Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Reginaldocm

Alinhamento de Tempo - T.A.

Recommended Posts

Eu uso meus mids em fase (maior pressão) e os full, um em fase, outro em fase oposta (motorista)

E ainda tem um detalhe, uso uma banca de caps pra dar uma temperada no som deles, então no fim meu sistema tem as fases que são uma salada mista

Ainda quero pegar pra fazer mais testes, trocar os caps de posição (tirar em série do + e colocar no -) pra ver se dá pra melhorar mais, mas sou muito preguiçoso rsrsrs, e tem que ver como ficaria com os full in axis, estou usando cruzado

Não crava o palco como um sistema ativo, mas ajuda bastante, a sensação de que toca um full e depois o outro (delay) minimizou muito

Atualmente, pro meu set minimalista que é composto só por uma saída RCA (assinatura), cortes nos amps, nada de sofisticação, tá legal

Se a pessoa for mais chata com TA, tipo "não vivo sem, não suporto andar no carro dos outro pq não tem sistema SQ, sou da galera do mimimi, sou um cachorro e escuto 25kHz", certamente vai continuar não agradando

Kkkkk

"....sou cachoro e escuto 25k..."..essa ai valeuu...foi d laskaar...kkkk

Mas realmente, tem muita gente q quer falar somente q tem...e tem coisas q sao tao imperceptiveis q as vezes nao vale o investimento...e som, sempre foi e sempre vai ser puramente questão de gosto pessoal...

Mas enfim...esse seu banco de cap, ta fanzdo bemm os cortes?? Em relação ao low pass o q vc usa??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relembrar é viver :D

Eu usav a banca de caps não com finalidade de crossover, pois isso eu fazia no amp

Compartilhar este post

Link para o post
A Alpine disponibiliza no seu site um programa para alinhamento de tempo que pode ajudar muto ao pessoal que esta começando e tem dificuldade com esse recurso.

Nessa primeira parte, você escolhe a linguagem e HU minha opção foi por uma CDA 117

http://soundsetting.alpine.com/eu/top/?l=en&m=INE-W928R

Nessa segunda fase escolhe a carroceria do carro, eu deixei em Enpanhol

http://soundsetting.alpine.com/eu/car

Nessa terceira parte voce define a quantidade de falantes e onde estão, eu usei como exemplo 2 dianteiros e 1 sub

Posterior entrei com as seguintes medidas em "cm"

Esquerda 78cm

Direita 94cm

Sub 105cm

Posterior voce escolhe o fabricante de falantes podendo ser Alpine ou não

http://soundsetting.alpine.com/eu/sp/set

entrei com a opção de kit componente de 6' 1/2

o Sub foi uma escolha de um de 10'

No próximo passo ele tem opção de entrada do equalizador paramétrico, optei por deixar em flat, ja que não uma opção personalizado

obtive o resultado assim

http://soundsetting.alpine.com/eu/set/setting?setting=FOlgJ8NtA9wxMEP71lxheg%3D%3D&l=es

923231_586682188029331_374920392_n.jpg

Pessoal, link ñ funciona...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo não esta o primeiro link abre a pagina e você deve seguir os passos seguintes não tente abrir os links abaixo pois ai vai dar erro mesmo,

Tente somente o primeiro para ver

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo não esta o primeiro link abre a pagina e você deve seguir os passos seguintes não tente abrir os links abaixo pois ai vai dar erro mesmo,

Tente somente o primeiro para ver

Reginaldo, tô pelo app talvez seja por isso ñ funciona... depois vou tentar pelo PC, valeu!

Editado por SP_SUPER

Compartilhar este post

Link para o post

SP tenta ver agora pois eu postei fotos de forma a ficar ainda mais claro para todos, o primeiro link esta correto eu testei os demais substitui por imagens

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
SP tenta ver agora pois eu postei fotos de forma a ficar ainda mais claro para todos, o primeiro link esta correto eu testei os demais substitui por imagens

abraços

Muito bom Reginaldo, usei e funciona mesmo, aproveitei e simulei com equalizador paramétrico pra dar aquele gás!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou fazendo o alinhamento temporal. No kit duas vias foi fácil, já no sub a coisa parece mais sútil. Só no ouvido não está fácil. Medindo as distâncias e aplicando as diferenças não dá certo. Cheguei em uma boa aproximação, coisa de 10 cm pra lá ou pra cá, e em algumas músicas parece que o som vem dos médios, já outras percebo o som vindo do porta malas. Alguém tem alguma dica?

Hu Kenwood ddx 7071 tocando flac.

AMP dat ex5

Kit morel tempo de 6.

Sub JL 10w3v3 em selada conforme manual.

Corte em 60hz com slope de 24db/8 em ambos canais.

Estéreo em full no amp,.

Mono com subsônico em + ou - 25 e 100hz (aqui vale o corte da hu).

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Para sub nem uso o T.A., e sim outros recursos.

1) Corte baixo, 40Hz (quanto menor o corte, menos o sub vai marcando o sistema). A idéia é justamente essa, apenas complementar o grave e não ser o protagonista. Tem casos em que se consegue usar um pouco mais alto, mas a maioria dos carros tem um ganho na faixa dos 50 60Hz aí vai acabar gerando um pico nessa região.

De nada adianta também usar um corte desses se o teu midbass não tocar com força até essa faixa, pois vai deixar um buraco na equalização.

Caso o teu midbass não chegue com força nessa região, vai ter que ir baixando o ganho do sub até ficarem "nivelados"

2) Inverter a fase do sub. Tem sistemas em que não muda praticamente nada, mas no meu funcionou sim. Dá a sensação de que o sub vem da frente, e não do PM.

Editado por Alex_84
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira coisa é tentar colocar um corte passa alta nos mids

Na região baixa dos mids há alteração significativa de fase, que pode estar ocasionando cancelamento com a região desse corte alto do sub

Depois, como o Alex mencionou, tentar alterar a fase do sub, pra acoplar com os mids

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, diminui o ganho e cheguei em um bom ponto do TA. Agora ficou bom, usei um rock com solo de bateria do Extreme - cupids... O sub não sumiu, continua protagonizando junto com os tw, mas ficou ótimo. Leveis horas, mas valeu a pena. O sub parece estar na frente agora.

Meus mids vão precisar evoluir, preciso de um bom tratamento nas portas, eles não descem nada.

Quanto ao corte, estou usando selada, e o f3 está em 48. Se eu cortar em 50 não sobra quase nada. VC corta em 50 em selada? Como está seu f3?

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, não percebi nenhuma diferença com a inversão de fase.

Em alguns casos não dá mesmo

No meu set atua se eu não alterar a fase o peso do sub simplesmente desaparece

No set do carro anterior não mudava muito tb

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo não é regra, ajuste de TA varia de set pra set e de carro pra carro. O carro campeão do ultimo EMMA na categoria mais top tinha o HP e LP cortado em 80hz e usava coaxial nas portas traseiras, e dois subs. Corte baixo teoricamente ajuda a tornar mais fácil o ajuste, mas não é regra. Abs

Compartilhar este post

Link para o post

usou sim, segundo o dono me disse foi usado, atenuado no ganho e ajustado no TA, mas era amplificado pelos amplis mb quart. Se ele mentiu não sei, mas acredito que não, afinal o que ele ganharia com isso?

Compartilhar este post

Link para o post

usou sim, segundo o dono me disse foi usado, atenuado no ganho e ajustado no TA, mas era amplificado pelos amplis mb quart. Se ele mentiu não sei, mas acredito que não, afinal o que ele ganharia com isso?

Então alguém mentiu pra alguém, pq o dono do carro disse pra ti q usou, o instador disse pra mim q não usou

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um teste com uma band 4 ordem, e não gostei, os graves ganharam peso em baixas, mas prolongaram muito acima de 60hz. Medi com o true rta e um mic safado e comparei a selada com a band. Na selada tenho praticamente as mesmas frequências só que obviamente mais acentuadas em 50 e 60 e decaindo pouco em 70 e 80 apesar do corte em 60.

Já na band tenho mais incremento até 50 e depois perco muito. Além disso o SPL na band caiu demais.

Na prática, os graves na band ficaram extensos demais, e em solos de bateria praticamente desapareceram.

Voltei pra minha selada de 18 litros que agora sei que é mais do meu gosto, e com a ressonância do carro ficou muito bom.

Bem alinhadinho no Ta fez toda diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Então alguém mentiu pra alguém, pq o dono do carro disse pra ti q usou, o instador disse pra mim q não usou

Exato! O ajuste usado no dia do campeonato, foi o do instalador, onde o coaxial estava totalmente atenuado.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato! O ajuste usado no dia do campeonato, foi o do instalador, onde o coaxial estava totalmente atenuado.

Eu ouvi o carro em um encontro do Hifi, e com os coaxiais ligados não percebi em nenhum momento algum desvio no palco.

Compartilhar este post

Link para o post

É chegu minha hora de brincar com o T.A! Dar um up aqui pra quem ainda não manja, bom tópico!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

...sou cachoro e escuto 25k..."..essa ai valeuu...foi d laskaar...kkkk

muahahahhahahhaha

Editado por emstriker

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...