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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Gouki

[TUTORIAL] limpeza no reservatorio do radiador

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bom, minha historia foi que o carro estava imundo de ferrugem, fiquei todo sabado em 2meses trocando a agua ate ficar satisfatorio, eu removi o retorno do reservatorio, coloquei apontedo pro chao e liguei uma mangueira direto na nessa mesma entrada do retorno com agua ligada direto pra circular no sistema, bom, 2meses depois ficou ok, resolvi usar o radclean da bardhal, pesquizei muito antes de resolver usar esse produto, pois é o menos agressivo ao sistema, fica por 7dias rodando com ele e drena., pra minha surpresa..., antes que a agua ja estava cristalina, saiu cheia de borra de ferrugem, circulei agua de novo e usei mais uma vez o radclean por 1semana, depois drenei e saiu pouquissima borra. ai usei o aditivo concentrado da petronas "tambem pesquizei muito ate chegar a esse produto", e completei com agua destilada pra nao voltar o problema da borra de ferrugem.

bom, rodei ai uns 10mil e hj resolvi limpar o reservatorio pq ele estava imundo como vcs podem ver na foto

img1288y.th.jpg

 

ai na foto nao da nem pra ver o nivel minimo e maximo, hahaha

img1289h.th.jpg

 

a parte de dentro nao da pra ver muito bem, mas era MUUUUUUITA borra acumulada

img1290q.th.jpg

 

ai o reservatorio ja removido. pra remover é molezinha, so remover as abraçadeiras do retorno da agua e na saida da agua mais embaixo, depois remover dois parafusos 10" nas laterais, e se tiver direçao hidraulica "que é o meu caso" so puxar o reservatorio da direção pra cima que ele é de encaixe.

img1291p.th.jpg

 

ai no video da pra ver como fica acumulado no fundo do reservatorio a borra de ferrugem, so coloquei agua e sacudi um pouco e olha a borra que saiu

 

ai vamos começar nos finalmentes, com dica do jacs usei soda caustica, areia, coloca um pouco de cada e sacode com pouco de agua dentro, sim, é normal esquentar por causa da soda caustica... eu fiquei quase 1hora e 30 nessa "punhetaria" de sacode sacode, drena, limpa, colocar de novo, sacode sacode, drena e limpa, hahahaha, o braço cansa muito, bom, fechei o retorno da agua e a saida da agua com saco plastico mesmo, galera, quando eu falo que cansa, é pq cansa MESMO, se puderem levar mais um caboclo pra sacudir, vai ajudar muito no serviço, pois eu fiz sozinho.

img1292cn.th.jpg

 

e depois de 1:30 sacudindo, limpando, repetindo a operaçao umas 7x ate ficar bom. olhem o resultado:

eu ainda acharia melhor fazer mais umas 2x pra ficar exelente, mas acabou a soda caustica e eu estava cansado demais ja, mas como ficou pra mim ficou exelente.

img1293pl.th.jpg

img1295mt.th.jpg

img1294ph.th.jpg

 

instalando no carro novamente...

img1296lv.th.jpg

 

colocando o aditivo que falei da petronas concentrado e depois completando com agua destilada:

img1297ab.th.jpg

 

e ai o resultado final, galera, nao esqueçam de remover o ar do sistema, eu removo pelo sensor de temperatura do painel, pois é o ponto mais alto. depois liguem o carro e deixa o carro ligado ate o primeiro estagio da ventoinha armar, depois q armar pode desligar e completar a agua ate o nivel max

img1298lng.th.jpg

 

parece novo nao?

img1299he.th.jpg

 

pra mim o resultado ficou muito satisfatorio, ate pq um reservatorio pro meu carro paralelo custa por volta de 78reais aqui no rj e um original por volta de 280reais, ja vi relatos de amigos que usaram o paralelo e teve problema com deformaçao por caus ada pressao, plastico fragil, entre outros problemas. agora posso conferir o carro so olhando pro nivel, nao preciso mais ficar colocando luz e sacudindo o carro pra ver aonde ta o nivel da agua. rs, espero ter ajudado.

abraços

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Show ,curto fazer esse tipo de trampo,

 

Mais um pena tanto trabalho, podia ter feito do modo fácil ,Coca cola quente + solda caustica , nem precisa chacoalhar nada .

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Show ,curto fazer esse tipo de trampo,

 

Mais um pena tanto trabalho, podia ter feito do modo fácil ,Coca cola quente + solda caustica , nem precisa chacoalhar nada .

 

essa mistura não explode não rs?

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excelente, que carro foi?

foi em um escort 1.8 ap 96 europeu.

 

Show ,curto fazer esse tipo de trampo,

 

Mais um pena tanto trabalho, podia ter feito do modo fácil ,Coca cola quente + solda caustica , nem precisa chacoalhar nada .

essa eu nao sabia nao.

 

 

essa mistura não explode não rs?

 

kkkk, pensei a mesma coisa, so fiquei imaginando o mentos com coca cola... hahahahahahaha

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Digamos que não aconselho faz dentro de casa [^]

 

Mais até hoje tranquilo , mais se tiver um rachado no plastico ele pipoca . :vts

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Sei que cada carro possui um tipo de aditivo especial..Então galera, pesquise bem antes de usa-los..

 

Eu to loco pra faze no meu Pug, mas da medo de estragar oque ta funcionando.. :vts :vts

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Sei que cada carro possui um tipo de aditivo especial..Então galera, pesquise bem antes de usa-los..

 

Eu to loco pra faze no meu Pug, mas da medo de estragar oque ta funcionando.. :vts :vts

Na verdade tem muito mito nisso ai , só existem dois tipos principais de aditivos , são para blocos de Ferro ou de aluminio , cada tipo de materia tem um correto , o resto só muda o principio ativo e formula mesmo .

 

Mais no geral são bem parecidos e sendo de uma boa marca não vai ter nenhum problema , Petronas ,Motul, Lubrax , Paraflu e etc.

 

O aditivo dos Hondas civic a bombona custa 300 e pouco na css , usuarios descobriram que é o mesmo produto que é vendido pela Toyota pro corolla que custa 140 e vem com 1L a mais .

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Legal o tutorial, hein!

 

Será q dá certo usar aqueles produtos p/desentupir ralo? Aquilo tb tem soda cáustica (se ñ for apenas isso).

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Legal o tutorial, hein!

 

Será q dá certo usar aqueles produtos p/desentupir ralo? Aquilo tb tem soda cáustica (se ñ for apenas isso).

nao sei te informar, pois eu usei a soda caustica pura

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Em boa hora! Tô precisando fazer isso no Focus... Mais é pra limpar o reservatório mesmo... Essa de limpar o motor já fiz esses tempos...

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Ficou perfeito o trabalho parece novo....

 

img1299he.th.jpg

 

 

Podia fazer o mesmo no da direção hidráulica ali do lado [¨][^]

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Belo trabalho, duas dicas gerais, nunca coloquem aditivo em um carro com ferrugem antes de viajar. Troque o aditivo de ano em ano.

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Belo trabalho, duas dicas gerais, nunca coloquem aditivo em um carro com ferrugem antes de viajar. Troque o aditivo de ano em ano.

 

Fiquei preocupado agora peguei meu economy 0km e jajá completa 2 anos, mas tá com apenas 20k km rodados e nunca foi trocado nada é necessário?

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Fiquei preocupado agora peguei meu economy 0km e jajá completa 2 anos, mas tá com apenas 20k km rodados e nunca foi trocado nada é necessário?

 

Carro zero dura mais, deve estar super limpo ainda, aconselho trocar nos próximos meses para manter o sistema de refrigeração 100%.

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Ficou perfeito o trabalho parece novo....

 

 

Podia fazer o mesmo no da direção hidráulica ali do lado [¨][^]

kkk, fato, no outro forum que postei um membro la falou isso tb, pior que nem tinha percebido, ate achei q fosse a cor normal dela, quando procurei um novo, vi q custava na faixa dos 350reais e é branquinho branquinho, ahhahahaha

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Sorte sua que ainda tem o reservatório da DH, e com a mangueira de retorno ali na mão.. O do pug é uma briga pra trocar o óleo da DH..

 

Aconselho trocar o óleo e já fazer a limpeza do reservatório :legal:

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''... estou tentando fazer uma limpeza no meu sistema... a água do sistema está toda marrom... estou trocando semanalmente a água... quero eliminar essa água marrom... ouvi casos de que pode limpar com detergente... será mesmo... eu nunca limpei... vou limpar com água e ver se encontro a soda cáustica..."

Editado por Cássio 26

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"... hahahahaha... realmente, também achei engraçado... mas ja li em produtos pra limpeza de radiador... estava contido detergente na composição da embalagem... ''

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