro. O player vai do volume 0 ao 50. Até o volume 30 a tensão fica abaixo de 1Volt, ai no volume 35 fica 2Volts, no 40 fica 3Volt, no 45 fica 4Volts e no 50 chega em 5,5Volts. Ta certo essas tensões ou o player está/é ruim?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto as tensões, não sei se estão certas, mas o controle de volume é geralmente em escala logarítmica mesmo... Tanto que a pressão sonora é medida em escala logarítmica (db), e você vai precisar dobrar a potência aplicada cada vez que quiser ganhar 3 db...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o mosconi e o kit 2 vias estão perfeitos. Setei o ganho do mosconi em 5V e ta tudo muito bom.

O problema está no ganho do Boston. To muito chateado com o resultado do sub. O player tem só uma saída RCA mono para o sub, mas até ai tudo bem. O Boston tem uma regulagem para entrada em stereo e mono e já testei o par de RCA usados no mosconi pra ver se muda algo e dá na mesma. Estando o ganho em 5V, seja com o RCA mono ou stereo, praticamente não se tem graves em volumes moderados (por volta dos 25 na escala de 0 a 50). Estou tendo que usar o ganho em 3V pra ter um resultado satisfatório, mas não quero deixar assim pois sei que tem algo errado.

Vou fazer o teste de novo com o sinal de 50Hz 0db medindo as tensões no RCA e na saída sem carga do Boston e depois posto os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais Algumas fotos. Ainda não tive tempo de medir o boston.

20141115_230943.jpg

20141116_192950.jpg

20141116_211511.jpg

Derivação da tomada 12v para o pós chave do player.

20141119_205256.jpg

20141119_205527.jpg

Ignorem a fita isolante prendendo o corrugado. Acabou a fita hellermann.

Editado por marcelok5

Compartilhar este post

Link para o post

Onde vc arrumou esse cabo para essa derivação? Vc que fez?

CIROZOTALK

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei no AliExpress. O problema é que as compras no Ali agora tão demorando muito pra chegar. Antes chegava em 1 mês e meio, 2 no máximo. Agora com as compras de final de ano tá demorando quase 4 meses.

Acho que tem no eBay também. É só procurar por "add-a-fuse" que você acha.

Compartilhar este post

Link para o post

MUITO Legal!! Ficou profissa!

Se é que voce me permite uma opinião, eu só parafusaria os distribuidores um pouco á esquerda para dar uma folga nos cabos ligados nos amps, pode ser receio bobo, mas pra mim ta esticado demais.

kkkkk

Parabens pelo trampo! Ficou muito bem executado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...