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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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RiQuati

Renô Fluêncio - agora sim, brincando de SQ!

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Blz povo do SQ!!!

 

Como tem se tornado rotina (mas espero de coração e de bolso que isso pare por aqui), desisti do segundo Fiesta - o azul automático. Apareceu uma oportunidade boa num Fluence, e passei o azulzim nos cobres (com dó, mas passei); tava apertado demais pra andar (espaço zero pra família no banco de trás), e não me acostumei mesmo com a visibilidade e com o powershift (que é bom pacas de performance e consumo, mas não era nada suave).

 

Aí, querendo voltar aos sedans médios, encontrei um negócio bacana num Fluence dynamique (o de entrada), cvt. A princípio não tinha curtido o cvt quando foi lançado, até experimentei, mas agora - 3 anos depois - evoluiram bem a programação dele, testei de novo e gostei da máquina, abracei. No Fiestinha não tinha montado nada (no azul, no prata cheguei a instalar o 2 vias), de forma que continuo com dois sets quase inteiros para brincar.

 

As limitações:

 

- headunit original de 1DIN, formato exclusivo (mas há moldura 1DIN à venda, cara mas tem - 190 a nacional e 400 a importada) com bluetooth, USB e MP3. Obviamente, RCA nem em sonho. Fabricante snme é a FAMAR argentina. Tem controle de volante (atrás dele, aquele stalk clássico da Renault)... tem interface para ele tbem (eatech e faaf), cara mas tem. O head original tem o display no topo do painel, e o espaço para o head é bem baixo (frente da alavanca de câmbio). De ergonomia o original é bom... de áudio, nem precisa falar muito. Seria só pra usar o BT, ouvir rádio... e fornecer o volume pro processador (o 4to6 controla o volume do SPDIF pelo volume do RCA, então não perderia o comando de volume no volante). Pra "áudio sério" o sinal viria dum tablet+UCA202 pela spdif do processador (logo, a qualidade - ou falta dela - do som original não é bem um problema, ele seria só um rádio, um controlador de volume e um receptor de chamadas pelo BT).

 

- midbass nas portas dianteiras de 5" - isso, cinco polegadas. Bem legal pra quem tem 2 kits 6".

 

- tampão selado, e descansa-braço do banco traseiro não tem passagem (ski hole) - leia-se, porta-malas selado pelo jeito.

 

As partes boas:

 

- portas parecem bem sólidas (ví fotos abertas, sem forro, no clube do fluence). Chapa inteiriça, pouca abertura, fácil de mantar.

 

- espaço para um tweeter no painel, com tampinha (tela) - guarda-se a telinha e boa...

 

- como é automático, vai ter passagem pro positivo do cofre pelo furo da embreagem (todo automático que tem opção manual costuma ter).

 

Não devo mexer antes de 3 meses, até ter certeza de que tudo funciona... depois, tá liberado. Não tou preocupado em 'ferir a originalidade', chega de passar vontade... com bom senso, vou fundo. Ainda tou com os dois sets, um era para o Fiesta, outro pra um futuro carrinho velho (sonhando com uma Caravan ou C10), mas tudo é intercambiável - o que era pro carro 'mudérrrrno' pode ir pro antiguinho ou vice-versa. Liberada a suruba entre os sets, até pq o carrinho velho é só um sonho, nem garagem existe pra ele.

 

O set 'moderno' é:

 

Processador Mosconi 4to6D, com todos os controles (bass, volume e preset)

Mosconi One 120.4 (amp estéreo)

Arc Audio Mini (amp mono)

JL 6w3v3 (sub 6") com tela

HAT L3se (widebanders) com telinhas originais

Focal 6vr3 (midbass do kit Polyglass 3 vias) com telinhas Focal (consegui no ML um par de telas do Focal Performance 6", creio que funcione)

Blocos divisores, porta-fuses Stinger

cabeamento RCA Canare GS-6 + conectores F-09 (a montar, tem RCA suficiente pra todo mundo se o processador ficar perto dos amps)

 

O set 'de época, vintage, old school, qqer coisa assim' é:

 

Alpine CDA7998 (o famoso do Ronald, novinho que só)

Precision Power PPI PC450 (4 canais)

German Maestro Epic 6" (ok, é novo. Mas é igual ao MBQ, mesma fábrica, que é antigo, então...)

cabeamento RCA Canare L4e6s com conectores F-09, montados e no techflex, +/- 4 mts.

 

Pensei em vender o Epic 6" e pegar um Focal Performance 5", ficaria algo bem light para montar - no tamanho certo, etc. Pouco trampo, resultado conhecido, etc..

 

Pensei em adaptar os Focal 6" na porta (dremel na porta nova, mas ok) e o L3Se no painel ou coluna (painel mais loucura, mas talvez dê). Não sei se tem bag na coluna.

 

Pensei em montar o JL em uma dutada longa, virada para o interior do carro, no porta-malas - atrás do banco traseiro. E os amps logo acima, num rack, 'fechando' o portamalas e deixando o acesso pelos bancos traseiros, tanto pra caixa como pros amps/processador. Do portamalas, não se veria nada, só o MDF com carpete... perde-se o rebatimento dos bancos, mas fica discreto e seguro.

 

Pensei em montar o JL numa dutada na lateral do portamalas, como é pequeno, dá pra fazer em MDF 15mm e conseguir os 7 litros fácil. Do outro lado, num rack convencional, dois amps e processador... ficaria livre o rebatimento dos bancos traseiros, ventilado, fácil de mexer, mas não discreto. Seria um som 'bem na cara'. E é fácil de fazer tbem, sem segredos.

 

Pensei ainda em guardar o JLzinho pro segundo set, e comprar um sub 10" de boa qualidade e sensibilidade, numa caixinha de 15, 20 litros. Algo que o Arc Mini tocasse bem, com seus 250w rms.

 

Debaixo dos bancos não me atrai pelos bags/fiação que tem nestes, realmente não quero desmontar bancos nele não. Passagem de fiação será toda na lateral msm.

 

Pensei em deixar de lado o processador, tirar o head original e montar o Alpine lá. Seria lindo, qualidade mais que suficiente, mantém o controle de volume/faixas pelo volante, não tem de carregar frente de player (phantom face), mas perderia o USB (que uso pouco) e o bluetooth (que uso bastante). Não é barato (600ão com moldura, chicotes e interface IR-CanBus) mas dá.

 

Pensei também em deixar o Mosconi One 120.4 quieto e usar o PPI neste set... dá de testar.

 

Mas a grande dúvida, meeesmo, é com relação aos falantes do estéreo. Será que rola colocar o L3se no painel (abrindo o espaço)?? Tem profundidade suficiente o espaço do tweeter ou já tem alguma coisa logo abaixo??? Com a telinha, chega a uns 4" quase. Idem para as portas; ví o set do Sizoton aqui do Forum, ele fez um doorpod lindão pro Fluence e usou 6"; não tenho como fazer um pod destes (tá bem além das minhas habilidades manuais), será que rola abrir o espaço para 6" e usar a telinha original do Focal???

 

Ainda demora uns dias até liberarem a viatura, por enquanto só especulação (até pq. pelos próximos 3 meses estarei pagando parte da diferença)... não encontrei muita coisa na net (procurei por Fluence e Megane III, msm coisa quase), nem fiação de porta achei como passar. Meu lado 'com bom senso' me diz pra usar o processador, trocar o Epic 6" por um Focal Performance 5" e sossegar a periquita. Meu lado "taca o phoda-se" fala pra usar moldura+interface+alpine, os mids 6" nas portas e tô nem aí pro forro, abrir o painel pro HAT, etc... :)

 

abs a todos, e quem conhecer o carro e puder dar pitaco, sinta-se à vontade - será bem vindo!!

 

Ricardo.

Editado por RiQuati

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Caramba... quanto "pensamento"! :huh::vts Mas parabéns pelo carro, ótima escolha! Meu irmão tb tem um, porém, manual.

 

Já que vc mencionou o bom senso para tudo e demonstrou a vontade mudar, acho que para o que vc quer é melhor partir para a HU Alpine mesmo.

Acho q o 6w3 some naquela mala, ñ?

 

Imagem do painel para ajudar:

 

renault_fluence_dynamique_f_015.jpg

Editado por Alves

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Valeu, Alves!!

 

hehe... esta é minha preocupação!!! Sei que o 6s3 é fortinho e toca bem para um sub de 6", mas... é mala que não acaba mais né??? :)

 

 

Uma alternativa interessante seria uma LT com ele, mas não tenho as manhas de calcular e testar. Pra minha realidade atual tem de ser coisa tipo 'sem erro', dutada, etc.

 

Talvez seja mais negócio um sub 10 ou 12, pena que não exista selada em fibra pronta pro Fluence - seria bem interessante.

 

abs,

Ricardo.

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Mas dependendo do volume e do sub, acho que dá para selar uma caixa dessas, ñ? ;)

Editado por Alves

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Mas dependendo do volume e do sub, acho que dá para selar uma caixa dessas, ñ? ;)

 

ixi.. não entendi, Alves. É sobre a de fibra pro 10/12"? Eu tive uma no Civic, cheguei a transformar em dutada e não deu mto certo, voltei pra selada e foi show... saudades dela, viu... :)

 

Se fosse usar o subzinho JL 6", poderia tentar uma caixa tipo LT, longa, aproveitando o vão entre as duas torres de amortecedores traseiras, e colocada fixa no chão do porta-malas. Mas como o trem não tem fórmula pronta, nem projeto, nem eu tenho as manhas, acho que o mais prudente seria uma dutada mesmo, na lateral. Fico na dúvida só se um 6" pesado, alimentado por 250w rms, numa dutada... seria o suficiente para um sedan médio como o Fluence. Lembro que alguns sedans médios tinham um sub pequeno de fábrica em caixa dutada na lateral (Vectra antigo, p.ex. - sub 8" e 100w rms), mas daí a ser algo que valha a pena tem diferença, né??

 

abs,

Ricardo.

 

PS. O painel é bem este aí, a diferença só no câmbio (auto). Os tweeters ficam nestas telinhas, se o espaço desse, instalaria os L3se alí... com um baffle bem feito na cor do painel. Se tiver de abrir mais, cortar, etc.. aí já deixaria quieto e partiria pra um 2 vias com tweeter, mais tranquilo. :legal:

Editado por RiQuati

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Isso, uma caixa dutada para um de 10" ou 12".

Então, vai numa selada mesmo.

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Uma alternativa interessante seria uma LT com ele, mas não tenho as manhas de calcular e testar. Pra minha realidade atual tem de ser coisa tipo 'sem erro', dutada, etc.

 

 

Não tem muito erro... Mas o Fluence tem alguma passagem da mala para a cabine?

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Ricardo, aproveitei que meu irmão veio hj aqui e fiz essa foto p/mostrar algo que, talvez, vc ainda ñ tenha percebido na mala do Fluence.

 

e945.jpg

 

Acho que o formato já diz tudo.

 

gxvr.jpg

 

Seria tão mais fácil se ñ estivesse fechado, né?!

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ô...rs... tentação pra tico-tico, mas é meio 'irreversível demais' ...kkkkkkk....

 

E tem a barra de torção logo abaixo, igual ao Civic. Se fosse aberto (tampão, algo assim) e o carro tivesse dobradiças pantográficas (como Polo sedan, pallas, focus, fiesta sedan até 2010) seria o local perfeito. Este espaço aí é usado numa versão do Fluence com som Bose, tem um sub com conjunto magnético invertido legal pacas... o cone aponta pra baixo, e o imã fica pra baixo tbem; no espaço ao lado vai o amp original. Até onde sei, existiu só na europa a versão.

 

abração,

Ricardo.

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ô...rs... tentação pra tico-tico, mas é meio 'irreversível demais' ...kkkkkkk....

 

E tem a barra de torção logo abaixo, igual ao Civic. Se fosse aberto (tampão, algo assim) e o carro tivesse dobradiças pantográficas (como Polo sedan, pallas, focus, fiesta sedan até 2010) seria o local perfeito. Este espaço aí é usado numa versão do Fluence com som Bose, tem um sub com conjunto magnético invertido legal pacas... o cone aponta pra baixo, e o imã fica pra baixo tbem; no espaço ao lado vai o amp original. Até onde sei, existiu só na europa a versão.

 

abração,

Ricardo.

Imaginei q o amp seria ali ao lado mesmo.

Meu irmão falou que tiveram umas reclamações por terem adotado esse tipo de mola p/a tampa. Parece q os primeiros ñ eram assim. Será q eram importados?

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Po RiQuati, desde que entrei no fórum vc tá só ensaiando pra instalar esse set q muda, muda, mas não sai do armário

 

Pára de estudar tanto e bota esse arsenal todo pra tocar hómi.

 

Com um porta malas gigante desses, não arriscaria o sub de 6". Tem mta gente que apanha pra passar o grave p/o interior da cabine com sub de 10", 12".

 

Uma coisa que presenciei, mas num Kadett foi o de 6" da Hybrid Audio alimentado com menos de 200W numa caixa LT. Ficou fodástico! Mas era um hatch, então não dá pra generalizar.

 

Se for nessa, converse com o Gariba que foi ele que calculou o comprimento da linha p/caixa dele e a fabricou.

 

Abs!

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Po RiQuati, desde que entrei no fórum vc tá só ensaiando pra instalar esse set q muda, muda, mas não sai do armário

 

Pára de estudar tanto e bota esse arsenal todo pra tocar hómi.

 

Com um porta malas gigante desses, não arriscaria o sub de 6". Tem mta gente que apanha pra passar o grave p/o interior da cabine com sub de 10", 12".

 

Uma coisa que presenciei, mas num Kadett foi o de 6" da Hybrid Audio alimentado com menos de 200W numa caixa LT. Ficou fodástico! Mas era um hatch, então não dá pra generalizar.

 

Se for nessa, converse com o Gariba que foi ele que calculou o comprimento da linha p/caixa dele e a fabricou.

 

Abs!

 

hehe... Alex, faz só uns quatro anos, meu... desde o bendito C4 hatch... antes disso eu montava som sim, no Civic, no Corolla, no Fit, no Focus... :)

 

No Fluence é certeza que vai sair o som, nem que seja algo simples. Acho que o subzinho 6" só rola se ficar dentro do carro msm... a LT do Gariba eu ví nas fotos, usava um Imagine 6" da HAT né?? Pensei em algo assim,no fundo do portamalas. Este 6w3v3 tá comigo há muito tempo, guardado na caixa - comprei aí em Curitiba numas férias, ví na Rally e não resisti... há uns dias um amigo trouxe a telinha dos EUA, agora já posso instalar no interior do carro sem chamar muito a atenção nem arriscar o coitado. De repente uma 'continuação' do console até o banco traseiro, algo assim.

 

Headunit é dúvida tbem - tem o 7998 novinho, mas fico sem bt e usb; tem o mosconi 4to6d, para manter a original e usar um tablet como fonte 'séria'... kit 2 vias idem: usar um convencional, 5" mid+tw, ou encarar logo montar meu mid 6" e o l3, sem tw?? Fim de semana próximo creio que ficarei mais tempo na garagem do prédio medindo e futricando os espaços do que em casa...rs...

 

Agora é aquela ansiedade, o carro vai ser entregue só na quinta... até lá, haja foto e especulação!! :legal:

 

abração,

Ricardo.

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E se substituir (ou reduzir) o porta-luvas por uma caixa p/o 6W3?

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Precisa ver se é compatível: http://www.alpinebra...orios/kce-400bt e usar o 7998

 

Infelizmente não é, SS... o 400BT funciona nos alpines acima de 2009, apenas. O 7998 é de 2002, ele possuía um kit 'hands free' (inclusive tem os botões no painel), mas era para aqueles Nokias da primeira geração digital (6120, etc).

 

O que não impede de pegar um kit Parrot, e usar o sinal de 'audio interrupt' dele para cortar o som do 7998. Mas é algo não-integrado, display e botões à parte, etc...

 

 

abs,

Ricardo.

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E se substituir (ou reduzir) o porta-luvas por uma caixa p/o 6W3?

 

kkkkk.. Alves, eu uso o portaluvas... mas dá pra pensar em algo no espaço dianteiro sim. Questão de estar com o carro e levantar o carpete para ver qual é... :)

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eita... imageshack agora é pago! ou free por 30 dias... sacanagi. Ia uploadear a foto do kit 2 vias 'esquisito', agora com as devidas telinhas (procurei a do Focal 6" por muito tempo, até esbarrar em uma no ML - chegou hj, perfeita!!). Bom, vou ver onde hospedar os jpegs e faço o link aqui.

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eita... imageshack agora é pago! ou free por 30 dias... sacanagi. Ia uploadear a foto do kit 2 vias 'esquisito', agora com as devidas telinhas (procurei a do Focal 6" por muito tempo, até esbarrar em uma no ML - chegou hj, perfeita!!). Bom, vou ver onde hospedar os jpegs e faço o link aqui.

Faz o upload das imagens direto por aqui mesmo. Na hora de responder, clica em "Mais Opções". ;)

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Riquati,

 

A Parrot possui interface para comandar pelo volante, é a linha Multican e UNIKA, sobre o display, realmente, ou usa o deles ou usa aqueles sem display.

 

abs

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SoaresRey, valeu pela info... fui procurar e tem mesmo!! Quero descobrir se aproveita os botões do BT original, de atender/encerrar a ligação. O display dá-se um jeito.

 

Garagaoz, tranquilo! Assim que chegar o renô posto umas fotos dos espaços, interior, etc.

 

Alves, vou tentar para ver como é. Ontem chegaram as telas da Focal, todo mundo protegido agora...rs... qdo o carro chegar desço com elas até a garagem pra ver se dá muita diferença. Se for algo pequeno, de repente rolam os 6vr3, são mids que vêm no kit Polyglass 3 vias, devem tocar bem a faixa até 250hz. A tela veio zerada, nunca usada mesmo... daqueles achados no ML que não aparecem todo dia (eu procurava há mais de um ano as benditas).

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Ricardo, todo tópico teu me dá um nervoso...

 

Vamos ver se esse desencanta e sai finalmente....

 

Do último set pra cá tem só 4 anos... [^]

 

Precisar de umas dicas com o Full é só chamar!

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SoaresRey, valeu pela info... fui procurar e tem mesmo!! Quero descobrir se aproveita os botões do BT original, de atender/encerrar a ligação. O display dá-se um jeito.

 

Garagaoz, tranquilo! Assim que chegar o renô posto umas fotos dos espaços, interior, etc.

 

Alves, vou tentar para ver como é. Ontem chegaram as telas da Focal, todo mundo protegido agora...rs... qdo o carro chegar desço com elas até a garagem pra ver se dá muita diferença. Se for algo pequeno, de repente rolam os 6vr3, são mids que vêm no kit Polyglass 3 vias, devem tocar bem a faixa até 250hz. A tela veio zerada, nunca usada mesmo... daqueles achados no ML que não aparecem todo dia (eu procurava há mais de um ano as benditas).

Enquanto isso, hj, fizeram sanduíche c/o Fluence do meu irmão. O caminhãozinho baú acertou a traseira dele e ele acabou acertando a traseira de uma L200.

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Ricardo, todo tópico teu me dá um nervoso...

 

Vamos ver se esse desencanta e sai finalmente....

 

Do último set pra cá tem só 4 anos... [^]

 

Precisar de umas dicas com o Full é só chamar!

 

hehe... valeu Joel!!

 

Desta vez vai, nem que seja algo convencional. Adiaram a entrega do carro pra sábado, tomara q não furem novamente... andando de táxi e carona há 10 dias já.

 

abração,

Ricardo.

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