Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Vinícius MB

Digital Designs DD1508 em TL (transmission line).

Recommended Posts

Um amigo tava com um sub Digital Designs modelo DD1508 zerado parado na casa dele.. Acabei pegando hoje pra mim brincar um pouco...

Como faz tempo que não faço nenhuma TL (ou LT como alguns chamam - linha de transmissão), a primeira ideia que me veio a cabeça foi isso...

Quem é meio antigo aqui no fórum, deve lembrar o tanto que já brinquei com essas caixas.. haha.. Tanto em projetos residenciais, quanto no automotivo, e ajudando outros também. Minha última foi uma TL isobárica push-pull para dois Fosgate P3 12" (modelo anterior ao atual).

Após o almoço tinha feito uns rabiscos do projeto pronto já... E agora pouco dei início e uma adiantada nela.

Na verdade nem vai pro meu carro tão já... Pois vendi todo o som (amps. fiação, e tudo mais). Mas vou dar um jeito de testar ela no carro de algum amigo. :vts

Se gostar (como estou imaginando que vai ficar), vou deixar guardadinha ela aqui pra usar futuramente. Ainda vou decidir qual amp. utilizar daí para empurra-lo.

Chega de papo, vamos ao que ninguém gosta!

IMG_20130809_171245_841.jpg

IMG_20130809_171344_575.jpg

IMG_20130809_172237_166.jpg

IMG_20130809_175126_592.jpg

Logo mais dou mais detalhes técnicos, projeto em si e tudo mais... :legal:

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não me conformo até hoje com essa falta de acabamento dos dd montados aqui...

mais vou acoNpaMhaMdo pra ver os resultados !

to com um sub de 8" aqui também,

pensando na caixa ainda..

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi um DD antes... Tomara que não toque como é o acabamento só. :vts

Ele é "parrudo" e impressiona bem aos olhos, mas se for se atentar aos detalhes nele, realmente não é muito bem feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando :)

Achou fácil os parâmetros desse sub

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as especificações da LT ? Sintonia e SD's ?

Acompanhando, deve ficar show...

Compartilhar este post

Link para o post

Aconpanhado

to pegando 2 1512 depois de ter pensado em varios outros subs pelo preço parecido...

Mas são feios heim pqq kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci, qual esse 8" seu? Por curiosidade.

Acompanhando :)

Achou fácil os parâmetros desse sub

Não exatamente... Tem poucos parâmetros disponíveis pela net.. Mas no meu caso, só dei uma olhada por cima. :vts

Quais as especificações da LT ? Sintonia e SD's ?

Acompanhando, deve ficar show...

Estou de saída agora.. Depois monto um projeto bem certo no Sketchup como tá, e posto. SD's não sei ao certo, pra ser sincero. A DD não disponibiliza o SD do sub, aí fiz uma média de outros parecidos visualmente pela net, e calculei +o- o dele.. Até chegar num "consenso", e utilizei ele..

Mas está com 95cm² do início ao fim. A linha está com 2,46m de comprimento. Em torno de 35hz. A Fs do DD é 42hz.

Aconpanhado

to pegando 2 1512 depois de ter pensado em varios outros subs pelo preço parecido...

Mas são feios heim pqq kkkk

É não... São até simpáticos um pouco, e outra, quem vê cara, não vê batidão. o-o-

Tomara que esse DD não decepcione.

Compartilhar este post

Link para o post

sub da questo, o mascote da casa kk

Era um possível candidato, a entrar numa 'casa' dessas... hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba... parece que teve muita diferença entre SD inicial e final...

No que isso implica?

Editado por luanra

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba... parece que teve muita diferença entre SD inicial e final...

No que isso implica?

Como assim? O SD da linha é constante. Só o 'habitáculo' do sub é um pouco maior, mas ali irei 'afunilar' ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ta rsrs e esse habitáculo um pouco maior infuencia em alguma coisa na sintonia da lt?

Enviado do meu Galaxy Note 2 bruto

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ta rsrs e esse habitáculo um pouco maior infuencia em alguma coisa na sintonia da lt?

Enviado do meu Galaxy Note 2 bruto

Na sintonia não. Ele altera um pouco a sonoridade em médios (mais caixas residenciais, com mids), mas em subs não cheguei a ver na prática... Sempre fiz assim, 'afunilando'.

Compartilhar este post

Link para o post

Testando pra ver como fica:

IMG_20130810_095056_015.jpg

IMG_20130810_095107_072.jpg

Já com os cantos:

IMG_20130810_102550_759.jpg

Ponto negativo para a DD: esses fios fixos são uma mer** pra colocar na caixa... Tem que fazer um encaixe no buraco, pra ver se facilita um pouco, mas mesmo assim fica ruim de tirar e colocar da caixa. Os fios saem pro lado, deveriam sair para trás, sentido ao imã.

IMG_20130810_102610_780.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal. :legal:

vai ter algum revestimento interno ?

Vai sim. Costumava dividir a linha em 3 partes: a 1ª com revestimento denso (feltro + um bom tanto de plumante ou acrilon), 2ª moderado (apenas feltro, as vezes com pouco de plumante/acrilon), e a 3ª sem nada de revestimento.

Nessa vou fazer um pouco diferente (testar pra ver)... Feltro apenas nessa parte do sub, e meio carregado de plumante/acrilon, e no 1º 1/3 da linha deixar o revestimento pouco disperso, e o restante sem nada. Vamos ver como se sai.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando, alguma dica de amp para empurrá-lo?

Sou mais do SQ, não sei a sonoridade ou timbre desse sub, por isso já parti diretamente pra TL. Como ouço mais rock e afins, creio que vai se enquadrar no que busco. Logo, não precisarei aplicar muita potência como imagino (sei que não é um sub muito sensível, mas a caixa ajuda um pouco nesse quesito).

Um amigo tá com um SD600.1 (2omhs, o sub é 4+4omhs) pra venda, me fez um preço legal. Vale a pena, ou deixo pra pegar algo mais 'refinado'? Nunca ouvi, e não tenho como testar no momento essa combinação.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a vantagem desse "labirinto" em relaçao as saidas "diretas" das caixas comuns de sub ? desculpa a pergunta idiota hehehe...

Ele sendo longo assim ,nao vai dar nenhum atraso nao no som ? ou algo do tipo. A litragem da caixa conta só o habitaculo do sub ou conta com a saida tambem ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico movido a pedido do autor :legal:

:legal:

Qual a vantagem desse "labirinto" em relaçao as saidas "diretas" das caixas comuns de sub ? desculpa a pergunta idiota hehehe...

Ele sendo longo assim ,nao vai dar nenhum atraso nao no som ? ou algo do tipo. A litragem da caixa conta só o habitaculo do sub ou conta com a saida tambem ?

Isso não é uma "caixa dutada com duto longo", é uma linha de trasnmissão, o conceito é bem diferente de uma caixa convencional, tanto no projeto e execução quanto na sonoridade.

O Gabriel criou um tópico, o qual explica (também tô pro meio lá) tudo em relação a esse tipo de caixa, se quiser aprender pouco mais: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143696

Muito bacana o projeto, vou acompanhar!!

:legal:

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...