Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
boom_shankar

Upgrade no som do gol G5 - 3 x 12" (sub+woofer) - comentários e su

Recommended Posts

Fala rapaziada, depois de uns meses pesquisando, este é meu primeiro post. Tenho um GOLG5, atualmente com uma caixa lateral de fibra, um Pioneer SLIM 12pol 400w e um SD400.1D 400w tocando ele (foto). Gosto de subgraves, pressão interna de som, mas recentemente decidi fazer um UPGRADE pra tocar o som também para fora, assim, se trata de um projeto misto, para ter qualidade pra dentro e pra fora.

- não preciso de som para competição, apenas para curtição.

- quero aproveitar no projeto o que já tenho (Pioneer SLIM 12pol 400 RMS e SD400.1D 400RMS

- quero um projeto que caiba totalmente dentro da mala do Gol G5

- quero que sejam atendidas no projeto frequências graves e subgraves

Sou iniciante, o projeto é o seguinte, queria saber se estou no caminho certo:

1 x Pioneer SLIM 12pol 400RMS bobina dupla 2+2ohm ( tenho)

2 x Eros E312LC 400RMS 4 ohm

1 x Módulo SD1500.1D 1500RMS 1 canal , 2 ohm, pros falantes de 12pol

1 x Crossover Stetson STX62

1 x Bateria auxiliar 150ah

1 x Tampão trio GolG5 (foto)

1 x Modulo SD400.1D 400RMS 2ohm (ja tenho, seria agora para drivers e tweeters)

2 x Drivers Selenium 250x 100RMS

2 x Tweeter Selenium 200st 70RMS

1 x Caixa para três falantes de 12pol (aqui que o negócio fica tenso...)

Mais pra frente penso em colocar dois falantes potentes 6x9 no tampão (já vem com a furação), pra aumentar a qualidade interna do som.

Sobre a caixa: para os três falantes na mala, fiz um projeto aproveitando um que achei aqui no Forum, segue os desenhos (fotos). O Sub Pioneer SLIM funciona em caixa dutada de 20L, é a vantagem que aproveitei para deixar espaço para bateria atrás dele, como no desenho. Os furos para cada falante ficam em torno de 28cm, e o MDF a ser usado é de 15mm. Pelos meus cálculos, o comprimento da caixa vai ficar "no talo" as três câmaras, mas parece que dá. Será? seria 15mm+28cm+15mm+28cm+15mm+28cm+15mm = 90cm de comprimento "no talo", que é o limite pro gol G5

Duvida1: Será que o sub pionner slim com os 2 eros vão trabalhar juntos sem problemas? como ficaria o corte da frequência no crossover? como ficara a impedância final pra ligar no modulo (vai ser 4ohm + 4ohm + (2+2)ohm) = 1,333 ohm? (abaixo especificação dos falantes).

Duvida2: Litragem de 40L para cada Eros312 vai dar um grave estendido? Vai descer?

Duvida3: Alguém saberia me dizer em que frequência ficam essas três câmaras da caixa? Nunca consegui usar o programinha do autosom.net.

Segue especificação dos falantes e fotos. Desde agora agradeço a ajuda.

EROS E312LC 400 RMS

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA: 45 ~ 2.800 Hz

SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR: 94,27 dB

POTÊNCIA MÁXIMA (RMS): 400 W

POTÊNCIA MUSICAL: 800 W

IMPEDÂNCIA NOMINAL: 4 ou 8 Ohms

RESISTÊNCIA, RE 3,1 ou 5,9 Ohms/Vcc

ÁREA DO CONE: 0,052 Sq.m

FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA: 58,2 Hz

VOLUME EQUIVALENTE: 41,81 L

Q MECÂNICO: 4,34 (Qms)

Q ELÉTRICO: 0,475 (Qes)

Q TOTAL: 0,428 (Qts)

PRODUTO BL: 12,33 TM

NO (REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA): 1,16 %

COMPLIÂNCIA (CMS): 116,49 uM/N

MASSA TOTAL (MMS): 64,18 g

MASSA DIAFRAGMA (MMD): 57,69 g

EXCURSÃO CONE SEM DISTORÇÃO (X MAX): ± 6 mm

DENSIDADE DO FLUXO NO GAP: 9.420 Gauss

PIONEER SLIM TSW3001-S2 400W

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA: 20 ~ 230 Hz

SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR: 93 dB

POTÊNCIA MÁXIMA (RMS): 400 W

POTÊNCIA MUSICAL: 1500 W

IMPEDÂNCIA NOMINAL: 2+2OHM

Módulo Amplificador Digital SounDigital SD1500.1D - 1 Canal - 1500 Watts RMS

Dimensões: 250mm comprimento x 235mm largura x 52mm altura.

Peso: 3500 g

Potência: 1500WRMS @ 12,6V

Potência: 1100WRMS com o dobro da impedância nominal

FA Damping Factor: 400

Freqüência de operação: 5Hz a 20KHz

Filtro High Pass: 5Hz a 1Khz

Filtro Low Pass: 50Hz a 20Khz

Sensibilidade de entrada: 0,5V - 4V

THD: < 1 %

Consumo: 1,2 a 150ª

SOM ATUAL:

79go.jpg

TAMPÃO TRIO:

dmho.png

PROJETO DA CAIXA:

3i0a.jpg

trij.jpg

Editado por boom_shankar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro não vai poder ligar o sub no mesmo módulo dos woofer , sub usa frequencia baixa , os wooofer mais alta , se você trabalhar na mesma frequencias woofer e subs , vai dar problema na certa , você poderia colocar a sd no sub como esta e outro módulo pros woofer .

e uma sd 400.4 por exemplo pros driver , ou bbuster 3600 pro sub e estério , sendo assim vende a sd .

acho que seria interessante colocar um dijuntor , no remote . quando fechar a mala desliga os woofer , quando abri você liga .

logo vem o pessoal , com mais conhecimento pra te ajudar melhor

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz... monte um igual a este.... te garanto q eh sucesso!! hahaha

Editado por LeoHas

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro não vai poder ligar o sub no mesmo módulo dos woofer , sub usa frequencia baixa , os wooofer mais alta , se você trabalhar na mesma frequencias woofer e subs , vai dar problema na certa , você poderia colocar a sd no sub como esta e outro módulo pros woofer .

e uma sd 400.4 por exemplo pros driver , ou bbuster 3600 pro sub e estério , sendo assim vende a sd .

acho que seria interessante colocar um dijuntor , no remote . quando fechar a mala desliga os woofer , quando abri você liga .

logo vem o pessoal , com mais conhecimento pra te ajudar melhor

MarcosPedro, poisé eu desconfiava que o sub+woofers não daria certo no mesmo modulo. O bbuster3600 parece ser um bom custo-beneficio, até porque com mais um modulo no projeto o preço aumenta consideravelmente. Pensando já nas mudanças:

- manteria o SD400.1D pro Sub Pioneer Slim

- colocaria um SD400.4D pros drivers e tweeters (bom pelo baixo consumo e tamanho)

- trocaria o crossover STETSON STX62 (3 vias) pelo TARAMPS CRX4 (4 vias)

- agora para os 2 woofers Eros312 tocarem bem pra fora, vou pesquisar um pouco mais...

Compartilhar este post

Link para o post

MarcosPedro, poisé eu desconfiava que o sub+woofers não daria certo no mesmo modulo. O bbuster3600 parece ser um bom custo-beneficio, até porque com mais um modulo no projeto o preço aumenta consideravelmente. Pensando já nas mudanças:

- manteria o SD400.1D pro Sub Pioneer Slim

- colocaria um SD400.4D pros drivers e tweeters (bom pelo baixo consumo e tamanho)

- trocaria o crossover STETSON STX62 (3 vias) pelo TARAMPS CRX4 (4 vias)

- agora para os 2 woofers Eros312 tocarem bem pra fora, vou pesquisar um pouco mais...

cross poderia ser um banda px1 , mais cara não pensa em dois woofer melhores , e tirar o sub? tem woofer que tocam muito bem hip hop , até chega a surpreender .

Compartilhar este post

Link para o post

ou se quer um som bem misto , vai pra 2 pioneer ou até 4 pioneer caixa por volta dos 40 litros , dizem que rende muito bem tanto dentro como fora economizaria ja em módulo e acredito ficar bem melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Esses subs slim são fraquíssimos pra SPL. Precisaria de uns 4 subs desse pra conseguir ouvi-los diante de UM eros 312LC. Já dois eros, acompanha fácil 16 subs desses!

Se eu fosse vc, faria:

a) Quer insistir nesse projeto? Bota 2 subs de 12' em caixas caprichadas, um médio e um driver ti

b) Quer algo bom e definitivo? Uma 18", uma 12" e um driver ti. Ocupa o mesmo espaço em termos de caixa e toca 3x mais!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei nos Sub Pioneer 12" 400RMS TSW310D4 no lugar dos Eros312, é quase o mesmo preço, e poderia usar o mesmo módulo pros 3 pioneer. A diferença é que os Pioneer vão tocar só as frequências mais baixas, já o Eros teria uma cobertura médio-grave maior, dispensando outro falante pra médios, e ainda tem mais pressão com a mala aberta (me corrijam se estou errado).

Ainda firme no projeto original (rs), mantendo a caixa e não dispensando o SLIM, idéia seria deixar o SLIM junto com os 6" da porta do motorista como som interno, que liga automático com o som do carro, já que o SLIM não vai nunca conseguir acompanhar os outros dois (seja pioneer ou eros) e colocar o dijuntor no remote pra quando precisar tocar pra fora ligar o trio woofer, corneta e tweeter.

Lembrando que quero deixar TUDO dentro da mala. E o máximo que to podendo investir seria R$ 2.000,00.

Entre colocar mais dois sub Pioneer ou mais dois woofer Eros, pra tocar pra fora, qual renderia mais? Se colocasse os Pioneer eu não vou perder nas frequências médio-grave?

E já viajando um pouco, será que no tampão da foto, nos furos 6x9 eu conseguiria encaixar dois médios de 8", tipo o 8PW7 JBL? No caso seria pra preencher o som dos pioneer. pra deixar claro, seria modificando o buraco do 6x9 pro 8", tendo assim frequências medias no projeto....

Editado por boom_shankar

Compartilhar este post

Link para o post

como eu disse sobre sub pioneer seria o modelo de 12 polegadas 2 de 12 ou até mesmo 4 ficaria legal , tanto pra fora como pra dentro , sendo que vai conseguir tocar boas frequencias deis das baixas , mais com médio grave , ou 1 de 18 que o blloom recomendo , acho que não ficaria legal essa mistura de sub com woofer .

Compartilhar este post

Link para o post

Esses subs slim são fraquíssimos pra SPL. Precisaria de uns 4 subs desse pra conseguir ouvi-los diante de UM eros 312LC. Já dois eros, acompanha fácil 16 subs desses!

Se eu fosse vc, faria:

a) Quer insistir nesse projeto? Bota 2 subs de 12' em caixas caprichadas, um médio e um driver ti

b) Quer algo bom e definitivo? Uma 18", uma 12" e um driver ti. Ocupa o mesmo espaço em termos de caixa e toca 3x mais!!!

Ainda insistindo no projeto, to pensando em colocar invés dos 2 Eros , 2 Pioneer 12" 400RMS cara-preta, como o Marcos Paulo falou teria rendimento pra dentro e pra fora. 40 Litros já servem legal pros Pioneer? E os médios, aonde encaixa nesse projeto?

Editado por boom_shankar

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda insistindo no projeto, to pensando em colocar invés dos 2 Eros , 2 Pioneer 12" 400RMS cara-preta, como o Marcos Paulo falou teria rendimento pra dentro e pra fora. 40 Litros já servem legal pros Pioneer? E os médios, aonde encaixa nesse projeto?

Se eu fosse vc, faria:

Sobre esse projeto 18" + 12" + TI, tem alguma foto ou algum link dele pra passar?

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei as medidas dos falantes e acabei de simular a caixa que tinha planejado, colocando 28cm pros furos dos Pioneer e 33cm pra frente deles, e para largura de 90cm tem que ter altura de pelo menos 50cm, senão não encaixam os três.... bom, voltei a estaca zero de novo, esse pioneer SLIM ta virando a pedra no sapato do projeto...

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei as medidas dos falantes e acabei de simular a caixa que tinha planejado, colocando 28cm pros furos dos Pioneer e 33cm pra frente deles, e para largura de 90cm tem que ter altura de pelo menos 50cm, senão não encaixam os três.... bom, voltei a estaca zero de novo, esse pioneer SLIM ta virando a pedra no sapato do projeto...

cara o pioneer vende , começa do zero , coloca dois pioneer 12 em caixa por volta dos 40 litros , depois médio poderia ser dois de 8 exemplo power vox , 20 litros pros dois , 2 driver d200 st 200....

se quer gastar mais um pouco sem duvida o projeto que o bloom falou , ai sim teria um som ótimo , ele recomendo pois ele tem esse som . se puder segue o projeto dele

Compartilhar este post

Link para o post

1xsub800 18" caixa 100l @50hz

2x10pw3 cornetada selada

1xdf375

1xSt200

Os amps ficam a sua escolha , pioneer slim vende ou faz qualquer coisa , mais esquece ele.

Ocupa o mesmo espaço e no fim vai render 10x mais que a ideia inicial.

Na hora de tocar som interno desliga o remote dos amps de médio e agudo e baixa os cortes hpf e lpf do sub800.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai depender do quanto está disposto a gastar.

Se quer algo realmente simples adicione um pw3 + d220ti ao seu projeto atual, ficará fácil fazer um upgrade futuro.

Mas realmente esse Slim não vai ajudar em nada no som pra fora.

Enviado do meu Galaxy S3 usando Tapatalk.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fosse vc, faria:

1xsub800 18" caixa 100l @50hz

2x10pw3 cornetada selada

1xdf375

1xSt200

Os amps ficam a sua escolha , pioneer slim vende ou faz qualquer coisa , mais esquece ele.

Ocupa o mesmo espaço e no fim vai render 10x mais que a ideia inicial.

Na hora de tocar som interno desliga o remote dos amps de médio e agudo e baixa os cortes hpf e lpf do sub800.

Só seguir [-] cuidando da bateria para não faltar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre esse projeto 18" + 12" + TI, tem alguma foto ou algum link dele pra passar?

http://autoforum.com.br/topic/190292-topico-sobre-o-meu-som-bloom-fiquei-devendo-faz-tempo/

Pode montar até 4x12 no grave e 2x12 no médio (dos que você pretende colocar), que eu ainda não passo vergonha ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ressuscitando o tópico... pra ver as impressões aqui do TRIO.

Bom, segui em frente com o projeto misto, algumas mudanças.... e projeto finalizado, segue as fotos pros comentários, críticas, sugestões, etc...

Ligação elétrica ficou com fusível de 100A na bateria do cofre e disjuntor 63A residencial na bateria da mala. Coloquei no remote uma chavinha pra ligar e desligar o som da mala. Cabeamento anti-chama 13mm entre as baterias.

Ontem inaugurei o som na quebrada aqui onde nóis bébe, o som pra fora ficou muito bom, qualidade mesmo. Esses d220TI são ótimo, joga os médio-agudos longe e limpo. Os graves ficaram bem fortes e "redondos" ao redor do carro. Surpreendeu minha expectativa de mala aberta, agitou legal mesmo, pressão sonora ao redor do carro. O SLIM virado pra cima e dentro do carro também ta fazendo sua parte, tremendo as zoreia. os 220TI são bem fortes, achei até que o magnum 8" ficou "fraco" perto deles, mas pode ser impressão, algum buraco de frequência o magnum tá preenchendo.

Encomendei um mega capacitor 2f e bloco distribuidor, tudo technoise, pra dar um grau nos pico de grave e na fiação.

A bateria ACDelco de 150, junto com a de 60A do cofre seguram o som por uma hora, mais ou menos, depois de uma hora de som com carro desligado, começou a dar aquelas falhas no pico de grave, pedindo pra abaixar o volume, dai liguei o carro e segurou legal. Acabamento do tampão ficou uma b*sta, já de dentro do carro fica bem encaixado , e tudo escondido dentro da mala. Mas por enquanto fica assim mesmo.

Calculo da sintonia da caixa do W310: queria pedir ajuda de alguém que tem facilidade pra calcular a sintonia da caixa dos SUBS, não consigo nem no computador de casa nem do trampo o box_design do autosom . net, ta dando pau no java. To querendo saber se tenho que diminuir o duto ou nao.

compensado 15mm, volume interno bruto 41.28 Litros

medidas externas da caixa: 35cm x 46,5cm x 33cm

duto de 4 polegadas 28cm de comprimento.

Valeu!

xg4b.jpg

h75t.jpg

7zyl.jpg

9yet.jpg

Editado por boom_shankar

Compartilhar este post

Link para o post

To tendo os primeiros problemas aqui no set.. vamos la, se puderem ajudar a esclarecer.

To com uma bateria de 60A no cofre e uma de 150A na mala, ligadas por um cabo 13mm, com fusivel 100A na da frente e disjuntor residencial 63A na de trás.

Depois de uma hora de som ligado, carro desligado, começa a falhar o som no pico de grave, e sou obrigado a ir reduzindo o volume. Quando chega ao limite, ligo o carro, e mesmo assim o problema persiste : segura um tempo, depois tem que ir baixando cada vez mais, porque vai falhando nas batidas de grave. Reparei que as vezes o próprio player desliga, o que automaticamente desliga os modulos por causa do remote.

O carro é Gol G5 2009 com ar condicionado, mas não sei ao certo capacidade do alternador.

Duvidas:

Esta faltando bateria? Ou o alternador não dá conta de segurar o som simultaneamente?

Um megacapacitor resolveria o problema? Ou a bateria da mala tem que ser carregada em casa, com um carregador carga lenta? Ou será ainda que o remote pode estar sobrecarregado, já que liga os 3 modulos?

O que desanimou é saber que mesmo com o carro ligado não posso tirar tudo do som. Antes de ter que tirar alguma parte do set, queria entender as possíveis soluções, agradeço as respostas.

Editado por boom_shankar

Compartilhar este post

Link para o post

To tendo os primeiros problemas aqui no set.. vamos la, se puderem ajudar a esclarecer.

To com uma bateria de 60A no cofre e uma de 150A na mala, ligadas por um cabo 13mm, com fusivel 100A na da frente e disjuntor residencial 63A na de trás.

Depois de uma hora de som ligado, carro desligado, começa a falhar o som no pico de grave, e sou obrigado a ir reduzindo o volume. Quando chega ao limite, ligo o carro, e mesmo assim o problema persiste : segura um tempo, depois tem que ir baixando cada vez mais, porque vai falhando nas batidas de grave. Reparei que as vezes o próprio player desliga, o que automaticamente desliga os modulos por causa do remote.

O carro é Gol G5 2009 com ar condicionado, mas não sei ao certo capacidade do alternador.

Duvidas:

Esta faltando bateria? Ou o alternador não dá conta de segurar o som simultaneamente?

Um megacapacitor resolveria o problema? Ou a bateria da mala tem que ser carregada em casa, com um carregador carga lenta? Ou será ainda que o remote pode estar sobrecarregado, já que liga os 3 modulos?

O que desanimou é saber que mesmo com o carro ligado não posso tirar tudo do som. Antes de ter que tirar alguma parte do set, queria entender as possíveis soluções, agradeço as respostas.

Eai cara. Quais módulos vc está usando e o consumo deles eh de quanto? Talvez possa ser o cabo entre as baterias que pode estar mt fino. Recomendo 25mm. Tem como fazer um video de como fica o rendimento do som pra fora de mala fechada e aberta. Estou montando um set parecido, vou utilizar dois w310 em uma caixa dutada +- 39 L por sub ligados em um módulo que forneça uns 1500w rms, 2 d200 2 st 200 e 2 10pw7 numa caixa selada com os pw7 voltados pra cima e os drivers e st para a mala ligados em uma power one.

Até mais

Editado por Solci

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui baixar o BASSBOX e a sintonia da caixa dos W310 ficou 42hz, acho que esta bom. O duto sopra um pouco, mas nada que interfere no som.

Quando chegar o megacapacitor 2f e blocos de distribuição, vou refazer o esquema elétrico todo: substituir o cabo entre as baterias de 13mm para 21mm, e o cabo do distribuidor para os modulos todos de 13mm.

To preocupado com o lance do carro ligado não segurar o som, o alternador era pra jogar 14v, porém não tá segurando.

Será que trocar a fiação entre as baterias vai melhorar?

Será que, ao invés de ligar positivo com positivo das baterias, colocar um cabo direto do alternador pra bateria auxiliar vai melhorar a alimentação? Li no fórum que algumas pessoas que fizeram isso notaram melhoras significativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...