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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Serginho Arnoud

[Citroen C4] Começando SQPL

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Entre o fds retrasado e a semana passada, terminei 90% do meu "projeto multimidia", que envolve:

 

- Pioneer AVH-X7500BT

- Pioneer CD-IV202AV (adaptador VGA pra iPhone 5 que espelha a tela no rádio)

- Connects2 CTHCT01 com patch lead pra Pioneer (apesar do link dizer apenas "reverse sensor", manteve o dianteiro também)

- TV digital (nao sei a marca)

- Câmera de ré (um amigo meu me conseguiu uma que ele tinha guardada)

- 2 UXP Power 10D2 (Speaker Cables KnuKonceptz Kord 10awg, sendo que eu liguei as bobinas em série com Karma SS 12awg, seria isso um problema?)

- Taramp's T1000 Golden Series (RCA KnuKonceptz Krystal 6m (o de 4m ficou curto), Power Cable Kolossus 4awg e Remote Cable Kolossus 18awg)

- Bateria Moura 75A no lugar do estepe (KnuKonceptz KCA 1/0awg)

- Big3 - ainda em andamento (KnuKonceptz KCA 1/0awg)

 

Instalei o radio com a interface, fiz a caixa, puxei a eletrica da bateria auxiliar, liguei o modulo e os subs, mandei por tv (a unica coisa que eu nao fiz em casa) e pus a camera de ré. Ou seja, ficou faltando apenas o estereo novo, o que eu ainda nao comprei.

 

Álbum no Imgur -> http://imgur.com/a/vNhnY#0

 

 

Quanto ao radio:

 

Mínimo de material necessário:

- Estilete

- Fita isolante

- Chave philips de precisão

- Espuma pra proteger os chicotes

- 2 chaves de 2 posiçoes, sendo uma com 3 pernas

 

O meu veio dos EUA e realmente nao veio com chicote na traseira, mas eu nao achei aqui em poa o modelo que conecta com a central. Solução: cortei o conector da central e liguei tudo com emendas.

Realmente, como ja li aqui, é só ligar "cor com cor". Nessa onda, ficam sobrando: fio amarelo com preto no Pioneer ("mute") e um rosa pink na celtral (sensor de pulso de velocidade).

 

Algumas dicas que eu "adaptei" na instalaçao:

Eu queria que quando eu saisse do carro, o radio se desligasse automaticamente (odeio ter q sair e ficar apertando um monte de botao pra desligar e dpsmpra ligar de novo), mas nao queria ter q ficar com a chave ligada pra ouvir o som parado.

Comprei uma chave com duas posiçoes (on e off/I e O) e 3 pernas (meio em comum e pra direita liga numa coisa e na esquerda em outra) e fiz a seguinte ligaçao: puxei o pos chave do radio (fio vermelho) e liguei no meio. Puxei o amarelo da alimentaçao e liguei de um lado (no on/I) e a "continuaçao" do pos chave no outro lado (off/O) e deixei o switch no porta luvas. Resultado: com o carro ligado, o radio funciona no I ou no O perfeitamente pois os dois lados estao alimentados. Se deixo no I, quando desligo, o radio permanece ligado normalmente, se deixo no O, ele desliga e fecha a tela, como se fosse o original, e quando eu ligo o carro, ele liga e abre a tela onde estava.

 

CbpY8vxl.jpg

(Sim, tá faltando acabamento na instalação, a ideia é "embutir" esses dois botões na lateral do porta-luvas)

 

A outra chave que eu usei foi pro sensor do freio de mão, pois o meu radio é todo desconfiado hehe. Se vc ligar o verde (freio de mao) no negativo, ele funciona, mas se desligar o radio do positivo (tirar a bateria, por exemplo) o dvd "ignora" o freio de mao "puxado". Outra coisa é que quando eu ligo o iPhone no adaptador VGA, ele manda soltar o freio de mao e puxar de novo. Ou seja, tive que fazer um botao para ser o freio de mão e poder "solta" e "puxar ele. Eu usei uma chave de 2 posiçoes e 3 pernas igual a de cima, apemas pra ficar padronizado ali, mas eu liguei o verde no preto (negativo) e pus na chave. Dai eu viro o botao pra perna que ficou vazia, ele corta a alimentaçao, ou seja, "solta" o freio de mao e viro pra que ta continuando, "puxo" o freio de mao.

 

oOxWk27l.jpg

Quando poe em alguma coisa com imagem logo após ligar o rádio

 

42927qwl.jpg

Após "soltar" o freio de mão (dá pra ver o botão ali no canto, mas sim, ele ficou invertido, no O fica com o freio de mão acionado, vou mudar quando eu por ele no lugar.

 

77ONVR5l.jpg

Agora sim o "OK" fica "pressionável."

 

eg6jWuZl.jpg

Imagem do iPhone espelhada na tela.

 

Outra coisa, aquela espuminha que os instaladores poem no chicote é muito importante. Não por nada de interferencia ou coisa parecida, mas sim pq os fios ficam entrando uns pelos outros, se prendem ali pra dentro e vira uma coisa que depois nunca mais tu consegue tirar de lá de dentro hehe e, em alguns casos, nem colocar. Por isso que a TV eu mandei instalar pra mim. Fui na loja pra comprar e o cara falou que não dava desconto se eu levasse pra casa, ou seja, a mão-de-obra estava incluída. Aproveitei pra ver como o cara trabalhava e tentar pegar umas dicas pra futuras instalações. Ele organizou a fiarada toda atrás do painel, embutiu a antena na coluna do carro e conseguiu por o rádio no lugar. Antes, era um saco tirar o rádio do painel, pq os RCAs se engatavam na gaveta e ficava uma m**, alto risco de desencapar algo e dar algum problema.

 

Do radio é isso que eu tive de "problemas" na instalaçao.

 

 

Quanto a caixa:

 

Material utilizado:

- Chapa grande de MDF 15mm (muito material é desperdiçado por falta de prática)

- Serra Tico-Tico

- Maquita (dizem que é melhor uma circular, mas eu não tinha disponível)

- "Treme-Treme" (é uma lixadeira que fica vibrando, não sei o nome certo)

- Parafusadeira (ajuda bastante hehe)

- Muitos parafusos (eu comprei 200 de 4,5cm, mas sobrou bastante)

- Broca pra furar antes de por o parafuso (evita que o MDF rache)

- Cola (preferencialmente Cascola)

- Colher velha

- Algo pra usar de régua pra deixar o corte alinhado (é obrigatório para os menos experientes e recomendado para os experientes)

- Esquadro

- Lápis

- Consentimento dos outros moradores do local de trabalho (muito importante, pq a sujeira é inacreditável)

- Vassoura

- Paciência

 

Não cheguei a fazer moldes, apenas medi e cortei o que eu usaria para a base. Medi no carro e coube.

Fiz as laterais e a parte de cima, sempre pondo bastante cola pra juntar as madeiras, e testei no carro de novo: perfeito

Fiz a frente da caixa, aparafusei e dai vim metendo parafuso adoidado por tudo, antes eu tinha posto 2 ou 3 em cada lugar só pra manter a forma e ir testando. Depois de bem travada, peguei a serragem que tinha e fiz uma mistura com cola pra vir passando com a colher velha em todos os cantos da caixa, pra evitar o vazamento de ar.

 

xcivkvml.jpg

 

JRVhGDMl.jpg

Fotos da caixa com a frente posta (sem os furos dos falantes ainda) e com a mistura posta.

 

Quanto aos detalhes dela, +- 70L brutos, sem contar falantes e dutos. Sem divisória, apenas com uma chapa +- no meio pra aumentar a rigidez e diminuir a simetria interna, 2 dutos de 3" (75mm) com 25cm de comprimento com joelho.

 

 

Instalação do módulo/bateria auxiliar e Big3:

 

Como quase todos que já tentaram passar algum fio do cofre para o interior sabem, o espaço ali é bem crítico. Eu acabei sendo um pouco radical (depois de ficar quase uma tarde toda quebrando a cabeça). Peguei uma furadeira e meti um furo na parede em direção ao interior (depois de dar uma calculada pra ver onde sairia aquilo). Após comprovar na prática que ali era um bom lugar, peguei um ferro de obra 10mm (to construindo uma casa aqui no meu condomínio), meti a lixadeira pra fazer uma "lança" e usei ele de ponteira com uma marreta (eu não tinha uma broca grossa o suficiente). Ainda não peguei chuva forte, mas eu atolei de silicone no lado de fora e eu já tinha constatado que aquela parte ali tava bem limpa, ou seja, não entra em muito contato com nada.

 

kUaWBibl.jpg

 

frM5Pyql.jpg

Não dá pra ver bem, mas o furo é atrás da bateria original.

 

BieBRs6l.jpg

 

0RYZJUMl.jpg

Aqui é onde saiu na parte interna do carro.

 

9vstEw0l.jpg

Preso nos chicotes originais pra não cair "sem querer" nos pés do motorista.

 

Esse fio eu puxei da caixa de fúsíveis, passando por um fusível de 100A, onde tá ligado também um cabo de 0awg (54mm²) direto do + do alternador, pelo lado do motorista e levei até o estepe, lugar que está a Moura de 75A. Aterrei a bateria e o módulo no parafuso do banco, mas não lixei nada. Apesar disso, pelos meus testes, não to tendo quase nada de perda (algo perto de 0,01~0,03V na lenta se comparado com o multímetro aterrado na carcaça do alternador e com o positivo nele também), mas tenho que testar no pico de grave.

 

dGA6qT8l.jpg

Positivo do alternador protegido com corrugado.

D6AKBk4l.jpg

O bom é não deixar muito perto de nada quente (motor e radiador). Não conferi pra ver como anda o corrugado, mas nesse lugar que eu pus não tava quente e eu coloquei fogo no corrugado com o esqueiro e ele pareceu bem resistente.

 

O fio do remote (azul do rádio, que fica marcado como da antena) eu passei junto com o RCA dos subs e do RCA da camera (Technoise simples, mas não ficou com interferência em nada), tudo pelo lado direito (passageiro). Sai do rádio, fui por baixo do porta-luvas e desci na lateral da porta até lá atrás.

 

oW8i6r5l.jpg

Passando por baixo do porta luvas.

 

vPsDLK6l.jpg

Prendendo o remote no RCA, pq ele é flexível demais.

 

1pgKYyll.jpg

Passando por trás do cinto.

 

3SPu4F1l.jpg

Aparentemente sobrou bastante RCA, mas eu tinha um de 4m que ficou curto, então é o que deu pra fazer.

 

Quanto aos cortes, deixei o subsonico no mínimo (5Hz), corte em 50Hz no player e no módulo, o ganho tá em +- 3/4 (clipando beem pouco e apenas em musicas com um subgrave muito forte). Passa alta no player em 50Hz tb com os falantes originais, equalização em flat (ainda não tive tempo de tentar dar uma mexidinha pra ver se ganho algo), reforço nos graves em 0 tb, sub em 0, as vezes em +2 no player e acho que é isso.

 

xtEsu0gl.jpg

Foto da instalação do módulo quase 100%, acho que eu deveria por algum conector entre os cabo dos subs e o módulo, mas ainda não me decidi, pois não cabe nada ali.

 

Tá faltando alguma foto da caixa, mas o carpete ficou meia boca, então to querendo dar um jeito nele antes.

Editado por Serginho Arnoud

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posta lá no C4 Clube haha.

Acompanhando por aqui e futuramente lá em haha.

 

 

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

 

 

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Ficando show meu velho !

 

Eu estava lendo umas postagens por aí de gente que cisma que SQ é igual ao hi-fi , e que não pode existir SQPL.....rsrsrs, como num pode ? Claro que pode !

 

Eu mesmo já fiz várias vezes, inclusive a última foi essa aqui : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=162221

 

Vai postando fotos pra nós aí .

 

Ps: Faça só uma grande gentileza para nós ? Edita o título do tópico para ficar no padrão do subforum: [Citroen C4] e aqui coloca o que desejar.

 

Belo trampo :legal:

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Bacana de ver!!! :legal: Serginho, só preocupei com uma coisa: aquela ligação lá na caixa de fusíveis é boa pra pouco consumo (eu cheguei a testar com um amp de 60A de consumo máximo, mas efetivamente não usei nem 50% deste potencial). Não sei qual a capacidade do cabo original que chega lá vindo da bateria nem o consumo do seu amp, para um sistema mais 'bruto' eu talvez puxasse o positivo na derivação ("Y") que tem logo após a saída da bateria, mais por precaução.

 

Sobre o local de passagem do cabo, meu amigo... vc. fez algo que eu queria ter feito nos meus, e não tive coragem!! :) Acabei passando pela porta, provisoriamente, no Pallas - o único em que avancei mais na instalação; mas o jeito certo é este que vc. usou mesmo, um belo furo + vedação. Nos C4 automáticos é mais fácil, tem a borracha onde iria o cilindro da embreagem, fica susse... os meus dois eram manuais tbem.

 

abs, e boa diversão com a instalação aí! Curto muito os C4, tive dois e tenho saudades do carro!! :)

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Muito show hein!! Parabéns pela dedicação!

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posta lá no C4 Clube haha. Acompanhando por aqui e futuramente lá em haha. Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Postei lá já. Na verdade, aqui eu só copieu o que eu tinha postado lá hehe

 

 

Ficando show meu velho ! Eu estava lendo umas postagens por aí de gente que cisma que SQ é igual ao hi-fi , e que não pode existir SQPL.....rsrsrs, como num pode ? Claro que pode ! Eu mesmo já fiz várias vezes, inclusive a última foi essa aqui : http://autoforum.com...howtopic=162221 Vai postando fotos pra nós aí . Ps: Faça só uma grande gentileza para nós ? Edita o título do tópico para ficar no padrão do subforum: [Citroen C4] e aqui coloca o que desejar. Belo trampo :legal:

Pois é, ao invés de perder tempo com detalhes bobos como nomenclatura, vamos pesquisar mais e ver qual será o próximo up hehe

Cara, ainda não li o tópico, mas pelas fotos ficou animal ! Vou dar uma lida nas tuas impressões, até pq eu ainda não me decidi quanto ao estéreo. Não sei se busco algo mais pro SQ ou se vou com algum mid mais parrudo sem me importar muito com o timbre (to com um problema pra ouvir pagode - ok, são dois, um é ouvir pagode hehe - que parece que eu não tenho sub).

 

 

Bacana de ver!!! :legal: Serginho, só preocupei com uma coisa: aquela ligação lá na caixa de fusíveis é boa pra pouco consumo (eu cheguei a testar com um amp de 60A de consumo máximo, mas efetivamente não usei nem 50% deste potencial). Não sei qual a capacidade do cabo original que chega lá vindo da bateria nem o consumo do seu amp, para um sistema mais 'bruto' eu talvez puxasse o positivo na derivação ("Y") que tem logo após a saída da bateria, mais por precaução. Sobre o local de passagem do cabo, meu amigo... vc. fez algo que eu queria ter feito nos meus, e não tive coragem!! :) Acabei passando pela porta, provisoriamente, no Pallas - o único em que avancei mais na instalação; mas o jeito certo é este que vc. usou mesmo, um belo furo + vedação. Nos C4 automáticos é mais fácil, tem a borracha onde iria o cilindro da embreagem, fica susse... os meus dois eram manuais tbem. abs, e boa diversão com a instalação aí! Curto muito os C4, tive dois e tenho saudades do carro!! :)

 

Eu até tava com esse receio, mas se vc olhar bem, vai ver que na verdade a ligação na caixa de fusíveis é mais pra fazer uma "ponte" do que pra passar corrente mesmo, pois o amp está ligado na bateria da mala e o alternador está ligado no fusível entre a ligação da caixa de fusível do carro e a bateria auxiliar, ou seja, acho que a bateria auxiliar tá mais ajudando a caixa de fusíveis do que consumindo de lá hehe.

Como eu disse, eu tinha posto na cabeça que ia terminar a instalação naquele dia e, depois de ficar a tarde parado olhando pro capo, não tive dúvidas hehe

Eu tb curto muito o carro, esse é o meu segundo. Tive um automático e esse manual, realmente eu não achei um médio com preço e equipos que batessem ele, pois paguei 56k com juro 0 e tenho ESP, xenon direcional, sensor dianteiro e traseiro, teto solar, enfim, top a preço de Picanto 1.0 com os mesmos equipos hehe

 

Muito show hein!! Parabéns pela dedicação!

Valeu ! Mais ainda não terminou hehe Falta um estéreo decente ;)

Editado por Serginho Arnoud

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Tarramps? Não esquece do extintor em dia.

Cara, acho que vai da sorte. Esse amp tá comigo há 5 anos, esse é o 5º carro que eu instalo ele (o 1º em que ele é bem alimentado) e nunca cheirou a queimado, muito menos esquentou...

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Cara, acho que vai da sorte. Esse amp tá comigo há 5 anos, esse é o 5º carro que eu instalo ele (o 1º em que ele é bem alimentado) e nunca cheirou a queimado, muito menos esquentou...

:legal:

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