Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
reggaae

INTERFERENCIA NA FM , MÓDULO TARAMPS

Recommended Posts

Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum e estou com um problema no meu novo set de som que pelo que vi é antigo, interferência emi pelos módulos classe d na antena do player, ou seja módulo ligado= sem fm só chiado, módulo desligado=fm limpinha, vi que há uns 9 anos atrás o user kleberlpa deu uma solução caseira com uma tal rosquinha, porém todos os links estão expirados, dei uma pesquisada na net e achei um tal de supressor de ruídos :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506649494-filtro-supressor-anti-ruido-som-automotivo-stetsom-stf-1-_JM

 

será que faria a mesma função e resolveria meu problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Rick, li todos os tópicos que você relatou mas o único que parece ter tido êxito mesmo foi aquele esquema da rosquinha do kleberlpa, nos outros o pessoal relata como um problema sem solução, pesquisando no mercado livre achei algumas coisas que talvez façam a mesma função que a tal rosquinha,

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503850021-filtro-ac-emi-rf-evita-interferncias-equip-sensiveis-10a-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514281263-filtro-supressor-de-ruido-e-interferncias-ferrite-toroidal-_JM

 

será que algum deles resolveria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Procurei tópicos para ver se alguém tinha uma solução para essas interferências que os amplificadores digitais ocasionam no FM e não encontrei algo 100%.

Comprei um digital e está piorando muito a sintonia das rádios.

Algum fabricante desenvolveu algum produto que não sofra com esse problema? Ou realmente não tem solução de nenhuma forma?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Procurei tópicos para ver se alguém tinha uma solução para essas interferências que os amplificadores digitais ocasionam no FM e não encontrei algo 100%.

Comprei um digital e está piorando muito a sintonia das rádios.

Algum fabricante desenvolveu algum produto que não sofra com esse problema? Ou realmente não tem solução de nenhuma forma?

 

Olá Emerson, realmente a única solução que vi foi a que comentei do Kleberlpa, porém não encontro links on com o tutorial em lugar nenhum e parece que o pessoal do fórum esqueceu de nós....O jeito é se contentar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Li seu relato e me senti condicionado a relatar uma situação semelhante acorrida comigo, e a posterior solução que obtive deste problema.

Tenho um SD250.2 instalado no meu carro. E logo assim que foi ligado na primeira vez, um zumbido oríivel começava a sair do falante. Não era um zumbido que almentava de volume a medida que eu aumentava o som. Era um zumbido com intensidade fixa e baixa.

No começo decidi optar por esse filtro tipo Imã que abraça os cabos. Não funcionou e o zumbido continuava.

Uma segunda opção de correção foi o aterramento de RCA's do player. Reduziu um pouco (pouco mesmo!)

Observei que o fio que ligava bomba de gasolina do carro esta, não junto, mas próximo do RCA. Afastei. A partir dai vi que a interferencia que o modulo sofria vinha da proximidade do fio de energia da bomba de gasolina ao RCA. Acho importante salientar que meus RCA's (quando comecei a montar meu som) não eram dos melhores. Eram destes de uma marca bem conhecida, porém ultra basicos e baratinhos. Resolvi trocar todos os cabos por cabos blindados de melhor qualidade (Gastei uma grana!!) Resolvido o problema!! Esse problema ocorria quando eu ligava o carro, e não quando eu ligava o radio!

Deixo claro que no meu caso, apesar de, inicialmente usar o mesmo cabo (marca e modelo) que muitos usuarios podem estar usando atualmente em seus carros, o problema ocorrido pode ter sido pontual e não fato comum a todos.

Outra possível solução seria a duplicação ou reforço nos contatos do aterramento do múdulo na lataria. Aproveita para dar uma olhada nas condições dos cabos de vela. Fuga de energia em cabos muito velhos pode causar interferência. Você verica isso quando acelera o carro e o zumbido munda conforme a aceleração. Se possível instale cabos supressivos.

Desculpa pelo texto grande. Espero ter ajudado. Abraço e boa sorte! :legal: :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Li seu relato e me senti condicionado a relatar uma situação semelhante acorrida comigo, e a posterior solução que obtive deste problema.

Tenho um SD250.2 instalado no meu carro. E logo assim que foi ligado na primeira vez, um zumbido oríivel começava a sair do falante. Não era um zumbido que almentava de volume a medida que eu aumentava o som. Era um zumbido com intensidade fixa e baixa.

No começo decidi optar por esse filtro tipo Imã que abraça os cabos. Não funcionou e o zumbido continuava.

Uma segunda opção de correção foi o aterramento de RCA's do player. Reduziu um pouco (pouco mesmo!)

Observei que o fio que ligava bomba de gasolina do carro esta, não junto, mas próximo do RCA. Afastei. A partir dai vi que a interferencia que o modulo sofria vinha da proximidade do fio de energia da bomba de gasolina ao RCA. Acho importante salientar que meus RCA's (quando comecei a montar meu som) não eram dos melhores. Eram destes de uma marca bem conhecida, porém ultra basicos e baratinhos. Resolvi trocar todos os cabos por cabos blindados de melhor qualidade (Gastei uma grana!!) Resolvido o problema!! Esse problema ocorria quando eu ligava o carro, e não quando eu ligava o radio!

Deixo claro que no meu caso, apesar de, inicialmente usar o mesmo cabo (marca e modelo) que muitos usuarios podem estar usando atualmente em seus carros, o problema ocorrido pode ter sido pontual e não fato comum a todos.

Outra possível solução seria a duplicação ou reforço nos contatos do aterramento do múdulo na lataria. Aproveita para dar uma olhada nas condições dos cabos de vela. Fuga de energia em cabos muito velhos pode causar interferência. Você verica isso quando acelera o carro e o zumbido munda conforme a aceleração. Se possível instale cabos supressivos.

Desculpa pelo texto grande. Espero ter ajudado. Abraço e boa sorte! :legal: :legal:

 

Olá Gguilherme, então no meu caso basta ligar o disjuntor que liga os módulos e o chiado começa ligado o carro ou não, e ao ligar desligar o disjuntor imediatamente ele pára, não sei mais o que fazer.Mas obrigado pela resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Gguilherme, então no meu caso basta ligar o disjuntor que liga os módulos e o chiado começa ligado o carro ou não, e ao ligar desligar o disjuntor imediatamente ele pára, não sei mais o que fazer.Mas obrigado pela resposta.

 

Cara voce disse "módulos"?! Quantos você tem ligados no seu player? Pergunto por que há a possibilidade de você ter danificado a saida remote do seu player. Digo isso pois aconteceu comigo. LIguei três módulos no remote do meu player usando um fio bem fino e comum desse mesmo cabo RCA citado e trocado anteriormente no meu som.

A primeira vez que liguei meu som como um todo ( tudo ao mesmo tempo) houve um barulho alto de curto e um forte cheiro de queimado vindo do painel do carro e todos os modulos pararam de funcionar. Desmontei tudo correndo e percebi que o terminal de contato do remote tinha ido "pro saco"! Simplesmente o fio partiu aparentemente por algum tipo de sobre carga. Intrigado com tal situação fui pesquisar e descobri relatos de passoas que queimaram ou danificaram os remotes de seus players por ligarem diversos modulos diretamente no remote de seus players. Alguns citavam que após ligar varios modulos em uma unica saida remote um tipo de curto ocorreu e o player passava a funcionar com zumbido, como se algum componente eletronico responsavel pelo acionamento do remote estivesse em curto (danificado), isso quando não pifava de vez!

A JFA declara que em seu sequenciador de comando, cada saida remote tem uma corrente fixa de 1A (por favor me corrijam se eu estiver errado!!!!) com tensão estável suficiente para acionar cada módulo em seu canal.

Experimente trocar o player com alguém (emprestado) e ligue apenas um módulo de cada vez. Se o barulho persistir o problema estará no seu player. O reparo não deve ser muito caro. Observe que nem todos os players podem sofrer este problema.

- Teste outro Player, se o ruído parar, seu player poderá estar com algum componente danificado (probabilidade de componentes do sistema remote em curto).

- Desconecte e conecte todos os cabos novamente. Inclusive de energia, incluindo reaperto de bornes da bateria e soquetes dos cabos de vela.

Acredito que a instalação de um sequênciador de comando irá te dar mais segurança neste caso.

Por favor me desculpa pelo texto grande...??!!

Abraço e boa sorte. :legal:

Editado por gguilherme

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso é só mesmo com o FM, ligo o rádio e é impossível de ouvir.

Será que vou mesmo ter que me contentar em ouvir só MP3?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso é só mesmo com o FM, ligo o rádio e é impossível de ouvir.

Será que vou mesmo ter que me contentar em ouvir só MP3?

 

Vou te relatar um caso que aconteceu com um amigo (vizinho) que tinha num Vectra, um módulo Explosound 3500 (antigo) e um DVD H-Buster (não sei o modelo). Bem, ele tinha sérios problemas de recepção das estações de radio, algo parecido com sinal baixo (fraco) da recepção da antena do carro. Meu amigo foi a uma loja dessas que vendem de tudo, tipo 1,99, e o vendedor indicou a ele a instalação de uma antena 'amplificada" sem marca, que vinha numa caixinha de papelão fuleira. Ele comprou a tal antena e instalou (não sei se ele ou terceiros fizeram a instalação). Era uma caixinha com astes laterais e 2 leds colcoridos e bla bla bla. Bom depois de instalada a tal antena "amplificada", ele voltou a ter boa recepção das rádios. Depois disso um fato MUITO estranho passou a acontecer. O sistema de rádio virou um 'para-raios" de interferências eletromagnéticas (por favor me corrijam se este não for o termo correto). Bastava aproximar celulares ou rádios(Nextel) que os zumbidos e chiadeiras faziam a festa. O carro ligado tambem interferia na rádio, provavelmente o módulo de injeção eletronica. Foi a coisa mais bizarra que presenciei com relação a som.

O problema so foi resolvido com a instalação de uma antena nova de marca mais conhecid com certeza de melhor qualidade.

Acredite! No caso dele o zumbido e chiadeira cessaram!

Bizarro, mas aconteceu. Vai explicar...! :pirou: :pirou: :pirou::o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te relatar um caso que aconteceu com um amigo (vizinho) que tinha num Vectra, um módulo Explosound 3500 (antigo) e um DVD H-Buster (não sei o modelo). Bem, ele tinha sérios problemas de recepção das estações de radio, algo parecido com sinal baixo (fraco) da recepção da antena do carro. Meu amigo foi a uma loja dessas que vendem de tudo, tipo 1,99, e o vendedor indicou a ele a instalação de uma antena 'amplificada" sem marca, que vinha numa caixinha de papelão fuleira. Ele comprou a tal antena e instalou (não sei se ele ou terceiros fizeram a instalação). Era uma caixinha com astes laterais e 2 leds colcoridos e bla bla bla. Bom depois de instalada a tal antena "amplificada", ele voltou a ter boa recepção das rádios. Depois disso um fato MUITO estranho passou a acontecer. O sistema de rádio virou um 'para-raios" de interferências eletromagnéticas (por favor me corrijam se este não for o termo correto). Bastava aproximar celulares ou rádios(Nextel) que os zumbidos e chiadeiras faziam a festa. O carro ligado tambem interferia na rádio, provavelmente o módulo de injeção eletronica. Foi a coisa mais bizarra que presenciei com relação a som.

O problema so foi resolvido com a instalação de uma antena nova de marca mais conhecid com certeza de melhor qualidade.

Acredite! No caso dele o zumbido e chiadeira cessaram!

Bizarro, mas aconteceu. Vai explicar...! :pirou: :pirou: :pirou::o

 

Oi Guilherme!

Valeu pela dica, vou dar uma pesquisada e ver uma antena que seja compatível com meu carro e que seja de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma revisada na instalação !! Pois dependendo do aparelho tem um fio para alimentar a antena e outro é o remote para o modulo e na maioria dos casos os 2 são azuis.

voce esta alimentando o fio fininho que vem junto com a antena ? Pois ele serve para amplificar a antena, ou seja melhora significavelmente o sinal.

Compra uma antena Olimpus !! Procure pela Original ! Pois existem vendedores que comercializam ela falsificada !! eu ja tive 4 Modelos dela e nunca tive problema !!

 

Boa Sorte !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei um sd250 com um player pionner e to com o mesmo problema,pior que o módulo é ótimo,mais adoro fm e não posso ouvir..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito difícil resolver este problema....tenta um módulo AB!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom esse fds removi meu sd250 e instalei um hertz ep2,e para minha surpresa nao mudou nada o sinal da fm,quer dizer mudou uns 5%,q nao muda nada tb....eu uso um stetson 1k5 nos subs,nao sei se isso iterfere tb..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal,provavelmente descobri o meu poblema,eu uso 1 hertz ep2 e um stetson 1k5,quando desligo o remote do 1k5 a fm fica limpa,oq eu posso fazer para resolver?

Editado por marcelynho sp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...