Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

julianonicoletti

[Nissan Sentra 2.0] 3 vias + Sub + AudioSigma(entra JL HD)

Recommended Posts

Postado em

O som ficou redondo, com uma alteração que o Nando fez no software melhorou ainda mais. Uma calculadora para o TA e balance, basta colocar as distâncias dos falantes até o seu nariz e pronto. Ficou perfeito, tudo entrou no palco como mágica... kkkk....

Que maravilha! [-]

Eu só tô tentando entender como eu não pensei nisso antes haha!

Postado em

O som ficou redondo, com uma alteração que o Nando fez no software melhorou ainda mais. Uma calculadora para o TA e balance, basta colocar as distâncias dos falantes até o seu nariz e pronto. Ficou perfeito, tudo entrou no palco como mágica... kkkk....

Conte mais sobre o balance :legal:

Postado em

hein?!?!?! Não saquei Murilão... kkkk...

Ué, balance, som pra lá ou pra cá... kkkk....

No programa basta colocar as distância e ele calcula o delay para todos os canais (sub fica como 0) e o balance para ajustar o palco ao centro. O Processador faz os 2 ajustes separados, Mesmo que vc ajuste o delay exato, o palco vai ficar na altura do volante. No balance eu ajusto para o centro do painel. Mas a nova atualização do software faz isso automaticamente.

Postado em

Eu particularmente todas as vezes que usei o balance no acerto de palco não ficou 100%. Em algumas músicas a voz ficou difusa e aparecia em vários lugares em tempos diferentes na música. Dependendo do tom alcançado e a frequência produzida mudava de posição a voz.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Postado em

esquisito Clayton, pra mim é meio obvio, aumentar o falante mais distante, faço isso no HT em casa...

Muitos processadores e players tem atenuação além do delay no TA. Sendo assim ele ajusta o delay de cada falante e tb o "ganho" (balance). Em outros precisa-se fazer o ajuste de ambos.

Aqui ficou perfeito, testei cds focal, cd de teste Questo e Dire Straits, Norah Jones e Joss Stone e todos ficaram perfeitamente alinhados ao centro, com ótima altura e profundidade mediana...

Postado em

Eu particularmente todas as vezes que usei o balance no acerto de palco não ficou 100%. Em algumas músicas a voz ficou difusa e aparecia em vários lugares em tempos diferentes na música. Dependendo do tom alcançado e a frequência produzida mudava de posição a voz.

Depende muito da posição dos falantes... e depende do velho fator "costume". Você ouve mais forte de um lado, acaba acostumando, e a alteração traz um desconforto no começo.

Postado em
esquisito Clayton, pra mim é meio obvio, aumentar o falante mais distante, faço isso no HT em casa...

Muitos processadores e players tem atenuação além do delay no TA. Sendo assim ele ajusta o delay de cada falante e tb o "ganho" (balance). Em outros precisa-se fazer o ajuste de ambos.

Aqui ficou perfeito, testei cds focal, cd de teste Questo e Dire Straits, Norah Jones e Joss Stone e todos ficaram perfeitamente alinhados ao centro, com ótima altura e profundidade mediana...

Quero ouvir. Kkkkkkkkk. Te ligo.

Postado em

Só um detalhe...

o corte desse FULL está muito baixo...recomendo 300hz

bah mas não dá pra generalizar

O TB e o Fountek tocam de formas TOTALMENTE diferente

O conjunto magnético do Fountek é bem mais forte, deixa ele com melhor resposta a transientes, ele só não desce mais por questões físicas mesmo, e mesmo assim dá pra fazer ele descer até próximo a Fs sem medo de afetar as altas (lembrando claro que ele tem uma ressonância que tem que ser tratada com o notch, e não tem nada a ver com o ponto do HP)

Postado em

agora que vi o tópico!

cara, muito bom o serviço

conheço esses full, não precisa de tweeter, mas se tu quis.... rsrsrs

com os recursos de processador que tu tens então, é teta de fazer qquer coisa com ele

sobre o que tu falou do FR89 ser meio "saidinho", faz um notch "simulado" aí no processador

0,33mH/8,2uF/4,7Ohm

é só usar o Google e descobrir a frequência dele

se quer um bom gerador de tons, usa o que tem nesse programa aqui http://acousticcalcu...re.informer.com, que é free

Cristiano, acho que achei uma calculadora para descobrir essa frequencia. E deu exatos 3059,9hz... hehehe.. vou verificar o que consigo com essa frequencia.

Valeu pela ajuda.

Postado em

Ao inves de mexer no balance eu passei a usar o eq individual por canal na faixa de médios... voz e guitarra principalmente que era onde a reflexão que dá no meu carro, atrapalhava mais.

Então é como um balance jogado 2db pra direita.

Eu atenuei algumas frequencias em 2db só no canal esquerdo, numa comparação entre os 3 jeitos: normal, balance pra direita e uso do eq individual por canal prefiro a última. Mas cada caso é um caso, se nao tivesse reflexão eu jogaria só o balance mesmo (quando faço assim a bateria vai pra um lado e a voz pro outro por exmeplo, igual o clayton falou dependendo da frequencia o centro fica flutuando por aí kkkk)

Abraço.

Continue fuçando, é legal de ver o que acontece.

Postado em (editado)

Valeu por compartilhar a sua experiencia murilo.

A parte de ajuste é bastante complexa, mas eu acho muito legal, principalmente equalizar e mexer nos cortes. TA é algo dificílimo para eu mexer, principalmente pelas diferenças entre músicas. Numa está legal, em outro vc já acha que não ficou bom. Com o cálculo do programa, lavei minhas mãos (kkk) e consegui um ajuste excelente.

Editado por julianonicoletti
Postado em

Juliano.

EEE, set show de bola!

Ouvi esse FDS, tá muito agradável, detalhe pro Processador, que realmente me surpreendeu, muito bom mesmo.

Nem liga pras dicas do Diego, no fundo ele ainda gosta de trio e spl, hahahahahahahahahaha.

Ah, mas assim, ouvindo dos bancos traseiros, o sub está evidente, mas realmente nos bancos da frente falta uma pegada mesmo, vc experimentou aumentar um pouco os ganhos ou os cortes?

No mais, é isso ai....tá muito legal o Set, outro detalhe, são as colunas, PQP, que trabalho, que acabamento, parábens ao Wagner!

Postado em

Valeu por compartilhar a sua experiencia murilo.

TA é algo dificílimo para eu mexer, principalmente pelas diferenças entre músicas. Numa está legal, em outro vc já acha que não ficou bom. Com o cálculo do programa, lavei minhas mãos (kkk) e consegui um ajuste excelente.

Essa é a questão... quando voce acerta o ajuste e TODAS as músicas ficam acertadas, é porque voce acertou o ajuste... mas isso demora...eu levei 2 meses...

Postado em

Escutei o Som do Juliano.

Gostei muito do resultado...os fountek tocam muito bem...do meu ponto de vista só faltava o ganho mais alto nos TW porque estavam apagados...e eu gosto de TW com mais "brilho"

rsrsrs

e ficou muito bom o TA, está com o foco muito bom mesmo.

O sub é fraco para o SET, não acompanha, ainda mais em carro Sedan...mais tbm...um NAR de 10" em selada não dá mesmo.

2 de 10" ou 1 de 12" ficará excelente...

o acabamento está show...as colunas ficaram perfeitas...so faria elas encapadas na cor do painel (cinza escuro) porque fica mais discreto...

mais é show mesmo o acabamento do wagner.

SÓ UM DETALHE...o processador não faz corte em 6db. Não da pra adicionar isso nando?

no mais só ir testando outros cortes...até achar o ponto ideal.

mais está muito bom mesmo...está rendendo muito bem.

Parabéns pelo set.

é o que eu dizia com os Tangband+Dayton, da pra tirar um resultado muito satisfatório com equipamentos relativamente em conta.

Postado em

Não sei como se comporta o NAR em selada mas o questo em selada não gostei muito.

Não achei que falta SPL (era um civic com questo de 10" em selada) mas não desce o suficiente.

Eu uso corte em primeira ordem, pra mim faria falta.

Essa é a questão... quando voce acerta o ajuste e TODAS as músicas ficam acertadas, é porque voce acertou o ajuste... mas isso demora...eu levei 2 meses...

To nessa também hauhauha

ACHO que agora foi.

Postado em

Valeu Diego e Leo. Foi bastante legal compartilhar o som com outras pessoas. A gente fica naquilo de achar tudo bom porque investiu, mas não sabe realmente a quantas está. Agradável para mim está, mas é legal ouvir a opinião de outras pessoas.

O ajuste no tw do Diego ficou salvo e não alterei mais. Ele estava certo mesmo, a diferença era pouca mas abriu bem os tws.

Sobre o sub, será o proximo e acredito o último upgrade. E qual recomendam??? JL para não errar?? Focal, DLS?? E quanto a caixa, penso tentar uma dutada, talvez até uma de fibra, aproveitando melhor o PM. Além da falta de SPL, ele tb desce pouco...

Triatletadan, exatamente, e acho que consegui ajustar apenas com a Calculadora do processador. Extremamente simples, como eu nunca imaginaria...

Postado em

JL 12w6v2... Ou 12w3...

Recomendo em selada... O 12w6v2 toca absurdos em selada...

Dutada só faria para sub de 10...mais mesmo assim prefiro o de 12.

Tem os idq que são tiro certo tbm... Mais difícil de achar.

Se quiser pode optar por de 13 tbm... Aí tem os jls 13w1 que tocam muito tbm...

Curti o som... Só faltava um pitaco nos tw... Que pra mim ficou perfeito..

Que bom que vc curtiu... Eu achei que deu vida no seu som... Ficou muito bom mesmo

Postado em

Se o mid descer MUITO, 12w3 em dutada. :)

Fica showzão.

Em dutada deve ficar lento...mesmo cortado muito baixo...

o MID dele não desce tanto tbm...está em 52hz

o Ideal é selada mesmo...com corte entre 40 e 52hz

Postado em

Em dutada deve ficar lento...mesmo cortado muito baixo...

o MID dele não desce tanto tbm...está em 52hz

o Ideal é selada mesmo...com corte entre 40 e 52hz

Sugiro ouvir meu carro.

Já tive os dois, não volto pra selada não.

Postado em

Juliano. Coloca um 12w6 aí. Ou melhor, acha 2 subs que toquem bem.em IB e boa fio. Dois IDQ de 12 em IB afffff ficaria animal.

Ousadia e alegria :vts

Diego, to cortando o sub abaixo de 40hz em primeira ordem forçando no eq pra baixo em 60hz 3db (se bem que tem gente que gostaria em 0 também, mas fica com muito punch na minha opinião), não achei um som ainda que ficasse "lento".

O mid do hex tá em 31,5hz com um slope abrupto, acho que dá pra deixar em 20hz com o maior slope que tiver mas aí fico com medo [^]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...