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Alves

Montadora que aumentar eficiência do etanol terá IPI menor

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Montadora que aumentar eficiência do etanol terá IPI menor

Informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges.

Por outro lado, governo apertará a fiscalização para verificar conteúdo local.

 

 

 

As empresas que conseguirem maior eficiência energética no uso do etanol para automóveis, atingindo a relação de consumo entre etanol hidratado e gasolina superior a 75%, poderão ter desconto adicional de até dois pontos percentuais nas alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), segundo a lei 12.996, publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feia (20). O objetivo é que os carros flex tenham uma quilometragem maior com um litro de etanol.

saiba mais

 

"É um incentivo à maior eficiência energética baseado nos gastos de engenharia das empresas do etanol em relação à gasolina. Ao invés de a relação ser de 70% de economicidade, que é a média atual, ela poderia ser um pouquinho maior. Você tem um incentivo que no Inovar Auto chama gastos em engenharia e agora você tem possibilidade de usar esse crédito de IPI para o desenvolvimento dos motores flex melhorando a eficiencia do etanol em relação à gasolina", explicou o ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges.

 

Segundo ele, ao invés da relação ser 70% de economicidade, em relação à gasolina, ela poderia ser, por exemplo, de 80%. Com o etanol mais eficiente, o governo também estaria estimulando o seu uso pelos detentores dos novos carros flex, que eventualmente conseguirem alcançar, no futuro, uma maior eficiência energética do etanol em sua relação com a gasolina e melhorando as perspectivas para os produtores de etanol.

 

Conteúdo local

 

Por outro lado, ainda de acordo com o ministro do Desenvolvimento, a lei publicada no Diário Oficial da União de hoje também regulamenta o chamado "sistema de rastreabilidade" necessário para aferir a quantidade de "conteúdo local", ou seja, a quantidade de partes e peças nacionais utilizadas na fabricação dos veículos. Com base no conteúdo nacional declarado, as empresas do setor obtêm desconto de IPI.

 

"As empresas estão cumprindo conteúdo local [e tendo abatimento de IPI] através de processos auto-declaratórios. Agora, vamos criar um sistema de aferição de conteúdo local, de informação das notas fiscais, e vamos ter auditoria de terceira parte. Se você faz uma aferição mais acurada do que de fato está sendo dispendido em componentes estratégicos, você poderia ter uma medição mais correta de fato desse conteúdo nacional. [se não chegar no patamar declarado], pode ter IPI aumentado", explicou o ministro Mauro Borges a jornalistas.

 

Segundo ele, o governo, entretanto, ainda precisa regulamentar esse novo sistema de rastreabilidade de conteúdo nacional por meio de decreto presidencial, o que deve acontecer em até dois meses.

 

"A fiscalização [de conteúdo local] já existe da Receita Federal, mas o formato será mais rigoroso. Vamos criar um sistema de mensuração. Tem a plataforma, o sistema das montadoras e do sistema de autopeças, para o habilitador, o governo, que vai ter um apuração muito mais precisa desse crédito. Vai ter auditorias, e pode ter o benefício diminuído uma vez que tiver comprovação de que não está cumprindo aquele valor de peças nacionais que declarou", concluiu o ministro.

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/06/montadora-que-aumentar-eficiencia-do-etanol-tera-ipi-menor.html

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Veiculo faz 10 com gasolina e 7 no alcool, a fabrica remapeia a injeção: 9 com gasolina e os mesmos 7 com alcool, ganha desconto de ipi e ainda sai fazendo propaganda que é mais eficiente no alcool.

 

Viva o brasil.

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Veiculo faz 10 com gasolina e 7 no alcool, a fabrica remapeia a injeção: 9 com gasolina e os mesmos 7 com alcool, ganha desconto de ipi e ainda sai fazendo propaganda que é mais eficiente no alcool.

 

Viva o brasil.

 

 

Exatamente o que pensei quando li amigo...

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E o outro eterno problema, aumenta a eficiência, aumenta o preço na bomba e o custo por km rodado fica na mesma.

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E o outro eterno problema, aumenta a eficiência, aumenta o preço na bomba e o custo por km rodado fica na mesma.

teoricamente não é para acontecer, já que não mudou nada para quem produz...

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Obviamente, se o processo for sério, será preciso comprovar a evolução de eficiência, não a INVOLUÇÃO.

 

Ou seja, hoje o INMETRO já tem os dados de consumo consolidados. BEM difícil não se perceber a maracutaia.

 

O método pra ganhar eficiência no álcool já existe... turbo.

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Obviamente, se o processo for sério....

 

 

Parei de ler aqui !

 

O governo brasileiro deve ser o único no mundo que incentiva a compra de carros, entra em qualquer maracutáia que as montadoras pedem.

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Parei de ler aqui !

 

O governo brasileiro deve ser o único no mundo que incentiva a compra de carros, entra em qualquer maracutáia que as montadoras pedem.

 

Se fosse só pra facilitar, baixava o IPI de qualquer forma e sem critério.

 

A coisa funcionou muito bem com o 1.0. Não vejo pq tanto mimimi. Vai impulsionar sim um mercado de carros com motores pequenos e turbcomprimidos, flex verdadeiros, que rodam melhor com álcool porque conseguem uma taxa de compressão maior usando o turbo.

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Se fosse só pra facilitar, baixava o IPI de qualquer forma e sem critério.

 

A coisa funcionou muito bem com o 1.0. Não vejo pq tanto mimimi. Vai impulsionar sim um mercado de carros com motores pequenos e turbcomprimidos, flex verdadeiros, que rodam melhor com álcool porque conseguem uma taxa de compressão maior usando o turbo.

Turbo significa carro mais caro (as montadoras adorariam essa parte), com seguro mais caro (pois já tratam como sendo um "esportivo"), além de manutenção mais complicada e, por isso, mais cara tb.

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Turbo significa carro mais caro (as montadoras adorariam essa parte), com seguro mais caro (pois já tratam como sendo um "esportivo"), além de manutenção mais complicada e, por isso, mais cara tb.

 

Aí entra a questão de mercado. O carro é mais caro, mas tem IPI menor. A montadora vai (claro) querer que ele concorra com carros da mesma faixa de potência e seja mais atrativo.

 

Quanto às seguradoras, motor diesel turbo não é considerado esportivo. Provavelmente nem aquela minivan JAC com motor turbo também não é. É uma questão de mercado.

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Aí entra a questão de mercado. O carro é mais caro, mas tem IPI menor. A montadora vai (claro) querer que ele concorra com carros da mesma faixa de potência e seja mais atrativo.

 

Quanto às seguradoras, motor diesel turbo não é considerado esportivo. Provavelmente nem aquela minivan JAC com motor turbo também não é. É uma questão de mercado.

Sim. Porém, ao invés de repassarem a diferença do IPI, ficam com lucro maior. A questão é de mercado quando um tenta se diferenciar dos outros, mas se cada montadora mostra o seu produto, aí elas q manobram o mercado.

 

Concordo, mas isso ocorre com o Diesel. Quando passa p/gasolina/álcool, aí tratam logo de dizer q é "esportivo".

Editado por Alves

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Sim. Porém, ao invés de repassarem a diferença do IPI, ficam com lucro maior. A questão é de mercado quando um tenta se diferenciar dos outros, mas se cada montadora mostra o seu produto, aí elas q manobram o mercado.

 

Apesar do óbvio cartel das montadoras, as que não fazem parte do triângulo Fiat/VW/GM tem que se virar pra vender bem. E nisto entram as promoções. Ou seja, se a medida realmente pegar, é vantagem sim.

 

O que o governo não pode (e que eu creio que não ocorra mais tão cedo) é abrir as pernas e baixar o IPI de todo mundo, obrigando a concorrência pelo cliente.

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Apesar do óbvio cartel das montadoras, as que não fazem parte do triângulo Fiat/VW/GM tem que se virar pra vender bem. E nisto entram as promoções. Ou seja, se a medida realmente pegar, é vantagem sim.

 

O que o governo não pode (e que eu creio que não ocorra mais tão cedo) é abrir as pernas e baixar o IPI de todo mundo, obrigando a concorrência pelo cliente.

Só por curiosidade, pq excluiu a Ford? :blink: Fiesta e Ecosport até q vendem... E a Ford já tem motorzinho turbo.

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Só por curiosidade, pq excluiu a Ford? :blink: Fiesta e Ecosport até q vendem... E a Ford já tem motorzinho turbo.

 

Ford, Renault, Citroen, Peugeot, Nissan e etc só vendem bem porque conseguem estuprar as condições da Fiat/VW/GM na hora do financiamento. Ford, apesar de tradicional, não é montadora boa em vendas. A Ecosport é um ótimo produto no mercado, mas meio que fica por ali.

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teoricamente não é para acontecer, já que não mudou nada para quem produz...

 

Como não? Tendo carros que rodam bem no etanol o povo vai abastecer mais com etanol, os usineiros fazem a choradeira da entresafra e sobem o preço porque dizem que não podem atender a demanda e nunca mais baixam.

 

No final o consumidor tem o mesmo custo por km rodado, embora tenha um carro mais econômico.

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Como não? Tendo carros que rodam bem no etanol o povo vai abastecer mais com etanol, os usineiros fazem a choradeira da entresafra e sobem o preço porque dizem que não podem atender a demanda e nunca mais baixam.

 

No final o consumidor tem o mesmo custo por km rodado, embora tenha um carro mais econômico.

 

A parte mais irônica é que os EUA estão batendo recordes de produção de álcool e, talvez, em breve seremos dependentes de importação, já que nossos queridos usineiros são chegados num cartel.

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O nosso país nao é serio. Por isso nada da certo. As vezes a ideia é boa, mas na hora de executar cai na mao de raposas.

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Cara, eu trampo em uma usina de Alcool e nunca passei por uma crise tao braba quanto nesses ultimos anos, ta fodah de achar uma usina que esteja firme e nao esteja devendo ninguem.

 

Aqui ja chegamos a produzir 300mt3 por dia e uns 20% disso era pra consumo da cidade aqui que uma empresa comprava, o resto era distribuido pra quem pagava melhor. Agora esta dificil produzir 50mt3 por dia que e o custo minimo para manter a empresa funcionando. TA OSSO!!!

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Cara, eu trampo em uma usina de Alcool e nunca passei por uma crise tao braba quanto nesses ultimos anos, ta fodah de achar uma usina que esteja firme e nao esteja devendo ninguem.

 

Aqui ja chegamos a produzir 300mt3 por dia e uns 20% disso era pra consumo da cidade aqui que uma empresa comprava, o resto era distribuido pra quem pagava melhor. Agora esta dificil produzir 50mt3 por dia que e o custo minimo para manter a empresa funcionando. TA OSSO!!!

 

 

Não ficou claro, a safra foi ruim por isso tá vendendo pouco ou ninguém tá comprando?

 

Editado por lipenur

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Não ficou claro, a safra foi ruim por isso tá vendendo pouco ou ninguém tá comprando?

 

Nem um, nem outro e vice-versa.

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