Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

Sistema 4 vias totalmente Cornetado + Line Array

Recommended Posts

Renan a C-10 é aquela que era do portão ? Onde ta fazendo esse projeto ? Vou dar um pulo no velopark eu acho dia 31 pra olhar de perto essa C-10 hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cornetas na altura das pernas não seria um desperdício? E a via de grave até o alto não seria outro desperdício, já que o grave vai pelo "chão"?

Compartilhar este post

Link para o post

Cornetas na altura das pernas não seria um desperdício? E a via de grave até o alto não seria outro desperdício, já que o grave vai pelo "chão"?

Talvez seja por causa da estética.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a caixa vai ficar em cima da C-10 que não é baixa, o grave no alto faz ele ir mais longe, por isso os paredões colocam grave no alto também, isso é obvio, quanto mais alto menos obstáculo e mais longe, física fácil kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Grave praticamente não tem obstáculo...física fácil fail kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Grave praticamente não tem obstáculo...física fácil fail kkkk

aé ? coloca uma tampa na frente da tua mani tampando ela e veja se não vai ter obstáculo ..

Compartilhar este post

Link para o post

aé ? coloca uma tampa na frente da tua mani tampando ela e veja se não vai ter obstáculo ..

Leitura fail tb? Veja que eu disse praticamente, p r a t i c a m e n t e. É claro que se vc tampar uma manifold vc vai perder rendimento. "Toda fonte sonora (caixa) de dimensão menor que o comprimento de onda da mais alta frequencia de interesse comporta-se como fonte pontual, irradiando uma onda esferica que é omnidirecional (propaga-se para todos os lados)."

Recomendo esse link tb:

http://www.contrabaixobr.com/t9384-pq-subwoofers-e-caixas-pra-contrabaixo-precisam-ficar-no-chao-explicacao-tecnica-por-favor

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente é o que ? Quando se pratica, então pratique que irá entender ... Não sabe interpretar nem o que escreve ..

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente é o que ? Quando se pratica, então pratique que irá entender ... Não sabe interpretar nem o que escreve ..

Se pesquisar o significado desta palavra verá que ela vai além da "prática", e mesmo neste significado ainda está correta, ou vc pratica som como me sugeriu com a mani? Aproveitando a sugestão, pratique, bote sua caixa no chão numa roda de amigos e depois em cima da cabine e veja a diferença. Talvez assim vc descubrirá se há vantagem prática em usar a vias de grave praticamente toda suspensa. Repito a pergunta: pq usar vias direcionais em posições baixas e pq usar vias omnidirecionais em posição alta? Só pelo acoplamento vertical?

Compartilhar este post

Link para o post

Guitobox , concordo contigo. E penso eu q é pelo acoplamento e pelo espaço disponível, tipo se tu tem 4 falantes, e tem espaço pra 8 em caixas suspensas, no caso do grave, mesmo q nao tenha o rendimento das baixas, algum rendimento ira somar. Minha opinião. :D

Enviado do meu Moto G

Compartilhar este post

Link para o post

Barbaridade, então porque os caras iam perder tempo empilhando caixa nos paredoes ? Muito mais facil largar as caixas no chão e fazer uma torre pra via alta, podia deixar 3m de altura então se a regra é essa ..

Falou sobre pratica ? Meu set realça muito mais o grave quando tiro a caixa de médios da frente ..

Compartilhar este post

Link para o post

É mais fácil crescer pra cima que pros lados. Não é nada prático ficar montando e desmontando som. Sinceramente, não acredito que o seu grave aumente muito mais como vc fala.

Compartilhar este post

Link para o post

A frequência alta é mais fácil de direcionar com menos deslocamento horizontal diferente da frequência baixa, usando a faixa da frequência baixa (grave ou subgrave) no chão ele dobrará o seu deslocamento pq o chão reflete e propaga como espelho refletor, por isso as vias tem a sua posição no palco acústico sendo da maior para a menor;

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, projeto simplesmente espetacular! só vc mesmo pra desenvolver isso!

A corneta do grave é uma especie das antigas "escorregadeiras" da JBL? É necessário uma quantidade mínima para um rendimento satisfatorio, como acontece com as w-horn? o calculo é o mesmo pra corneta normal?

Por fim, to voando com essa idéia de um conjunto de ondas cilindricas formarem uma onda plana, não vai ter comb filter ali na região de encontro entre os falantes da mesma via?

Compartilhar este post

Link para o post

Barbaridade, então porque os caras iam perder tempo empilhando caixa nos paredoes ? Muito mais facil largar as caixas no chão e fazer uma torre pra via alta, podia deixar 3m de altura então se a regra é essa ..

Falou sobre pratica ? Meu set realça muito mais o grave quando tiro a caixa de médios da frente ..

Porque será que nos line arrays os subs ficam no chão e as caixas de alta ficam exatamente em torres a 3 metros ou mais do chão?

Compartilhar este post

Link para o post

Leituras que e bom ,zero.

Abismado , vasto conteudo na net e nego ainda taca bola fora.

Um leigo faz pesquisa e acha umas perolas dessas e mais tarde e disseminado por ai . (GRAVES NO ALTO) . VAI TER GENTE BOTANDO OS GRAVE NO TETO DOS CARROSS KKKK

AQUI tem material bom e de qualidade pra quem souber "interpretar" empilhamentos http://homerosette.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

No automotivo não é possível colocar tudo no chão, e nem expandir para os lados devido as limitações dos carros e reboques para andar na rua. O jeito mais fácil é subindo. Uma caixa no chão tem um ganho de 3dB.

Enviado do meu humilde smartphone via TapatalK

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Foristas, tudo bem!?

Vou tentar responder a todos aqui, se esquecer alguém favor me lembra! hehehe..

A altura dos drivers (a linha inicia a 80cm do chão - Altura da caçamba), de fato não é a melhor posição quando se tem público na frente, mas como a abertura vertical deles é de 45° e o próprio sistema tem angulação de 10°, uma pessoa com 1,6mt de altura já começa a ouvir o primeiro driver da linha a partir de 1,2mt de distância. O Objetivo principal é que tenhamos representado o conceito de arranjo vertical e formação de emissão cilíndrica. Se a ideia é "jogar" o som mais longe, então numa apresentação, quem estiver a mais de 10mts de distância do sistema, já estará com angulação quase 0° em relação a esse primeiro driver.

Sobre os graves empilhados, ali a ideia foi continuar tendo arranjo vertical, já que o dobro do comprimento de onda em relação a todo sistema de graves atua em 88Hz - 3,9mts (Reflexão-Acoplamento com o solo / 1,95mts total - 176Hz) e sendo assim os graves podem ter proveito desse acoplamento... Além das frequências que ainda existem pós filtro LP. Mas o propósito principal foi para que tenhamos o tamanho necessário da boca da corneta, para atender os pré requisitos do início da resposta, e ainda assim posicionado no centro, já que o sistema irá trabalhar em stereo.

Quando colocamos os graves no chão, temos ganhos teóricos de +3dB (aonde atua o acoplamento de meio comprimento de onda), mas não temos controle sobre esses graves. Nós brasileiros, que temos a origem indígena, que trás o tambor na sua formação de identidade, acaba gostando desses graves carregados, mas se vcs perceberem, os Europeus colocam seus graves empilhados nas colunas de line array, justamente para não ter esse reforço descontrolado e evitar que o graves venha para parte traseira do sistema, mesmo sendo omnidirecional... Quem trabalha com PA sabe do que estou falando! É horrível controla-lo do PA para o palco!

Falando nisso, pq n podemos comparar um sistema como esse com um PA? As diferenças estão na distância entre a coluna "L" em relação a "R" (desfoco do palco sonoro) e a capacidade de amortecimento dos amplificadores... mas ambos tem o mesmo propósito: Destinar alta capacidade de audio, com perfeição, para um público.. Com o advento dos processadores de audio que temos a disposição para o mercado automotivo e um pouco mais de conhecimento no que diz respeito a alinhamento, chegamos cada vez mais perto dos sistemas profissionais, se não superior.. Já vi muita coisa ruim nesse mundo! Existem coisas boas e ruins e ambos os mercados..

Perguntaram sobre os comb-filters nas vias de mesmo range de frequência: Existem interferência construtivas e destrutivas, quando bem projetado e devidamente regulado, esses comb-filters na vertical se tornam construtivos (Claro que a corneta com 45° não é a que terá melhor aproveitamento no acoplamento das vias!)... Em um sistema desse porte, temos que evitar as interferências destrutivas (cancelamentos), que acontecem principalmente, na horizontal.. aonde o comprimento de onda não é suficiente para termos sobreposição de vias.

Abraço,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a C-10 ? Esqueceu essa '-'. Vão ir na festa do arrastro né ?

Compartilhar este post

Link para o post

Giovani,

Não sei a procedência da C-10, pois ela é de um cliente... Mas estaremos na Festa do arrasto sim!

Ela ficará ao lado do nosso box, o primeiro perto da "muvuca".

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Vo da um pulo de F1000 lá, se der faço uma visita lá pra vocês hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o acoplamento de um paredao seria maior do q um pa que usa os graves no chao os medios e agudos suspensos e distantes ou isso se corrige com o processamento

Enviado do meu radim

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...