Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Alves

Senado: carro caro é culpa das montadoras

Recommended Posts

Senado: carro caro é culpa das montadoras

Audiência pública coloca em pauta tributos cobrados e margens de lucro das montadoras

 

DB2010AU01275_large.jpg

Volkswagen/Divulgação

 

O governo continua a bater na tecla de que os carros vendidos no Brasil são caros demais e a tentar empurrar a culpa para as elevadas margens de lucro das fabricantes.

 

Ontem (25), uma audiência da Comissão de Assuntos Econômicos, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), voltou a discutir o tema a fim de identificar aonde a composição do preço dos carros vendidos no Brasil é diferente de outros países e procurar uma causa para os valores altos.

 

Ana Amélia (PP-RS), que levantou a questão ainda em 2013, discursou durante a audiência e destacou que a carga tributária brasileira é semelhante à de outros países e que o Governo ainda deu sucessivos incentivos para a categoria, em uma tentativa de isentar a administração pública do problema.

 

No entanto, a realidade é que a máxima de que o brasileiro paga muito mais por seus carros nem sempre é mais verdadeira. Na Inglaterra, um Honda CR-V topo custa o equivalente a R$ 124 mil, mais que os R$ 115.900 pedidos por um CR-V EXL com tração integral no Brasil. Um Volkswagen Passat Highline, vendido aqui por R$ 118.150, custa na Alemanha, país de origem do carro, o equivalente a R$ 123 mil na mesma configuração.

 

Tanto que o presidente da Anfavea, Luiz Moan, presente na audiência, destacou que os carros não são caros no Brasil, nem que as montadoras têm lucros maiores aqui. O executivo afirma que as fabricantes pagam 54% de carga tributária e o lucro médio anual foi de 2,9% entre 2003 e 2011.

 

Já o presidente da Fenabrave - a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores -, Flávio Meneghetti, reclamou dos altos impostos, mas concorda que as fabricantes ficam com uma parcela pequena do valor pago por cada carro. Tanto é que quando o IPI foi reduzido entre 2012 e 2013, as vendas aumentaram substancialmente.

 

É bem certo que em países como os Estados Unidos, o valor ainda é de fato menor, principalmente em segmentos mais inferiores, com carros vendidos aqui na faixa dos R$ 65 mil custando pouco mais de US$ 20 mil por lá - caso do Honda Civic. Ou de um Ford Focus Titanium, onde o topo de linha custa por aqui R$ 79.990 e nos Estados Unidos o mesmo carro custa menos de R$ 57 mil.

 

Além disso, a qualidade dos veículos foi posta em xeque, dado o elevado número de recalls feitos nos últimos meses - a maioria, no entanto, não envolveu somente o Brasil.

 

Essa disparidade deixa claro que o assunto ainda rende e só prova que a variação dos preços acontece também em função dos impostos cobrados sobre o setor e não apenas da ganância das fabricantes.

 

 

 

Fonte: http://www.estadao.c...ras,17493,0.htm

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2,9% de lucro.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanta baboseira...

 

Quando os carros não são depenados e têm a qualidade diminuída vêm com um preço inexplicável... Ou, o que normalmente acontece, são as duas situações ao mesmo tempo...

 

Fica fácil comparar o preço com países da zona do euro que ganham em euro ou com a inglaterra que ganha em libra... São as moedas mais fortes do mundo!

Vão querer que tudo agora custe o mesmo que na inglaterra fazendo a conversão cambial ? Porquê não exigem então que uma água custe 2 Libras também ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No entanto, a realidade é que a máxima de que o brasileiro paga muito mais por seus carros nem sempre é mais verdadeira. Na Inglaterra, um Honda CR-V topo custa o equivalente a R$ 124 mil, mais que os R$ 115.900 pedidos por um CR-V EXL com tração integral no Brasil. Um Volkswagen Passat Highline, vendido aqui por R$ 118.150, custa na Alemanha, país de origem do carro, o equivalente a R$ 123 mil na mesma configuração.

 

Outra vez essa comparação imbecil... Pq não comparam o número de horas que um trabalhador comum precisa trabalhar pra comprar o carros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra vez essa comparação imbecil... Pq não comparam o número de horas que um trabalhador comum precisa trabalhar pra comprar o carros?

 

O mais incrível é que esses vermes que propagam esse desinformação ocupam os altos cargos do setor...

Acha que é por ignorância ou por safadeza ? :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É como a balela de querer igualar o valor do combustível daqui com o que é vendido lá fora, como se lá fora vendessem essa mijolina que usamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais infos:

 

logofinal.jpg

 

Impostos são os principais responsáveis pelos altos preços dos carros brasileiros, segundo debate no Senado

 

20140225_02535w.jpg

 

Como você deve saber, o Senado Federal realizou ontem (25) um debate sobre os preços dos carros brasileiros. Na reunião, estiveram presentes representantes da indústria e comércio, além da senadora Ana Amélia (PP-RS), que levantou a questão já há algum tempo no Senado e foi a requerente da audiência, que visava esclarecer ao público os motivos dos altos preços.

 

Segundo os debatedores, ficou evidente que um dos principais motivos dos altos preços dos carros por aqui é a pesada carga tributária imposta sobre a cadeia de produção e venda, que representam, em média, um terço do preço de um carro no Brasil.

 

http://youtu.be/c5cFzmN_AOA

 

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), João Vicente da Silva Cayres, deu detalhes sobre a composição do custo da produção de automóveis no Brasil: a compra de materiais e componentes é responsável por 50%, a mão de obra representa 8%, energia elétrica e água 0,3%, despesas com vendas 4%, propaganda 3%, fretes 1,6% e compras de peças de reposição para o maquinário/ferramental 12%. Os tributos correspondem a 30% do custo no Brasil, enquanto nos EUA esse valor corresponde a 6%, no Japão 9%, e na Alemanha, França e Reino Unido a 17%. Segundo ele, o Brasil “cobra muito imposto sobre o consumo e muito pouco sobre a renda”.

 

João Vicente usou como exemplo da tributação o Chevrolet Camaro, que é quatro vezes mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos. Dos R$ 213.000 cobrados pelo esportivo, R$ 64.000 são impostos. Vale lembrar que o Camaro é um modelo de alto volume de vendas nos EUA (cerca de 60.000 por ano), enquanto no Brasil é um modelo de nicho, com volume de vendas bem menor — foram pouco mais de 4.000 unidades desde 2010.

 

Quem também criticou os altos impostos foi Flávio Antônio Meneghetti, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo ele de cada R$ 100 do custo da receita líquida do fabricante, a margem bruta média de mercado é R$ 17,71 mais R$ 51 de impostos o que totaliza R$ 168. Isso significa que um carro comprado por hipotéticos R$ 10.000, seria vendido por R$ 16.800, com uma margem de lucro de R$ 1.771 e R$ 5.100 de impostos sobre o comércio. Como exemplo da carga tributária aplicada ao seu setor Meneghetti citou a isenção do IPI para compra de carros novos entre maio de 2012 e dezembro de 2013, o que aumentou as vendas em 1,5 milhão de unidades:

 

O governo federal deixou de arrecadar R$ 5 bilhões de IPI, mas ganhou R$ 5,6 bilhões em PIS/Cofins, R$ 6 bilhões em ICMS e R$ 1,5 bilhão de IPVA. Saldo líquido: o Brasil arrecadou mais de R$ 8 bilhões nesses 19 meses.

 

Por outro lado, outro fator que colabora para o aumento dos preços é o comportamento do consumidor. Esse foi o argumento defendido pela jornalista Ângela Crespo, do site Consumo em Pauta. Segundo ela, a população brasileira precisa ter mais educação para o consumo, e reforçou que o brasileiro paga caro por algo que não tem a qualidade que se espera, e ilustrou sua argumentação nos recalls ocorridos nos últimos sete anos, que envolveram quase sete milhões de veículos — o que representa quase 30% da produção anual de 3,5 milhões de veículos.

 

FlatOut-2014-02-26-%C3%A0s-10.23.03-620x443.jpg

 

“Margens não são altas

 

A opinião divergente veio de Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ele afirmou que os carros no Brasil não são caros e negou que as montadoras e fabricantes tenham alta lucratividade no país e ainda afirmou que as fabricantes pagam 54% de impostos e que o lucro médio dessas empresas entre 2003 e 2011 no Brasil foi de 2,9%, enquanto a média mundial foi de 3% nesse mesmo período.

 

Logicamente, uma audiência pública do Senado não tem poder de criar ou modificar leis e regras para a produção e comércio de veículos no Brasil. O objetivo do debate, segundo a solicitação da senadora Ana Amélia, era esclarecer ao povo os fatores que compõem os preços dos carros e os motivos que levam à prática de preços elevados. Como vimos, foram os mesmos fatores já conhecidos e amplamente divulgados pela imprensa especializada, embora não tenham sido comentados outros princípios econômicos como a economia de escala em produções de grande volume, nem a possibilidade de margens de lucro reduzidas em mercados com maior volume de vendas — caso dos EUA.

 

Uma coisa é certa: margens de lucro jamais serão reduzidas enquanto houver demanda disposta a pagar por elas. Seria como devolver o que sobra do seu salário ao chefe em vez de fazer uma poupança no fim do mês. Então parece que a solução passa por um consumidor mais esclarecido, capaz de recusar um produto encarecido por uma margem de lucro elevada, e pela revisão dos impostos para alavancar a produção (e consequentemente o consumo e a arrecadação). Resta saber quando, e como, isso será colocado em prática.

 

[ Imagens: Senado Federal ]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, olha isso aqui:

 

Financiamento da Caixa - Compra de terreno e construção:

 

R$100.000,00 financiado com 10% de entrada e em 140 vezes, a primeira parcela de R$1049,68, ultima parcela de R$649,54

 

No total, R$10.000,00 + R$132.411,57 = R$142.411,57. ISSO EM 140 VEZES!!!

 

 

Se eu for comprar um carro nessa faixa de 100 mil, eu dando 10% de entrada, parcelando em no maximo 60 vezes, vou pagar mais de 150 mil reais.

 

 

Onde ta o erro aqui no BR pra um carro custar mais que uma casa?

 

 

 

 

 

Ah. e outra coisa, carro 0km? Nunca mais compro, enquanto tiver otario nesse barazeu que paga 45mil num gol g6 vamo ta fudido, so depois q metade destes imbecis recusarem pagar esse absurdo por uma porcaria de carro q vao diminuir os preços e fazer algo com mais qualidade.

Editado por Kbsa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Onde ta o erro aqui no BR pra um carro custar mais que uma casa?

Talvez seu pensamento ñ tenha sido bem expressado por essa frase, mas acho que entendi o que vc quer dizer.

O que acontece é que é mais importante vc ter casa do que ter carro, por isso, o financiamento para uma casa tem mais benefícios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, olha isso aqui:

 

Financiamento da Caixa - Compra de terreno e construção:

 

R$100.000,00 financiado com 10% de entrada e em 140 vezes, a primeira parcela de R$1049,68, ultima parcela de R$649,54

 

No total, R$10.000,00 + R$132.411,57 = R$142.411,57. ISSO EM 140 VEZES!!!

 

 

Se eu for comprar um carro nessa faixa de 100 mil, eu dando 10% de entrada, parcelando em no maximo 60 vezes, vou pagar mais de 150 mil reais.

 

 

Onde ta o erro aqui no BR pra um carro custar mais que uma casa?

 

Ah. e outra coisa, carro 0km? Nunca mais compro, enquanto tiver otario nesse barazeu que paga 45mil num gol g6 vamo ta fudido, so depois q metade destes imbecis recusarem pagar esse absurdo por uma porcaria de carro q vao diminuir os preços e fazer algo com mais qualidade.

 

Ninguém compra um carro de 100 mil parcelado em 60 vezes.

Casa não é um bem que podem te assaltar e levar A CASA embora.

Carro não é um bem essencial como uma casa.

Quem compra uma casa 100 mil não compra um carro de 100 mil.

Enfim, já deu pra sacar que não tem nada ver uma coisa com a outra ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

casa é investimento, carro é despesa...

 

Se tu trabalha com o carro, é ao contrário. Não esqueça as contas que tu precisa pagar para ter uma casa/apartamento (por causa disso desistir de comprar um ap na praia).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal já misturou juros de bens que são depreciáveis x juros SUBSIDIADOS de bens que valorizam com o tempo x casa DE PRAIA que fica parada.....

 

Anda estranho aqui ultimamente heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesma Balela de sempre. Um fala que é imposto abusivo, outro fala que o lucro é baixo, aí vem um e diz que isso é mentira e condena as montadoras.

Ano passado teve essa mesma discussão. Mudou alguma coisa?

po*** nenhuma.

E o pior, nós não podemos fazer nada, in thesis.

"Só não comprar carro novo", tá bom. Vai dizer para 60% da população..

 

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um lobby danado das montadoras no congresso. Só parando de comprar mesmo pra abaixar o preço. Estao fingindo q estão querendo resolver.

Uns 6 meses com vendas baixissimas resolve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mimimi.. e não vai dar em nada.. pois nada vai ser feito.

simples assim.

 

Não deixa de ser verdade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mimimi.. e não vai dar em nada.. pois nada vai ser feito.

simples assim.

 

Não há nada a fazer.

 

O Estado não vai reduzir impostos, os fabricantes tem o direito ao lucro, e o lucro é diretamente proporcional à percepção de valor do consumidor. Há a questão da IMENSA demanda ainda reprimida, fortalecida pelo péssimo transporte público... ou seja, o governo cobra o dele, o consumidor precisa e quer um carro, e aceita pagar, feliz, 45 mil num Gol só porque é um VW, ou num 32 num Celta só porque é um GM... E o fabricante, vendo que o consumidor topa pagar, joga um Up por 29k mais pelado que um Mille.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há nada a fazer.

 

O Estado não vai reduzir impostos, os fabricantes tem o direito ao lucro, e o lucro é diretamente proporcional à percepção de valor do consumidor. Há a questão da IMENSA demanda ainda reprimida, fortalecida pelo péssimo transporte público... ou seja, o governo cobra o dele, o consumidor precisa e quer um carro, e aceita pagar, feliz, 45 mil num Gol só porque é um VW, ou num 32 num Celta só porque é um GM... E o fabricante, vendo que o consumidor topa pagar, joga um Up por 29k mais pelado que um Mille.

no meu ponto de vista.. para certos produtos, o governo deveria dar um teto para margem de lucro.. acho que só assim as montadoras realmente entenderiam o recado..

provavelmente até o juros melhoraria..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

no meu ponto de vista.. para certos produtos, o governo deveria dar um teto para margem de lucro.. acho que só assim as montadoras realmente entenderiam o recado..

provavelmente até o juros melhoraria..

 

O teto quem dá é o mercado. Se o governo der um teto, as montadoras vão descontar em outro lugar, ou seja, no carro. Aí o retrovisor direito volta a ser opcional, como no Gol até 1996.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O teto quem dá é o mercado. Se o governo der um teto, as montadoras vão descontar em outro lugar, ou seja, no carro. Aí o retrovisor direito volta a ser opcional, como no Gol até 1996.

acho que não Kleber..

é só fazer uma regra simples.. custo operacional + custo do produto 1.% de margem máxima...

se eles dizem que a culpa é apenas dos impostos.. não tem pq dizer que não é viável algo assim..

a lucratividade seria proporcional ao valor do veiculo.. sendo que seria mais interessante vender um carro completo do que um pelado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que não Kleber..

é só fazer uma regra simples.. custo operacional + custo do produto 1.% de margem máxima...

se eles dizem que a culpa é apenas dos impostos.. não tem pq dizer que não é viável algo assim..

a lucratividade seria proporcional ao valor do veiculo.. sendo que seria mais interessante vender um carro completo do que um pelado..

 

Qual seu ramo de atividade? Vc gostaria do governo botando preço no seus erviço?

 

Tá louco.... não estamos em Cuba ehhehehe (ainda).

 

Vc não tá vendo a crise de abastecimento na Venezuela, até na Argentina.... vc já viu como começou?

 

As marcas são mundiais, se o governo fazem isso elas dão tchau pro Brasil e vão vender em outro lugar ué....

 

EDIT: só complementando: acho as montadoras FDP, SIM, acho que elas tem parcela no preço alto, SIM, acho que o governo deveria impor margens, JAMAIS!

Editado por Marcelook

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quem deveria impor isto somos nós, mas como não temos outra alternativa( vá andar de transporte publico pra ver, pelo menos aqui na minha city), não a como mudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual seu ramo de atividade? Vc gostaria do governo botando preço no seus erviço?

 

Tá louco.... não estamos em Cuba ehhehehe (ainda).

 

Vc não tá vendo a crise de abastecimento na Venezuela, até na Argentina.... vc já viu como começou?

 

As marcas são mundiais, se o governo fazem isso elas dão tchau pro Brasil e vão vender em outro lugar ué....

 

EDIT: só complementando: acho as montadoras FDP, SIM, acho que elas tem parcela no preço alto, SIM, acho que o governo deveria impor margens, JAMAIS!

não estamos precificando serviço.. e sim um produto superfaturado!

há um consenso injusto entre as montadoras de cobrarem preços absurdos para os otários brasileiros pagarem.. e o que podemos fazer? não comprar?

acho que em casos assim o governo deveria interferir sim... e mostrar que brasileiro não é otário (mesmo agindo como tal).

 

edit: pra vc ter uma ideia.. não preciso puxar novamente o caso do Gol 1.6 feito no Brasil e exportado para o México, né?

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...