Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bielzera

"Estaladores"

Recommended Posts

Bom galera, venho aqui expressar minha insatisfação com o "estalador fdp" que eu contratei para montar meu som. (LEIA, POIS VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR NA INCOMPETÊNCIA DESSE CIDADÃO)

Set:

Modulo JBL GTO 5355 (5 Canais)

Kit 2 vias NAR Serie 3

Coaxial NAR Serie 3

Sub JBL GTO1014D

Player Sony Mex-bt 4007u

"Regulagens":

No modulo:

Canal front e canal rear em flat (pelo que pesquisei, o resto e irrelevante se a chave estiver em flat)

Canal do sub em EXT ( parece que assim o sub ficou com graves melhores)

Ganho do front e do rear em 25% ganho do sub em 50% (+/-)

No player:

Set Position - Front left

Sub Pos - Near

LPF em 60hz slop 3

HPF em 50hz slop 3

Loudness - OFF

EQ - Uma pré existente do player por enquanto

PROBLEMAS: (A Saga)

- No primeiro dia em que fui buscar o som já notei que estava uma mer**, pedi ajuda no fórum com fotos, e chegamos a conclusão de que o "estalador fdp" ligou os altos falantes estéreos em BRIDGE.

- Fui até o "estalador fdp" e insisti para que ele ligasse os altos falantes um em cada canal, resultado, ele ligou lado direito com lado direito, lado esquerdo com lado esquerdo, ao invés de ligar, frente com frente (kit 2 vias) coaxial com coaxial.

- Voltei ao "estalador fdp" e pedi para que ele ligasse o kit 2 vias nos canais da frente e o par de coaxial nos canais de traz, passado isso achei que estava tudo certo o som, porém estava enganado.

- Chiado muito forte no tw direito, fui conferir os rcas e notei que o "estalador fdp" não ligou eles como solicitei, colocou o rca de melhor qualidade que eu tinha no subwoofer, ao invés de coloca-lo no kit 2 vias, realizei a troca.

- Conferindo o som com maior atenção, noto que há algum problema, tenho que deixar o ganho dos altos falantes (exceto o subwoofer) muito baixo, cerca de 25% do total, se não, eles começam a zunir, chiar e estralar e isso ocorre apenas com o carro ligado.

6° - Não sei se esse é um problema, porém meus mids não batem nada, nadinha, só sai agudos deles, se eu desligar o sub, n sobra nada de grave, NADA, tendo em vista isso, fui desmontar as portas, para ver se o crossover estava instalado de maneira correta e para minha surpresa, acho os crossovers em baixo do banco do passageiro (contrariando mais uma vez a minha vontade).

Algumas duvidas que eu tenho são:

Ligação do crossover: O "estalador fdp" ligou um par de paralelos nos "canais" IN+ e IN- outro par em MID+ e MID- e os fio do tw em TW+ 0db e TW+ -4db, isso está correto?

Crossover embaixo do banco do passeiro não fica muito próximo ao cabo de energia, que passa logo ali do lado? gerando essas interferências no tw quando o ganho é aumentado e o carro está ligado?

O paralelo do coaxial, pode ser preso junto com o fio de energia?

Segue fotos da instalação para maior compreensão:

Lado esquerdo do carro, fio de energia vindo junto com o fio do coaxial do lado esquerdo.

DSCN0701.JPG

Meio do carro, remote e fios paralelos do kit 2 vias, apenas atravessando o fio de energia.

DSCN0702.JPG

Lado direito do carro, RCAS e o fio do coaxial do lado esquerdo, apenas atravessando o fio de energia.

DSCN0703.JPG

TWs em baixo do banco do passageiro.

DSCN0700.JPG

PS: o som com o ganho do modulo baixo, esta escutável, pois a interferência fica baixa e o som encobre ela, porém os mids estão muito apagados.

PS²: Peço desculpa pelo tamanho do post, e que não sei mais a quem recorrer, estou chatiadissimo com essa situação.

PS³: Para não criar outro tópico editei esse.

Editado por bielzera

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta isto:

Se o amp em flat, anula regulagens do player, deixa ext então e regula tudo pelo player

set position - left(vai centralizar o palco no meio do painel pra quem está sentado no lado esquerdo)

sub - front( vai sentir o sub junto com os mids e não nas costas)

lpf - 60hz slop 3

hpf - 50hz slop 3(este kit responde já em 50hz, 80hz é muito alto, perde muito o grave do mid, por isso ta apagado, mas pra ele render bem é importante tratar as portas)

loudnes desligado

equalize a gosto mas sugiro eq em forma de sorriso.

Este tw é bem presente, uso atenuado no cross em -2db.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta isto:

Se o amp em flat, anula regulagens do player, deixa ext então e regula tudo pelo player

set position - left(vai centralizar o palco no meio do painel pra quem está sentado no lado esquerdo)

lpf - 60hz slop 3

hpf - 50hz slop 3(este kit responde já em 50hz, 80hz é muito alto, perde muito o grave do mid, por isso ta apagado, mas pra ele render bem é importante tratar as portas)

loudnes desligado

+1 mas deixa os slops em 2 fica melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta isto:

lpf - 60hz slop 3

loudnes desligado

Muito obrigado cara! deixei exatamente assim, agora parece que os mids estão "mexendo" mais, kk

Só não entendi a parte "equalize a gosto mas sugiro eq em forma de sorriso" pode me dar uma explicaçãozinha, se não for abusar.

Compartilhar este post

Link para o post

As portas estão tratadas?

Infelizmente não, foi um sacrifício para conseguir instalar o som em minha cidade, não achei ninguem que faça esse serviço ;((

Quando tiver um tempo vou ter que me arriscar do DIY, kk

Porém coloquei o corte em 50hz e não senti a porta vibrar, esses mid da NAR não batem muito, pelo menos aqui não estão batendo, kk

Editado por bielzera

Compartilhar este post

Link para o post

+1 mas deixa os slops em 2 fica melhor...

Vlw!! Vou testar com esse slop tambem!

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não, foi um sacrifício para conseguir instalar o som em minha cidade, não achei ninguem que faça esse serviço ;((

Quando tiver um tempo vou ter que me arriscar do DIY, kk

Porém coloquei o corte em 50hz e não senti a porta vibrar, esses mid da NAR não batem muito, pelo menos aqui não estão batendo, kk

Sem porta tratada, esqueça o bom rendimento. Ou vc tem um Golf ou Polo?

Compartilhar este post

Link para o post

Golzin g4 2 portas, o problema e que me parece que eles não "excursionam" nada, parece que e só agudo que sai deles, kk

Compartilhar este post

Link para o post

isso pq as portas nao estao tratadas...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

olha posso te falar... já que as portas nao estao tratadas... corta eles em 100Hz e o sub em 100Hz com slope 1 para compensar... vai ficar melhor..

Compartilhar este post

Link para o post

Eq sorriso é tu deixar as freqüências das pontas ligeiramente com mais ganho formando uma boca sorrindo em formato de V. Eu deixo a primeira faixa de freqüência em +2, depois +1, 0, -1, 0, 0, +1, +2. Mais ou menos isso. Este mid não dá pressão, não tem pegada, soco no peito, mas tu sente ele descer, claro se tiver as portas tratadas, por isso corto o sub pouco acima dos mid pra compensar a falta de pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, em EQ eu coloquei uma pré existente do player, "xplod", está me agradando até o momento, já percebi que o som ficou bem melhor com as dicas.

Vou pesquisar mais sobre EQ porque dessa parte não sei absolutamente nada, kk

Essas pré existentes do player são muito ruins?

Vlw galera!!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade ele tem sim... os meus nar 525cw2 dao soco no peito... porem estao em pezinhos... :D

Acredito que pezinho vai ser a melhor saída para mim, já que o tratamento aqui na minha cidade está difícil ¬¬

Mids de 6,5 são muito grandes para usar em pezinhos?

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, em EQ eu coloquei uma pré existente do player, "xplod", está me agradando até o momento, já percebi que o som ficou bem melhor com as dicas.

Vou pesquisar mais sobre EQ porque dessa parte não sei absolutamente nada, kk

Essas pré existentes do player são muito ruins?

Vlw galera!!

Mais ou menos né. Melhora aqui piora ali. Coloca em Custom. Seu player deve ter no mínimo 5 bandas para equalização, acho que são 7. Equalize elas, ai entra o tal sorriso que comentaram ai em cima. Pega o manual e lê tem lá. É simples nada complicado. De ouvido se nota as regulagens, regule ao seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não tem nada ligado errado no cross do 2 vias nao?

Estes estaladores passam apertado até com 2 vias...

A parada deles é ligar corneteira no left e sub no right, completando o resto dos canais com Y...

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nao tem segredo nenhum!!!

compra um rolo de manta!! compra umas cervejas ou coca se preferir!

Desça na garagem!

é coisa que uma chave de fenda ou chave Garfo pra tirar as presilias do forro da porta!

uma tesoura.. pra cortar a manta!

e um pouco de paciencia e boa vontade nao faça!

eh muito facil e da uma diferença absurda!

se quiser automotiva custo beneficio utilizei a DAT e gostei mto do resultado! tanto em aplicação, quanto em resultado de audio! vale muitooo a pena mesmo!

se quiser da uma olhada no DIY eu que montei meu som todo.. inclusive tratamento!

link na assinatura!

alias paguei pra montar meu primeiro som! depois conheci o forum! fiz um topico querendo instalar o som! ensinaram..passaram muitos links! li estudei bastante! e com o c... na mao! fui pro mundo D.I.Y! melhor coisa que existe!

Acredito que pezinho vai ser a melhor saída para mim, já que o tratamento aqui na minha cidade está difícil ¬¬

Mids de 6,5 são muito grandes para usar em pezinhos?

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje terminei de ligar meu kit com as portas tratadas com Viapol e atrás dos Mids com a manta DAT...

Não me surpreenderia se depois de tratado não sentir falta do sub...

Mesmo Kit, Nar série 3...

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não tem nada ligado errado no cross do 2 vias nao?

Estes estaladores passam apertado até com 2 vias...

A parada deles é ligar corneteira no left e sub no right, completando o resto dos canais com Y...

Nossa, agora fiquei preocupado, o cara era bem ruinzinho mesmo, errou em várias coisas, e o kit ta funcionando com um ganho no modulo bem pequeno, cerca de um quarto, se não os tw começam a chiar e estralar, será que tem algo haver?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nao tem segredo nenhum!!!

compra um rolo de manta!! compra umas cervejas ou coca se preferir!

Desça na garagem!

é coisa que uma chave de fenda ou chave Garfo pra tirar as presilias do forro da porta!

uma tesoura.. pra cortar a manta!

e um pouco de paciencia e boa vontade nao faça!

eh muito facil e da uma diferença absurda!

se quiser automotiva custo beneficio utilizei a DAT e gostei mto do resultado! tanto em aplicação, quanto em resultado de audio! vale muitooo a pena mesmo!

se quiser da uma olhada no DIY eu que montei meu som todo.. inclusive tratamento!link na assinatura!

alias paguei pra montar meu primeiro som! depois conheci o forum! fiz um topico querendo instalar o som! ensinaram..passaram muitos links! li estudei bastante! e com o c... na mao! fui pro mundo D.I.Y! melhor coisa que existe!

Vou tomar coragem para isso!! mais no momento o tempo está sendo o maior vilão

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...