Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
casão

[Citroën C4 Lounge] - Fase 2 - Tweeters direcionados? Novos Mids para

Recommended Posts

cara, parabéns!!!

só quem mora fora do Brasil sabe a dificuldade em instalar um som bacana com preço justo.

tive que partir p totalmente diy.

boa sorte ai....

TOTALMENTE DIY não tem necessidade. Pesquisei bastante até encontrar a SQ e, de todos que vi e "entrevistei", eram os que mais entendiam e faziam os melhores carros, com os melhores equipamentos disponíveis no mercado.

Eles tem um estoque interessante de MB Quart antigos, algumas coisas da linha Q, mas carregam muito equipo JL.

Os donos são 2 irmãos entre 25-30 anos. São entusiastas de SQ e demonstraram bom conhecimento técnico. Os instaladores que trabalham com eles tb parecem mais voltados para SQ, devido aos sets que disseram ter ou que já usaram em seus carros.

O melhor forum de SQ que encontrei aqui é este: http://www.clubdelaudio.com.ar/foro/

Tem até algumas coisas interessantes nos classificados, mas os preços são astronômicos...

Será q os estaladores daí são tão ruins quanto os daqui? :blink:

Já viu alguma pérola? o-o-

...espero que não veja uma pérola no meu carro!!!! :P

Enfim, algumas coisas farei eu mesmo, como o tratamento das portas.

P1000691.jpg

Depois de tratar a parte interna da porta, devo descartar esta espuma preta ou a uso como base para colar a manta?

Corta uma fita isolante boa por cima desse rasgo.

Ja fiz esse reparo emergencial num falante (corte milimétrico), toca há anos sem problemas.

Como vc fez, Pad??

Casão.. tem várias formas melhores de reparar esse sub... vai ficar feio se fizer conforme o tutorial...

Cara, eu liguei agora pra JL e eles me recomendaram usar cola E6000 e aplicar um pouco de pressão até que seque.

Vou ver se encontro esta cola aqui.

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

os que conheço nw são ruins nw.

falo pelos preços mesmo.

pra ter idéia, as colunas sairiam a "bagatela" de $800....

mão-de-obra aqui é muuuiiiittooooo caro!

Compartilhar este post

Link para o post

os que conheço nw são ruins nw.

falo pelos preços mesmo.

pra ter idéia, as colunas sairiam a "bagatela" de $800....

mão-de-obra aqui é muuuiiiittooooo caro!

colunas bem feitas aqui giram em torno de 500,00 ou 600,00 reais, se for em loja chic pode ir pra 1000,00 reais.

outro dia fiz cotação de um par de pezinhos em uma loja, pediram 900,00 pasmafaute

abs

Compartilhar este post

Link para o post

colunas bem feitas aqui giram em torno de 500,00 ou 600,00 reais, se for em loja chic pode ir pra 1000,00 reais.

outro dia fiz cotação de um par de pezinhos em uma loja, pediram 900,00 pasmafaute

abs

eita

e pra mim, que trabalho em turnos alternados, sempre terei uma semana livre (alvará com a patroa), além de relaxar....

mas que diy da trabalho, isso dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira parte está pronta!!

Os tweeters estão no painel e os médios nas portas! Falta o sub, pois a caixa ainda não está feita e vou esperar mais alguns dias para a borda colar melhor.

Impressões em relação ao som original?? Tweeter tocando de maneira espetacular e médios ainda apagados...

A regulagem está assim:

Tweeter de +/- 2700hz

Mids de +/- 2500hz - 60hz

Não sei se é uma questão de não ter tratamento na porta, mas o mid não desce nem a pau... Toca as frequências mais baixas, mas não fica presente. Se aumento o ganho, aparecem vibrações excessivas na porta. Poderia ser o mid?? Não tenho outro para testar, infelizmente...

De qualquer forma, preciso fazer o tratamento das portas, quando tiver tempo e, principalmente, material.

É incômodo bagarai ouvir música de maneira incompleta...

Algumas fotos toscas tiradas à noite, na garagem:

20140516_223037_zpsbzithh8p.jpg

20140516_223052_zps1edzgqyz.jpg

20140516_223100_zps2ycq6zq4.jpg

20140516_223129_zpsa6tpomhp.jpg

20140516_223142_zpslae7llzr.jpg

Amanhã eu tiro fotos melhores, durante o dia.

Faz tanto tempo que não me meto com som automotivo que não lembro mais nada de quantidades... Quanto eu preciso de manta para fazer as 2 portas, aproximadamente??

abs

Aqui o caro é equipamento e acessório. Mão de obra é de boa...

Eu paguei 650 reais na instalação já com a caixa feita na medida da JL, feita com base na inclinação do banco.

Como efeito de comparação, a instalação de Stinger Roadkill nas portas sai pelos mesmos 650 reais, pelo material + MO... Quanto sairia no Brasil??

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que voltar na pergunta, pois, sim, me deparei com uma pérola.

O Cleansweep tem 4 canais de saída e o amp 6 de entrada, divididas em A = dianteiro; B = traseiro e C = subwoofer. Sem problema. O amp é bastante flexível e permite o seguinte, para este caso:

1. Usar o sinal do canal A para tocar o B, deixando o subwoofer independente, com uma fonte mono;

2. Usar o sinal do canal A para tocar a frente (tweeters), o B para tocar a parte de trás (mids) e o sub vai com a combinação do sinal A+B.

Estava no modo 1, que me daria controle de fader do subwoofer, mas eu fui agora no carro e mudei para o 2. A que optei é ideal, uma vez que o sinal tanto do canal A quanto do B é estéreo, não havendo qualquer sinal puramente mono.

Ou seja, pequena cagada, mas nada mortal.

A cagada maior foi que o RCA estava ligado de modo que os conectores de subwoofer (que são próprios para graves) estavam tocando os tweeters.... Mudei imediatamente, mas ainda não está ideal, pois estou com o cabo de sub tocando os médios - e nem assim eles tocam baixo :P

20140517_010948_zpssibbitrw.jpg

(depois de corrigidos parcialmente - os outros 2 canais estéreo estão com termo-retrátil)

Segue pequeno vídeo do carro tocando (clique na imagem para abrir o vídeo):

th_20140517_013636_zpsyw0dxfux.jpg

Interessante que este carro tem realmente bastante material de isolamento térmico-acústico na cabine! Realmente, reforço minha opinião que, neste quesito, não fica muito atrás do A6.

20140517_021455_zpsoxoax7ix.jpg

...só falta a porta parar de vibrar!!! :P

Ps. Estou tendo ideias a respeito do Cleansweep, em especial com relação ao controle de volume em separado e com a possibilidade que ele me dá de uma ENTRADA AUXILIAR INDEPENDENTE DA PORCARIA DO HU!!!!

Com isso, eu poderia usar meu Note 3 ou qualquer outra coisa como HU, com amplas possibilidades de equalização...

Tô quase descendo ao carro 20 pras 4 da manhã pra testar com um P2-RCA :P

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Impressão minha ou o som tá magro?

Compartilhar este post

Link para o post

Casão, experimentou inverter a fase de um dos mids? Por umas duas vezes tive problemas com isso, mesmo a fase estando 'eletricamente perfeita' (ou seja, positivo no positivo, negativo no negativo) ao invertê-la tive um ganho expressivo de médios-graves... o seu mid era para fazer um estrago na porta do Citroen, tive MbQ Discus no Pallas e era show.

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

To no celular, entãi não consigo dar quote.

@Alves - não é impressão. Os agudos estão bem definidos e aveludados, os médios é que estão apagados!

@RiQuati - vc tem razão!! Inverti os polos e melhorou substancialmente. Ainda não está ideal, contudo, pois viu trabalhar o corte e ganho dos médios. A porta ainda vibra, mas pelo menos "bate".

Compartilhar este post

Link para o post

Será q ñ trocou os canais dos mids pelos dos tw? São potências diferentes.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

São, vc tem razão. Mas os canais estão corretos, até mesmo pelo corte. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como efeito de comparação, a instalação de Stinger Roadkill nas portas sai pelos mesmos 650 reais, pelo material + MO... Quanto sairia no Brasil??

O preço está bom se for bem feito (1 camada na ch ext, 1 na ch interna e 1 no forro de porta). Se for usar material automotivo (dynamat, stp, etc) aq no BR fica nessa faixa tb ou +

Compartilhar este post

Link para o post

O preço está bom se for bem feito (1 camada na ch ext, 1 na ch interna e 1 no forro de porta). Se for usar material automotivo (dynamat, stp, etc) aq no BR fica nessa faixa tb ou +

Sim, é como eles fazem:

138.jpg

148.jpg

157.jpg

167.jpg

...aí colocam de volta esta espuma original por cima.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acabei de passar a última meia-hora tentando ajustar o som.

Consegui fazer os médios mais pronunciados, porém ainda estão "turvos". Ademais, qualquer batida mais forte a porta faz barulho de vibração perto do falante...

Claro, ainda falta o sub para ver como fica a parada toda...

Sério, não quero ser precipitado, mas a cada frustração dessas, dá vontade de arranjar um lugar pra enfiar meu DRZ no carro e resolver isso de uma vez por todas :P

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Testei, testei e testei...

O que eu consegui foi diminuir a vibração na porta por aumentar o corte. Aumentei o ganho sem dó, lá pros 60% do amo, e o falante toca com corte bem baixo, com grave estendido. Precisa aumentar o ganho de grave no player, contudo :(... Cheguei a testar 50hz, mas a porta vibra pra ca****. Sem chance :banghead . Está cortado a 130-150hz, mais ou menos. Corte analógico é assim mesmo... :P

Está substancialmente melhor, mas não tão bom quanto eu acredito que poderia ser. [^]

Segue um par de vídeos, voz masculina e Vivaldi, este para demonstrar o quanto os médios estão acompanhando os agudos. Fiz desta vez em HD (a qualidade do áudio é afetada pelo arquivo ou é só a imagem?? Achei que o anterior destoava mais do audio original que estes de agora), mas o arquivo ficou IMENSO... Coisa de 150mb:

th_2014-05-18195808_zps65659069-1.jpg

th_2014-05-19020456_zpscfd208bc.jpg

Para esta semana pretendo fazer as portas e estudar com carinho a possibilidade de tweeters direcionados.

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post
Testei, testei e testei...

O que eu consegui foi diminuir a vibração na porta por aumentar o corte. Aumentei o ganho sem dó, lá pros 60% do amo, e o falante toca com corte bem baixo, com grave estendido. Precisa aumentar o ganho de grave no player, contudo :(... Cheguei a testar 50hz, mas a porta vibra pra ca****. Sem chance :banghead . Está cortado a 130-150hz, mais ou menos. Corte analógico é assim mesmo... :P

Está substancialmente melhor, mas não tão bom quanto eu acredito que poderia ser. [^]

Segue um par de vídeos, voz masculina e Vivaldi, este para demonstrar o quanto os médios estão acompanhando os agudos. Fiz desta vez em HD (a qualidade do áudio é afetada pelo arquivo ou é só a imagem?? Achei que o anterior destoava mais do audio original que estes de agora), mas o arquivo ficou IMENSO... Coisa de 150mb:

Para esta semana pretendo fazer as portas e estudar com carinho a possibilidade de tweeters direcionados.

Tenho culpa nessa?! :P

Quanto ao tamanho em arquivo, 150mb é pouco... O meu cel filmando em full hd dá bem mais que isso...

Será que se comportam da mesma forma (ou parecidos) os mids nas portas minhas e suas? Se sim, compensa bem tratá-las no seu caso! As minhas só vibram um pouco o acabamento... Folha externa não. MAS, o tamanho das portas do meu são bem maiores, e já tem um reforço original nelas... Precisaria apenas fechar os buracos da folha interna e forrar o acabamento... No meu caso seria bem simples resolver isto.

Enviado de meu XT910 usando Tapatalk

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o forro da porta que está vibrando?

no Punto do okaharaleo estava assim, foi so tratar o forro com manta que parou...

esse C4 é bonito d+...parabens pela compra...

Quanto está saindo o bicho por ai?

Compartilhar este post

Link para o post

no Punto do okaharaleo estava assim, foi so tratar o forro com manta que parou...

No meu, tive até q colocar uma tirinha de borracha entre uma peça e outra do forro. o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

No meu, tive até q colocar uma tirinha de borracha entre uma peça e outra do forro. o-o-

No do japa foi manta + uma camada de espuma...ficou bem rigido e não vibra...

Compartilhar este post

Link para o post

Além da tirinha de borracha, o meu tem manta e um pedaço de cobertor de mendigo entre o forro e a lata da porta. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho culpa nessa?! :P

Quanto ao tamanho em arquivo, 150mb é pouco... O meu cel filmando em full hd dá bem mais que isso...

Será que se comportam da mesma forma (ou parecidos) os mids nas portas minhas e suas? Se sim, compensa bem tratá-las no seu caso! As minhas só vibram um pouco o acabamento... Folha externa não. MAS, o tamanho das portas do meu são bem maiores, e já tem um reforço original nelas... Precisaria apenas fechar os buracos da folha interna e forrar o acabamento... No meu caso seria bem simples resolver isto.

Lógico que tem culpa!!! :P

O arquivo em qualidade mais alta afeta só o vídeo ou o áudio tb melhora?? Senão gravo tudo em TekPix!!!! :P

Vou tratar, sim!! Encontrei um cara vendendo Stinger Roadkill por um preço que estou disposto a pagar. Sai uns 130 USD para as 2 portas. ;)

Vc não tratou a folha externa do seu carro???

Valeu, cara!! O preço dele, quando pegamos, era pouco menos de 20k USD oficiais (15k USD paralelo). Na virada do ano houve reajuste, mas o dolar oficial subiu e o paralelo desceu, de modo que ele custa menos no oficial e mais em pesos e em dolar blue :vts

Não posso ser precipitado e avaliar o sistema interminado. Preciso do sub batendo e das portas tratadas. Depois eu vejo o que faço, principalmente quanto ao direcionamento dos tweeters.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi o sugerido pelo cara que passou os fios.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a ideia!! ;)

Além da tirinha de borracha, o meu tem manta e um pedaço de cobertor de mendigo entre o forro e a lata da porta. [^]

...o cobertor molha quando cai chuva??

Ps. Quem vê pensa que no BR só tem Citroën no Brasil!!! São 5 carros franceses no topo desta área, sendo 4 Citroën!!

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito do celular... Tem alguns que distorcem, outros não tanto... E assim vai... O meu muda pouca coisa do real pro vídeo... Deu mais diferença no arquivo para quando postei no youtube.

Não tratei as portas... comecei pelo teto e parou ali! Como tem a possibilidade de não ficar com o VTR, vou esperar pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Ps. Quem vê pensa que no BR só tem Citroën no Brasil!!! São 5 carros franceses no topo desta área, sendo 4 Citroën!!

É nóis! :vts

E são quatro C4! HEHE

Edit: agora que vi, o VTR do André tá pouco mais pra baixo... É o C3 do Boccotte meRmo.

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

...o cobertor molha quando cai chuva??

Não é dentro da porta. É atrás do forro.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

É nóis! :vts

E são quatro C4! HEHE

Edit: agora que vi, o VTR do André tá pouco mais pra baixo... É o C3 do Boccotte meRmo.

é nóis!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...