Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
solanosom

6 ou 8 Graves de 18" amplificador HV?

Recommended Posts

Querem ver algumas inovações de caixas? rsrsrs...tudo top!

1: http://www.novacon.c...audiobhorn2.htm

2:http://www.aes.org/a...-enclosures.pdf (este tem os formatos com as respectivas ressonâncias dentro da caixa), isso é importante para ver o que acontece caso não amorteça estas ondas)

Antigamente o amor no que se propunha á fazer era maior que o retorno monetário, minha caixa para Trio foi feito um pouco baseado nesta concepção, claro modificado para uma execução simples, mas com resultados surpreendentes!

Observem a manta que falei onde deve ficar! Quem quiser ver meu anúncio vai ver a bendita manta, é igual desde aquela época, ainda bem não mudaram isso!....

hand26

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixas de facílima construção , fico besta como com apenas uma simples CNC e uma cortadora a laser podemos fazer isso :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Ai como faz falta um tal dum Ingres kkkkkk so nas figurinhas ta fod*

Ótimas matérias em termos técnicos e de conhecimento mais refinado

Tal sujeira que percebo nos sons e que cada vez ta mais presente na atualidade é culpa devido a preocupação em se fazer falantes mais duros a aguentar potência e nada eficientes e de sonoridade cada vez piores com fio mais grosso pra aguentar mais watts.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Tal sujeira que percebo nos sons e que cada vez ta mais presente na atualidade é culpa devido a preocupação em se fazer falantes mais duros a aguentar potência e nada eficientes e de sonoridade cada vez piores com fio mais grosso pra aguentar mais watts.

Por isso sempre falo, potência não é tudo!

Gosto de trabalhar com AF com cerca de 1000W máx em subs mas que tenham bom SPL, dá melhor resultado! Além é claro da economia em baterias, etc...esse negócio de milhões de watts é para divulgar marcas apenas, mas pra mim isso é um tiro no pé: chega um som com pouca pot. bem equilibrado e pouca pot. instalada tocando melhor e mais prático(R$...) o concorrente fica roxo de raiva!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Querem ver algumas inovações de caixas? rsrsrs...tudo top!

1: http://www.novacon.c...audiobhorn2.htm

2:http://www.aes.org/a...-enclosures.pdf (este tem os formatos com as respectivas ressonâncias dentro da caixa), isso é importante para ver o que acontece caso não amorteça estas ondas)

Antigamente o amor no que se propunha á fazer era maior que o retorno monetário, minha caixa para Trio foi feito um pouco baseado nesta concepção, claro modificado para uma execução simples, mas com resultados surpreendentes!

Observem a manta que falei onde deve ficar! Quem quiser ver meu anúncio vai ver a bendita manta, é igual desde aquela época, ainda bem não mudaram isso!....

hand26

Otimos artigos :legal: ( não entendi nada [^] )

Caixas de facílima construção , fico besta como com apenas uma simples CNC e uma cortadora a laser podemos fazer isso :vts :vts

simples mesmo a construção ( nem saberia por onde começar :banghead )

não entendi nenhuma palavra também do ingless e nem da parte técnica [^]

Queria pelo menos ouvir o famoso e antigo Wpu que tanto ouvi falar aqui no forum OpO

Por isso sempre falo, potência não é tudo!

Gosto de trabalhar com AF com cerca de 1000W máx em subs mas que tenham bom SPL, dá melhor resultado! Além é claro da economia em baterias, etc...esse negócio de milhões de watts é para divulgar marcas apenas, mas pra mim isso é um tiro no pé: chega um som com pouca pot. bem equilibrado e pouca pot. instalada tocando melhor e mais prático(R$...) o concorrente fica roxo de raiva!

hand26

:+1 quero que o meu seja assim

Compartilhar este post

Link para o post

Não ajuda no volume Solano, isso é mito!...

A manta diminui as ondas estacionárias dentro da caixa, fazendo que estas ondas não retornem ao cone fazendo muito estrago na qualidade do som!

Mas não adianta nada por nas paredes, lá a velocidade das partículas de ar é quase nula (pressão máx e velocidade. quase nula), deve ser colocada atrás do cone e em abundância, pode deixar solta mesmo....

:legal:

Dando uma lida em artigos do audiolist há algumas considerações sobre o uso do material absorvente, uma delas é como vc diz de ser mito o aumento do volume da caixa, a muitos que defendem que aumenta sim de 10 a 20% como o finado Mestre Edu Silva, Alvaro....

Um experimento feito pelo álvaro:

1)caixa sem material absorvente

Fs - 86.0407 Hertz

Qts - 1.3568

Qes - 1.6088

Qms - 8.6591

Re - 3.5786 ohms

Le - 0.5504 mH

R1/2 - 10.3039 ohms

Rm - 26.0309 ohms

Rmn - 4.1309 ohms

2) E testado caixa com material absorvente: duas camadas de feltro automotivo de 10mm em todas as paredes menos o baffle. (+/- 30% do volume interno)

Fs - 82.5955 Hertz

Qts - 1.3566

Qes - 1.6297

Qms - 8.0938

Re - 3.5625 ohms

Le - 0.4993 mH

R1/2 - 7.5656 ohms

Rm - 18.2801 ohms

Rmn - 3.8509 ohms

Bom desse teste percebemos que além de com a manta diminuir a Frequencia de ressonancia do falante na caixa.

Outra vantagem percebida foi a diminuição da resistencia do alto falante em 30% ou seja menor impedância maior potência a entregar do amplificador

Detalhe que so falam da aplicação da manta nas paredes da caixa e não atras do cone como vc comentou até falam que se colocar muito perto do cone acabaria por dificultar a passagem do ar do cone aumentando a massa do conjunto móvel o que no meu ver não é nada bom cone mais pesado maior potência a se aplicar.

Bom a melhor parte é poder discutirmos as experiências, o que percebo na prática qdo uso a manta é que aparentemente aumenta pouca coisa o volume por ficar o som mais macio menos seco como se aumentasse a litragem.

Vou deixar a página desse teste e boas explicações para que o pessoal de uma lida e tirem suas conclusões, se valhe a pena ou não o revestimento interno com manta.

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=207

Compartilhar este post

Link para o post

Dando uma lida em artigos do audiolist há algumas considerações sobre o uso do material absorvente, uma delas é como vc diz de ser mito o aumento do volume da caixa, a muitos que defendem que aumenta sim de 10 a 20% como o finado Mestre Edu Silva, Alvaro....

Um experimento feito pelo álvaro:

1)caixa sem material absorvente

Fs - 86.0407 Hertz

Qts - 1.3568

Qes - 1.6088

Qms - 8.6591

Re - 3.5786 ohms

Le - 0.5504 mH

R1/2 - 10.3039 ohms

Rm - 26.0309 ohms

Rmn - 4.1309 ohms

2) E testado caixa com material absorvente: duas camadas de feltro automotivo de 10mm em todas as paredes menos o baffle. (+/- 30% do volume interno)

Fs - 82.5955 Hertz

Qts - 1.3566

Qes - 1.6297

Qms - 8.0938

Re - 3.5625 ohms

Le - 0.4993 mH

R1/2 - 7.5656 ohms

Rm - 18.2801 ohms

Rmn - 3.8509 ohms

Bom desse teste percebemos que além de com a manta diminuir a Frequencia de ressonancia do falante na caixa.

Outra vantagem percebida foi a diminuição da resistencia do alto falante em 30% ou seja menor impedância maior potência a entregar do amplificador

Detalhe que so falam da aplicação da manta nas paredes da caixa e não atras do cone como vc comentou até falam que se colocar muito perto do cone acabaria por dificultar a passagem do ar do cone aumentando a massa do conjunto móvel o que no meu ver não é nada bom cone mais pesado maior potência a se aplicar.

Bom a melhor parte é poder discutirmos as experiências, o que percebo na prática qdo uso a manta é que aparentemente aumenta pouca coisa o volume por ficar o som mais macio menos seco como se aumentasse a litragem.

Vou deixar a página desse teste e boas explicações para que o pessoal de uma lida e tirem suas conclusões, se valhe a pena ou não o revestimento interno com manta.

http://audiolist.org...e=article&k=207

Puxa Solano, falei no sentido de se colocar o suficiente para tirar estacionárias dentro da caixa, e é verdade mesmo se colocar nas paredes não se tem o efeito desejado...

No caso se vc colocar muito; vai haver uma resistência do circuito equivalente ressonante (caixa/AF)...isto afeta o QTC do sistema inteiro; porém o rendimento cai!

Tem que ser administrado em quantidades certas, dependendo do objetivo.

Já fiz caixa com sub de 8pol (alterado) com apenas 10L, e coloquei um cobertor inteiro dentro (tomando toda a caixa)....vou te falar, que grave gostoso de escutar, prolongado e macio, e muito transparente, descia fácil em 40Hz...caixa doméstica!

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Galera eae alguma novidade ???

Eu tava rodando no youtube e achei uma coisinha legal , nunca tinha visto um HV "maltratar" assim 4 falantes e como os eros 2.7 tem uma pegada mais forte no subgrave ...

[-] controle de cone :rever1:

stetsom HV 25k rms pra 4 sds 2.7 [""] :pirou:OpO[¨]O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Galera eae alguma novidade ???

Eu tava rodando no youtube e achei uma coisinha legal , nunca tinha visto um HV "maltratar" assim 4 falantes e como os eros 2.7 tem uma pegada mais forte no subgrave ...

[-] controle de cone :rever1:

stetsom HV 25k rms pra 4 sds 2.7 [""] :pirou:OpO[¨]O.O

Potencia não queima Falante sendo usado dessa forma ai , distorção sim ..

PS , até queima mais pode colocar 10x a pot nominal , ao contrario dos SPL interno que a potencia continua é Gigante e quase sempre perto do limite do amp-sub no trio a pegada é rápida e não continua..

PS2 Solano , toquei 31hrs seguidas de anteontem até agora , parei aqui pois o corpo ta reclamando do teor alcoólico elevado , mais jaja a tarde voltamos novamente a pegada , muito orgulhoso com o acerto que consegui no meu som , TA DO JEITO QUE EU QUERIA , no ponto que eu hoje posso falar , terminei um SET E AGORA VOU CURTIR ELE .

PS3 Aos que me mandaram mensagem o fim de semana inteiro , não sumi não , apenas o fim de semana ta "animado" hahaha

PS4 4mil reais , caro pra ca*****.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente como ja tinha visto ums set igualsinho esse ai num campeonato e realmente e ainda mais pessoalmente esse som 4 sds2,7k + stetsom s25 impressiona!!! Um put* controle do cone e força, claro um som pra rachar lá qualidá não soa um som dos mais gostosos de se escutar por um bom tempo mas frente a quantidade de som que anda por ai com falantes picudos e em campeonatos onde o objetivo é impressionar é o que há em grave pra fora principalmente assim como esse o que vi que a falta de médio grave apenas o grave e a corneta se percebe ainda mais o sub batendo forte e consegue tocar um hip hop satisfatóriamente bem.

Pra quem quer incomodar e não abra a mão de um som forte e com uma pegada de sub pra fora ta ai a receita.

Compartilhar este post

Link para o post

Potencia não queima Falante sendo usado dessa forma ai , distorção sim ..

:+1

PS2 Solano , toquei 31hrs seguidas de anteontem até agora , parei aqui pois o corpo ta reclamando do teor alcoólico elevado , mais jaja a tarde voltamos novamente a pegada , muito orgulhoso com o acerto que consegui no meu som , TA DO JEITO QUE EU QUERIA , no ponto que eu hoje posso falar , terminei um SET E AGORA VOU CURTIR ELE .

Arthur tenho que te dar os merecidos Parabéns,nos dias de hoje como é difícil terminar um Trio e poder dizer assim realmente to feliz era isso que eu queria é isso que me satisfaz.

1- Não sei se é pela dificuldade em conseguir bons produtos pois hoje esta tudo pro lado dos watts e o que realmente é bom ta saindo do mercado ou ja mudou a materia prima pra aguentar mais potencia = menor eficiência. Ex wpu1805, 18sw1p, Slx 818, sds 818 tec..... pra meu susto e aumentar a minha insatição simulando vários alto falantes de 10'' pra via de médio com qualidade e eficiência com muita pesquisa, várias simulações, analisando vários parâmetros UFFA!!!! ai achei o de melhor rendimento pro meu sistema o 10pw3 ai fui procurar pra comprar Advinha? Não esta sendo mais fabricado so o 10pw7 com um CMS de 67 um/N contra os 167 dos 10pw3 fora # do SPL de 5dbs ai realmente não sei pra que rumo vai as coisas :banghead

Desisti to indo pro lado da Oversound que ta roubando o Lugar da Selênium em matéria de eficiÊncia, qualidade e uma boa resistência e o melhor de tudo bonus track "consegue ter um preço bem abaixo das demais".

E meu set será praticamente 100% Oversound.

2- Pela moda. esse é o maior inimigo pois o que é bom para um não é bom para outro. Ai o pessoal vem pergunta ai o pessoal gasta monta se descepciona e desmonta tudo em num máximo 1 ano como se vê toda hora eu particularmente desde que larguei meus wpu1805 a 10 anos atrás acredito que ja montei nessa mesma média de uns 10 trios e a cara depois de escutar o set montado foi sempre a mesma :(

Me animei agora em escutar o SUB800 que realmente atingiu em certo meu gosto.

Então como experiência para quem quer montar um som pra ouvir é ouvir um e montar igual não invente e não acredite em caixas ou falantes milagrosos que tocam pra C* é tudo picudo kkkkkkkkk 90% abre a mão da qualidade em favor de uma banda estreita ou picuda e chata aos ouvidos.

Finalizando, novamente parabéns Arthur, agora é a hora de satisfação e desfrutar do seu som, to montando o meu com toda calma e com todo cuidado escutando antes pra que não tenha que montar 1 por anos seja um Trio definitivo com no máximo a manutenção de substituição de alguma peça que estragar.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo

Na minha opiniao, quem assumiu o lugar da selenium foi a eros.

Veja os eros 310h ou o 510

Compartilhar este post

Link para o post

Aí vai questão de gosto amigo, tipo a Over tem um CxB melhor, e para o gosto de timbre do Solano, os over vão bem melhor, sei pq eh o mesmo meu gosto , infelizmente, ou felizmente, ateh hj ainda não pude dizer "esse eros eh bem o q gosto", jah over... SUB 800 :D e 10MG300 :D e dti 9950 :D

Compartilhar este post

Link para o post

Aí vai questão de gosto amigo, tipo a Over tem um CxB melhor, e para o gosto de timbre do Solano, os over vão bem melhor, sei pq eh o mesmo meu gosto , infelizmente, ou felizmente, ateh hj ainda não pude dizer "esse eros eh bem o q gosto", jah over... SUB 800 :D e 10MG300 :D e dti 9950 :D

:+1:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo

Na minha opiniao, quem assumiu o lugar da selenium foi a eros.

Veja os eros 310h ou o 510

Ao meu ver falta um falante Subão da Eros e o preço foge da realidade muito cara tirando o excelente driver edt7200 de resto caro demais não compensa audívelmente e eficientemente tanto investimento pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem vai vir os questo de 10 pra medio!!!

Da questo pode vir coisa boa trabalham com matéria prima de primeira falantes muito eficientes que tocam fácil com pouca potência aplicada vale apena da uma esperada pode ser que venha coisa boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Severo qse isso ai kkkkkkkk dos sub800 esse ja é garantido ta me chegando essa semana 6 vai faltar so 2.

Da parte dos drives ja tenho 3 dti9950 ai vou ver se derrepente vai ser preciso mais um.

Do médio achei um da over não tão caro e não tão potente como os 10mg300, mas + eficiente e simulando se mostrou melhor de 200hz a 1khz ele é o pequenito OVS 8l para o médio que sob bem até as ti que to precisando e que por hora acho q vai me satisfazer o pequenito tem um assustador CMS de 251 um/N e uma sensibilidade de 98,95.

Simulando o Ovs 8l toca muito flat e 400hz a 1khz acima de impressionantes 98dbs enquanto o excelente 10mg300 chega nos 1khz um pouco menos plano e nos 96dbs.

O 10mg300 excelente woofer mas pesado tambm bruto o bixo como serão 4 de cada lado e como tenho que pendurar cada caixa do lado do trio tambm o peso ta sendo fator determinante da escolha.

Não que quera pegar o mais barato, mas ja comprei muita coisa cara influenciado pelos watts e qdo fui ver precisava de um monte de watts pra dar o mesmo que woofers mais modestos e menos potentes porém bem mais eficientes. Hoje em dia ser mais caro não quer dizer que seja melhor como no caso dos caros Eros, então vou correndo na contra mão do da moda do som automotivo preocupado com potência.

Como um exemplo o Eros neo um médio de 10 por R$800,00 alguem acha que ele toca tão melhor que um concorrente de R$300,00 qse 1/3 do valor pra valer esse investimento absurdo eu duvido que toque pelo menos 30% melhor se é que consegue ser melhor que os concorrentes de R$300,00 então quem dirá então 3x que é o que custa. Por esses motivos abandonei a Eros tambm não to colhendo grana em árvore.

Compartilhar este post

Link para o post

Tamben tu pegou o mais caro de toda a linha!!! Todo neo eh caro e eh so pra exportação

Compartilhar este post

Link para o post

Linha neodimio é cara mesmo , mais não é exportação não ...

Aplicação 100% voltada para Fly de sistemas de médio porte com armação de desmontagem rápida e leve ..

O rendimento é isso ai mesmo 30-40% estourando , vale muito apena sim , mais eu concordo que o custo inicial é alto para uma coisa que não vai te trazer retorno em dinheiro ..

A Eros é cara sim , mais para o que promete fazer vale a pena o que custam sim ..tai os SDS2.7 na 25k pra provar ..

Compartilhar este post

Link para o post

Tamben tu pegou o mais caro de toda a linha!!! Todo neo eh caro e eh so pra exportação

É Felipe mas o 310h não fica atras se não me engano vi ele a 500,00 conto, mais caro que os de 18 que to comprando kkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

É Felipe mas o 310h não fica atras se não me engano vi ele a 500,00 conto, mais caro que os de 18 que to comprando kkkkkkkkkkkkk

Minto 500 conto se pagar a vista com desconto caso contrário é preço médio de mais de 550 conto pode um negócio desses kkkkkkk esse vou deixar pros ricos que pra mim é colocar dinheiro fora, elite de mais kkkkkkkkkkkkk

SDS2,7k exelente woofer aguenta barbaridades mas como sub sofre um pouco, mas como woofer se não o melhor um dos melhores pois consegue descer bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Linha neodimio é cara mesmo , mais não é exportação não ...

Aplicação 100% voltada para Fly de sistemas de médio porte com armação de desmontagem rápida e leve ..

O rendimento é isso ai mesmo 30-40% estourando , vale muito apena sim , mais eu concordo que o custo inicial é alto para uma coisa que não vai te trazer retorno em dinheiro ..

Arthur dei uma simulada aqui em selada de 15 litros e vou te falar o Eros neo acredito ter uma qualidade melhor talvez na qualidade sonora, de rendimento no winisd se mostrou a resposta pouca coisa melhor que o 10mg300 agora o que me assusta é que peço que simulem pra ver o OVS8l consegue ter uma resposta bem melhor que todos que testei e bem melhor que tambem o caro e310 neo bem melhor mesmo coisa de + de 1,5dB. Peço aos colegas que simulem pra ver se o que esta me mostrando aqui é o que parece e ta se mostrando.

Claro simulação não é nada o que vale é ver tocando, mas vindo da over em matéria de eficiência não duvido de nada eles nem descubriram nada ne inventaram nada o que ele fazem pra fazer o falante ser eficiente Cms altos de 200um/N e dBs pra perto de 100dBs?

Simples, uma bobina e cone leve e o mais importante de tudo o trufo da manga, um gap o mais estreito possivel ao permitir o movimento da bobina isso eleva a sensibilidade lá pras cucuias qse 100dBs a Snake tambem usa esse trufo nos esx e Esv.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo

Que eu saiba, as simulacoes so servem ate 300hz

Também sei disso Felipe mas a considerar pelo começo da resposta na casa dos 100hz pra médio até 300hz ja se tem uma idéia do que ele é capaz acima disso ai realmente somente em camera anecóica pois os vales e os picos no winISD são todos suprimidos segue uma reta infinita com pouca informação exata uma simples projeção do que deveria ser e que realmente pode não ser, pra ser mais exato kkkkkkkkkkkk.

E como a única empresa que posta resposta de frequência é a selenium ai realmente ficamos na análise ate uns 300 400hz depois disso mera especulação.

Editado:

- Pra saber exato o qto sobe ai realmente so mesmo passando o RTA, mas tem algumas coisinhas que ajudam um pouco ao analisar se sobe ou não como tamanho do diametro da bobina, normalmente qto menor mais sobe, pra chegar nas ti prefiro os wofers de bobina de no máx 2 polegadas os de 3 polegadas ja fico desconfiado qto as altas.

- O peso do conjunto cone bobina expresso pelo Mms do falante conjunto pesado é sinonimo de movimento lento ou seja bom nas baixas frequencias conjunto cone e bobina leve Mms baixo facilidades a lidar com as altas frequências afinal de contas são vários movimentos do conjunto por segundos nas altas frequencias necessita de um conjunto leve ágil para com velocidade atingir as frequencias mais altas.

- Fio da bobina tambem importante como maioria usa cobre não da muita diferença o alumínio da uma resposta mais metalizada mas ajuda a subir.A grossura do fio tambm pode diferenciar qto mais grosso maior preocupação em lidar com as potências e um pouco menos preocupado em fidelizar o som principamente nas altas fio mais grosso mais pesado tambm ai decai no maior Mms.

Demais so escutando mesmo.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...