Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

extremesound

Qual Filtro usar ? Butterworth 24/8 ou Linkwitz-Riley 48/8 ?

Recommended Posts

Postado em

Boa noite amigos !

Chegou todos meus equipamentos e estou com uma dúvida!

Não intendo de física e logo muito menos de filtro, apenas que quanto maior o corte, mais preciso ele é.

Logo tenho a impressão que se fizer os cortes do meu som em Linkwitz-Riley 48/8 terei cortes totalmente precisos e consequentemente sem uma frequencia misturar com a outra.

Estou certo ou errado ?

No caso vou configurar assim :

GTK 1500

LPF - 200 Hz @ L-R 48 dB/8

HPF - 50 Hz @ L-R 48 dB/8

Frequencia Equalizador - 63 Hz

Ganho - A testar

ESX 310

LPF - 1200 Khz @ L-R 48 dB/8

HPF - 50 Hz @ L-R 48 dB/8

Frequencia Equalizador - 630 Hz

Ganho - A testar

ETD 7200

LPF - 20000 KHZ @ L-R 48 dB/8

HPF - 1200 Khz @ L-R 48 dB/8

Frequencia Equalizador - 2500 Khz ou 4000 Khz

Ganho - A testar

Só gostaria de saber com os mais entendidos a questão do filtro a ser utilizado, se posso usar o mesmo filtro para todas as vias , ou se há algum filtro que é melhor em determinada via.

Quanto ao Equalizador, o PX-1 Vem com 15 bandas, isso vou ter que testar e ver qual mais me agrada.

Dúvida mesma é sobre qual FIltro usar , ou o BW ou L-R !

Obrigado mais uma vez pelo espaço !

Postado em

48dB/8ª é um corte muito acentuado. Eu usaria em raríssimas exceções, já acho 24dB/8ª muito. rsrs

Não sei qual o volume e Fb da caixa do GTK, mas se a Fb não estiver alta, pode usar um corte de 24dB/8ª em 45Hz (HP) e 125Hz (LP). E o ESX pode cortar em 125Hz até 1.500Hz também 24dB/8ª.

Postado em

48dB/8ª é um corte muito acentuado. Eu usaria em raríssimas exceções, já acho 24dB/8ª muito. rsrs

Não sei qual o volume e Fb da caixa do GTK, mas se a Fb não estiver alta, pode usar um corte de 24dB/8ª em 45Hz (HP) e 125Hz (LP). E o ESX pode cortar em 125Hz até 1.500Hz também 24dB/8ª.

Apenas acrescentando: o único caso onde eu aplicaria o 48db é no subsonico, nesse teu caso!

Postado em

Neste X-over, não tem como configurar separadamente o Linkwitz-Riley, Butterworth (que provavelmente tem os outros dois como, Chebyshev e Bessel) dos slopes (6/12/24db/8º) ?

Pois eles, determinam o fator Q (característica da curva) do corte, e o slopes a precisão, intensidade do corte...

Postado em (editado)

Isso, subsonic é um HPF de frequências baixas.

No caso só tem como selecionar BW e L-R ? Não tem outros ? Acredito ser pelo o motivo dessas características específicas serem de "extremidades" do fator Q (o mais alto e o mais baixo)...

Bem interessante o PX-1 ter como configurar o fator Q dos cortes de frequências ! Ajuda muito para se ter uma integração perfeita entre as vias, sem alteração do corte ou slope... !

Editado por Viepper
Postado em

GTK 1500

LPF - 200 Hz @ L-R 24 dB/8

HPF - 45 Hz @ L-R 48 dB/8

Frequencia Equalizador - 63 Hz

Ganho - A testar

ESX 310

LPF - 1200 Khz @ L-R 48 dB/8

HPF - 200 Hz @ L-R 24 dB/8

Frequencia Equalizador - 630 Hz

Ganho - A testar

ETD 7200

LPF - 20000 KHZ @ L-R 24 dB/8

HPF - 1200 Khz @ L-R 48 dB/8

Frequencia Equalizador - 2500 Khz ou 4000 Khz

Ganho - A testar

EU usaria sempre que puder L-R ao invés de bW.

Postado em

acho 45 herts baixo ainda mesmo sendo um gtk

usaria 55 a 60 herts minimo, em volume mais alto o falante excursionaria menos e duraria mais, porém se perde muito subgrave com a mala fechada.

Postado em

Mas isso depende da caixa e sintonia. Nessas manifolds que andam fazendo tanto, com sintonia altíssima, pico acima dos 80Hz, com certeza o corte em 45Hz é muito baixo. Mas em uma caixa bass reflex com Fb em 50Hz o corte em 45Hz é perfeitamente aceitável.

Postado em

então deve ser meu carro que deixa meu grave ruim HUAUHAHUAHUAHUAHUAHU

Quem manda ter um gol :vts

:( :( :(

Postado em

E talvez seja isso sim :blink: :blink: :pirou: :pirou:

Não fiquei louco não , o gol tem um degrau bem alto no PM , veja se não ta tampando os buracos de baixo da caixa , ai joga a sintonia la pra baixo os de cima sopra muito e o Af perde o controle.

Parece impossivel e muito improvavel , mais ja vi tirar um som de um celta e coloca num ford KA e o rendimento simplismente aparecer do nada ." o Ka não tem degrau na mala",

Postado em (editado)

Quando trocou o antigo Cross pelo PX-1 percebeu melhoras no grave ou a mesma coisa ?

Bom dia Rui

Sexta-feira peguei o carro, mais jah voltou pra loja ....

Uma chiadeira da p.... .... mesmo com o volume no 0 há um chiado tipo radio ....e volume constante..... isso acontece nos 2 SD, tanto no SD250.2 quanto no SD200.

Hoje deixei na loja o meu carro, e pedi pro instalador colocar todos os modulos, PX-1, e o Pioneer tudo no mesmo aterramento, além disso, pedi pra pegar um fio e aterra a carcaça do Pioneer no mesmo ponto, pois vi que teve um usuario aqui no forum que teve o mesmo problema e quando fez isso resolveu.

Espero que com esse procedimento resolva, pois eu posso de dizer que o SD250.2 nos driver Titanium mudou da agua pro vinho com o antigo SSL que tinha ...ficoou muito mais forte, e além disso, o PX-1 gostei demais..... os cortes são bem eficazes.

Quanto a equalização, apenas fiz uns testes, as frequencia 63/ 80 / 100 dei um ganho de uns 3 Db, depois dei uns ganho na msm faixa nas faixa de 4Khz / 8 Khz e 12 Khz se naum me engano, ficou um som muito bom porém os chiados me incomodam muito entaum nem curti e nem testei mais ....

Vamos ver se melhora hoje ....

Referente se melhorou ou naum o som comparado ao Taramps CRX-4 o que muda na verdade eh o ganho que vc tem que alterar , no meu caso, as ETD e os ESX tive que colocar o ganho deles em -5 DB e aumentar o GTK pra + 4Db ....pra acompanhar ....pois se deixar os ETD 7200 e ESX com 0 ou mais, encobre e em muito os GTK ....

Hoje pedi pro instalador aproveitar e diminuir o ganho dos ESX e ETD, ai quero igualar td e fazer mais testes .....

Por enquanto ponto negativo ficou por conta do chiado insuportavel, porém acredito que seja pelo fato de os SD / PX-1 e Sequenciador JFA estarem em outro aterramento.

Além disso, o Sequenciador JFA se ligar o banda nele, o mesmo estala, assim ficou fora do Sequenciador, novamente, acredito que isso seja pelo fato do aterramento estar em outro ponto.

Obrigado a todos

Editado por extremesound
Postado em

E talvez seja isso sim :blink: :blink: :pirou: :pirou:

Não fiquei louco não , o gol tem um degrau bem alto no PM , veja se não ta tampando os buracos de baixo da caixa , ai joga a sintonia la pra baixo os de cima sopra muito e o Af perde o controle.

Parece impossivel e muito improvavel , mais ja vi tirar um som de um celta e coloca num ford KA e o rendimento simplismente aparecer do nada ." o Ka não tem degrau na mala",

Isso é verdade fica tampando quase a metade do falante de grave ;S

Se for isso ai fudeu de vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postado em

Bom dia Rui

Sexta-feira peguei o carro, mais jah voltou pra loja ....

Uma chiadeira da p.... .... mesmo com o volume no 0 há um chiado tipo radio ....e volume constante..... isso acontece nos 2 SD, tanto no SD250.2 quanto no SD200.

Hoje deixei na loja o meu carro, e pedi pro instalador colocar todos os modulos, PX-1, e o Pioneer tudo no mesmo aterramento, além disso, pedi pra pegar um fio e aterra a carcaça do Pioneer no mesmo ponto, pois vi que teve um usuario aqui no forum que teve o mesmo problema e quando fez isso resolveu.

Espero que com esse procedimento resolva, pois eu posso de dizer que o SD250.2 nos driver Titanium mudou da agua pro vinho com o antigo SSL que tinha ...ficoou muito mais forte, e além disso, o PX-1 gostei demais..... os cortes são bem eficazes.

Quanto a equalização, apenas fiz uns testes, as frequencia 63/ 80 / 100 dei um ganho de uns 3 Db, depois dei uns ganho na msm faixa nas faixa de 4Khz / 8 Khz e 12 Khz se naum me engano, ficou um som muito bom porém os chiados me incomodam muito entaum nem curti e nem testei mais ....

Vamos ver se melhora hoje ....

Referente se melhorou ou naum o som comparado ao Taramps CRX-4 o que muda na verdade eh o ganho que vc tem que alterar , no meu caso, as ETD e os ESX tive que colocar o ganho deles em -5 DB e aumentar o GTK pra + 4Db ....pra acompanhar ....pois se deixar os ETD 7200 e ESX com 0 ou mais, encobre e em muito os GTK ....

Hoje pedi pro instalador aproveitar e diminuir o ganho dos ESX e ETD, ai quero igualar td e fazer mais testes .....

Por enquanto ponto negativo ficou por conta do chiado insuportavel, porém acredito que seja pelo fato de os SD / PX-1 e Sequenciador JFA estarem em outro aterramento.

Além disso, o Sequenciador JFA se ligar o banda nele, o mesmo estala, assim ficou fora do Sequenciador, novamente, acredito que isso seja pelo fato do aterramento estar em outro ponto.

Obrigado a todos

Pode ser que tenha que aterrar o RCA do Player isso é muito comum,o meu do dia pra noite começo os ruidos no volume 0 ,era insuportavel,Aterrei os RCA's pronto ! voltou ao silencio ;D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...