Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GutoHiLL

Band Pass 4ª ordem para Jetta

Recommended Posts

Engraçado tenho um sedan, new civic, com um sub de de 300W RMS e toca perfeitamente na frente grave, de boa total... é uma caixa selada...

 

Tenho um amigo q tem um civic tb.. e realmente o grave entra facil.....

Agora no jetta, passat e etc o negócio complica! !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faço minhas as palavras do amigo acima, também tenho um New civic tocando em selada de 10" e o grave entra bem até , mas tive apenas que cortar o vão do encosto.

 

Mas NÃO devemos esquecer o QUANTO de grave o autor do tópico curte ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um amigo q tem um civic tb.. e realmente o grave entra facil.....

Agora no jetta, passat e etc o negócio complica! !

 

Na boa não existe carro difícil, mas existe sim instalador competente e os outros, ponto final.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faço minhas as palavras do amigo acima, também tenho um New civic tocando em selada de 10" e o grave entra bem até , mas tive apenas que cortar o vão do encosto.

 

Mas NÃO devemos esquecer o QUANTO de grave o autor do tópico curte ....

 

Meu carro não tem nada cortado, tem segundo a idéia da maioria do pessoal do fórum esta é pior a condição, pois meus amps ficam no "teto" do porta-malas portanto tem um chapa de madeira no tampão para fixar os amps, e mais uma outra chapa para dar o acabamento nos amps, e atras dos bancos tem outro chapa para separar a parte da bateria e crossover...quem ouve o grave do meu carro desacredita....é bem legal......... detalhe uso o grave no 0 e no processador posso regular até o 15......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Meu carro não tem nada cortado, tem segundo a idéia da maioria do pessoal do fórum esta é pior a condição, pois meus amps ficam no "teto" do porta-malas portanto tem um chapa de madeira no tampão para fixar os amps, e mais uma outra chapa para dar o acabamento nos amps, e atras dos bancos tem outro chapa para separar a parte da bateria e crossover...quem ouve o grave do meu carro desacredita....é bem legal......... detalhe uso o grave no 0 e no processador posso regular até o 15......

 

Cara, qual o corte para sub que estás usando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, qual o corte para sub que estás usando?

 

Eu sempre usei o q fica melhor, mas geralmente esta entre 50 ou 63 ou 80hz ...sério preciso ver certo o atual, dps t falo..... mas tah tocando bem divertido qqr tipo de musica.....

Editado por soundworks

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu tá 40hz 3ª ordem... Foi a unica forma que consegui deixar com o alinhamento de tempo regulado no sub... se eu desco para 2ª ordem fica terrível o subwoofer quando tá alinhado, ele anula as frequencias graves mais altas do mid...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amigo me deu uma boa idéia acima...

 

Um questo de 8" com uma caixa dutada com o sub e o duto virados para o buraco do apoio de braço. Será que ficaria bom? Ficaria certinho o tamanho do falante no buraco do apoio de braço. Um de 10" ficaria maior, aí acho que já cancelaria mais, certo?

 

Obrigado.

Editado por GutoHiLL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

detalhe uso o grave no 0 e no processador posso regular até o 15......

 

E quanto no crossover do pxa ? rs.

São as duas coisas que mexem na intensidade do subwoofer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde quando no duto de uma caixa sai som??

Editado por soundworks

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amigo me deu uma boa idéia acima...

 

Um questo de 8" com uma caixa dutada com o sub e o duto virados para o buraco do apoio de braço. Será que ficaria bom? Ficaria certinho o tamanho do falante no buraco do apoio de braço. Um de 10" ficaria maior, aí acho que já cancelaria mais, certo?

 

Obrigado.

 

Teria que ser selada, grosseiramente o som do duto se soma ao do cone. Se virar para outro lado vai ficar estranho e perder som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde quando no duto de uma caixa sai som??

 

A resposta de uma caixa dutada é justamente a resposta do falante + a resposta do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teria que ser selada, grosseiramente o som do duto se soma ao do cone. Se virar para outro lado vai ficar estranho e perder som.

 

E se colocar o sub virado para o apoio de braço e os 2 dutos nos buracos de alto falante do tampão? Evitará cancelamento ou sem chance mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O duto serve apenas para acertar a caixa nada de som lá....se tiver som no duto tem erro no calculo...........

Editado por soundworks

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU ACHO, "achismo" mesmo, que duto de caixa dutada, não sai som algum, sai só ar, servindo apenas para sintonizar a caixa. Logo, talvez, de nada adiante aqueles projetos mirabolantes de dutos para dentro do carro, a única coisa que vc terá é um secador de cabelos ou ventilador na parte de trás do carro, rsrsrs

Já no caso da Band Pass, tmb tenho a mesma dúvida do Cristiano, ai creio que mude de figura, pois os dutos de band pass, saem som simm... pois digamos que é a única saida do som.... Já que o cone fica "interno", sei lá, só um palpite sem termos técnicos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... numa caixa dutada a energia da onda sonora da parte de trás da caixa pode vazar para o ambiente, coisa que nao acontece com a selada, justamente pelo duto. Mas normalmente é num nível bem abaixo do que vc ouviria da parte da frente (alguns dizem ser da ordem de -20Db). Acontece que esse duto funciona como uma caixa de ressonância, gerando um pico de resposta na frequência onde ele foi calculado. Ou seja, sai som dali sim, normalmente num nivel muito abaixo do nivel normal, mas com um pico em uma frequencia bem baixa, que é justamente o reforço de graves que a caixa dutada gera.

 

Agora, se jogar o duto pra dentro do carro ajuda ou atrapalha, já é complicado dizer. Dependendo da vedação do portamalas e duto pode começar a funcionar como uma band-pass, mas achar que vai sair algo certo disso ai é loteria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Marea Sedan e estou utiliZando um Sub 12" com 500rms aplicados, e passa bastante grave para o habitáculo; isto com o Sub virado pra dentro. Mas a tampa do PM e a placa vibram muito em volume médio-alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... numa caixa dutada a energia da onda sonora da parte de trás da caixa pode vazar para o ambiente, coisa que nao acontece com a selada, justamente pelo duto. Mas normalmente é num nível bem abaixo do que vc ouviria da parte da frente (alguns dizem ser da ordem de -20Db). Acontece que esse duto funciona como uma caixa de ressonância, gerando um pico de resposta na frequência onde ele foi calculado. Ou seja, sai som dali sim, normalmente num nivel muito abaixo do nivel normal, mas com um pico em uma frequencia bem baixa, que é justamente o reforço de graves que a caixa dutada gera.

 

Agora, se jogar o duto pra dentro do carro ajuda ou atrapalha, já é complicado dizer. Dependendo da vedação do portamalas e duto pode começar a funcionar como uma band-pass, mas achar que vai sair algo certo disso ai é loteria...

 

 

Concordo com tudo que você disse, e desculpem minha ignorância mas fala que não sai som do duto é burrice, qualquer apostila básica mostra que a diferença entre uma caixa selada e uma dutada é de 3db's e o f3 mais baixo, e a unica diferença entre elas é que uma tem duto e a outra não..E como que uma band-pass conseguiria ganhos de 4, 5 db's em cima do spl do alto-falante se o duto naõ "falasse também"

Editado por mateus wild

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E justamente por causa do duto q se consegue um reforço de 3dB na frequencia de sintonia.

Acontece que na FS as ondas do duto e sub estao em fase reforcando o ganho da caixa!

Portanto, sai algum grave do duto, mas com uma intensidade mais baixa...

Mas certeza q nao é isto que vai fazer aparecer o grave no carro!

Senão, não existiria caixa selada...

 

Um detalhe q deve ser observado, o Byronald fez um teste de colocar o sub virado para o furo do encosto de braço, pensando q desta forma o SPL seria maior dentro do carro, e para surpresa dele a caixa num tocou nada.

Ele teve um bom resultado com uma caixa de fibra fixada na lateral do carro.

Acho valido vc partir para os testes e ver qual a melhor posiçao para seu carro.

Eu vi um civic na dolby aqui de brasilia tocando muito com uma caixa de fibra lateral com duto.

E era um sub de 10" da Hertz.

O grave era satisfatório.

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se pelo duto sai ar, numa frequência igual à do falante, então você tem o quê no duto?????? Tcharammmmmm....

 

Quanto à posição, a caixa lateral, mais próxima ao extremo (tampa) sempre terá o maior ganho em sedã. Já vi casos de carro "passa nada" passando muito bem desta forma. Isto em caixas padrão de "fibra" seladas.

 

Outras posições vão facilitar a instalação de mais de um falante, mas vão cobrar seu preço pelo acoplamento deficiente. Vale a mesma regra de casa, com o sub no cantinho da sala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

0!

 

Nem o ganho do amp esta no talo, alias longe disso.........

 

O cross do PXA vai de valores negativos até 0, então 0 é o máximo.

Foi ai que eu disse que uso -18.

 

Escutei o civic do felipego com questo de 10 em selada e o grave passa bem. Só não desceu o tanto que eu esperava mas isso são outros quinhentos.

Edit: caixa de fibra lateral, igual a do byronald, só muda o reforço.

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cross do PXA vai de valores negativos até 0, então 0 é o máximo.

Foi ai que eu disse que uso -18.

 

Escutei o civic do felipego com questo de 10 em selada e o grave passa bem. Só não desceu o tanto que eu esperava mas isso são outros quinhentos.

Edit: caixa de fibra lateral, igual a do byronald, só muda o reforço.

 

poisé, alto falante pequeno, com qts baixo em caixa selada não tem como desce muito mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...