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P4nic0

Equivalência Disjuntor Residencial x Automotivo

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poiseh.. ainda estou na duvida..

seria legal uma explicação mais técnica da coisa.. pois ainda acho que o valor de "corte" em corrente muda conforme a tensão..

 

Corrente não depende da tensão. Potência, sim, depende dela.

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Usando um Tripolar de 80A dividindo o cabo em 3, seria equivalente a um monopolar de 240A?

 

Acho que vai numa boa sim. Só tem que fazer um barramento pra ligar tudo direitinho.

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Corrente não depende da tensão. Potência, sim, depende dela.

eu tava mesmo lembrando disso.. que estava me referindo a calculo de potencia..

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Fusivel funciona pra sempre.

disjuntor funciona no max 3 vezes depois tem que ir pro lixo.

então, na saida da bateria use fusível, na entrada do barramento, para manobra, use disjuntores.

Weg e siemens tem disjuntores com curvas legais em DC, só respeitar o manual.

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-minidisjuntores-mdw-disjuntores-em-caixa-moldada-predial-dwp-interruptores-rdw-e-dispositivos-spw-50009824-catalogo-portugues-br.pdf

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Fusivel funciona pra sempre.

disjuntor funciona no max 3 vezes depois tem que ir pro lixo.

então, na saida da bateria use fusível, na entrada do barramento, para manobra, use disjuntores.

Weg e siemens tem disjuntores com curvas legais em DC, só respeitar o manual.

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-minidisjuntores-mdw-disjuntores-em-caixa-moldada-predial-dwp-interruptores-rdw-e-dispositivos-spw-50009824-catalogo-portugues-br.pdf

 

Gostei desses WEG... 125A em curva B e aceita até 35mm².

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Fusivel funciona pra sempre.

disjuntor funciona no max 3 vezes depois tem que ir pro lixo.

então, na saida da bateria use fusível, na entrada do barramento, para manobra, use disjuntores.

Weg e siemens tem disjuntores com curvas legais em DC, só respeitar o manual.

http://ecatalog.weg....ortugues-br.pdf

não entendi o pq de jogar o disjuntor no lixo "depois de 3 vezes"..

poderias explicar melhor?

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Fusivel funciona pra sempre.

disjuntor funciona no max 3 vezes depois tem que ir pro lixo.

então, na saida da bateria use fusível, na entrada do barramento, para manobra, use disjuntores.

Weg e siemens tem disjuntores com curvas legais em DC, só respeitar o manual.

http://ecatalog.weg....ortugues-br.pdf

 

Como assim fusivel funciona para sempre?

 

Ao queimr tem que ir para o lixo não? :huh:

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não entendi o pq de jogar o disjuntor no lixo "depois de 3 vezes"..

poderias explicar melhor?

o disjuntor, pra ser barato, ele é feito com um padrão de engenharia que garante 3 desarmes de em média 10000A.

acima disso, a empresa ja não pode garantir que ele funcione.

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Como assim fusivel funciona para sempre?

Ao queimr tem que ir para o lixo não? :huh:

Fusivel de 30 anos de idade continua funcionando, e se ele queima é facil de descobrir e trocar...

já o disjuntor pode ser religado, mesmo estando á ponto de derreter.

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o disjuntor, pra ser barato, ele é feito com um padrão de engenharia que garante 3 desarmes de em média 10000A.

acima disso, a empresa ja não pode garantir que ele funcione.

Mas são poucos aqui que conseguem com suas baterias terem um pico de 10 000 A, se é que tem.

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Fusivel de 30 anos de idade continua funcionando, e se ele queima é facil de descobrir e trocar...

já o disjuntor pode ser religado, mesmo estando á ponto de derreter.

 

Ahh, agora entendi o que você falou :legal:

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Mas são poucos aqui que conseguem com suas baterias terem um pico de 10 000 A, se é que tem.

isso é considerando um curto circuito de cabos, se vc tiver um capacitor ligado no circuito, pronto, vc já teve 1/3 da vida útil do disjuntor.

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isso é considerando um curto circuito de cabos, se vc tiver um capacitor ligado no circuito, pronto, vc já teve 1/3 da vida útil do disjuntor.

 

Mas nessa situação que diminui 1/3 da vida util do disjuntor, o fusivel simplesmente terá que ir para o lixo pasmafaute

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3 vezes?

 

Se você desarmou o disjuntor 3 vezes, pode considerar a possibilidade de nunca mais ter som no carro... :vts

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3 vezes?

Se você desarmou o disjuntor 3 vezes, pode considerar a possibilidade de nunca mais ter som no carro... :vts

 

Se desarmar 3 vezes pode considerar a possibilidade de nunca mais ter carro pra botar som...

 

Se ficar desarmando é só trocar por um maior :vts

 

se ficar desarmando, tem algo errado com seu projeto, geralmente o disjuntor é referente a proteção do cabeamento.

Cabo de 34mm vai operar sempre com disjuntor de 90A e fusível de 100A se você colocar um disjuntor maior o cabo vai esquentar e derreter a capa.

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Cabo de 34mm vai operar sempre com disjuntor de 90A e fusível de 100A se você colocar um disjuntor maior o cabo vai esquentar e derreter a capa.

 

Como assim?

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Como assim?

 

O disjuntor e o fusível, foram inventados para que os cabos trabalhem em temperaturas controladas.

se botar 300A em um fio de 4mm ele vai esquentar até pegar fogo.

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O aquecimento é efeito joule... a quantidade de corrente que passa no cabo pode produzir um aquecimento nele. Isto não quer dizer que o fusível ou disjuntor faça este controle. Eles controlam apenas curto circuitos. Se você tem um amplificador que consome 40A e tem um cabo de 21, pode ter fusível de 300A e não ter a mínima alteração.

 

Aliás, fusível como forma de limitar corrente para uma instalação automotiva é remendo porco. Isto você faz em casa, onde tem trocentas tomadas e onde a soma do consumo delas é sempre desconhecido. Num carro você tem total condição de prever todo o consumo e superdimensionar os cabos.

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Pela NBR5410 o dimensionamento da proteção (disjuntor/fusível) deve proteger o cabo, limitando ele à sua capacidade máxima de condução de corrente. Se a proteção estiver superdimensionada, o cabo trabalhará fora de suas specs de temperatura, o que pode causar falha na isolação. Portanto, proteção é sempre para o cabo. Proteger equipamento são outros quinhentos. Foi essa discussão que eu tive com o Foca no último campeonato a regra da IASCA tem uma determinação X para fusível/disjuntor, diferente da norma. Outro motivo para uso de fusíveis é baixar a capacidade de curto circuito. Se a sua corrente de curto circuito for muito alta, seu disjuntor terá que ser dimensionada para esse parâmetro. Para isso, pode ser usado um fusível de ação retardada em série, possibilitando o uso de um disjuntor mais barato.

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Pela NBR5410 o dimensionamento da proteção (disjuntor/fusível) deve proteger o cabo, limitando ele à sua capacidade máxima de condução de corrente. Se a proteção estiver superdimensionada, o cabo trabalhará fora de suas specs de temperatura, o que pode causar falha na isolação. Portanto, proteção é sempre para o cabo. Proteger equipamento são outros quinhentos. Foi essa discussão que eu tive com o Foca no último campeonato a regra da IASCA tem uma determinação X para fusível/disjuntor, diferente da norma. Outro motivo para uso de fusíveis é baixar a capacidade de curto circuito. Se a sua corrente de curto circuito for muito alta, seu disjuntor terá que ser dimensionada para esse parâmetro. Para isso, pode ser usado um fusível de ação retardada em série, possibilitando o uso de um disjuntor mais barato.

 

Isto em prediais.

 

Em automotivas, se você vai instalar uma carga x, você dimensiona praquela carga, dá uma margem e pronto. Seu fusível ou disjuntor está ali para uma eventualidade de curto e nada mais. Você não precisa limitar algo que você projetou para não alcançar.

 

Isto sem falar que como o sinal é musical, você pode ter 4x a corrente projetada (nos picos) e não atingir sequer o consumo médio para o qual o seu esquema de alimentação foi projetado. É diferente de um monte de eletrodomésticos ligados a uma rede elétrica.

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Isto em prediais.

Em automotivas seu fusível ou disjuntor está ali para uma eventualidade de curto e nada mais.

 

fooogo! [""] Fooogo O.O [""] foooooooogo! O.O

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Editado por hotnikq

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Isto em prediais.

 

Em automotivas, se você vai instalar uma carga x, você dimensiona praquela carga, dá uma margem e pronto. Seu fusível ou disjuntor está ali para uma eventualidade de curto e nada mais. Você não precisa limitar algo que você projetou para não alcançar.

 

Isto sem falar que como o sinal é musical, você pode ter 4x a corrente projetada (nos picos) e não atingir sequer o consumo médio para o qual o seu esquema de alimentação foi projetado. É diferente de um monte de eletrodomésticos ligados a uma rede elétrica.

Estamos falando em instalações de baixa tensão, seja predial, industrial ou automotiva. Tem que proteger o cabo. Usando o disjuntor com a curva adequada, não importa o pico (lembrando que motores elétricos podem ultrapassar 10x a corrente nominal na partida) sua instalação estará segura.

O que não é necessário em instalações de baixa potência é o cálculo da corrente de curto circuito, que garante que o disjuntor irá abrir em um caso de curto.

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Estamos falando em instalações de baixa tensão, seja predial, industrial ou automotiva. Tem que proteger o cabo. Usando o disjuntor com a curva adequada, não importa o pico (lembrando que motores elétricos podem ultrapassar 10x a corrente nominal na partida) sua instalação estará segura.

O que não é necessário em instalações de baixa potência é o cálculo da corrente de curto circuito, que garante que o disjuntor irá abrir em um caso de curto.

 

Sim, mas a função é só proteger contra curtos mesmo. De resto, não tem porque usar pra limitar a corrente no cabo durante uso normal (ou como dito, pra não esquentar o cabo). Se o cabo esquenta é erro de dimensionamento. Erro grave, aliás. Um sistema minimamente dimensionado não vai ter qualquer necessidade deste tipo.

 

Quanto à corrente de curto, em 12V com uma bateria dificilmente vai ultrapassar os 500A... a não ser que tenha uma AGM. Um disjuntor simples seguraria bem a onda.

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Meu próximo sistema vai ter 2 ou 3 amplificadores e entre 110 e 140 amperes de consumo máximo. Por aqui só encontrei disjuntores de no máximo 70 amperes e curva C.

 

Tem alguma relação/cálculo entre quanto o disjuntor segura e a curva?

 

 

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