Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thalles  M

Ideias para reforço de caixa - fibra de vidro!

Recommended Posts

Galera, 20 depois de uma cirurgia de coluna resolvi fazer a parte light do set... A caixa lateral de fibra. hahahahaha.

 

Depois de umas 3 horas, a minha vontade foi sentar a marreta em tudo, mas ja tinha gastado 90 reais em material, entao pensei 2 vezes!

 

Enfim, fiz o molde e depois mais umas 3 camadas de fibra. Nao cheguei a gastar todo o pacote de manta, mas os 2L de resina ja acabaram. Mesmo assim, ainda acho muito pouco, a meu ver esta muito fragil e fina. Pensando que uma caixa de mdf tem 18mm no minimo...

 

Enfim, pensei em adicionar mais umas camadas, e por fim fazer uma camada de massa plastica mais densa. Vi o pessoal falando de areia, brita e etc... Eu pensei simplesmente em um copinho de... cimento! Nao sei, mas é extremamente fino, seria facil de misturar. E o resultado? Sera que fica bom?

 

Tenho mais 1 kg de manta, mas alem de reforçar o molde, ainda vou precisar fazer a parte que ira juntar o molde à placa de mdf onde fixarei o falante. Com isso la se vai mais dinheiro em resina, portanto pretendo reforçar o interior da caixa com outros materiais, ou terei que gastar quase 80 reais em resina pelas minhas contas...

 

Alguem tem ideias? Quantas camadas usam para seus subs? (Estou usando um 10w1, 300rms)

 

P.S: Como miseria pouca é bobagem, depois de tudo acho que ainda sobra espaço pra colocar uma manta asfaltica! So por precaucao, ne... hahahahahha

Editado por thalles M

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MISTURA ,1lata Resina+1lata Massa plastica+2 copos de areia grossa= PEDRA

 

aplica uma camada de resina na caixa toda, depois aplica o resto de fibra por cima , depois passa esse mistura por cima..

 

coisa de 5-6mm ja fica uma pedra, principalmente que esse sub não move tanto ar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas areia grossa? Nao seria melhor usar areia fina? Por isso pensei no cimento... Fino, bem fino, facil de misturar, e ia ficar tao duro quanto...

 

Mas antes de fazer essa mistura, quantas camadas de fibra vc usou? Juro, usei umas 4 camadas e parece que so tem resina endurecida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Areia grossa, brita zero... é só misturar na massa e dissolver um pouco com resina. Fica forte e barato.

 

Dá uma olhada no tópico do Crawling Chaos, na parte onde discutimos sobre a opção de reforço. Ajudei lá um dia, usando resina + pó de mármore. Fazia um mingau pesado, metia catalisador e aplicava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas e o cimeeeeeeento? Má ideia? Juro, quando pensei achei que eu tinha sido genial... Sera que nao rola?

 

 

Li esse topico sim Kleber, inclusive tive a ideia por la...!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil dizer. Cimento sozinho e nada é a mesma coisa. Se você misturá-lo com água, vira uma meleca que racha por besteira. Não tem "pega".

 

Eu acho perda de tempo, até pq vc vai comprar 50kg de cimento só pra poder testar. Eu faria com brita zero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brita zero, areia fina, po de marmore? Tudo igual?

 

Misturo com massa e resina e ja ponho o catalisador? Usei 4 camadas de fibra, e gastei 2L de resina. Sera que preciso de mais, ou ja posso passar essa mistura? Sobrou muita fibra, mas se for usar tudo vou ter que comprar um barril de resina pra embeber tudo!

 

Tambem pensei em comprar um metro quadrado de fibra de carbono, e fazer uma camada antes... Desnecessario?

 

 

 

Fiquei tao puto por ver que o maior trabalho rendeu uma parede tao fina que to apelando pra qualquer coisa... Ja gastei 80 reais em material, vou gastar mais, e to achando que sairia mais barato ter comprado uma caixa pronta!

Editado por thalles M

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brita zero, areia fina, po de marmore? Tudo igual?

 

Misturo com massa e resina e ja ponho o catalisador? Usei 4 camadas de fibra, e gastei 2L de resina. Sera que preciso de mais, ou ja posso passar essa mistura? Sobrou muita fibra, mas se for usar tudo vou ter que comprar um barril de resina pra embeber tudo!

 

Tambem pensei em comprar um metro quadrado de fibra de carbono, e fazer uma camada antes... Desnecessario?

 

 

 

Fiquei tao puto por ver que o maior trabalho rendeu uma parede tao fina que to apelando pra qualquer coisa... Ja gastei 80 reais em material, vou gastar mais, e to achando que sairia mais barato ter comprado uma caixa pronta!

 

 

qual o formado dessa mardição? impossível cortar "toquinhos" de mdf e distribuir pela peça colando com resina e preenchendo os espaços com massa plastica com areia ou pó de pedra? economizaria muita massa, e daria uma resistencia ótima!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fibra de carbono desisti assim que vi o preço! hahahahahahahaha Enfim, segunda feira vou comprar resina pra terminar o acabamento entre o molde e o mdf. Vou preencher a caixa com a mistura da massa e carga mineral, e vou usar pedacinhos de mdf no acabamento entre molde e madeira, completando com massa, assim como o Subsonic disse. Acho que nao farei isso por dentro, pois reduziria muito o tamanho da caixa. De qualuqer forma, se no fim achar que ainda nao esta bom, posso passar umas camadas de manta por dentro...

 

Vou encher a caixa de porcaria, grudar tudo que tiver ao meu alcançe. Vai ficar pesada, mas tmb vai ficar forte! E se gostar da ideia, faço uma segunda, para um futuro UP!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brita zero, areia fina, po de marmore? Tudo igual?

 

Em função, sim. A função destes materiais é economizar massa e permitir um ganho de peso substancial (se o que for misturado tiver densidade maior que a massa, claro).

 

A brita tem uma vantagem: Maior resistência mecânica. A possibilidade de rachar é nenhuma. As outras podem acabar trincando (difícil), mas se for só reforço não vejo problema nisto.

 

Misturo com massa e resina e ja ponho o catalisador?

 

Isso. A resina entra depois, só pra dissolver um pouco, ou durante, caso o mingau engrosse demais.

 

Se for mistura de areia ou pó de mármore, apenas, não precisa usar massa, pode fazer só resina e a carga mineral desejada. Pra brita já não funciona tão bem, a massa tem mais corpo que a resina e acaba rendendo mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa fibra de carpano!

 

A fibra de carbono desisti assim que vi o preço!

 

Você não sabe o que é um carpano?

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você não sabe o que é um carpano?

 

Nao quero nem saber... hahahahahahahahah!

Editado por thalles M

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei procurando hoje a tarde, e a carga mineral seria a mais facil de comprar, pois vende na loja da resina. Tem 3 tipos que encontrei, Aerosil, Calcita, dioxido de titanio e talco industrial branco. Qual vcs usaram? QUanto eu precisaria, em media?

Pensei em usar a massa juntamente com a carga e um pouco de resina, pois seria melhor, e acredito somente uma camada generosa já vá cumprir com o que tenho em mente...

 

A areia e a brita vou ver se consigo na leroy, pois em 2 outras redes nao encontrei... E estou achando que só encontrarei sacos muito grandes, de 5 ou 10kg, e seria nada pratico.... Se dificultar muito, vou só de massa e carga mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei procurando hoje a tarde, e a carga mineral seria a mais facil de comprar, pois vende na loja da resina. Tem 3 tipos que encontrei, Aerosil, Calcita, dioxido de titanio e talco industrial branco. Qual vcs usaram? QUanto eu precisaria, em media?

Pensei em usar a massa juntamente com a carga e um pouco de resina, pois seria melhor, e acredito somente uma camada generosa já vá cumprir com o que tenho em mente...

 

A areia e a brita vou ver se consigo na leroy, pois em 2 outras redes nao encontrei... E estou achando que só encontrarei sacos muito grandes, de 5 ou 10kg, e seria nada pratico.... Se dificultar muito, vou só de massa e carga mesmo...

 

Compre em marmorarias o pó do corte das pedras.

 

Sai bem barato.

 

Quanto à brita, Leroy não trabalha nem com areia nem com brita (sei disto pq já construí... hehehehe). Brita zero você acha em lojas de material de construção. Ensacada vem coisa pra ca*****, mas conversando com o vendedor vc compra pouca coisa, ou até leva de graça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assista e descubra.

 

Depois dessa, até editei e removi meu palpite...! hahahahahahaha

 

Mas vou tentar achar o pó de marmore. Pó de pedras tmb serve? E aproveito e pergunto sobre essas cargas que vendem na loja de fibras e resinas...

 

Kleber, outra coisa que estive pensando... Quando for unir a chapa de mdf no molde, com tocos de madeira, massa, fibra, etc, eu devo apenas deixar a massa cobrir e secar o mdf, ou depois de seco devo fazer furos e parafusar? Nao decidi ao certo com o que farei essa transição, ams acho que vai rolar um pouco de fibra e depois a mesma massa que usarei para revestir...

Editado por thalles M

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra achar o pó de mármore, procure em casas que trabalham com Granitina. É bem barato e funciona.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei talco industrial verde. Segundo o dono da loja, tem a composiçao parecida com a massa. Misturei com massa e a resina, ficou muito rigido. Usei bastante massa, mais do que fibra, pois foi mais facil, rapido e menos sujeira. A caixa ta muito pesada, acho que exagerei, mas melhor mais do que menos. Falta revestir com carpete, mas duvido que vibre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, e paguei 7 reais 5 kg de talco, e vai dar pra construir umas 20 caixas...! A massa rende o dobro com talco e um pouco de resina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, e paguei 7 reais 5 kg de talco, e vai dar pra construir umas 20 caixas...! A massa rende o dobro com talco e um pouco de resina

ae ja fez a caixa ? se nao fez posso de dar uma mao... estou em sp tambem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, tem como postar foto, acho que seria interessante e ajudaria no processo, estou curioso como ficou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem 3 tipos que encontrei, Aerosil, Calcita, dioxido de titanio e talco industrial branco. Qual vcs usaram? QUanto eu precisaria, em media?

 

 

ja deve ter terminado o trabalho faz tempo, mas esclarecendo a pergunta,

Aerosil super leve serve apenas para dar volume, nao da resistencia, usada para fazer gel das caixas d'agua

dioxido de titanio é mais caro, serve para dar opacidade (cor branco)

talco industrial (carbonato de calcio é baratinho) é o mais indicado mesmo, mas melhor não usar mais que 40% pois qto maior a % maior a dureza mas compromete a resistência

mas se as primeiras camadas foi de resina pura entao ja tens boa resistencia

vou usar resina derakene, é super resistente usada para moldes de piscina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...