Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
acz

Duvida: Quem limita a qualidade de um player?

Recommended Posts

Estava lendo algumas coisas hoje sobre qualidade de audio, formatos de musicas (inclusive algumas que os players não tocam) e a dúvida é, quem limita a leitura de um determinado tipo/formato (24/192 por exemplo). É o "software" ou o hardware?

Por exemplo, tenho um player que lê musicas de um pendrive. Mas se eu coloco flac ou wav, elas não são lidas, nem mesmo aparecem disponíveis.

Supondo que alterando o software do player, seja possível ler estas musicas, haveria ainda alguma limitação de hardware para reprodução destas (24/192)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

até onde sei, essa limitação eh dada pelo hardware..

Pois é, se fosse software, uma central multimidia com windows ce, poderia muito bem receber outro player que faria a leitura de qualquer formato. Não digo que o hardware entregaria a mesma qualidade de um player top (nesse caso sim, a limitação seria de componentes), por isso a dúvida. Quem limita a leitura de determinados formatos de audio (de melhor qualidade) é o software ou o hardware :)

Edit: Não só windows ce, agora muitas estão vindo com android também...

Editado por acz

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, se fosse software, uma central multimidia com windows ce, poderia muito bem receber outro player que faria a leitura de qualquer formato. Não digo que o hardware entregaria a mesma qualidade de um player top (nesse caso sim, a limitação seria de componentes), por isso a dúvida. Quem limita a leitura de determinados formatos de audio (de melhor qualidade) é o software ou o hardware :)

Edit: Não só windows ce, agora muitas estão vindo com android também...

acho que esse é o principal motivo para muitas pessoas montarem carpc.. para ter esse "leque" de possibilidades de ajuste e atualização..

software ajuda bastante.. mas acredito que a parte mais influente ainda seja o hardware..

Compartilhar este post

Link para o post

DAC ?

O software do iphone lê, através de apps, mas lê, arquivos 192/24 mas o dac não.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que esse é o principal motivo para muitas pessoas montarem carpc.. para ter esse "leque" de possibilidades de ajuste e atualização..

software ajuda bastante.. mas acredito que a parte mais influente ainda seja o hardware..

Mas o carpc é montado com hardware "simples", não? Tanto que com foobar e alguns plugins o negócio fica melhor que muitos players. Não foi o KLB que usou com placa de áudio onboard e falou isso?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
DAC ?

O software do iphone lê, através de apps, mas lê, arquivos 192/24 mas o dac não.

As vezes que tentei colocar arquivos 192/24 no iPod via iTunes, não rolou, dava a mensagem que o iPod não era capaz de reproduzir e nem deixava adicionar os arquivos.

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes que tentei colocar arquivos 192/24 no iPod via iTunes, não rolou, dava a mensagem que o iPod não era capaz de reproduzir e nem deixava adicionar os arquivos.

O seu problema foi usar o Itunes. Usando outros programas (sharepod e copytransmanager) para enviar os arquivos você terá sucesso nessa tarefa, mas reproduzi-la será outros 500...

Sobre o tópico, dependem de ambos, soft e hardware. Muitas vezes os fabricantes lançam produtos com hardware com capacidade de reproduzir mas o software não permite. (não consigo entender o porque). Exemplo, tenho Sansa Clip+, usando o Rockbox consigo rodar flac, coisa que no firmware original não.

Já testei rockbox no ipod, é legal, roda flac, gasta bem menos bateria, mas os players automotivos não reconhecem o ipod conectado.

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post

Link para o post

O seu problema foi usar o Itunes. Usando outros programas (sharepod e copytransmanager) para enviar os arquivos você terá sucesso nessa tarefa, mas reproduzi-la será outros 500...

Sobre o tópico, dependem de ambos, soft e hardware. Muitas vezes os fabricantes lançam produtos com hardware com capacidade de reproduzir mas o software não permite. (não consigo entender o porque). Exemplo, tenho Sansa Clip+, usando o Rockbox consigo rodar flac, coisa que no firmware original não.

Já testei rockbox no ipod, é legal, roda flac, gasta bem menos bateria, mas os players automotivos não reconhecem o ipod conectado.

Vou testar estes softwares que você falou pra tentar transferir os arquivos.

Quanto a limitações de hardware, é o DAC ou outros componentes podem limitar?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o carpc é montado com hardware "simples", não? Tanto que com foobar e alguns plugins o negócio fica melhor que muitos players. Não foi o KLB que usou com placa de áudio onboard e falou isso?

depende do carpc..

o importante é que o processador tem uma gama de funções que os processadores de aparelhos comuns não possuem..

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar estes softwares que você falou pra tentar transferir os arquivos.

Quanto a limitações de hardware, é o DAC ou outros componentes podem limitar?

no caso especifico do Ipod é o DAC.

Ao usar os programas, provavelmente eles irão transferir, mas assim que fizer já teste-os, tentando ouvir no próprio PC. Se tocar, tocará no automóvel.

Edit: acabei de achar isso aqui:

Although it can play that content, output is still physically limited to 16-bit/44.1KHz. The firmware of the iPod transcodes everything to PCM 16/44 when outputting. The iPod's hardware has a frequency response of 20-20,000Hz only.

So playback might be possible through some eventual Rockbox update but the output of the iPod would still be limited to the standard 16/44.

Traduzindo, mesmo que toque, não sairá melhor que 16/44

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post

Link para o post

Ao usar os programas, provavelmente eles irão transferir, mas assim que fizer já teste-os, tentando ouvir no próprio PC. Se tocar, tocará no automóvel.

Although it can play that content, output is still physically limited to 16-bit/44.1KHz. The firmware of the iPod transcodes everything to PCM 16/44 when outputting. The iPod's hardware has a frequency response of 20-20,000Hz only.

So playback might be possible through some eventual Rockbox update but the output of the iPod would still be limited to the standard 16/44.

por isso que estou falando..

a limitação em sua grande parte é no hardware..

Compartilhar este post

Link para o post

por isso que estou falando..

a limitação em sua grande parte é no hardware..

Isso aí, depois do que o Juliano escreveu, o que tu falou faz sentido!

Obrigado pelas opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí, depois do que o Juliano escreveu, o que tu falou faz sentido!

Obrigado pelas opiniões.

é a mesma coisa que o amigo tentar rodar um sistema operacional 64bit num hardware 32bit..

simplesmente.. não da..

Compartilhar este post

Link para o post

O formato de arquivos é limitado pelo software.

O sample rate / resolução de bits é limitado pelo hardware.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
O formato de arquivos é limitado pelo software.

O sample rate / resolução de bits é limitado pelo hardware.

Abraços!

Mas apenas o DAC ou tem mais algum componente no meio do caminho que limita?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse usando apps. Uso o Golden Ear. Toca 99% do que eu tenho aqui.

Sim, foi o que eu disse.

Por isso que o bypass do dac é importante. Ou melhor, a única saída.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse usando apps. Uso o Golden Ear. Toca 99% do que eu tenho aqui.

Sim, foi o que eu disse.

Por isso que o bypass do dac é importante. Ou melhor, a única saída.

Imagino que seja por isso que o player do carro não reconhece, a comunicação com o ipod deve buscar as musicas adicionadas pelo itunes num lugar diferente de onde as musicas para outros apps foram adicionadas?

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que seja por isso que o player do carro não reconhece, a comunicação com o ipod deve buscar as musicas adicionadas pelo itunes num lugar diferente de onde as musicas para outros apps foram adicionadas?

Depende do player.

No meu carro, no player original funciona, num ODR que eu testei também.

Mas já coloquei em uns que não funcionaram, o original do 3008 por exemplo.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o sharepod não adiciona as músicas da mesma forma que o iTunes? Então vão para o mesmo lugar das demais!

Sent from my XT910 using Tapatalk 4 Beta

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o sharepod não adiciona as músicas da mesma forma que o iTunes? Então vão para o mesmo lugar das demais!

Eu nunca disse que usava sharepod hauhauahu

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca disse que usava sharepod hauhauahu

:P

Amanhã eu volto pra casa e vou testar esses programas citados aqui. Vamos ver até onde esse central multimidia do corolla vai.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tudo no mundo, é pra ganhar mais $$$$$.

Ja vi isso em MUITOS produtos.

Dps de algum tempo lança o mesmo produto com carcaça mais bonitinha e com as funções "extras".

Compartilhar este post

Link para o post

Disse com relação a isso. Desculpe pela falha! Rs

Compartilhar este post

Link para o post

Não exatamente "simples". Sem um bom DAC, a qualidade de áudio fica dependente da onboard, que é bem marromenos.

Com DAC a coisa muda bastante de figura.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...