Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rickfvb

Fullranges - Iniciando experimentos

Recommended Posts

kkkkkkkkkkkkk agora que vi que na foto ele tá preso com fita isolante!

eu faço quase isso, como sou chinelo uso fita crepe mesmo!

[^]

Melhor que durex!!!hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor que durex!!!hahahahaha

Mais pra ficar baum mesmo só durepoxi! o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkk agora que vi que na foto ele tá preso com fita isolante!

eu faço quase isso, como sou chinelo uso fita crepe mesmo!

[^]

melhor do que uns namorados teus q seguram com o dedo mesmo, pq tem preguiça de gastar até a fita crepe.... ou q não faz pq dá trabalho e tem preguiça de fazer

Compartilhar este post

Link para o post

melhor do que uns namorados teus q seguram com o dedo mesmo, pq tem preguiça de gastar até a fita crepe.... ou q não faz pq dá trabalho e tem preguiça de fazer

A fita isolante entrou ali pq nenhum dos parafusos que eu tinha, cabiam nos furos do full.

Fernando, caixa de mensagens limpa.

Compartilhar este post

Link para o post

Teste da noite, JVC. Na caixa dele mesmo, dutada, com uns 2,5L livres.

Fiz o by pass do cross, e ouvi ele como fullrange. Muito bom, sobe bem, deve subir até uns 7kHz facilmente. Vozes femininas definidas, sem faltar nada, mas sem brilho e com o top end fraco. Usei o tweeter da caixa cortado por um capacitor de 2,2uF MKP, deu um resultado agradável e satisfatório, porem começou a aparecer desvios de fase, claramente percebidos pela rotação de fase do corte do tweeter. A imagem que antes era nítida, bem espaçada e definida, apresentou borrões.

Destaque para a força e profundidade dos graves. Em um teste rápido, desce bem até 100Hz, com presença. Abaixo disso, a atenuação começa a ficar perceptível.

Como eu já conhecia esse conjunto, não vi nada de novo nem surpreendente. E vi o óbvio, o crossover da caixa precisa de melhorias. Não justifica um alto investimento, mas capacitores Solen farão um ótimo trabalho.

Essas caixas servirão de monitor pro PC.

Amanhã acho que os MA já estarão melhores, afinal já se vão mais de 20h tocando.

Relembrando, o foco desse teste são os FULL's, Mark Audio, Fountek, Tang Band e Vifa, respeitando e levando em consideração a diferença nos diâmetros.

Abs,

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Teste da noite, JVC. Na caixa dele mesmo, dutada, com uns 2,5L livres.

Fiz o by pass do cross, e ouvi ele como fullrange. Muito bom, sobe bem, deve subir até uns 7kHz facilmente. Vozes femininas definidas, sem faltar nada, mas sem brilho e com o top end fraco. Usei o tweeter da caixa cortado por um capacitor de 2,2uF MKP, deu um resultado agradável e satisfatório, porem começou a aparecer desvios de fase, claramente percebidos pela rotação de fase do corte do tweeter. A imagem que antes era nítida, bem espaçada e definida, apresentou borrões.

Destaque para a força e profundidade dos graves. Em um teste rápido, desce bem até 100Hz, com presença. Abaixo disso, a atenuação começa a ficar perceptível.

Como eu já conhecia esse conjunto, não vi nada de novo nem surpreendente. E vi o óbvio, o crossover da caixa precisa de melhorias. Não justifica um alto investimento, mas capacitores Solen farão um ótimo trabalho.

Essas caixas servirão de monitor pro PC.

Amanhã acho que os MA já estarão melhores, afinal já se vão mais de 20h tocando.

Relembrando, o foco desse teste são os FULL's, Mark Audio, Fountek, Tang Band e Vifa, respeitando e levando em consideração a diferença nos diâmetros.

Abs,

Henrique

OK testes dos full mencionados.Mas esse jvc, gostou deles no geral? Achei que não sobem tanto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

O JVC não é um full. Ele faz parte de uma caixa 2 vias com Tweeter domo de madeira também, SX-WD5. Tem um timbre bastante agradável, creio que será o mais poderoso nas baixas dentre os testados.

Compartilhar este post

Link para o post

O JVC não é um full. Ele faz parte de uma caixa 2 vias com Tweeter domo de madeira também, SX-WD5. Tem um timbre bastante agradável, creio que será o mais poderoso nas baixas dentre os testados.

Ué...o meu é do JVC EX A1 que usava apenas uma via no sistema. E julgo o danado subir até uns 10-12Khz... :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive a oportunidade de ouvir um opala com FF85K q vou te dizer é duca......e o dono tem tudo guardado deste sistema até hj....

Hj tou com uma baita vontade de testar um L3SE....sem tw é claro.....

.

Essa história de Full Ranges no carro dá história para escrever um livro...rsrsrsrsr.

Tenho certa experiência com esse tipo de produto e posso lhe dizer alguns conceitos que obtive com experiências:

1° - Depois de fazer todos os cálculos e acertos de crossover, qualquer que seja seu alinhamento ou modelo, tipo Bessel, Linear Fase, Gauseano, etc. use logo após o empirismo e acerte tudo no ouvido. Não se prenda a conceitos pré estabelecidos por literatura.

2° - Se preocupe muito com a potência nominal de Full Range, isso vai fazer com que você tenha um direcionamento da faixa de ponto do crossover. Não conheço full range de até 4" com potencia nominal alta, portanto cuidado com o volume da sua Unidade Fonte.

3° - Se você possuir um razoável "controle do áudio", despeje bastante potência nele. A excitação de potência num full range é praticamente fundamental.

Sou um amante de full range (automotivo), com o maior respeito aos outros alto-falantes, inclusive ao 3 vias que em muitos casos pode ficar melhor, mas o acerto é um pouco ou bem mais demorado.

Como disse o Laércio; também gostaria de testar esse L3SE; a leitura que tenho visto sobre ele e também na IASCA Americana, me deixou curioso...

Alberto Moço, FULL RANGE TEAM, lembra? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Grande abraço a todos do forum.

Boa sorte,

Vinicius Wagner Mathias

Editado por MAGROS

Compartilhar este post

Link para o post

Ué...o meu é do JVC EX A1 que usava apenas uma via no sistema. E julgo o danado subir até uns 10-12Khz... :huh:

Então, Boccote, de zouvido, faltou desempenho no top end. A caixa que eu tenho é duas vias.

E o mid da EX-A1 parece um pouco diferente do que eu tenho. Como eu disse, esse falante não é foco da audição, então não vou dedicar muito tempo à ele.

.

Essa história de Full Ranges no carro dá história para escrever um livro...rsrsrsrsr.

Tenho certa experiência com esse tipo de produto e posso lhe dizer alguns conceitos que obtive com experiências:

1° - Depois de fazer todos os cálculos e acertos de crossover, qualquer que seja seu alinhamento ou modelo, tipo Bessel, Linear Fase, Gauseano, etc. use logo após o empirismo e acerte tudo no ouvido. Não se prenda a conceitos pré estabelecidos por literatura.

2° - Se preocupe muito com a potência nominal de Full Range, isso vai fazer com que você tenha um direcionamento da faixa de ponto do crossover. Não conheço full range de até 4" com potencia nominal alta, portanto cuidado com o volume da sua Unidade Fonte.

3° - Se você possuir um razoável "controle do áudio", despeje bastante potência nele. A excitação de potência num full range é praticamente fundamental.

Sou um amante de full range (automotivo), com o maior respeito aos outros alto-falantes, inclusive ao 3 vias que em muitos casos pode ficar melhor, mas o acerto é um pouco ou bem mais demorado.

Como disse o Laércio; também gostaria de testar esse L3SE; a leitura que tenho visto sobre ele e também na IASCA Americana, me deixou curioso...

Alberto Moço, FULL RANGE TEAM, lembra? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Grande abraço a todos do forum.

Boa sorte,

Vinicius Wagner Mathias

Valeu pelas orientações, Vinicius.

Percebi bem isso, que usando na faixa de frequência útil, quanto mais potência, melhor. Não estou preocupado com ajustes finos nem de filtros agora, só quero entender os pontos fortes e fracos de cada um deles. Um deve ir pro carro, outro pra uma Horn em casa. Quem vai pra onde, vai depender do desempenho e do que eu espero pro carro.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um pouco de audição dos Fulls.

Os MA ainda não abriram o que tem que abrir, e eu ainda não consegui fazer a "caixa" ideal pra eles.

Maaaas, a menos que eu esteja me enganando muito, os Fountek tem as características que eu espero no carro. Melhores no top end, mas arejamento. Longe de bater um tweeter, mas aceitável. Creio que os benefícios que eu terei com esses falantes sobre o painel, possam compensar essa falta.

Os Mark Audio, são bem refinados, tem um timbre delicioso, próximo dos médios quentes e presentes dos JVC, com uma abertura muito maior nas altas. Por isso, creio que eles merecerão uma bela Frugel Horn.

Ainda faltam os TB de 2" e os Vifa do projeto do Franco.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

legal, segue postando aí tuas impressões

por hora teu eleito como "the best off" fica no Fountek mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Por hora, o que eu creio que tenha o maior potencial são os MA. Mas pra usar no carro, entre qualidades e defeitos, os Fountek.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse final de semana eu fiz alguma coisa. Uma pequena Horn pro MA, de papelão. Tocou meio cornetado, sem nenhum ajuste. Mas muito transparente, gostei do que ouvi.

Comprei os pedacinhos cortados de OSB na Leroy, e estou montando o projeto da caixa Martello pro FR88EX. Amanhão eu devo concluir.

Chegaram os Vifa do Leandro (projeto do Franco), colocamos pra tocar ontem à noite. Resultado surpreendente!

Em breve fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Montei a Martello pro FOuntek, amanhã toca. Alguma recomendação de onde comprar indutor à um preço justo? A Tecnotrafo e a Lider, me cobraram preços absurdos.

Preciso de indutores de 0.33mH.

Os MA ainda não amaciaram, ainda estão cornetados. Vou providenciar um RTA pra ouvir onde estão os picos pra projetar o Notch.

Compartilhar este post

Link para o post

e fotos da caixa????? vai ficar pra nossa imaginação? rsrs

qto tempo de amaciamento ja foi pros MA

tenho esse indutor que tu quer, não sei exatamente o que tu procura... fio charo da Mundorf www.hificollective.co.uk/catalog/l50070-033mh-inductor-p-2858.html

vou precisar comprar outros maiores pro projeto residencial, se tu quiser fazer negócio me manda MP

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu tenho uma preguiça tremenda de upar fotos. Eu fiz muita coisa esse tempo, as caixas de papelão pros MA, as Martello pro Fountek, varios tubos de PVC pros Tang Band, Fountek FR50EX, instalação do DRZ e do Wharf.

Os MA tocaram no máximo 20h. Deixei tocando uns dois dias, mas a patroa não deixava ligado...

Compartilhar este post

Link para o post

não sei pq, mas sempre fui curioso pra ouvir esse jvc cone de cerejeira... e acho q será uma surpresa....das boas

Já ouvi, mas o local não ajudava... era dentro de uma Fnac...

Tô querendo comprar um parzito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ibagens:

sam2077q.th.jpg

sam2072h.th.jpg

sam2076mw.th.jpg

sam2074m.th.jpg

sam2075g.th.jpg

Vou fazer uma TL pro MA. [¨]

E preciso de uma sugestão de caixa pros JVC. Os 3 pares que eu tenho devem ir pra uma caixa só!

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa vai receber um taba de lixa pra quebrar os cantinhos feios, 4 pequenos spikes em cada uma, e uma camada de verniz, ou cola branca diluída em água, pra dar um brilho e evitar sujeira.

Estou usando esse site pra calcular caixas.

Vou fazer a TL com Low Tuning pro MA.

Editado por rickfvb

Compartilhar este post

Link para o post

legal as caixas

será que se consegue dar a arredondada que tu falou ali no OSB?

vai postando pra gente as características dos falantes a medida que eles amaciarem

só não entendi uma coisa. ... como no telefone as fotos ficam pequenas, qual é o nome do ratinho que está morando ali no ninho? hehehehe :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ibagens:

sam2077q.th.jpg

sam2072h.th.jpg

sam2076mw.th.jpg

sam2074m.th.jpg

sam2075g.th.jpg

Vou fazer uma TL pro MA. [¨]

E preciso de uma sugestão de caixa pros JVC. Os 3 pares que eu tenho devem ir pra uma caixa só!

Meus cumprimentos à sua senhora.

A minha já teria colocado tudo no lixo... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Meus cumprimentos à sua senhora.

A minha já teria colocado tudo no lixo... :vts

Kleber, eu fiquei com vergonha de postar a foto da sala. Tem um Wharf geladeira, uma caixa de DRZ, cabos, ferramentas em cima da mesa. No chão, pedaços de cabo, madeira, serragem.

Isso porque eu tive que fazer uns 4 furos de serra copo e uma meia dúzia de cortes.

Ela já deu o aviso, se eu não botar ordem até sábado, ela entregará tudo à quem estiver passando pela rua, da janela do segundo andar, direto. :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...