Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Cogumelo Jones

Hiquphon OWII ou Scanspeak Discovery

Recommended Posts

Penso assim tb. Se é um crossover simples, sem firulas, apenas atenuação do tw, que mal tem? Sendo um bom crossover, é melhor do que correr o risco de mandar fazer um e receber uma placa com 2 bobinas enroladas e capacitores eletrolíticos qualquer, sem atenuação p/tw e sem terminais, apenas fios. Se mais p/frente, sentir necessidade de partir para algo mais elaborado, pelo menos ele já tem uma base/noção. Se o tw tem corte recomendado em 2,5khz (por exemplo) e ele cortar em 3 ou 3,5khz, ñ vejo problema. Ruim seria se precisasse de um corte em 3,5khz e o crossover fizesse em 2,5khz.

Claro, começando pelo crossover, já limita as opções de tw, mas garimpando acha-se coisas boas em qualquer impedância.

Valew Brother!

Acredito que o corte dele seja entre 3KHz e 3,5KHz, o que deve casar certinho tanto com os Mid Competition e o Tweeter hiquphon

hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse cross era meu, qdo peguei foi me dito que o tw era de 4 ohms, e foi oq eu passei pra ele, depois disseram pra ele que é 8 ohms, mas me falaram que é 6 ohms depois, até hoje não sei quem ta certo ou errado...

adoraria alguém que manja de cross visse e dissesse com certeza..rsrs

abs

eu já falei inúmeras vezes, o ponto de corte não vai mudar em função da impedância do tw, só o tipo da corte (bessel, linkwits, etc)

a menos que o crossover tenha algum filtro especial (e aí que mora o perigo de haver uma chance, mesmo que pequena, de ficar uma mer**) ele vai desempenhar seu papel, talvez não de forma ótima, mas vai

Compartilhar este post

Link para o post

esse cross era meu, qdo peguei foi me dito que o tw era de 4 ohms, e foi oq eu passei pra ele, depois disseram pra ele que é 8 ohms, mas me falaram que é 6 ohms depois, até hoje não sei quem ta certo ou errado...

adoraria alguém que manja de cross visse e dissesse com certeza..rsrs

abs

Lá vamos nós novamente:

esse cross Diamond usa corte LP 12db oitava no mid bass e HP18 db oitava no Tweeter, e ao meu ver foi desenvolvido para tweeters 4 ohms, apesar de se comportar melhor em 8 ohms... E contrariando o Cristiano, o ponto de corte do tweeter se mantém inalterado em filtros de 2a e 4a ordem... no de 3a ordem muda o padrão do corte e o ponto de corte, mas não saberia precisar o novo ponto de corte exato.

tendo em vista que o LP usa 2 capacitores totalizando 6,6uf em bypass, e não sabendo a medida exata do indutor, podemos supor que:

se usar indutor de 0,33mh, o corte será em 3400hz, se usar indutor de 0,39mh o corte será em 3100hz e se usar indutor de 0,47mh o corte será em 2800hz. Esses são os cortes considerando valores de indutores disponiveis no mercado. Na minha visão o indutor deve ser o de 0,39mh, mas posso estar enganado.

No HP ele usa 1 capacitor MKP de 8,2uf e um capacitor de poliester de 22uf, considerando essas capacitancias, sem saber a medida do indutor, vemos que deve utilizar um indutor de 0,15mh e fazer um corte butterworth 18db a aproximadamente 3200hz atenuando 3db sobre o ponto de corte. Tendo em vista esses calculos, e sabendo-se que é comum se utilizar cortes descasados devido ao ganho que cortes exatos na mesma frequência pode causar problemas de pico e fase no ponto de corte, e sabendo q com um corte mais baixo q 2800hz no midbass tb pode gerar problemas de vales e fase, vamos chutar q o ponto de corte final seja 3khz se o indutor do midbass for de 0,47mh e 3150hz se o indutor do midbass for de 0,39mh. Aí fica dependendo da sinergia do cross com o midbass e com o tweeter...

Compartilhar este post

Link para o post

No 3a ordem vai mexer bastante no rolloff. Mas se tocar direitinho, beleza. Eu faria ativo por uma série de fatores, entre eles o fato da atenuação estar numa escala não prevista pelo fabricante. Não me lembro bem, ams parece que o ricufón é bem sensível.

Compartilhar este post

Link para o post

AAAHHHHH

SIM

hehehehehehhe

Mas aqueles Vifa vão pras caixinhas que vou fazer!

Eles são 4 Ohms!

Aquele modelo é mais raro!

ja ouviu eles Ricky?

Eu testei eles aqui, gostei do timbre! Vai dar umas caixinhas bacaninhas!!!

Ouvi nada. É que eu peguei os mids, e queria os tweeters pra montar o duas vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vamos nós novamente:

esse cross Diamond usa corte LP 12db oitava no mid bass e HP18 db oitava no Tweeter, e ao meu ver foi desenvolvido para tweeters 4 ohms, apesar de se comportar melhor em 8 ohms... E contrariando o Cristiano, o ponto de corte do tweeter se mantém inalterado em filtros de 2a e 4a ordem... no de 3a ordem muda o padrão do corte e o ponto de corte, mas não saberia precisar o novo ponto de corte exato.

me caiu os butiás

o cross é em terceira ordem kkkkkkkkkkk

é, daí não vale o que falei

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vamos nós novamente:

tendo em vista que o LP usa 2 capacitores totalizando 6,6uf em bypass, e não sabendo a medida exata do indutor, podemos supor que:

se usar indutor de 0,33mh, o corte será em 3400hz, se usar indutor de 0,39mh o corte será em 3100hz e se usar indutor de 0,47mh o corte será em 2800hz. Esses são os cortes considerando valores de indutores disponiveis no mercado. Na minha visão o indutor deve ser o de 0,39mh, mas posso estar enganado.

No HP ele usa 1 capacitor MKP de 8,2uf e um capacitor de poliester de 22uf, considerando essas capacitancias, sem saber a medida do indutor, vemos que deve utilizar um indutor de 0,15mh e fazer um corte butterworth 18db a aproximadamente 3200hz atenuando 3db sobre o ponto de corte. Tendo em vista esses calculos, e sabendo-se que é comum se utilizar cortes descasados devido ao ganho que cortes exatos na mesma frequência pode causar problemas de pico e fase no ponto de corte, e sabendo q com um corte mais baixo q 2800hz no midbass tb pode gerar problemas de vales e fase, vamos chutar q o ponto de corte final seja 3khz se o indutor do midbass for de 0,47mh e 3150hz se o indutor do midbass for de 0,39mh. Aí fica dependendo da sinergia do cross com o midbass e com o tweeter...

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

me caiu os butiás

o cross é em terceira ordem kkkkkkkkkkk

é, daí não vale o que falei

:banghead

Isso explica o fato do SEAS Prestige ter ficado uma bosta nesse Cross!

Dai quando liguei dois SEAS em série o som ficou MUITO melhor!

com certeza teve alteração no ponto de corte, pois ele tava descendo horrores!

Ainda bem que eu testei com uma amplificadorzinho de apenas 8 Watts RMS, por canal, mesmo assim usei o volume na metade pra num distorcer!

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi nada. É que eu peguei os mids, e queria os tweeters pra montar o duas vias.

Era uns Tang Band num era?

E ai? Tocaram bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Era uns Tang Band num era?

E ai? Tocaram bem?

Nem chegaram ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

Os que eram do Fernandoviadão, de 5"

Abertura do butico?

Compartilhar este post

Link para o post

Que ignorância esse ima

90mm de profundidade de montagem

Pena que o BL não é tão alto

Se tocar como outros TB que conheço vai fazer bonito

Compartilhar este post

Link para o post

Penso em montar em uma bass reflex com um ribbon.

Ou pézão, no próxomo carro

Compartilhar este post

Link para o post

Que ignorância esse ima

90mm de profundidade de montagem

Pena que o BL não é tão alto

Se tocar como outros TB que conheço vai fazer bonito

Estranho... 68% da bobina está dentro do GAP, num conjunto tão escrotamente grande, bobina de 38mm... e só isto de BL????????

Eu tô usando bobina de 38mm em conjunto magnético da Goiás Cones, e tiro uns 10 com aproximadamente 70% da bobina dentro do GAP.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... 68% da bobina está dentro do GAP, num conjunto tão escrotamente grande, bobina de 38mm... e só isto de BL????????

Eu tô usando bobina de 38mm em conjunto magnético da Goiás Cones, e tiro uns 10 com aproximadamente 70% da bobina dentro do GAP.

Sei lá...rs

Vou ouvir e ver qual que é!

Compartilhar este post

Link para o post

Gente!

Então fechou assim:

Cross Diamond HEX + MID Helix Competition + Tweeters Hiquphon OWII

Ok

Agora é o seguinte:

Tenho um DAT 800/4; Ainda nem instalei no carro, mas pretendo usá-lo pelo menos uns 2 meses

O Fato é que quando ouvi o Clarion APX 4361 pude perceber que o Clarion era superior ao DAT.

O Timbre e o detalhamento são melhores!

Ai pensei:

Vô lança um amp 2 canais bacaninha pra esse Kit (Nada carão, pq num tenho muito dindin)

Ai pesquisando no Class ví lá o JVC KS AX6700

O que vcs tem a me dizer desse modulo?

Será que vai dar uma qualidade bacana?

Bacana eu quero dizer, significativamente melhor que o DAT 800/4?

Ou esse JVC ja num é mais tão interessante quanto era no passado?

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post

Link para o post

Gente!

Então fechou assim:

Cross Diamond HEX + MID Helix Competition + Tweeters Hiquphon OWII

Ok

Agora é o seguinte:

Tenho um DAT 800/4; Ainda nem instalei no carro, mas pretendo usá-lo pelo menos uns 2 meses

O Fato é que quando ouvi o Clarion APX 4361 pude perceber que o Clarion era superior ao DAT.

O Timbre e o detalhamento são melhores!

Ai pensei:

Vô lança um amp 2 canais bacaninha pra esse Kit (Nada carão, pq num tenho muito dindin)

Ai pesquisando no Class ví lá o JVC KS AX6700

O que vcs tem a me dizer desse modulo?

Será que vai dar uma qualidade bacana?

Bacana eu quero dizer, significativamente melhor que o DAT 800/4?

Ou esse JVC ja num é mais tão interessante quanto era no passado?

O 4361 é superior ao DAT mesmo... Amp muito bom!

Tem um JVC6500 a venda no classificados por R$480,00 você viu? 4 canais! Amp bom pra caraleo!

eu diria que JVC > Clarion > DAT...

o JVC digamos que um entry-level do Hi-fi... O amp é barato e toca MUITO!

Compartilhar este post

Link para o post

To ligado!

Mas eu to querendo o 2 Canais mesmo!

Ai tem que ser o 6700

Quanto ao Clarion vs. DAT

Ouvi o DAT 5.1, DAT 4100, Audiophonic Club 800.4 (Não querendo ser tendencioso mas... Não fui capaz de distinguir o timbre do DAT e do Audiphonic)

E ouvi o Clarion APX 4361

Todos tocam bem, considerando a faixa de preço de cada um, mas o Clarion se saiu melhor no quesito qualidade de audio.

O som é mais detalhado, o timbre é mais refinado etc...

Mas o JVC eu nunca ouvi, então...Apesar de ter bons depoimentos no passado!

Não sei como ele se sairia hoje!

Então estou pedindo ajuda aos amiguinhos hhehehee!

E vc Felipão? ja chegou a ouvir?

Vi lá que vc tava procurando esse modulo!

Compartilhar este post

Link para o post

To ligado!

Mas eu to querendo o 2 Canais mesmo!

Ai tem que ser o 6700

Quanto ao Clarion vs. DAT

Ouvi o DAT 5.1, DAT 4100, Audiophonic Club 800.4 (Não querendo ser tendencioso mas... Não fui capaz de distinguir o timbre do DAT e do Audiphonic)

E ouvi o Clarion APX 4361

Todos tocam bem, considerando a faixa de preço de cada um, mas o Clarion se saiu melhor no quesito qualidade de audio.

O som é mais detalhado, o timbre é mais refinado etc...

Mas o JVC eu nunca ouvi, então...Apesar de ter bons depoimentos no passado!

Não sei como ele se sairia hoje!

Então estou pedindo ajuda aos amiguinhos hhehehee!

E vc Felipão? ja chegou a ouvir?

Vi lá que vc tava procurando esse modulo!

Nunca cheguei a ouvir cara... Mas já ouvi Reviews absurdos deles, tanto no autoforum quanto no exterior... Procurei até nos EUA esse JVC... Mas só achei um usado no Ebay por $380 dollares... O cara tava loucão!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...