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Pensando em Novo Projeto com Scanspeak 2 Way Ativo

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SIm a idéia inicial era mesmo o primeiro, mas estou bem aberto a pensar em outras opções..Como devo ir de on-axis, vou de modelos que começam com R e não com os D.

Esqueci de falar... tive bons resultados até mesmo usando um crossover Alpine como esse:

 

x500SPX17RE-o_crossover.jpeg

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Acompanhando.

 

Sobre wooferes: tenho um par de illuminator 15wu (8 ohms) e outro de revelator 18w (4 ohms).

São drives diferentes, não têm a mesma impedância e não escuto na mesma box, mas até onde percebo, aquele cj magnético exótico do Illuminator não é só bonito, mas guarda ali um trabalho top de engenharia.

O que mais percebo no diferencial entre eles é punch / articulação do illuminator.

 

Se fosse colocar drives desse nível em carro, considerando potencial e nível de investimento, o correto seria usar falante de em pezinho, possivelmente 5” pelo volume da box. Porta sempre tem uma acústica limitada.

 

Sobre tws: das linhas revelator e illuminator o único que já ouvi foi o 7000. Top demais mesmo. Mas é com plate. A instalação não seria algo discreto.

 

Dentre alguns tws SS “automotivos” que vc linkou, seria prudente ouvir antes, bem direcionado e ver como repercute auditivamente. Tem gráfico de resposta ali, on-axis, indicando rolloff permanente com queda em cerca de 30 graus.

 

Esse tipo de detalhe é um diferencial que separa os caros - todos são - dos impagavelmente caros.

 

Sobre o tw SS beryllium, só opinião mesmo sem ter escutado: não apostaria em ganho meramente marginal não. Do que eu já escutei das linhas discovery, revelator e illuminator, acredito em correlação entre preço x entrega, sabendo que, para áudio isso nunca é uma escala linear.

E neste caso particular do beryllium, já bem longe de qualquer margem sensata de orçamento rsss...

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Sobre wooferes: tenho um par de illuminator 15wu (8 ohms) e outro de revelator 18w (4 ohms).

São drives diferentes, não têm a mesma impedância e não escuto na mesma box, mas até onde percebo, aquele cj magnético exótico do Illuminator não é só bonito, mas guarda ali um trabalho top de engenharia. O que mais percebo no diferencial entre eles é punch / articulação do illuminator.

 

Bem interessante seus comentários, e sua experiência prática. Ajudou bastante.

 

Se fosse colocar drives desse nível em carro, considerando potencial e nível de investimento, o correto seria usar falante de em pezinho, possivelmente 5” pelo volume da box. Porta sempre tem uma acústica limitada.

 

Como disse os "inhos" seja no pé ou no painel, estão fora dos planos. Os mids serão mesmo na porta bem tratada.

 

Sobre tws: das linhas revelator e illuminator o único que já ouvi foi o 7000. Top demais mesmo. Mas é com plate. A instalação não seria algo discreto.

 

Dentre alguns tws SS “automotivos” que vc linkou, seria prudente ouvir antes, bem direcionado e ver como repercute auditivamente. Tem gráfico de resposta ali, on-axis, indicando rolloff permanente com queda em cerca de 30 graus.

 

Esse tipo de detalhe é um diferencial que separa os caros - todos são - dos impagavelmente caros.

 

Sobre o tw SS beryllium, só opinião mesmo sem ter escutado: não apostaria em ganho meramente marginal não. Do que eu já escutei das linhas discovery, revelator e illuminator, acredito em correlação entre preço x entrega, sabendo que, para áudio isso nunca é uma escala linear.

E neste caso particular do beryllium, já bem longe de qualquer margem sensata de orçamento rsss...

 

O problema do plate grande, é apenas mais uma vez como instalar sem ter que fazer algo muito chamativo em um carro. Ainda não descartei esta possibilidade de usar um maior.

 

Infelizmente não é algo comum de se ver e ouvir aqui no Brasil. Mas que seria o ideal isto sim. Ainda que não tenha dúvidas sobre sua qualidade, tanto que a idéia de mudanças no som começou por isto mesmo.

 

Algo que normalmente sempre tenho feito é não necessariamente usar o top de linha de uma marca, mas algo um pouco abaixo, que vai lhe entregar muita qualidade, mas sem lhe custar tão caro (como mais de USD 500 cada um). No caso destes Tws a diferença é bem grande em termos de preço.

 

Valeu mesmo! Tendo algo mais para acrescentar fique a vontade, Sempre ajuda!

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Um mid desses usado em portas pode ter uma vida útil reduzida

Não sei eles tem proteção contra umidade, coisa essencial para mids que ficam em portas

Eu não colocaria nas portas um conjunto de falantes residencial minimamente adequado para trabalhar em um ambiente úmido

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Um mid desses usado em portas pode ter uma vida útil reduzida

Não sei eles tem proteção contra umidade, coisa essencial para mids que ficam em portas

Eu não colocaria nas portas um conjunto de falantes residencial minimamente adequado para trabalhar em um ambiente úmido

 

Vc está se referindo aos falantes SS? Inclusive os meus??

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EU NÃO CONHEÇO TODA LINHA SS, mas em se tratando de serem falantes de uso residencial, é bem possível que não tenham proteção na parte traseira do cone, e isso pode sim fazer eles deteriorarem rapidamente, a depender da porta

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EU NÃO CONHEÇO TODA LINHA SS, mas em se tratando de serem falantes de uso residencial, é bem possível que não tenham proteção na parte traseira do cone, e isso pode sim fazer eles deteriorarem rapidamente, a depender da porta

Nunca me atentei a esse fato,

 

E sim, você tem razão em relação a isso!

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Em termos práticos, dá uns respingos quando lava o carro, quando chove, depois seca normalmente. Mas isso sempre aconteceu, não?

 

Dependendo do falante que tá ali, de repente vale a pena um "guarda-chuva"

 

forro-lateral-porta-dianteira-direita-sandero-stepway-2010_MLB-F-3436242864_112012.jpg

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Pessoal, não sei quanto aos seus carros, mas o falante vai ficar por dentro, e não para fora, de uma porta toda tratada e quase selada.... [^]

 

Mas deixando e lado a brincadeira, fiquei até curioso, pois não consigo imaginar, qual seria então exatamente a diferença de um falante automotivo para um residencial em termos de projeto e material?

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Mas aqui entre nós, pior do que a umidade, se é que ela existe mesmo tanto assim por dentro da porta, lavando ou chovendo, seria a maresia em cidades de praia, que acaba com qualquer equipamento no médio prazo...

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Pessoal, não sei quanto aos seus carros, mas o falante vai ficar por dentro, e não para fora, de uma porta toda tratada e quase selada.... [^]

 

Mas deixando e lado a brincadeira, fiquei até curioso, pois não consigo imaginar, qual seria então exatamente a diferença de um falante automotivo para um residencial em termos de projeto e material?

Resinas, metais e vernizes preparados pra suportar as mudanças abruptas de temperaturas, umidade e etc.

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Se a instalação do mud é feira rente ao forro da porta, pouca diferença faz, mas se for na painel metálico, mais propenso ao dano

Os baffles que uso tiveram que ser trocados de tanta umidade que fica ali na porta

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Escrevi um montão e perdi tudo.

Enfim, eu não investiria tempo e dinheiro em falantes desse pra não ter uma instalação que os façam valer.

Pra ter os SS nas portas, acho que não é o ambiente ideal deles.

E pra ter um tweeter top que não seja no mínimo o 7000, que seja o Focal Be.

Pra não fazer grandes alterações, sinto muito ser negativo, mas, vá com um kit automotivo. Pra não correr o risco de se decepcionar com o set dos sonhos que "não é essa coca cola toda", vai no que é certo. E acho que no seu caso, SS não é. Ele vai pedir uma instalação mais dedicada do que vc está disposto à fazer.

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já ouvi alguns carros com scanspeak e gostei de todos... meu novo set será scan tbm... midwoofer revelator e tweeter illuminator acho uma boa combinação..

 

2 vias usaria os TW Revelator 7000...esse é top...o problema é que o plate dele é um pouco grande...10cm...

 

queria usar no 3 vias...mais não sei se cabe junto com o 12mu...ashahsiasuisuiaui

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Escrevi um montão e perdi tudo.

 

Que pena...

 

Enfim, eu não investiria tempo e dinheiro em falantes desse pra não ter uma instalação que os façam valer.

Pra ter os SS nas portas, acho que não é o ambiente ideal deles.

 

Fiquei curioso para saber o que seria uma "instalação que os façam valer". Pode me explicar melhor?

 

E por que acha que a porta bem tratada com um projeto próprio para estes mids não é um ambiente ideal? Aonde perderia? Só funcionam em pezinhos e peitões?

 

Veja que colocar um mid de 7" em qualquer lugar fora da porta, ainda mais estes que são bem profundos e com um imã na traseira grande, é um grande desafio de engenharia e ergonomia, não?

 

E pra ter um tweeter top que não seja no mínimo o 7000, que seja o Focal Be.

 

Não precisa ser necessariamente o melhor, mas sim algo que seja bom e tenha um bom custo benefício, já trazendo ganhos em relação ao que tenho hoje, que é um Kit da Focal KRX2...

 

Temos para os tws mais opções, alguns na faixa de 100 a 150, que tem um tamanho razoável, depois outros na faixa de 250 a 350, que já vem com plate maior, complicando a instalação no painel, e por fim os tops de berillium na faixa dos 450 a 550. Ou seja, praticamente um é o dobro em preço, mas certamente não em ganho de qualidade. A dúvida é sempre aonde parar?

 

Pra não fazer grandes alterações, sinto muito ser negativo, mas, vá com um kit automotivo. Pra não correr o risco de se decepcionar com o set dos sonhos que "não é essa coca cola toda", vai no que é certo. E acho que no seu caso, SS não é. Ele vai pedir uma instalação mais dedicada do que vc está disposto à fazer.

 

Não acho que esta sendo negativo, pelo contrário, pois o objetivo de quando abrir este tópico, era exatamente ouvir a opinião, independente de qual seja, para tomar uma decisão, que continua em aberto, diante de tantas opções e detalhes.

 

O que mais pode me falar e ajudar?

 

Sei bem que a instalação e estes detalhes todos são tão importante quando a escolha do modelo ideal para o que quero, preciso e posso pagar, Se é para ir para um kit automotivo, não há muito mais o que mudar. A ideia era experimentar e brincar um pouco, em busca de novidades, mas dentro de um orçamento razoável, e tentando não criar um monstro dentro do carro, que não é usado para ouvir som, mas para transporte do dia a dia, em que sempre bom tem um som de qualidade. Não fico na garagem com o carro parado ouvindo som. Para isto tenho um bom som na sala de estar e no quarto...

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Já tive Mids K2 Power, Mids Brax Matrix, e finalmente estou com os SS.

 

O que posso dizer é o seguinte, os Mids Focal, já usei em porta tratada, tocava bem, mas sentia uma falta de pegada,com os Brax, construi pezinhos, sem base nenhuma de parâmetros, mas acredito que tinha mais de 6litros fácil, quando instalei o som mudou mais de 50% pra melhor.

 

Troquei de carro, fui pro Punto, tratei a porta, mas não o forro, instalei os mesmos Mids Brax, não rendia nada, o sub lá atrás se evidenciava muito, mesmo cortando bem baixo, a sensação era que eu estava ouvindo apenas os Tw, o Midrange e o Sub, e um ENORME buraco na parte de médio grave, tentei de tudo, testei muitos cortes, o que era menos pior, era em 63hz com um slope de 12db e com ganho de +2db, mas ainda assim extremamente insatisfeito, eu não entendia como um mid de mais de 1.5k, não conseguia acompanhar o resto do projeto, batia a cabeça mesmo, pensei em mudar tudo, até que resolvi comprar os 18w, mas tb cabe dizer que mandei tratar os forros, pedi pra construir baffles melhores e corretos com a ajuda de um amigo, o rendimento melhorou MUITO, deu outra vida, em várias musicas tocou muito melhor, porém ainda assim, tocou muito menos quando eu usava os Brax em pezinhos.

 

No Punto, se houvesse a possibilidade de instalar doorpods, eu teria feito, mas entendo o " não querer" criar um monte de coisas dentro do carro pra fazer o som render.

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E pra ter um tweeter top que não seja no mínimo o 7000, que seja o Focal Be.

 

Reconheço que o instante comercial (...py...), dependendo do juízo de valor, pode afetar a percepção/opção pela marca. Afinal a decisão de em que investir também passa pelo status agregado.

O Focal Be seguramente está entre dentro de um escasso time: presente, neutro, refinado, top end, espacialidade. Existem algumas controvérsias; minha experiência é que sabendo cortá-lo, se resolve tudo.

O Alves tem o Tb872 e o SS R3004/6020 (Illuminator), ambos à disposição do carro. De repente a opinião dele sobre ambos pode ajudar.

 

Não é visualmente muito discreto, mas é um tw pequeno.

 

Pra não correr o risco de se decepcionar com o set dos sonhos que "não é essa coca cola toda", vai no que é certo. E acho que no seu caso, SS não é. Ele vai pedir uma instalação mais dedicada do que vc está disposto à fazer.

 

Fica subentendido por todos que existe expectativa de resultado, senão não estávamos discutindo em torno de SS. O desdobramento positivo é que esclarece que tem som na sala e não escuta som com o carro parado na garagem e motor desligado - que é a melhor condição que se consegue no carro em termos de áudio, pela ausência de ruídos externos, transparência, etc.

 

Muda um pouco de figura, pois presume-se então que esteja de algum modo ciente da diferença do resultado entre um kit numa book na sala e o mesmo instalado no carro em trânsito.

 

Em relação a estas perdas - algumas da instalação/ambiente e algumas de trânsito/motor ligado - é que deve ponderar-se até onde vale a pena investir, ou pelo menos, estar ciente que elas tomam desempenho.

Editado por dn_mosfet

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Já tive Mids K2 Power, Mids Brax Matrix, e finalmente estou com os SS.

 

Interessante, Sempre uma boa experiência a ser contada.

 

No meu caso acabei trocando o Morel Elate pelo Focal KRX2, e foi clara a diferença no Mid Bass com bem mais pegada, que comentou abaixo. Para ser justa a comparação, ambos tocando na mesma porta tratada (com manta asfaltica e uma placa de manta para absorver a onda atrás do mid). Por outro lado o tweeter do Morel é melhor com mais detalhamento e precisão, mas não que o do Focal seja ruim, longe disto.

 

O que posso dizer é o seguinte, os Mids Focal, já usei em porta tratada, tocava bem, mas sentia uma falta de pegada,com os Brax, construi pezinhos, sem base nenhuma de parâmetros, mas acredito que tinha mais de 6litros fácil, quando instalei o som mudou mais de 50% pra melhor.

 

Troquei de carro, fui pro Punto, tratei a porta, mas não o forro, instalei os mesmos Mids Brax, não rendia nada, o sub lá atrás se evidenciava muito, mesmo cortando bem baixo, a sensação era que eu estava ouvindo apenas os Tw, o Midrange e o Sub, e um ENORME buraco na parte de médio grave, tentei de tudo, testei muitos cortes, o que era menos pior, era em 63hz com um slope de 12db e com ganho de +2db, mas ainda assim extremamente insatisfeito, eu não entendia como um mid de mais de 1.5k, não conseguia acompanhar o resto do projeto, batia a cabeça mesmo, pensei em mudar tudo, até que resolvi comprar os 18w, mas tb cabe dizer que mandei tratar os forros, pedi pra construir baffles melhores e corretos com a ajuda de um amigo, o rendimento melhorou MUITO, deu outra vida, em várias musicas tocou muito melhor, porém ainda assim, tocou muito menos quando eu usava os Brax em pezinhos.

 

No Punto, se houvesse a possibilidade de instalar doorpods, eu teria feito, mas entendo o " não querer" criar um monte de coisas dentro do carro pra fazer o som render.

 

O tratamento correto da porta sim faz diferença. Disto não tenho dúvidas e não abro mão. No meu caso sim o foro interno também é tratado, até para não vibrar tanto quando aumenta o volume, e coloca o Focal para tocar alto. Este é um investimento (na faixa de R$ 500 nas duas portas) que vale sim a pena fazer.

 

Doorpod é uma possibilidade, mas acho que mesmo assim difícil de construir, trabalhosa e cara, com riscos de não ficar bom.

 

Cadê o Alves para nos contar mais? O cara não sai da pasta dos classificados...

 

Aliás ele esta vendendo coisas bem legais por lá, heim?

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Doorpod é uma possibilidade, mas acho que mesmo assim difícil de construir, trabalhosa e cara, com riscos de não ficar bom.

 

:+1

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Bem, eu penso que se busca um up do KRX2, dentro da linha Focal seria de forma inevitável o Be, que no MEU ponto de vista, é dos melhores kits automotivos, já acertado para esse ambiente.

Quando pensa em ir paralelamente para a linha SS, não vejo razão para ir abaixo da linha relator. E um investimento desse porte trás expectativa a altura.

E novamente, ao meu ver, portas e uma instalação discreta, faria esses falantes render menos do que eles podem render, e talvez causar uma frustração maior.

Converse com os mais experientes, principalmente os que usaram SS no carro. O Hélio e o Offtime são os dois que me vem à cabeça de imediato.

Se conseguir testar antes de comprar, esse é o melhor dos mundos.

 

 

Enviado do meu iphodase

 

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Bem, eu penso que se busca um up do KRX2, dentro da linha Focal seria de forma inevitável o Be, que no MEU ponto de vista, é dos melhores kits automotivos, já acertado para esse ambiente.

 

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Acompanhando.

 

Minha opinião, se quer manter mid ss, ainda + p/sistema 2 vias:

 

- Pezinho direcionado. Dá pra fazer algo bem discreto usando um modelo 5". Se fizesse na concepção do Wagnerk, o pezinho ganha volume acompanhando a soleira e pegando a parte de baixo do banco. A peça fica em formato de L e pega uma área que não atrapalha mto o entra e sai no carro. ( http://autoforum.com...s/#entry3376007 ) e ( http://autoforum.com.br/topic/195691-mostre-aqui-seus-pezinhos-personalizados/page__st__25?do=findComment&comment=3400681)

 

Tweeters, acredito que não terá grandes problemas, mesmo usando os que tem o plate grande devido ao porte do carro. Senão vá de illuminator R3004602000, não é esse abismo todo para o 7000. Já ouvi os 2 e ambos agradaram D+. No meu carro tenho D3004602000. O ponto fraco destes tweeters são os terminais, extremamente frágeis, alguns users já tiveram problemas de quebrá-los na hr de desmontar ou trocar o cabo. Entretanto é algo que dá pra consertar.

Editado por Alex_84

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Minha opinião, se quer manter mid ss, ainda + p/sistema 2 vias:

 

- Pezinho direcionado. Dá pra fazer algo bem discreto usando um modelo 5". Se fizesse na concepção do Wagnerk, o pezinho ganha volume acompanhando a soleira e pegando a parte de baixo do banco. A peça fica em formato de L e pega uma área que não atrapalha mto o entra e sai no carro. ( http://autoforum.com...s/#entry3376007 ) e ( http://autoforum.com.br/topic/195691-mostre-aqui-seus-pezinhos-personalizados/page__st__25?do=findComment&comment=3400681)

 

Tweeters, acredito que não terá grandes problemas, mesmo usando os que tem o plate grande devido ao porte do carro. Senão vá de illuminator R3004602000, não é esse abismo todo para o 7000. Já ouvi os 2 e ambos agradaram D+. No meu carro tenho D3004602000. O ponto fraco destes tweeters são os terminais, extremamente frágeis, alguns users já tiveram problemas de quebrá-los na hr de desmontar ou trocar o cabo. Entretanto é algo que dá pra consertar.

 

+1!!!!!!

 

 

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Já que o pessoal levantou a bola, queria deixar mais uma dúvida:

  • O que é melhor na maioria dos casos?

  • Um Mid de 5" em um pezinho com volume adequado, ou
  • Um Mid de 7" em uma porta bem tratada.

 

Ou seja, até que ponto a melhora do uso de pezinho com volume adequado, supera a perda de um falante menor na parte de médios graves? Como fazer que a porta renda tão bem como um pezinho?

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