Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Linguiça

Novo set com 4 a 6 subs de 10"/12"

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom galera primeiramente, eu sei q meu som não se encaixa na nomenclatura SQ, mas acho que o pessoal aqui pode me ajudar mais do q na seção de SPL.

Então,to querendo montar um set novo com o objetivo de tocar todo tipo de musica,desde bass teste ate um rock.As características que eu preso estariam nessa ordem.

1- Primeiramente quero que fique FORTE (atualmente uso um sub db drive de 15" de 2500rms numa rs agressive spl,quero que fique na mesma forca ou mais forte se possível.)

2- Responder bem a uma faixa de frequência de 30hz a 80hz (quero que a resposta seja mais forte nas frequências mais baixas e vá morrendo a partir que as freq. vão subindo, não precisa tocar 80hz forte, mas quero q pelo menos dê pra acompanhar um kit 2 vias em volume alto)

3-Tenha um bom timbre e não embole muito (não quero grave "seco")

Bom,pra isso pensei em uma configuração de 4 de 12" ou 6 de 10", e queria ajuda na definicão dos equips e opiniões também se é possível ter tudo isso em um mesmo set?

O módulo vai ser a rs agressive spl ligado em 1 ohms independente da potencia dos falantes (se a soma der 1500 rms de falantes mesmo assim vai ser ligado em 1 ohm)

A caixa disponho de +- 210L brutos.

Os falantes que to em dúvida são:

- 4 jbl gto 12" modelo 1214 (350 rms cada)

- 4 JL de 12" modelo (????) ou 6 JL de 10" modelo (????)

- 4 n.a.r de 12" modelo de 350rms

- 6 questo de 10" 350 rms

- 6 bomber upgrade de 10" 350 rms cada (Estou pendendo pra esse set pelo Custo Beneficio e por todos falarem bem desse falante aqui no forum, ele é isso tudo que falam dele mesmo?)

- 4 fosgate p3 de 12" 500 rms (modelo antigo)

Bom, é isso, se tiverem mais alguma sugestão podem falar. Agradeço a ajuda.

Editado por Linguiça
Postado em

uma forma de ter essa integração boa de sub com mid é fazer corte de primeira ordem beeeeeem baixo, tipo 40hz

tem como fazer isso?

No caso vc diz isso pra mim separar as frequencias pro sub e deixar as mais altas pros mids fazerem o trabalho?

Ate teria como mas o problema é que mid tocando não me satisfaz muito... eu gosto de ouvir musica com um bom SPL, digamos assim...

Postado em

mel dels.....

vamos novamente

tu tem como fazer um corte low pass no sub tipo em 40Hz 6dB/8ª ?????

ou, melhor ainda, que tipos de corte tu consegue fazer no sub?

Certo,no sub eu não consigo,só tenho corte do player pioneer mesmo, lpf em 50,63,80,120.

Poderia comprar um cross separado mas apenas se isso fosse fazer toda a diferença...

Postado em

qual seu kit 2 vias ? qualquer mid razoavel toca 80hz com força.

eu particularmente não gosto de subwoofer tocando tão alto, eu gosto cortado em 50hz ou até menos se o mid descer. se o mid não descer tanto não adianta cortar baixo que vai ficar um buraco aí.

Postado em

qual seu kit 2 vias ? qualquer mid razoavel toca 80hz com força.

eu particularmente não gosto de subwoofer tocando tão alto, eu gosto cortado em 50hz ou até menos se o mid descer. se o mid não descer tanto não adianta cortar baixo que vai ficar um buraco aí.

Bom eu uso um kit 2 vias mtx t6S652 numa hurricane 4.120, tocar 80hz forte ele consegue tocar sim, o problema é que meu sub COME ele, só se ouve médio e agudo dentro do carro com o sub tocando...Eu não acho ruim o som desse jeito...Sub tocando 80hz se for mt forte tb me encomoda um pouco, por isso que eu queria falantes que tem um bom timbre e que toque ateanuado la pelos 80hz. (pra efeito de comparacao eu tive 2 uxp e tocando 80hz não me encomodavam tanto pq eu gostava do timbre deles...)

talvez faça se tu realmente quer esta transição suave entre sub e kit

mas não dá pra se aprofundar muito nisso sem antes ter definido sub e caixa, e ter colocado pra tocar

Humm acho que vocês me entenderam mau, resumindo, o que eu quero na verdade é tocar todo tipo de música forte, com um grave macio e que não embole...

Eu só uso 1 kit 2 vias e no stereo por enquanto não busco fidelidade...

Postado em

teu primeiro post:

2- Responder bem a uma faixa de frequência de 30hz a 80hz (quero que a resposta seja mais forte nas frequências mais baixas e vá morrendo a partir que as freq. vão subindo, não precisa tocar 80hz forte, mas quero q pelo menos dê pra acompanhar um kit 2 vias em volume alto)

tudo o que eu falei foi baseado nisso

agora, se tu falou errado, etão respondi errado tb! lógico!

Postado em

Fica mais fácil se disser quanto pretende investir. Por enquanto, estou vendo somente mais um SPL tentando fazer ajustes melhores.

Na verdade é isso mesmo q eu quero, SPL usando subs de SQ digamos assim. Quero investir o mínimo possível,sou uma pessoa q preza bastante o custo beneficio,estou tendendo a ir nos 6 upgrades de 10".

teu primeiro post:

tudo o que eu falei foi baseado nisso

agora, se tu falou errado, etão respondi errado tb! lógico!

Essa resposta na verdade eu quis dizer no range de frequencia de 30 a 80hz que eu quero q os subs toquem,me equivoquei no modo de expressar.

Resumindo, eu quero q os subs toquem de 30 a 80hz comecando forte nos 30 e atenuando nos 80...

Postado em

Na verdade é isso mesmo q eu quero, SPL usando subs de SQ digamos assim. Quero investir o mínimo possível,sou uma pessoa q preza bastante o custo beneficio,estou tendendo a ir nos 6 upgrades de 10".

Resumindo, eu quero q os subs toquem de 30 a 80hz comecando forte nos 30 e atenuando nos 80...

1 - Então, esquece JL.

2 - Faz uma band-pass com sintonia baixa e corta em 50 ou 63hz.

Postado em (editado)

Com 6 Upgrades de 10" ficaria legal, mas você consegue coisa com muito mais qualidade e subgrave com o dobro e meio do preço de 6 upgrades que seria os Questos, logicamente é outro nível, não é comparável ao upgrade !

Upgrade é apenas um bom custo x benefício, toca muito bem pelo o que custa (150 reais), ou seja toca vários estilos musicais sem embolar e desce bem (não desce muito mas desce sim).

Edit: além de que o forte do upgrade é graves na região dos 60hz, então nessa região vai ficar BEM forte (acredito que bem mais que o seu de 15")

Editado por Viepper
Postado em

1 - Então, esquece JL.

O segredo esta na caixa? band pass nao cabe,vou montar tudo no porta malas, cabe no maximo uma caixa de 220L...

Postado em

1 - Então, esquece JL.

Na minha opinião, a faixa de frequência que ele quer que reproduza é uma pouco larga digamos assim, uma band pass tem ALTO ganho em relação a dutada, mas possui uma faixa útil mais estreita !

Só se fazer aquelas band pass com os Questos, parece show de bola, mas ai ocuparia MUITO espaço !

Eu trataria BEM as portas, e fazia um 3 vias com mid bass parrudo e forte, que consiga descer legal até 60hz nas portas !

Postado em

Com 6 Upgrades de 10" ficaria legal, mas você consegue coisa com muito mais qualidade e subgrave com o dobro e meio do preço de 6 upgrades que seria os Questos, logicamente é outro nível, não é comparável ao upgrade !

Upgrade é apenas um bom custo x benefício, toca muito bem pelo o que custa (150 reais), ou seja toca vários estilos musicais sem embolar e desce bem (não desce muito mas desce sim).

Edit: além de que o forte do upgrade é graves na região dos 60hz, então nessa região vai ficar BEM forte (acredito que bem mais que o seu de 15")

Certo,mas será que o questo é tão superior assim pelo que custa? Eu por exemplo vi um numa caixa do manual de 58L se não me engano e não tava descendo nada, mas nada mesmo...

Postado em

ainda não consegui entender

explica pra mim como se eu fosse um idiota, por favor

como tu quer que os subs toquem?

como tu quer que eles interajam com o kit?

se precisar, faz desenho

Postado em (editado)

Certo,mas será que o questo é tão superior assim pelo que custa? Eu por exemplo vi um numa caixa do manual de 58L se não me engano e não tava descendo nada, mas nada mesmo...

Ai que você me pegou, pra ter uma ideia CONCRETA e AFIRMATIVA, o negócio é comparar !

Mas 1 Questo 350A de 10" custa MAIS que o dobro de 1 Upgrade de 10", é meio complicado comparar, eu na minha opinião não consigo enxergar o Upgrade tocando perto (tão bem quanto) de um Questo !

Editado por Viepper
Postado em

ainda não consegui entender

explica pra mim como se eu fosse um idiota, por favor

como tu quer que os subs toquem?

como tu quer que eles interajam com o kit?

se precisar, faz desenho

Bom,não precisa interagir com o kit, não quero ouvir nada de voz dentro do carro,só quero grave.

Atualmente eu ouço meu som com 1 kit 2 vias e na metade do volume e o sub no talo,é assim que eu gosto do meu som...

A única coisa que eu quero são subs q consigam tocar forte desde um "bass test" até um rock com pedal duplo,faça isso tocando forte,com um "grave macio" e tocando sem embolar.

Postado em

Ai que você me pegou, pra ter uma ideia CONCRETA e AFIRMATIVA, o negócio é comparar !

Mas 1 Questo 350A de 10" custa MAIS que o dobro de 1 Upgrade de 10", é meio complicado comparar, eu na minha opinião não consigo enxergar o Upgrade tocando perto (tão bem quanto) de um Questo !

por isso que eu digo que sou uma pessoa que preza pelo custo benefício, pra mim se o questo custa 2x mais caro, pelo menos ele tem q tocar 2x melhor...

se os JL que são super caros seguir essa tendência de custo benefício,eu posso sim reconsiderar e gastar uma pequena fortuna neles...

Postado em

tem qto pra investir?

Rapaz se os JL forem "Coisas de outro mundo" com relação aos outros subs, eu posso gastar ate uns 3000 em subs.

Mas é o que eu falei...prezo bastante o custo benefício.

Até pq eu nunca vi um som desse tipo,esse seria meu primeiro e eu não sei se vou gostar...no caso poderia montar os 6 pigreides de 10" e se gostar do estilo poderia trocar por subs melhores futuramente...

Postado em

Bom,não precisa interagir com o kit, não quero ouvir nada de voz dentro do carro,só quero grave.

Atualmente eu ouço meu som com 1 kit 2 vias e na metade do volume e o sub no talo,é assim que eu gosto do meu som...

A única coisa que eu quero são subs q consigam tocar forte desde um "bass test" até um rock com pedal duplo,faça isso tocando forte,com um "grave macio" e tocando sem embolar.

Melhor mover p/o SPL pq continua passando longe do propósito de um SQ. Ñ dá nem p/dizer q é um SQPL. Lá no SPL só usam subs de uma nota só? Ninguém conseguiu te ajudar?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...