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MarcelloDV

Novo motor 1.6 16V é destaque da linha 2015 de Gol, Voyage e Saveiro

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Versões tiveram gama de equipamentos reestruturadas

 

A linha 2015 dos Volkswagen Gol, Voyage e Saveiro chega às lojas nas próximas semanas trazendo novidades entre os equipamentos e no posicionamento das versões. Mas o destaque, de fato, é o novo motor MSI, 1.6 16V da nova família EA211 - como o 1.0 de três cilindros. É moderno e chega acompanhado de algumas alterações técnicas nos carros, mas a potência de 110 cv com gasolina e 120 cv com álcool não o coloca em destaque perante os motores similares da concorrência. Por enquanto será exclusivo de Gol Rallye e Saveiro Cross.

 

Fabricado em São Carlos (SP), este novo mantém o diâmetro e curso do 1.6 8V, mas as semelhanças não vão muito longe. Utiliza bloco e cabeçote de alumínio, o que sozinho foi responsável por uma redução de peso de 14 kg. Com o cabeçote de 16 válvulas – que tem coletor de escape integrado -, há também duplo comando, sendo que o de admissão é continuamente variável. Como no 1.0 de três cilindros, há duplo circuito de arrefecimento, independente para o bloco e o cabeçote. Ele também usa o sistema de injeção eletrônica Bosch FlexStart, capaz de pré-aquecer o combustível, eliminando o tanquinho de gasolina.

 

O resultado, em números, são 120 cv de potência a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e de 110 cv com gasolina à mesma rotação. O torque máximo chega a 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Vale lembrar que com álcool o 8v gera 15,6 kgfm de torque. Vale atenção a um ponto: mesmo o 1.6 8v passa a ser chamado de MSI, mesmo sendo da família EA111 e sem ter passado por alterações. É a nova nomenclatura para os motores aspirados sem injeção direta e com mais de 100 cavalos.

 

Mas foram um pouco mais além do que só colocar um novo motor. Gol Rallye e Saveiro Cross (além de todas as Saveiro a partir de agora) passam a ter freios a disco nas quatro rodas. Coxins hidráulicos, isolamento acústico mais eficiente e embreagem maior também fazem parte das alterações.

 

Além de equipamentos como ar-condicionado, I-System, faróis duplos, faróis de neblina, maçanetas na cor da carroceria, som com CD, USB, Bluetrooth e AUX, sensor de estacionamento e volante multifuncional, comuns entre Rallye e Cross, a picape ainda passa a contar com equipamentos como controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA), e bloqueio eletrônico do diferencial, mas que não exige o carro parado para ser acionado – diferentemente da Strada -, além de itens exclusivos da picape, como capota marítima, santoantônio, vidro traseiro com janela corrediça, rodas de liga leve aro 15” e os adereços da versão.

Já o Gol Rallye tem como exclusividade a segunda geração do câmbio automatizado I-Motion, que teria tido a comunicação do motor (Continental) melhorada com a central do câmbio automatizado (Magneti Marelli). A programação de trocas de marcha foi alterada, garantindo respostas mais rápidas ao comando do motorista

.

Gol, Voyage e Saveiro “civís”

 

Conforme antecipamos há exatamente um mês, a Volkswagen realizou alterações entre os equipamentos de Gol, Voyage e Saveiro. A partir de agora, desde a versão de entrada o hatch e o sedã passam a contar com três encostos de cabeça no banco traseiro, chave canivete (sem controle remoto) e conta-giros, mas perde vidros dianteiros elétricos.

 

 

Para o consumidor comum a primeira opção é a versão Trend, que antes era um módulo de equipamentos com amenidades como aerofólio traseiro, luz interna com interruptor nas portas, antena e etc. Estes equipamentos permanecem e soma-se ainda coluna B com acabamento preto e travamento central das portas. Quem desaparece são os faróis duplos, porta-revistas nos encostos dianteiros e grade dianteira pintada em preto ninja , agora restritos às versões seguintes. Entre os opcionais, destaque para suspensão elevada e câmbio I-Motion para as versões 1.6.

 

Em seguida vem as versões Comfortline. Sim, ela está de volta e, inclusive, com opção de motor 1.0 e duas portas – no caso do Gol. Além de faróis duplos e grade dianteira pintada em preto ninja, conta com frisos na cor da carroceria, iluminação do porta-malas, lavador e limpador traseiro, limpador dianteiro com temporizador, logo da versão, repetidores de seta nos retrovisores, I-System, para-sóis com espelho e iluminação nos dois lados, porta-revistas nos encostos dianteiros e sistema de som com CD-Player, Bluetooth, AUX e USB. Provavelmente será a versão mais comum a partir de agora.

 

As versões Comfortline ainda tem a disposição o pacote de equipamentos Fun, que inclui tecido exclusivo nos bancos, acabamento interno diferenciado, pedaleira esportiva, adesivos externos e volante revestido de couro.

Até aqui a lista de opcionais encolheu um pouco, mas ela só fica realmente pequena na versão Highline 1.6, que traz de série ar-condicionado, alarme keyless, faróis de neblina, frisos cromados, luzes de leitura na frente e atrás, maçanetas na cor do veículo (pelo visto, só nesta versão), pedaleiras esportivas, lanterna de neblina, retrovisores elétricos, rodas de aço aro 15”, sensor de estacionamento traseiro, tapetes, volante multifuncional e todos os vidros elétricos.

 

O Voyage ainda tem outra versão topo de linha, a Evidence, com frisos cromados na parte inferior das portas, rodas de liga leve de 16 polegadas em nova tonalidade e adesivo preto na coluna “B”. Por dentro, painel cinza-claro e revestimento dos bancos de couro Alcantara com dois tons, com tramas e costuras enviesadas se somam aos mesmos equipamentos da versão Highline.

No que diz respeito a Saveiro, as versões partem da Startline, agora apenas com cabine simples, que permanece sem pintura nos para-choques, sem calotas e direção hidráulica (de série em todos os Gol e Voyage). Além disso, perdeu os vidros elétricos. A novidade é que todas as versões passam a ter freio a disco nas quatro rodas. Em seguida vem a versão Trend – que antes também era módulo – e soma console central com porta-copos, chave canivete, direção hidráulica, faróis simples com máscara negra, grade protetora no vidro traseiro, para-choque na cor da carroceria, regulagem de altura para o cinto nas versões de cabine estendida, revestimento das portas com tecido, calotas, travamento central, vidros elétricos e retrovisores elétricos.

 

A versão intermediária Trooper, que se tornou raridade após o lançamento da versão Cross, resistiu à reestização mas não sobrevive para 2015. Depois da Trend, só a Cross Cabine Estendida…

Preços só devem ser divulgados dentro de duas semanas, quando a linha 2015 começa a chegar às lojas.

 

 

Fonte:

 

http://www.novidadesautomotivas.blog.br/2014/03/novo-motor-16-16v-e-destaque-da-linha.html

 

 

Edit: Control C + Control V desse blog ficou uma droga! Tive que tirar as figuras!

Editado por MarcelloDV

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"a picape ainda passa a contar com equipamentos como controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA), e bloqueio eletrônico do diferencial, mas que não exige o carro parado para ser acionado"

 

Ta ficando bom. A Strada cada vez mais distante.

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Agora quero ver pra onde vão levar esses preços, a cross já está quase R$ 52k :pirou:

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"a picape ainda passa a contar com equipamentos como controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA), e bloqueio eletrônico do diferencial, mas que não exige o carro parado para ser acionado"

 

Ta ficando bom. A Strada cada vez mais distante.

 

O preço cada vez mais distante, também..

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Agora quero ver pra onde vão levar esses preços, a cross já está quase R$ 52k :pirou:

 

Isso que ia falar, daqui a pouco encosta nas picapes grandes Flex, isso se já não encostou.

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Agora quero ver pra onde vão levar esses preços, a cross já está quase R$ 52k :pirou:

 

Velho, antes de culpar a volks se lembra que o aço aumentou, a mão de obra aumentou, a energia elétrica aumentou, tudo aumentou.

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Velho, antes de culpar a volks se lembra que o aço aumentou, a mão de obra aumentou, a energia elétrica aumentou, tudo aumentou.

 

Realmente, mas ainda prefiro pagar 66k numa Ranger Sport zero...

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O preço cada vez mais distante, também..

 

Estranharia se fosse diferente, a Fiat jogar o preço da Strada defasada nas alturas.

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Só queria o piloto automatico que vai ter na versão top..

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Dependendo da revista, entre 120 e 354cv.

 

:vts :vts :vts

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Estao vendo as vendas cair e estao dando uma mudada. Se o mercado desse um cansaco nessas montadoras uns 6 meses o panorama melhorava. Mas brasileiro nao tem jeito.

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Dependendo da revista, entre 120 e 354cv.

 

Corrigindo:

 

Dependendo da revista, ela pode variar de 120cv ao infinito.

Eu gosto mais dos carros da bmw, mas a volkis são statis.

Editado por ewertonv

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se a volks diz 120cv.. deve dar o que.. uns 150 no dino?

Dependendo da revista, entre 120 e 354cv.

:vts :vts

:vts :vts :vts

:vts :vts :vts

 

Para o Alto e avante!!

 

Vários pocotós infinitos!

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Matéria bem completa:

 

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2014/03/volkswagen-tem-novo-motor-16-litro-no.html

 

Alguns techos interessantes:

 

"A palavra de ordem da família EA211 de motores é redução de peso em até 30% e de consumo de combustível da ordem de 10 a 20%."

 

"A mudança de motor levou a mudança nas relações do câmbio na Saveiro Cross. Primeira e segunda foram alongadas, de 3,769:1 e 2,095:1 para 3,455:1 e 1,954:1, as demais marchas sem alteração. Mas o diferencial foi encurtado exatamente como no Gol Rallye, de 4,188:1 para 4,357:1. Com isso a v/1000 baixou de 37 para 35,5 km/h, significando velocidade máxima de 182 km/h, com álcool, motor a 5.100 rpm, ficando um tanto longo de 5ª, porém bom para estrada, 120 km/h a 3.380 rpm."

 

"O motor é mesmo de primeira grandeza. A suavidade é notável, apesar da relação r/l passar de 0,30 (é 0,31). Em marcha-lenta (800 rpm) às vezes parece que o motor morreu. Mas o que satisfaz mesmo é a aceleração: a partir de 3.500 rpm o motor dá uma crescida convincente e vai rápido ao corte (sujo) a 6.500 rpm. É difícil acreditar que desenvolva só 120 cv, parece mais — é a história que ouço desde a adolescência, a de que os cavalos alemães são mais fortes que os outros... A engenharia de VW informa que a 2.000 rpm o motor entrega 85% do torque máximo."

 

"O consumo de álcool pelo computador de bordo foi de 9,5 a 10 km/l na cidade e 12,5 a 13 km/l numa via expressa, a marginal do Pinheiros, andando a 100 km/h indicados, ar-condicionado desligado. Como foi uma andada algo rápida (pegamos o carro ontem), vou levá-lo a uma estrada de 120 km/h para uma análise melhor. Depois eu informo, juntamente com os preços e o consumo oficial do Inmetro Mas já deu para sentir que economia é um ponto forte desse motor.

 

O novo motor 1,6 é, indiscutivelmente, um avanço que a Volkswagen estava devendo ao mercado brasileiro e tem tudo para fazer sucesso. Agora é torcer para que ela passe para o resto da linha de automóveis de motorização 1,6-litro produzida aqui."

 

 

 

 

O preço cada vez mais distante, também..

 

Eu também achei que o preço fosse distante, mas em uma rápida consulta nos sites da VW e Fiat constatei que a Strada Adventurosauro custa R$ 250,00 a menos que a Saveiro Cross.

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Edit: Control C + Control V desse blog ficou uma droga! Tive que tirar as figuras!

 

Os textos do flatout que coloco aqui eu tenho que jogar sem formatação e depois dar parágrafo e postar figura por figura, alterar formatação dos títulos...

:vts

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Mas o que satisfaz mesmo é a aceleração: a partir de 3.500 rpm o motor dá uma crescida convincente e vai rápido ao corte (sujo) a 6.500 rpm

 

O que seria corte sujo? Só conheço o corte seco do truco hehe

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Os textos do flatout que coloco aqui eu tenho que jogar sem formatação e depois dar parágrafo e postar figura por figura, alterar formatação dos títulos...

:vts

 

Tentei colar a matéria umas 10 vezes! hahahhaha Me irritei e vetei as imagens! Na próxima terei esse capricho! rs

 

Eu também achei que o preço fosse distante, mas em uma rápida consulta nos sites da VW e Fiat constatei que a Strada Adventurosauro custa R$ 250,00 a menos que a Saveiro Cross.

 

Não sei se estou pobre demais, mas 52 k em uma pickup "pequena", nem em sonho!! Muito sem noção a diferença dessas "cross" e "adventures" em relação as "civis".

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Tentei colar a matéria umas 10 vezes! hahahhaha Me irritei e vetei as imagens! Na próxima terei esse capricho! rs

 

 

Normalmente pego no noticias automotivas porque o fundo é branco e não dá essas coisas.

Mas no flatout tem muita coisa boa que preciso compartilhar uhauahuah

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Acho que já passou o trauma dos 1.0 16v mas ainda acho pouca cavalaria para um motor 1.6 atual.

 

Alguém tem os dados de aceleração 0 a 100 do gol nesse motor?

Editado por Julio_RJ

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Esse novo 1.6 na Spacefox vai dar um baita folego pro carro, QUANDO vier... é uma pena ela ser tão manca...

Editado por Fortes

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