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Alves

Indenizações do DPVAT dobram em 3 anos, com impulso do Nordeste

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Indenizações do DPVAT dobram em 3 anos, com impulso do Nordeste

Número subiu 106% no 1º semestre do ano contra mesmo período de 2011.

Resultado contrasta com crescimento de 28% da frota de 2011 a 2014.

 

 

 

Peter FussyDo G1, em São Paulo

 

 

 

 

 

 

motos-sergipe.jpg

Aumento na frota de motos no Nordeste explica o maior número de indenizações, segundo DPVAT

(Foto: TV Globo)

 

Impulsionado pelo aumento das motos no Nordeste, o número de indenizações pagas pelo seguro obrigatório de veículos (DPVAT) no primeiro semestre dobrou em três anos, saltando de 165 mil entre janeiro e junho de 2011 para 340 mil no mesmo período de 2014, segundo dados da Líder-DPVAT, que administra o seguro.

 

A alta de 106% contrasta com o crescimento de 28% da frota nacional entre junho de 2011 e o mesmo mês em 2014, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Desde 2012, a região Nordeste lidera o ranking do recebimento de indenizações, mesmo com apenas 16% da frota nacional. Segundo o DPVAT, a explicação é que o crescimento da frota no Nordeste e Norte se deu principalmente pelas motos, que lideram os pagamentos feitos pelo seguro obrigatório a vítimas de acidentes.

 

 

Indenizações de janeiro a junho

 

Pagamentos nos primeiros semestres de cada ano

 

165.111216.150299.290340.53920112012201320140k100k200k300k400k

Fonte: Líder-DPVAT

 

“Em alguns estados do Norte e Nordeste, a porcentagem de motocicletas (na frota) chegou a 55%, enquanto a média nacional é de 27% e em São Paulo é 20%. Além disso, os estados são maiores e têm dificuldade de fiscalização. Pessoas andam sem capacete, com até quatro na moto”, afirma Marcio Norton, diretor de relações institucionais da Líder-DPVAT.

 

O crescimento da frota de motos no Nordeste começou a se destacar em 2010. No ano seguinte, a região superou o Sudeste em vendas pela primeira vez. Só na Paraíba, onúmero de motocicletas subiu 638% em pouco mais de 10 anos.

 

As motocicletas, principalmente de baixa cilindrada, passaram a ser usadas no trabalho, no lugar do jegue. Em março deste ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promoveu uma degustação de carne de jumento, para chamar a atenção para oabandono desses animais nas estradas do estado.

 

Como é a divisão por regiões

 

O Nordeste foi o destino de 34% das indenizações do DPVAT. Foram pagas 114 mil entre janeiro e junho passados, um número 163% maior do que o do primeiro semestre de 2011. Desse montante, 59% foram para vítimas de acidentes com motos.

 

Outros 11% dos pagamentos (36.885) foram destinados ao Norte, sendo mais da metade por acidentes com motocicletas. A região possui apenas 4,9% da frota nacional de veículos, mas se mantém como a quarta maior em número de indenizações (11%) do DPVAT, superando o Centro-Oeste, com 10%.

 

Nordeste e Norte foram são as únicas regiões onde o pagamento de indenização por mortes em acidentes com moto predominou no primeiro semestre deste ano em relação aos causados por automóveis. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, os acidentes com automóveis dominam as indenizações por morte.

 

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que concentram 50% da frota brasileira, seguem na vice-liderança no geral, com 26% dos pagamentos de indenizações no semestre. O aumento em três anos também foi expressivo: 104%, saindo de 43 mil no primeiro semestre de 2011 para 89 mil entre janeiro e junho deste ano.

 

O Sul, que era líder em 2011, ficou em terceiro neste ano, com 19% dos pagamentos do DPVAT (65.172).

 

No total, a administradora do seguro pagou R$ 1,7 bilhão a vítimas entre janeiro e junho passados. Acidentes com motocicletas resultaram em 75% das indenizações (256.387); os com automóveis, 23% (67.906).

 

Invalidez lidera

 

Nos primeiros seis meses do ano, os pagamentos de indenização por invalidez cresceram 21%, para 259 mil, na comparação com o primeiro semestre de 2013. As indenizações por morte caíram 13%, para 25 mil.

 

Esse movimento também consolida uma tendência ligada ao crescimento do uso de motocicletas, de acordo com a seguradora. “Qualquer acidente mais sério (de moto) causa lesões graves nas pernas e braços”, aponta Norton.

 

As indenizações por invalidez corresponderam a 80% do total de acidentes com motocicletas e destinaram-se principalmente a homens (79%) com idade entre 18 e 34 anos (58%). Segundo a Líder-DPVAT, 44% dos acidentes com veículos de duas rodas ocorrem principalmente durante a tarde e o começo da noite (entre 13h e 20h).

 

Ainda segundo o DPVAT, a perda de mobilidade nas pernas foi a maior causa de aposentadorias por invalidez entre janeiro e junho deste ano, representando 26%, seguida por lesões nos braços e cotovelos (20%). Problemas cognitivos foram apenas 6%, graças ao uso do capacete.

 

Carro mata mais

 

Se por um lado os acidentes com motos são responsáveis por mais afastamentos definitivos do trabalho, os carros tendem a ser mais letais, conforme os dados do seguro obrigatório.

 

Considerando apenas com indenizações por morte, o Sudeste aparece em primeiro, com 37%, enquanto o Nordeste fica com 29%.

 

De acordo com Norton, a melhoria na segurança dos veículos foi um dos fatores que contribuiu para a redução de 13% dos pagamentos de indenizações por mortes no trânsito, que incluem não só motorista e passageiros, como pedestres.

 

“Equipamentos como freios ABS e airbag (obrigatórios nos carros novos desde o começo de 2014) tiram a gravidade dos ferimentos, assim como o uso do cinto no banco traseiro, mas não diminuem o número de acidentes. O engarrafamento também reduziu a velocidade nas vias”, explica o diretor.

 

O que é DPVAT

 

O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

 

O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.

 

O pagamento para beneficiários de vítimas fatais é de R$ 13.500. Nos casos de invalidez permanente, o pagamento pode chegar a R$ 13.500, de acordo com a gravidade das lesões. Já o reembolso hospitalar e médico pode chegar a R$ 2.700.

 

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.

 

No ano passado, a rede de atendimento do DPVAT chegou a 7.757 pontos, com abrangência de 100% do território nacional. Em 2012, eram 4.783 postos.

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/08/indenizacoes-do-dpvat-dobram-em-3-anos-com-impulso-do-nordeste.html

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perai, me explica pra eu entender

se eu bebo e bato o carro, minha seguradora não precisa me pagar

aí se o cara anda com 4 na moto, todos sem capacete, bate, todo mundo se quebra, o DPVAT tem que pagar as despesas de todo mundo?

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perai, me explica pra eu entender

se eu bebo e bato o carro, minha seguradora não precisa me pagar

aí se o cara anda com 4 na moto, todos sem capacete, bate, todo mundo se quebra, o DPVAT tem que pagar as despesas de todo mundo?

e ainda ganha bolsa família.

 

Região Nordeste recebe 51,1% dos benefícios da Bolsa Família

 

 

só para Ilustrar..

Editado por Gledson Borba

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e ainda ganha bolsa família.

 

Região Nordeste recebe 51,1% dos benefícios da Bolsa Família

 

 

só para Ilustrar..

De nada, é nóis!

 

:vts

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No interior do Maranhão tem muita moto, e com isso muito acidente. Prestação de moto é uns 100 reais, se tiver muito filho o bolsa familia paga a prestação

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O Brasil nao vai pra frente nunca com essa muchibada. A mentalidade do brasileiro é ridicula.

Obs: em geral, nao so nordestino.

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e ainda ganha bolsa família.

 

Região Nordeste recebe 51,1% dos benefícios da Bolsa Família

 

 

só para Ilustrar..

 

E viva o preconceito =)

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No interior do Maranhão tem muita moto, e com isso muito acidente. Prestação de moto é uns 100 reais, se tiver muito filho o bolsa familia paga a prestação

 

Verdade.

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No interior do Maranhão tem muita moto, e com isso muito acidente. Prestação de moto é uns 100 reais, se tiver muito filho o bolsa familia paga a prestação

 

Verdade.

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Curioso... vamos fazer uma continha?

 

Frota BR, chega a 76 milhões de veículos. Se formos contar os 76 milhões como a alíquota mais baixa de DPVAT, temos um total anual de arrecadação de quase 8 BILHÕES indo diretamente para o caixa das seguradoras. SEM RISCO OPERACIONAL. Dinheiro limpinho.

 

Só que esta grana é muito maior. As motos pagam quase 300 reais, ônibus quase 400...

 

Ou seja, a grana que sai é bem menor que a que entra. Qual o MIMIMI? Tem mais é que usar mesmo, obrigados a pagar nós já somos.

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Curioso... vamos fazer uma continha?

 

Frota BR, chega a 76 milhões de veículos. Se formos contar os 76 milhões como a alíquota mais baixa de DPVAT, temos um total anual de arrecadação de quase 8 BILHÕES indo diretamente para o caixa das seguradoras. SEM RISCO OPERACIONAL. Dinheiro limpinho.

 

Só que esta grana é muito maior. As motos pagam quase 300 reais, ônibus quase 400...

 

Ou seja, a grana que sai é bem menor que a que entra. Qual o MIMIMI? Tem mais é que usar mesmo, obrigados a pagar nós já somos.

mas ai quem mama na teta fica como?

tem que ver que tem uma penca de motoboy que não paga imposto.. hehehehe

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mas ai quem mama na teta fica como?

tem que ver que tem uma penca de motoboy que não paga imposto.. hehehehe

 

Por mim essa po*** daria prejuízo todo ano, de repente as seguradoras desistiriam.

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Curioso... vamos fazer uma continha?

 

Frota BR, chega a 76 milhões de veículos. Se formos contar os 76 milhões como a alíquota mais baixa de DPVAT, temos um total anual de arrecadação de quase 8 BILHÕES indo diretamente para o caixa das seguradoras. SEM RISCO OPERACIONAL. Dinheiro limpinho.

 

Só que esta grana é muito maior. As motos pagam quase 300 reais, ônibus quase 400...

 

Ou seja, a grana que sai é bem menor que a que entra. Qual o MIMIMI? Tem mais é que usar mesmo, obrigados a pagar nós já somos.

 

:+1

 

sem mais, paguei uns 600 conto pro dpvat esse ano, caso acontecesse algo, mesmo eu estando errado, lógico que iria tentar aciona-lo.

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