Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LucasGYN

TESTE DE CAPACITÂNCIA - Mega Capacitor

Recommended Posts

Pessoal, semana passada comprei um mega capacitor Booster de 35 Farad deste modelo: http://www.shopcarsa.com.br/product_images/q/572/mega-capacitor-35-farad-digital-som-automotivo-35000-w-rms_MLB-F-196410683_1079__05700_zoom.jpg

E como todo mundo sabe, o que estes MCs estampam na carcaça não condiz com a realidade, então resolvi testar a capacitância real deste MC.

O Claudio (DAD) já testou o modelo de 20 Farad e agora eu vou testar mais este modelo da mesma marca.

O teste foi feito utilizando uma fonte de tensão de 15,45 V que carregaria o mega capacitor através de um resistor de 22 ohms / 5W, ou seja, liguei o negativo da fonte no negativo do MC e o positivo da fonte eu liguei em um dos terminais do resistor e o outro terminal do resistor foi ligado no positivo do MC.

Para fazer o cálculo da capacitância basta carregar o capacitor até 63,2% da tensão aplicada e seguindo a fórmula C = T / R (capacitância em Farad é igual ao tempo de carga em segundos sobre a resistência em ohms) descobrir a capacitância real.

Como a tensão aplicada foi de 15,45 V eu carreguei o MC até 9,76 V. Essa carga demorou 4:55 min (295 segundos).

Com estes dados foi só jogar na fórmula que já sabemos o resultado: C = T / R -> C = 295 / 22 -> C = 13,4 F

Resultado:

O MC Booster de "35 Farad" tem na verdade 13,4 Farad real. Não é o que está estampado na carcaça, mas é MUITA capacitância! Dá pra suprir bem os picos de amplificadores de até 6~8kW.

É isso... mais um teste para o fórum, galera. :legal:

• Upvote 4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, bom saber quanto dá esse capacitor, Lucas vc tem aí o link do teste que o Cláudio fez? não vi o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

OK, bom saber quanto dá esse capacitor, Lucas vc tem aí o link do teste que o Cláudio fez? não vi o mesmo.

Dá uma procurada aí que você acha, mas lembro que foram 7 Farad reais o Booster de 20F.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Lucas, belo teste, mais mesmo assim 13,4F é bastante coisa hehehhehehe

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando que esse cap da Booster e o da Boss são exatamente iguais..

se tu quiser Lucas, tenho as fotos dele aberto..

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pra ti cara, se quiser o 20 farad pra refazer testes já feitos aqui no fórum ta aki, rsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando que esse cap da Booster e o da Boss são exatamente iguais..

se tu quiser Lucas, tenho as fotos dele aberto..

São sim, iguais.

Já vi aqui no fórum as fotos internas destes MCs, to afim de abrir o meu também. Mas valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pra ti cara, se quiser o 20 farad pra refazer testes já feitos aqui no fórum ta aki, rsrsr

Podemos testar o seu também.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente teste, jah quebra bem o galho, pra um sistema bass, "alimenta" tranquilamente 3500rms...

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando q um capacitor desses ta custando 300 dilmas e q um voltímetro ta entre 30 (os bem chinfrim) e + de 100 pratas (jfa, taramps, stetsom e cia).

200/250 ta "otemo" pra ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Só marcar, o meu eu abri e postei fotos lá no meu tópico, podemos abrir de novo pro pessoal aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, ele custa R$ 300 reais e dá 13,4 Farad reais?

Custa R$ 22,38 cada Farad real.

Quanto Custa um MC Fosgate com 1 Farad?

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, ele custa R$ 300 reais e dá 13,4 Farad reais?

Custa R$ 22,38 cada Farad real.

Quanto Custa um MC Fosgate com 1 Farad?

tava olhando agora no ml.

ta na casa de 200/230 pratas.

o de 10F ta na casa dos 800.

Compartilhar este post

Link para o post

bom saber disso, o bom q eh mt barato, to usando um de 20f da booster mto bom alem de bonitao kkkkkkkkkkk paguei axo q uns 250....se esse ai ta na faixa dos 300+ compensa e ainda leva o dobro de F reais....

faz o teste denovo ai se puder pra gente Lucas no de 20

parabens abras

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom!!!

imagina um de 1FARAD, nao tem nada?? é só voltimetro??

Hehehehe

concordo com você cara, capaz que o de 1 farad serve apenas como voltimetro, kkkkkkkkkkkkkkkkk

:D

valeu pelo teste Lucas!

Editado por AFV

Compartilhar este post

Link para o post

tinha q fazer testes comos de 3,5F e 2F. acho que são os que mais vejo por aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um booster 18f.... hehe dando um 4f real já supri o meu ´projeto..... o resto é lucro....

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um booster 18f.... hehe dando um 4f real já supri o meu ´projeto..... o resto é lucro....

O de 18 Farad dá o mesmo que o de 20 Farad, pois internamente são iguais, dão 7 Farad pelo teste feito pelo Claudio (DAD).

Compartilhar este post

Link para o post

O de 18 Farad dá o mesmo que o de 20 Farad, pois internamente são iguais, dão 7 Farad pelo teste feito pelo Claudio (DAD).

Os xing ling de 1, 1.5, 2, 2.5, 3.0 Farad devem ser tudo iguais internamente então, só mudam a capa e fazem o povo de besta... rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...