Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
julianflor

Teste em novo produto

Recommended Posts

No vídeo abaixo a fonte se regulando de 16V à menos de 9,5V com carga máxima (400W), não há variações de tensão independete de carga ou tensão de alimentação.http://www.youtube.com/watch?v=KUIHEJ9gVlI

juliano

nao seria uma fonte desse tipo??

http://www.embedded.com/design/mcus-processors-and-socs/4371550/Optimal-digital-power-control-using-LLC-resonant-converters

atualmente esse e o tipo de fonte de melhor rendimento, ate mesmo em materia de ruido, e claro.rendimento

se vc consegui algo melhor que isso, parabens, vc criou algo inovador e revolucionario

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

?

Colega, como esquecer as baterias? Independe do amplificador e fonte, estamos falando de energia elétrica ligada a bateria, não existe como manter a potência com tensão menor sem aumentar a corrente (é óbvio que não, mas não estou falando de manter a potência, nem estou falando do amplificador com fonte regulada!) , simples assim. Você está dizendo que a corrente corrente baixa junto com a tensão (SIM, mas no amplificadores comuns, que tem sua potência muito reduzida) , certo? Como, se não por fadiga da bateria? Desenhe pra mim por favor.

É... você não entendeu até agora mesmo...

Não estou falando do amplificador com fonte regulada, não estou falando de manter potência. Estou falando dos amplificadores comuns que perdem muita potência nas quedas de tensão pois além da tensão cair, a corrente também cai e a potência cai absurdamente.

Você está falando outra coisa. É claro que no amplificador com fonte regulada a corrente irá aumentar para manter a potência, se não, o Juliano estaria fazendo mágica e tirando potência do "Além".

E agora, entendeu que estou falando dos amplificadores com fonte comum??

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que está o ponto então. A tensão vai caindo conforme a carga vai exigindo da bateria (normal). A afirmação do colega acima, então, não tem fundamento algum, enquanto não houver overload da bateria, a corrente não vai baixar, e muito menos diminuir seguindo a queda de tensão. Para manter a potência, a corrente continuará aumentando e a tensão caindo, até a fadiga da bateria.

Isso só seria possível se a bateria mantivesse a tensão estável até sua sobrecarga (o que já é sabido que não ocorre), e após isso fosse caindo a tensão juntamente com a corrente (pois em sobrecarga a bateria já estaria sofrendo fadiga).

Exatamente. Se você consegue compensar esta queda de tensão, você consegue chegar ao "limite" de corrente da bateria, em tese, sem nenhuma queda de potência. Como citei lá em cima, dá pra pensar em pelo menos 5kw em uma bateria de 60Ah de boa qualidade, nova e completamente carregada.

Se pensarmos em sistemas melhor dimensionados, com os famosos "100Ah pra cada 1000W", teríamos no mínimo 3000A de crank pra um amp de 5kw. Em 9V isto renderia 27000w sem queda de potência.

Claro, são situações extremas, para o carro a queda de tensão continua sendo nociva... mas falamos em termos de desempenho. Não adianta o cara querer usar o amplificador num sistema subdimensionado, pois em algum momento VAI faltar energia, como faltaria em qualquer amplificador. A diferença é que, entre 9 e 12V a potência em um amplificador sem compensação vai variar em mais de 40%.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que, entre 9 e 12V a potência em um amplificador sem compensação vai variar em mais de 40%.

Na verdade, em um amplificador sem compensação a potência varia muito mais, pois a queda/ganho de potência não é linear, não é só fazer regra de três para saber a potência de um amplificador em outras tensões de entrada.

Tanto que se você olhar o manual dos amplificadores nacionais que divulgam a potência em 12,6 e 13,8V, você vai ver que a potência não sobe apenas 10% de 12,6 para 13,8V, que seria o que aconteceria se o ganho de potência fosse linear, pois 13,8V é 10% maior que 12,6V. Mas a potência sobe entre 20 e 25% com apenas 10% de aumento na tensão de entrada.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal pode estar confundindo umas coisinhas com respeito à alimentação: a tensão de uma bateria cai porque a corrente subiu.

Se, por exemplo, a bateria for capaz de suprir 500W e o consumo instantâneo do amp em questão é 500W, os valores tensão e corrente podem variar (dependendo da qualidade, capacidade, etc da bateria. Se é uma bateria pequena a tensão vai cair, digamos para 10V e o amp vai se regular, aumentando o tempo em que ele consome corrente (princípio do PWM) e a corrente média no intervalo vai ser 50A.

Se é uma bateria grande vai ficar por volta de 12.5V e a corrente em 40A. Neste caso o amp nem precisou fazer muito trabalho.

Editado por muriloalvares

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera!

Alguem vai usar SD no próximo campeonato de SQ do Forum, gostaria de acompanhar.

Valeu!

tamo junto xicão :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, em um amplificador sem compensação a potência varia muito mais, pois a queda/ganho de potência não é linear, não é só fazer regra de três para saber a potência de um amplificador em outras tensões de entrada.

Tanto que se você olhar o manual dos amplificadores nacionais que divulgam a potência em 12,6 e 13,8V, você vai ver que a potência não sobe apenas 10% de 12,6 para 13,8V, que seria o que aconteceria se o ganho de potência fosse linear, pois 13,8V é 10% maior que 12,6V. Mas a potência sobe entre 20 e 25% com apenas 10% de aumento na tensão de entrada.

Toda vez que você dobra a tensão sobre um resistor, você dobra a tensão e a corrente. Logo, você quadruplica a potência.

Em um amplificador com fonte linear é de se esperar o mesmo comportamento quando a tensão na entrada cai. Ao cair, ela afeta a potência nesta mesma proporção, desde, claro, que o amplificador já esteja próximo à máxima potência. Trabalhando à média potência ela não se altera.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei entendeu bem o que eu quis dizer, o pessoal mais leigo vai entender besteira, que o amp faz milagre, e não faz. Agora deu pra entender, né? Quem sabe o que está comprando, vai comprar justamente pelos diferenciais do produto.

sim entendi, mais creio que muitos vão pro lado mais correto do pensamento.. tipo se antes o cara tinha uma bateria de 100 Ah pra tocar x tempo

agora em tese precisaria de uma de 90 Ah pra tocar o mesmo tempo...

agora se inverterem completamente a coisa.. aí só deus na causa.. pois achar que a mesma potência vai render mais Watts.. se o mesmo enfatiza

eficiência tem que mandar confeccionar alguns atestados de burrice aguda não concorda ? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

É... você não entendeu até agora mesmo...

Não estou falando do amplificador com fonte regulada.

Colega, eu estou falando com qualquer carga, independente se é um amplificador ou uma lâmpada, não interessa, a diferença da eficiência eu já calculei e postei lá.

não estou falando de manter potência.

Então sobre o que você está discutindo? De circuito em stand-by, sem carga? Pra quê? Pra ver como os LEDS acendem? Se ele não tem carga como vai cair a tensão? (Você não disse que a corrente cai junto a tensão? Então por favor não distorça o assunto, só estou pedindo uma explicação, pois isso pra mim não tem lógica alguma.)

Estou falando dos amplificadores comuns que perdem muita potência nas quedas de tensão pois além da tensão cair, a corrente também cai e a potência cai absurdamente.

Repito, não interessa a carga e o que está está no meio do circuito (entre a carga e fonte de energia). Continua não fazendo sentido algum isso pra mim, nos amplificadores "comuns" a que você se refere, só haverá perda de potência por ineficiência, aquecimento, fuga, perdas do próprio circuito ou se faltar energia, enquanto ele estiver trabalhando, mesmo que a tensão caia, ele continuará drenando corrente da fonte, até a tensão cair ao ponto de desligar o dispositivo intermediário ou cessar a carga.

Você está falando outra coisa. É claro que no amplificador com fonte regulada a corrente irá aumentar para manter a potência, se não, o Juliano estaria fazendo mágica e tirando potência do "Além".

E agora, entendeu que estou falando dos amplificadores com fonte comum??

Não, e se alguém entendeu, me explique por favor, pois estamos falando de uma coisa simples, eletricidade em corrente contínua.

Exatamente. Se você consegue compensar esta queda de tensão, você consegue chegar ao "limite" de corrente da bateria, em tese, sem nenhuma queda de potência. Como citei lá em cima, dá pra pensar em pelo menos 5kw em uma bateria de 60Ah de boa qualidade, nova e completamente carregada.

Se pensarmos em sistemas melhor dimensionados, com os famosos "100Ah pra cada 1000W", teríamos no mínimo 3000A de crank pra um amp de 5kw. Em 9V isto renderia 27000w sem queda de potência.

Claro, são situações extremas, para o carro a queda de tensão continua sendo nociva... mas falamos em termos de desempenho. Não adianta o cara querer usar o amplificador num sistema subdimensionado, pois em algum momento VAI faltar energia, como faltaria em qualquer amplificador. A diferença é que, entre 9 e 12V a potência em um amplificador sem compensação vai variar em mais de 40%.

Bingo! Ou seja, independente de termos uma fonte com um senhor regulador de tensão, que suporte um range extraordinário, como é o caso do projeto do Juliano, se a carga conseguir trabalhar com as quedas de tensão, continuará consumindo da fonte.

Nós estamos falando a mesma língua, acho.

O pessoal pode estar confundindo umas coisinhas com respeito à alimentação: a tensão de uma bateria cai porque a corrente subiu.

Se, por exemplo, a bateria for capaz de suprir 500W e o consumo instantâneo do amp em questão é 500W, os valores tensão e corrente podem variar (dependendo da qualidade, capacidade, etc da bateria. Se é uma bateria pequena a tensão vai cair, digamos para 10V e o amp vai se regular, aumentando o tempo em que ele consome corrente (princípio do PWM) e a corrente média no intervalo vai ser 50A.

Se é uma bateria grande vai ficar por volta de 12.5V e a corrente em 40A. Neste caso o amp nem precisou fazer muito trabalho.

Exato Murilo, inclusive é o que eu disse pro Kleber lá, não vejo outra lógica, a tensão só cai por causa da carga.

sim entendi, mais creio que muitos vão pro lado mais correto do pensamento.. tipo se antes o cara tinha uma bateria de 100 Ah pra tocar x tempo

agora em tese precisaria de uma de 90 Ah pra tocar o mesmo tempo...

agora se inverterem completamente a coisa.. aí só deus na causa.. pois achar que a mesma potência vai render mais Watts.. se o mesmo enfatiza

eficiência tem que mandar confeccionar alguns atestados de burrice aguda não concorda ? :vts

Bixo, apesar da Lei de Ohm ser ensinada na 7a, 8a série, em física (pelo menos na minha época, 18 anos atrás era, agora nem sei mais...), junto com associação de resistores, o pessoal geralmente é preguiçoso, não estuda, sequer da uma lida nos manuais em alguns casos.

Mas digamos que o usuário tenha 1200 W instalados de amp meia boca, mas bom setup, instalação bem feita, etc, e trocar o amp por um com essa eficiência, é pra sentir nos ouvidos sim, ainda mais nas baixas. É como eu disse lá, é só não fazer propaganda milagrosa, que vai tocar bem com bateria de moto :huh: , que vai tocar 3 horas a mais :blink: com o carro desligado, etc, que tudo bem, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Bixo, apesar da Lei de Ohm ser ensinada na 7a, 8a série, em física (pelo menos na minha época, 18 anos atrás era, agora nem sei mais...), junto com associação de resistores, o pessoal geralmente é preguiçoso, não estuda, sequer da uma lida nos manuais em alguns casos.

Mas digamos que o usuário tenha 1200 W instalados de amp meia boca, mas bom setup, instalação bem feita, etc, e trocar o amp por um com essa eficiência, é pra sentir nos ouvidos sim, ainda mais nas baixas. É como eu disse lá, é só não fazer propaganda milagrosa, que vai tocar bem com bateria de moto :huh: , que vai tocar 3 horas a mais :blink: com o carro desligado, etc, que tudo bem, né?

pra sentir nos ouvidos SE o circuito amplificador for melhor que o anterior ! se você tinha um excelente amp com 1200 W e coloca outro excelente

também na mesma potência, como um leigo ou até um mais entendido vai notar a diferença ? esse é o ponto.

oque eu quis dizer é que você pode ter uma excelente fonte e um péssimo ampli em qualidade...

a melhor eficiência num inversor DC/DC não é regra... você pode ter um excelente projeto com apenas 80...85 % ou menos ainda na fonte falando da eficiência.

Concordo que quanto a divulgação não se deve colocar o produto como sendo pica das galáxias, pois pode confundir isso é fato mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

pra sentir nos ouvidos SE o circuito amplificador for melhor que o anterior ! se você tinha um excelente amp com 1200 W e coloca outro excelente

também na mesma potência, como um leigo ou até um mais entendido vai notar a diferença ? esse é o ponto.

oque eu quis dizer é que você pode ter uma excelente fonte e um péssimo ampli em qualidade...

a melhor eficiência num inversor DC/DC não é regra... você pode ter um excelente projeto com apenas 80...85 % ou menos ainda na fonte falando da eficiência.

Concordo que quanto a divulgação não se deve colocar o produto como sendo pica das galáxias, pois pode confundir isso é fato mesmo..

Fião, leia lá, eu falei amp "meia-boca" e depois trocar por amp com essa eficiência. E não falei em qualidade filhote, falei em potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Fião, leia lá, eu falei amp "meia-boca" e depois trocar por amp com essa eficiência. E não falei em qualidade filhote, falei em potência.

eu até negritei... pois eu vi.

potência é V x I... que diferença notável existe entre 1200 ruim com 1200 bom ? somente a qualidade. Isso que eu quis dizer rs

Compartilhar este post

Link para o post

eu até negritei... pois eu vi.

potência é V x I... que diferença notável existe entre 1200 ruim com 1200 bom ? somente a qualidade. Isso que eu quis dizer rs

Eu num to falando de potência nominal colega, eu ainda não fiquei louco... Estou falando de valores comerciais, um com 80% de eficiência, e outro com 95%, ambos com 1200 W declarados pelo fabricante. Agora você entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu num to falando de potência nominal colega, eu ainda não fiquei louco... Estou falando de valores comerciais, um com 80% de eficiência, e outro com 95%, ambos com 1200 W declarados pelo fabricante. Agora você entendeu?

sim mais isso depende do amplificador e em qual faixa de frequência você tem maior ganho...

se vai render mais nas baixas não é só a eficiência na fonte que julga e sim a capacidade em liberar oque o amplificador precisa.

vide amps gringos... chupões de bateria e excelentes subgraves...

oque eu disse foi em relação a amplificadores iguais no sentido de não se notar diferença audível só por causa da eficiência na fonte de um deles.

agora, amp meia boca você pode por qualquer outro com a mesma potência e mesmo consumo e sentir tocar audivelmente mais forte em determinada

faixa de frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

sim mais isso depende do amplificador e em qual faixa de frequência você tem maior ganho...

se vai render mais nas baixas não é só a eficiência na fonte que julga e sim a capacidade em liberar oque o amplificador precisa.

vide amps gringos... chupões de bateria e excelentes subgraves...

oque eu disse foi em relação a amplificadores iguais no sentido de não se notar diferença audível só por causa da eficiência na fonte de um deles.

agora, amp meia boca você pode por qualquer outro com a mesma potência e mesmo consumo e sentir tocar audivelmente mais forte em determinada

faixa de frequência.

Cara, OK, você está fazendo tempestade em copo d'água, ou está fingindo que não entendeu, DESISTO. Pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, OK, você está fazendo tempestade em copo d'água, ou está fingindo que não entendeu, DESISTO. Pronto.

tempestade kk viaja não, fica sussa..

só não concordei em dizer que vai ter mais rendimento audível e potência só por que trocou o amp por outro com fonte mais eficiente..

melhor contra pior eficiência é indiferente.. SEI que é possível notar diferenças de pressão sonora apenas trocando amplis.. com a mesma potência..

Compartilhar este post

Link para o post

Miashiro, parece que você só quer discutir e não parou pra entender o que eu disse até agora.

Vou tentar mais uma vez, vou quase desenhar pra você.

Supondo um amplificador com fonte não regulada (todos os nacionais atuais) que entregue 2.500W RMS em 12,6V contra o amplificador com fonte regulada (que é o que o Juliano quer lançar) com a mesma potência de 2.500W RMS mas em qualquer tensão (dentro dos limites). Teríamos algo mais ou menos assim (não estou levando em conta a eficiência, supondo todos com 100% de eficiência só para ilustrar):

- Amplificador com fonte não regulada de 2.500W RMS em 12,6V:

Potência em 13,8V: 3.000W RMS

Consumo de corrente em 13,8V: 217 amperes

Potência em 12,6V: 2.500W RMS

Consumo de corrente em 12,6V: 198 amperes (a corrente diminui)

Potência em 11,5V: 2.100W RMS

Consumo de corrente em 11,5V: 182 amperes (a corrente cai ainda mais)

Potência em 10,4V: 1.750W RMS

Consumo de corrente em 10,4V: 168 amperes (a corrente continua caindo)

- Amplificador com fonte regulada de 2.500W RMS:

Potência em 13,8V: 2.500W RMS

Consumo de corrente em 13,8V: 181 amperes

Potência em 12,6V: 2.500W RMS

Consumo de corrente em 12,6V: 198 amperes (a corrente aumenta)

Potência em 11,5V: 2.500W RMS

Consumo de corrente em 11,5V: 217 amperes (a corrente aumenta ainda mais)

Potência em 10,4V: 2.500W RMS

Consumo de corrente em 10,4V: 240 amperes (a corrente continua aumentando)

Ou seja, o que eu quero dizer desde o início e que você não entendeu até agora é que nos amplificadores com fonte não regulada o consumo de corrente diminui com a queda de tensão. E nos amplificadores com fonte regulada (que é a proposta do Juliano) o consumo de corrente aumenta com a queda de tensão. É só isso que quero dizer, não é possível que você não consegue entender isso.

Compartilhar este post

Link para o post

tempestade kk viaja não, fica sussa..

só não concordei em dizer que vai ter mais rendimento audível e potência só por que trocou o amp por outro com fonte mais eficiente..

melhor contra pior eficiência é indiferente.. SEI que é possível notar diferenças de pressão sonora apenas trocando amplis.. com a mesma potência..

Pare de complicar, dois amplificadores equivalentes em resposta de frequência (vou falar novamente, qualidade NÃO está em jogo, não interessa a frequência), de valor comercial de 1200 W, qual toca com mais potência, o de 80 ou 95% de eficiência? Pare de colocar cabelo em ovo, vai dar mais de 300 W de diferença com a mesma corrente.

Se não entendeu isso, agora eu desisto MESMO.

Compartilhar este post

Link para o post

Pare de complicar, dois amplificadores equivalentes em resposta de frequência (vou falar novamente, qualidade NÃO está em jogo, não interessa a frequência), de valor comercial de 1200 W, qual toca com mais potência, o de 80 ou 95% de eficiência? Pare de colocar cabelo em ovo, vai dar mais de 300 W de diferença com a mesma corrente.

Se não entendeu isso, agora eu desisto MESMO.

kkkkkkkkkkkk

mousss fala um trem desses não...

não vai dar nada pow... vai economizar 300 W ( 20~25 A a menos sendo consumidos nas baterias ) no amp mais eficiente.

COM a mesma corrente sim ! mais como se a carga ( falantes ) e a instalação é a mesma ? o amp tem fonte estabilizada e não altera a tensão de alimentação do circuito amplificador, por si só não vai inserir mais corrente na carga já que é a mesma, então como vou ter mais 300 W a mais ?

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas mais se ouve uma queda na tensão é por que ouve picos de corrente, é como o klb disse..

logo a corrente numa bateria 100% carregada vai subir quando a tensão cair um pouco, todos sabemos que num AB os drivers de saída recebem

todo o potencia da fonte.. e a medida que exigimos mais potencia os transistores vão liberando uma maior passagem de corrente elétrica a

até chegar a carga, num classe D não é muito diferente, na própria modulação os pulsos vão ganhando "corpo" ficando mais largos

pra poderem suprir com mais corrente a carga, percebemos isso observando uma senoide após os filtros e outro canal do scoop antes deles..

nos mosfets o pico de tensão é praticamente o mesmo.. oque muda é o tempo em que a corrente circula o PMW mesmo, bem semelhante a fonte estabilizada.

os filtros "convertem" essa bagunça ao sinal analógico novamente, e assim quanto mais largos os pulsos maior a amplitude (tensão) e mais corrente circula na carga.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, o que eu quero dizer desde o início e que você não entendeu até agora é que nos amplificadores com fonte não regulada o consumo de corrente diminui com a queda de tensão.

Uma vez dentro da tensão de operação, a corrente só vai cair com a instabilidade do amplificador, por suas perdas, queda de desempenho ou se faltar energia.

E nos amplificadores com fonte regulada (que é a proposta do Juliano) o consumo de corrente aumenta com a queda de tensão. É só isso que quero dizer, não é possível que você não consegue entender isso.

É o que estou tentando te explicar desde o início, mas você que disse que a corrente caía junto com a tensão aí a potência despencava? Oras, a potência só cai pela ineficiência e perdas do amplificador ou da fonte de sinal, a corrente não diminui sozinha (enquanto houver energia na fonte), não é a queda de corrente a responsável pela queda de potência. A carga (alto-falante) e a fonte de energia (bateria) estão lá, se cair a corrente dentro da faixa de tensão de operação do amplificador (independente do tipo de fonte), é pq houve redução da carga ou problema no amplificador, perda por superaquecimento, perda de eficiência, etc, queda no desempenho por N fatores. Nós estamos tentando dizer a mesma coisa, mas tudo começou quando você disse que a corrente caia junto com a tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

sei que você vai dizer que a tensão na saída da fonte vai cair junto com a da bateria mais a corrente essa vai subir e muito hehe

se não como explicar um amp de 2500 W rendendo absurdos com 11 V..

bateria nova e carregada tem um pico de corrente muito forte extremamente... e é muito rápido na maioria das vezes pois estamos falando

de sinal musical na saída. uma coisa que fica oscilando o tempo todo..

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkk

mousss fala um trem desses não...

não vai dar nada pow... vai economizar 300 W ( 20~25 A a menos sendo consumidos nas baterias ) no amp mais eficiente.

COM a mesma corrente sim ! mais como se a carga ( falantes ) e a instalação é a mesma ? o amp tem fonte estabilizada e não altera a tensão de alimentação do circuito amplificador, por si só não vai inserir mais corrente na carga já que é a mesma, então como vou ter mais 300 W a mais ?

Filho do céu, Dio Santo Madonna, como "não vai dar nada" se no amp anterior havia perda maior? Ou seja, não conseguia manter a potência com a queda normal? Claro que terá ganho na potência (em relação ao anterior, Dio Santo Madonna), ao menos na linearidade dela, e duvido que não seja audível se estivermos falando em 1000, 1500, 2000 W.

Olha, agora eu preciso comer, ingerir calorias para alimentar meu cérebro, depois eu volto pra ver o tanto de besteira que escrevi, pois estava fazendo 3 coisas so mesmo tempo, como sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...