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Roxynando

JBL no Corsa Wind Hatch - Boa?

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Olá pessoal, tudo bem?

Bom este é meu primeiro post no fórum e espero não dar muita dor-de-cabeça a vocês, mas eu realmente preciso da ajuda de quem entende do assunto. A princípio não estou interessado na troca de veículo; tenho atualmente um Corsa Hatch Wind 98/99. Carro simples, porém bem ajeitadinho. Mas como gosto muito de qualidade sonora, fico na dúvida do que preciso fazer para conseguir torná-lo um carro melhor no que diz respeito a som interno.

Sim, som interno. Meu negócio é escutar minha música em boa qualidade sonora, na melhor definição possível. Tanto que estou pegando meus CDS (sim, eu tenho CDS, e muitos rs rs rs) e estou ripando as músicas para WAV), pois quero priorizar a qualidade de áudio sem o uso de CD no veículo. Mesmo sabendo que isso me custará alguns muito Gigabytes de espaço, mas tudo bem... comprei um pen drive de 32GB de qualidade exclusivamente para isso.

 

Bom mas o que posso dizer a princípio...

Já fiz algumas aquisições e nada foi montado ainda justamente porque estou comprando as coisas aos poucos.

Segue lista dos itens disponíveis para conclusão de meu projeto de som JBL:

  • CD Player PIONEER DEH-X8580BT;
  • Módulo amplificador JBL GTO-5EZ;
  • Kit 2 vias 6" JBL GTO-608C;
  • Kit 2 vias 5" JBL GTO-508C;
  • Subwoofer 10" JBL MS-10SD2

Por hora parece que já tenho todo o equipamento necessário, mas acredito que pelo pouco que tenho buscado a respeito de informação para um bom sistema de som; agora que vem a parte complicada, pois refere-se ao cabeamento que ligará toda essa aparelhagem.

Procurei manter o padrão para o veículo que usa alto falante de 6" na porta da frente, e atrás, acima do porta-malas (na lateral) utiliza falante de 5". Um subwoofer de 10" que ao meu ver é mais do que suficiente, até porque já tem bobina dupla e 300W RMS (provavelmente nem usarei toda esta potência), pois como trata-se de som interno para o veículo e o tipo de som que ouço é mais rock mesmo (bem ao estilo de Led Zeppelin, Pink Floyd e Cia Ltda), barulho não é prioridade.

 

Então comecei a ler sobre a importância do casamento da amperagem do sistema e fiquei até confuso, pois nas caixas dos kit duas vias da JBL é informado que ambos são de 4 ohms, mas pegando o manual interno, assim como buscando informações no site do fabricante a informação que se tem é de 2 ohms. Daí pensando nisso e com base no que li, por último comprei este subwoofer que tem bobina dupla de 2 ohms. Sendo assim, se entendi bem: consegui o casamento perfeito de equipamentos.

 

Estando tudo certo nesta parte surge então a maior de minhas preocupações: o famoso ISOLAMENTO ACÚSTICO.

Tenho lido um pouco a respeito e parece um processo bastante complexo e de alto custo, porém realmente importante. E acho que não terei como correr dele, pois dentro da minha realidade (de que sei que tenho um carro simples), mas que não estou disposto a abrir mão da qualidade sonora, realmente, por mais que isso me custe ficar mais um ou três meses, não sei, realmente precisarei analisar bem essa possibilidade e colocá-la em prática em meu veículo, pois por mais que esses instaladores de som digam que o Corsa (em especial o Hatch) é bom para som, sei que estão acostumados a falar isso porque querem vender a mão-de-obra (e talvez porque estão acostumados a montar som apenas para fazer barulho); algo que foge totalmente ao meu projeto.

 

E tem essa questão também do cabeamento que precisa ser todo ele de qualidade, tanto no que diz respeito aos cabos RCA que serão utilizados, quanto nos demais cabos. E não sei quais deverão ser usados, qual metragem, quais marcas e/ou modelos valem ou não o preço e são compatíveis com meu projeto.

Daí mais do que nunca queria saber a respeito disso o que têm a dizer?

O que me sugerem e por quê?

Vale a pena investir isso em meu veículo ou é jogar dinheiro fora (seria mais rock trocar de carro)? - Apesar de que a troca de carro é sempre algo tenso, pois envolve financiamento, logo, juros etc. E para que tenham uma ideia do quanto não gosto dessa ideia: tenho juntado o dinheiro e comprado os itens listados acima à vista justamente para poder buscar desconto na hora da compra. Ou seja, é um sacrifício atrás do outro, mas aos poucos estou adquirindo as coisas.

 

 

Enfim,

Isolamento acústico: faço ou não? Se sim, de que modo, qual, por que vale a pena?

Cabeamento: o que usar e por quê?

Porta fusível: na boa... nem sei para que serve, mas vi alguns relatos da galera comprando isso (pagando até uma grana bacana): então pergunto: onde isso se enquadra no meu sistema de som, qual sua importância, qual é interessante adquirir?

Bateria do veículo: é uma boa investir em uma determinada bateria mesmo sendo um som não feito para consumir tanta energia? Não é um som para se escutar alto, não é para tocar para quem está fora do carro, não é para acordar vizinhos, não é para fazer festas: preciso usar uma bateria de marca boa e com alguma tecnologia determinada para garantir por exemplo melhor equilíbrio de carga etc?

Mão-de-obra de Instalação: quão importante é este momento em que alguém vai colocar as mãos no seu equipamento e instalá-los? Qual a faixa de preço de profissionais qualificados (e não que querem explorar você por de repente verem que você gastou com equipamentos melhores e por isso querem "meter a faca")?

 

 

Leigo sofre demais nessa hora.

:unsure:

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Kit 2 vias 5" JBL GTO-508C;

 

É desnecessário, pode vender pois simplesmente não vai ouvi-lo. Se for instalar não coloque o tweeter pois prejudica o palco sonoro frontal, utilize o rear atenuado através do fader.

 

 

Então comecei a ler sobre a importância do casamento da amperagem do sistema e fiquei até confuso, pois nas caixas dos kit duas vias da JBL é informado que ambos são de 4 ohms, mas pegando o manual interno, assim como buscando informações no site do fabricante a informação que se tem é de 2 ohms.

 

Casamento da IMPEDANCIA, realmente existe essa confusão nos kits da JBL mas pode ficar tranquilo pois seu modulo trabalha com até 2ohm por canal.

 

 

 

Daí pensando nisso e com base no que li, por último comprei este subwoofer que tem bobina dupla de 2 ohms. Sendo assim, se entendi bem: consegui o casamento perfeito de equipamentos.

 

Não tem absolutamente nada haver a impedancia dos kits com a do sub, o sub que você comprou esta correto.

 

 

 

Isolamento acústico: faço ou não? Se sim, de que modo, qual, por que vale a pena?

 

Faça pois você tem equipamentos muito bons, basta fazer nas portas dianteiras. Aprenda e faça você mesmo, creio que na sua cidade pouquissimos instaladores tenham intimidade e paciência com isso.

 

http://autoforum.com.br/topic/88147-tutorial-de-aplicacao-de-manta-adesiva/

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Cabeamento: o que usar e por quê?

 

P/ RCA, 3 unidades:

 

http://www.premiershop.com.br/ecommerce_site/produto_20101_4623_Cabo-RCA-Stereo-Dupla-Blindagem-Technoise-5-metros-11-5-mm

 

Eu uso, ótimo custo-beneficio e é bem flat.

 

 

 

Porta fusível: na boa... nem sei para que serve, mas vi alguns relatos da galera comprando isso (pagando até uma grana bacana): então pergunto: onde isso se enquadra no meu sistema de som, qual sua importância, qual é interessante adquirir?

 

Uso obrigatório, utilize o fusível recomendado no manual do GTO-5EZ. Um desses te atendi:

 

https://www.somcuritiba.com.br/loja/porta-fusivel-acrilico-bananinha-p-194.html

 

 

 

Bateria do veículo: é uma boa investir em uma determinada bateria mesmo sendo um som não feito para consumir tanta energia?

 

Desnecessária para seu sistema, quando a tua estragar coloque uma maior.

 

 

 

Mão-de-obra de Instalação: quão importante é este momento em que alguém vai colocar as mãos no seu equipamento e instalá-los? Qual a faixa de preço de

profissionais qualificados (e não que querem explorar você por de repente verem que você gastou com equipamentos melhores e por isso querem "meter a faca")?

 

Faça você mesmo, novo conhecimento/prática, economia, maior qualidade. Utilize os tutoriais do fórum e o projeto de um carro parecido:

 

http://autoforum.com.br/forum/70-qualidade-galeria-e-projetos/

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Esse cabo RCA, as 3 unidades necessitam ser de 5 metros cada?

Pergunto porque certa vez li que quanto menor a metragem do cabo: melhor. Procede? :huh:

 

Putz, chegaram a me oferecer Cabo da Focal de R$ 130,00 cada, e um de uma marca que nem me lembro, para o subwoofer... de R$ 180,00 cada. Pensa!

 

São tão superiores assim ou estavam me explorando???

:unsure:

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Olá pessoal, muito prazer, sou novo no fórum e justamente por isso peço desculpas se eu estiver cometendo um erro em aproveitar o tópico para sanar minha dúvida.

 

Seguinte, tenho exatamente o mesmo módulo que o nosso amigo Roxynando comprou (JBL 5EZ) e, ao instalar, vi que o mesmo tem 5 (CINCO) entradas RCA's, sendo elas: 1 par "Front", 1 par "Rear" e 1 (somente uma) entrada SUB.

 

Aí surge minha dúvida, meu player (Pioneer AVH-x2580BT) tem 1 PAR de saída sub (que é o normal), posso utilizar um cabo "Y" para ligar na entrada do módulo, já que o mesmo tem somente uma entrada? (isso não poderia causar a queima do canal ou algo do tipo?)

 

Mais uma vez me desculpem por usar este espaço para tirar minha dúvida, mas é que não consigo falar com a equipe de pós venda da loja que comprei, muito menos com a Harman do Brasil (JBL).

 

Att,

 

Henrique

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Faz tratamento acústico sim, pelo menos nas portas com materiais alternativos se for o caso...

Fiz isso no meu ex clio 2001 e muda completamente. Até o som original que eu montei depois na hora de vender ficou bom!

Isso é algo que não dá pra ficar sem e pensar em um SQ.

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Aí surge minha dúvida, meu player (Pioneer AVH-x2580BT) tem 1 PAR de saída sub (que é o normal), posso utilizar um cabo "Y" para ligar na entrada do módulo, já que o mesmo tem somente uma entrada? (isso não poderia causar a queima do canal ou algo do tipo?)

 

Mais uma vez me desculpem por usar este espaço para tirar minha dúvida, mas é que não consigo falar com a equipe de pós venda da loja que comprei, muito menos com a Harman do Brasil (JBL).

 

Não é necessário, utilize só uma das "pernas" do cabo RCA que vem do player para alimentar o módulo. Quanto a queimar os canais usando um cabo Y, sei que acontece quando se trata de 2 canais em Stereo, para 2 canais Mono (mesmo sinal em ambos) não tenho certeza mas é melhor não arriscar.

 

Quanto a duvida você fez o correto, bem melhor do que criar outro tópico tratando de equipamento igual,

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Faz tratamento acústico sim, pelo menos nas portas com materiais alternativos se for o caso...

Fiz isso no meu ex clio 2001 e muda completamente. Até o som original que eu montei depois na hora de vender ficou bom!

Isso é algo que não dá pra ficar sem e pensar em um SQ.

 

Pois é, estou pensando em voltar meus planos agora para investir nisso. Na verdade, se eu adquirir, por exemplo, aquelas mantas próprias para isolamento em veículos, posso por exemplo além das portas, colocar na capô e em outras partes do veículo que tenho notado barulho, certo?

Se bem que o que realmente me irrita e acredito que seja o maior responsável por barulhos no veículo é realmente o painel do veículo. Não sei os Classic's mais novos, mas o avô deles (meu Corsa Wind 98) ... ao meu ver é muito simples de acabamento.

:unsure:

 

Agora estou estudando mesmo é a colocação de um colega na primeira resposta em que disse que não é interessante usar esse kit 2 vias de 5", já que vou usar o de 6". Talvez vendendo-o isso ajude na compra da manta, por exemplo. Vou analisar isso melhor.

Mas fico a pensar... deste modo, usando apenas um kit 2 vias de 6" de 70W RMS (140W RMS total) e um Subwoofer de 300W RMS, meio que ter investido no 5EZ da JBL como módulo foi dinheiro jogado fora, não? Assim, não exatamente fora; mas desnecessário, pois é um módulo de 5 canais, com uma boa potência e no meu leigo entendimento suficiente para tocar mais kits, não?

:banghead

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Não sei se pode colocar dynamat no capô por exemplo.

Não sei se o calor faz ela soltar. Mas existem materiais pra isso.

Se for investir em um tratamento pesado com materiais específicos vai ficar BEM caro, e acho que não compensa em um set relativamente simples.

Claro que os ganhos serão notaveis, mas EU acho que o custo do tratamento vai ficar acima do custo dos equipamentos!

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...meio que ter investido no 5EZ da JBL como módulo foi dinheiro jogado fora, não? Assim, não exatamente fora; mas desnecessário, pois é um módulo de 5 canais, com uma boa potência e no meu leigo entendimento suficiente para tocar mais kits, não?

 

Ao contrário, foi uma escolha bem melhor do que comprar o 3EZ, o custo não chega a ser 20% maior como pode ver nos links abaixo e te permite uma versatilidade bem maior agora ou no futuro. Opções:

 

a) Fazer um par bridge e alimentar com 150W o seu kit de 70W (com ganho bem reduzido é claro), você terá ótimo headroom com distorção quase nula e separação total entre os canais stereo do amplificador.

 

b) Fazer um sistema bi-amplificado, você tem possibilidade de regular o ganho do mid e tweeter de forma independente (necessário adicionar um crossover exclusivo para o tweeter).

 

c) Disponibilidade para um UP futuro utilizando um player que faça TA e 3 Way.

 

d) Substituir o kit de 5" por woofers de 6x9 ou 8" (utilizando LPF em 280 Hz), melhora bastante a ambiência e a reprodução de frequências entre 80-120 Hz, meu set é assim e gosto muito.

Sugestão: https://www.leosound.com.br/loja/product_info.php/keybass-woofer-110-sbw-6x9-70wrms-ohms-par-p-1556

 

Utiilize a pesquisa para duvidas sobre bridged, headroom, separação entre canais, bi-amplificação, TA, 3 Way, LPF e ambiência.

 

https://www.somcurit...sse-p-1493.html

 

https://www.somcurit...sse-p-1495.html

Editado por emanuelnobrega

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d) Substituir o kit de 5" por woofers de 6x9 ou 8" (utilizando LPF em 280 Hz), melhora bastante a ambiência e a reprodução de frequências entre 80-120 Hz, meu set é assim e gosto muito.

 

 

Bacana a ideia. Mas fiquei em dúvida quanto a impedância desse 6x9. Note, ele é 4 ohms. Como o kit 2 vias, assim como o subwoofer, ambos são 2 ohms, isso não interferirá?

O Kit 6x9, por exemplo, da própria JBL, o modelo GTO-938, estava olhando, a sensibilidade dele é maior, é de 94dB e 2 ohms. Vide link:

http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=GTO938

 

Não recomenda?

Aqui na cidade o encontrei por R$ 250,00. Como para isso não pago frete, por exemplo, levando em consideração a base de preço final do que me sugeriu, por exemplo, que fica em R$ 206,00, fica aí a dúvida cruel: o JBL em questão faz valer a diferença de R$ 44,00, ou este Keybass da LeoSound é mais viável?

 

É claro que por uma questão de seguir o padrão com tudo JBL me agrada mais, porém, contudo, todavia, entretanto; se o kit em si não for suficientemente bom para fazer valer o investimento... até porque vou vender o meu kit 2 vias de 5" GTO por R$ 330,00, perdendo apenas R$ 20,00 para o valor pago (mesmo a caixa ainda estando lacrada), de todo modo sobrará uma grana para compensar a alteração para um kit 6x9.

 

E agora???

pasmafaute

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Bacana a ideia. Mas fiquei em dúvida quanto a impedância desse 6x9. Note, ele é 4 ohms. Como o kit 2 vias, assim como o subwoofer, ambos são 2 ohms, isso não interferirá?

 

Não tem absolutamente nada haver a impedancia dos kits com a do sub, o sub que você comprou esta correto.

 

Eu já te disse que NÃO TEM RELAÇÃO nenhuma entre a impedancia desses falantes, os mesmos trabalham em canais distintos.

 

 

Aqui na cidade o encontrei por R$ 250,00. Como para isso não pago frete, por exemplo, levando em consideração a base de preço final do que me sugeriu, por exemplo, que fica em R$ 206,00, fica aí a dúvida cruel: o JBL em questão faz valer a diferença de R$ 44,00, ou este Keybass da LeoSound é mais viável?

É claro que por uma questão de seguir o padrão com tudo JBL me agrada mais...

 

Se for instalar não coloque o tweeter pois prejudica o palco sonoro frontal, utilize o rear atenuado através do fader.

 

É, eu acho que o GTO938 está com um preço muito bom e você gosta da JBL, o que ele tem a mais é o mid e o tweeter, os mesmos serão inúteis e para não atrapalharem você deve cortar o fio que faz a alimentação deles.

Editado por emanuelnobrega

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Então pessoal, galera quando vai instalar som automotivo sempre usa aquele cabo fino (acho que 2,5mm) mais vagabundo que tem e não quero isso. Quero realmente que todo o sistema tenha todo o suporte para manter a qualidade e segurança. Estava pensando aqui, alguém sabe por alto quantos Metros de cabeamento é necessário (uma média de acordo com o tipo de veículo)?

 

Estava pensando em utilizar este cabo:

http://www.premiershop.com.br/ecommerce_site/produto_19683_4623_Cabo-de-Alimentacao-Technoise-4-AWG-2110-mm

 

E a lista completa de opções é esta:

http://www.premiershop.com.br/ecommerce_site/categoria_173-4449_4623_Fios-Cabos-e-Acessorios-de-Instalacao-Cabos-de-Alimentacao

 

 

E ao que tenho visto, inclusive muito aqui no Fórum, a galera "super" elogia essa marca Technoise.

Recomendam? Vale a pena ou posso ir em alguma outra que mesmo que um pouco mais cara: faz valer o investimento?

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Estava pensando aqui, alguém sabe por alto quantos Metros de cabeamento é necessário (uma média de acordo com o tipo de veículo)?

E ao que tenho visto, inclusive muito aqui no Fórum, a galera "super" elogia essa marca Technoise.

Recomendam? Vale a pena ou posso ir em alguma outra que mesmo que um pouco mais cara: faz valer o investimento?

 

Para alimentação do modulo 5 m são suficientes, 4 m para positivo 1 m para o terra. Os cabos alimentação da Technoise são bem conceituados e valem o investimento, os cabos para alto-falantes não tem nada de especial.

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Eu trocaria seu ms-10d2 por gto 1014d, este sub slim ms-10d2 excursiona pouco, e da fim de curso rapidamente, se vc exigir dele vai ficar na mao, se gostar de graves mais profundos e curtir rap ou dance music, nao rola nao, trocaria pelo gto 1014-d que e um excelente subwoofer e vc nao desfaz seu sistema monomarca

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Eu trocaria seu ms-10d2 por gto 1014d, este sub slim ms-10d2 excursiona pouco, e da fim de curso rapidamente, se vc exigir dele vai ficar na mao, se gostar de graves mais profundos e curtir rap ou dance music, nao rola nao, trocaria pelo gto 1014-d que e um excelente subwoofer e vc nao desfaz seu sistema monomarca

 

 

Bacana.

Então cara, que acontece é que o tipo de som que curto (Rock, mais pro lado dos anos 80, algo mais melódico e tal), o grave precisa haver, mas bem leve.

Não estou montando o kit para curtir nenhum tipo de "batidão", saca, logo, não preciso (no meu leigo entendimento) de um subwoofer grande ou forte. Preciso apenas de qualidade.

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Set legal, eu faria. Só acho o 2 vias desnecessário

 

O que é necessário então ? :huh:

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Bom, eu estou vendendo o carro sem o som.

Ainda bem que está tudo na caixa ainda, novo. Vou ver se anuncio todo o sistema de som.

 

Ainda bem que não deu tempo de chegar a montá-lo, senão desvalorizaria bastante. :vts

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