Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
silvinho

[GM Meriva] Um SQ Básico 100% D.I.Y.

Recommended Posts

Só as frequencias subsónicas é que nao são direcionais, Os 250 ainda sao bastante importantes para o TA, eu diria que dos 80 para cima o é. Acho que é mais importante ter TA nos woofers do que nos tweeters por ex, se em sistema de duas vias já é assim quanto mais num sistema de 3 vias onde os tweeters só tocam a partir das 8k

Não estou falando de frequências direcionais ou não, em nenhum momento. Muitos players o TA funciona apenas para frequências altas, já tive pioneer assim. O TA afetava apenas o TW (acima de 1250Hz na verdade).

A questão aqui não é o TA o maior dos problemas. Uso TW e full diferentes, além de um ser 4ohms e o outro 8ohms, eles tem sensibilidades completamente distintas, então eu vou ter que ter regulagem de ganho para cada um deles (cada um dos 4 falantes) senão não irá casar corretamente acima do painel, e principalmente, as distâncias. As vezes eu acho que ganho é mais importante que TA em um ajuste.

TW só toca a partir de 8kHz, porém tu ta esquecendo que existe um full ai no meio de 200 até os 8k hz, o que também ficaria sem TA. Eu preciso usar o corte mid para o FULL, pois o corte high do player começa em 1,25Khz e eu preciso de pelo menos 200Hz no full já 100% ou seja, o full não irá tocar. Não existe outra forma, ou eu uso sistema 2 vias na frente com TA em tudo, ou eu sacrifico o TA e ganho para woofer. Não existe outra possibilidade.

Não é apenas escolher qual falante vai ou não ter TA, é muito mais complexo que isso. Pensei em todas as possibilidades e esta é a única saída sem adicionar processador. É a única forma que posso regular praticamente todos os falantes sem muitas perdas nos woofers. Eu acho que até os 200Hz é a frequência que menos precisa de TA, pois o painel vai ser muito mais "destacado" do que os médios.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo sabe o que fazia em vez de ter esse tangbang e esse tweeter punha aí uns viga XT25 com faceplate. Esses tweeters descem muito bem e você ficava com o set activo sem precisar de inventar grande coisa.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo sabe o que fazia em vez de ter esse tangbang e esse tweeter punha aí uns viga XT25 com faceplate. Esses tweeters descem muito bem e você ficava com o set activo sem precisar de inventar grande coisa.

Abraço

O set já é ativo, e não to inventando nada. Esse TW XT25 é grande demais para uso automotivo junto de full é impraticável de tanto espaço que ocupa, não substituiria o meu full em hipótese nenhuma. Ficaria algo bem pior pois o palco desceria consideravelmente uma vez que esse TW não tem resposta plana abaixo dos 1KHz, ou seja, não serve. É um belo TW, sem dúvida, mas para uso residencial, ou sistema 2 vias dianteiro.

Compartilhar este post

Link para o post

onde cai colocar o TB?

Será colocado na "ventarola" que tem no painel, aqui uma imagem meramente ilustrativa. Não sei como será a posição de cada um exatamente ainda, mas ficarão os dois ali, o mais colados possível um do outro. Como é um painel bem projetado, vou conseguir um ótimo palco, pois os falantes ficarão bem distantes, e com isso posso acertar melhor o posicionamento deles e o palco fica bem projetado.

painel.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou falando de frequências direcionais ou não, em nenhum momento. Muitos players o TA funciona apenas para frequências altas, já tive pioneer assim. O TA afetava apenas o TW (acima de 1250Hz na verdade).

A questão aqui não é o TA o maior dos problemas. Uso TW e full diferentes, além de um ser 4ohms e o outro 8ohms, eles tem sensibilidades completamente distintas, então eu vou ter que ter regulagem de ganho para cada um deles (cada um dos 4 falantes) senão não irá casar corretamente acima do painel, e principalmente, as distâncias. As vezes eu acho que ganho é mais importante que TA em um ajuste.

TW só toca a partir de 8kHz, porém tu ta esquecendo que existe um full ai no meio de 200 até os 8k hz, o que também ficaria sem TA. Eu preciso usar o corte mid para o FULL, pois o corte high do player começa em 1,25Khz e eu preciso de pelo menos 200Hz no full já 100% ou seja, o full não irá tocar. Não existe outra forma, ou eu uso sistema 2 vias na frente com TA em tudo, ou eu sacrifico o TA e ganho para woofer. Não existe outra possibilidade.

Não é apenas escolher qual falante vai ou não ter TA, é muito mais complexo que isso. Pensei em todas as possibilidades e esta é a única saída sem adicionar processador. É a única forma que posso regular praticamente todos os falantes sem muitas perdas nos woofers. Eu acho que até os 200Hz é a frequência que menos precisa de TA, pois o painel vai ser muito mais "destacado" do que os médios.

um baixo ou um violão tocam facilmente abaixo de 200hz.

eu manteria o TA no woofer, como o carochas falou.

ou melhor, testaria e compararia bastante os dois jeitos!

se é pra extrair o máximo do set como você disse, façamos isso de fato então.

Compartilhar este post

Link para o post

um baixo ou um violão tocam facilmente abaixo de 200hz.

eu manteria o TA no woofer, como o carochas falou.

ou melhor, testaria e compararia bastante os dois jeitos!

se é pra extrair o máximo do set como você disse, façamos isso de fato então.

Mas como eu já falei, tenho limitações pro conta do player, e não tenho como ter TA no woofer sem afetar o sub. Ou faço TA nos woofers e tiro o sub fora, ou faço desta forma. Não existe outra saída sem ser com a adição de um processador de audio.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como eu já falei, tenho limitações pro conta do player, e não tenho como ter TA no woofer sem afetar o sub. Ou faço TA nos woofers e tiro o sub fora, ou faço desta forma. Não existe outra saída sem ser com a adição de um processador de audio.

mesmo se deixar o full e o tw juntos ? com 1 TA pros 2 ?

digo isso pelo fato do tw e do full ficarem muito próximos, então qualquer modificação no TA ficaria bom tanto pra um quanto pro outro. na teoria pelo menos.

se não for muito trabalhoso, tenta commparar as duas alternativas.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo se deixar o full e o tw juntos ? com 1 TA pros 2 ?

digo isso pelo fato do tw e do full ficarem muito próximos, então qualquer modificação no TA ficaria bom tanto pra um quanto pro outro. na teoria pelo menos.

se não for muito trabalhoso, tenta commparar as duas alternativas.

este que é o problema, pessoal só pensa em TA mas esquece de outro ajuste fundamental, o ganho. Cada um precisa de um ganho diferente, e o full começaria a tocar apenas a parir de 1.25 que é o menor corte do high.

É impossível ligar os woofers em outra saída se não a LOW.

Pensei de todas as formas antes de estruturar o projeto, e a única solução é:

Ou priorizo TA e ganho para ter os woofers bem regulados em todos os pontos e sacrifico no sub pois o sinal não será o ideal, ou abandono TA e ganho nos woofers (ou uso muito pouco) para ter uma melhor resposta nos subgraves. Eu gosto mais desta segunda opção.

Muitos não pensam desta forma, mas todos os falantes mais distantes do ouvido (lado direito) para um carro que é ajustado para o motorista, devem ter um ganho mais elevado, pois não é só o tempo do som que chega errado no ouvido, mas sim o volume do mesmo. normalmente, o ganho deve ser entre 2 e 3dB a mais no lado direito.

Mas sobre o meu set, posso regular, isso não muda em nada a instalação física, apenas as regulagens no player, é testar e ver o que fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a colocação é exactamente essa entao nao vejo porque nao ter um kit da mesma marca com o crossover.

Tal como você disse o "médio" só vai tocar a partir do 1,25k para o que acaba por nao aproveitar as frequencias chave que um medio pode e deve tocar.

Depois para quem nao quer usar um tweeter grande mas usa essas TB eu nao consigo ver problema, além disso nao vai ter falta de espaço.

Acredite que vai perder muito mais em nao puder ajustar o seu sub e os woofers do que vai ganhar em ter os 1,25k a tocar já cá em cima..

Compartilhar este post

Link para o post

Se a colocação é exactamente essa entao nao vejo porque nao ter um kit da mesma marca com o crossover.

Tal como você disse o "médio" só vai tocar a partir do 1,25k para o que acaba por nao aproveitar as frequencias chave que um medio pode e deve tocar.

Depois para quem nao quer usar um tweeter grande mas usa essas TB eu nao consigo ver problema, além disso nao vai ter falta de espaço.

Acredite que vai perder muito mais em nao puder ajustar o seu sub e os woofers do que vai ganhar em ter os 1,25k a tocar já cá em cima..

Qual a vantagem em eu abandonar um full e um TW, e ter resposta desde os 200Hz acima do painel para ter resposta somente acima dos 1000Hz com um Vifa? O palco vai descer horrores. Comprar um kit 3 vias passivo tem vários problemas, volta ao mesmo ponto, não tenho ajuste de ganho correto, nesse caso, para nenhum falante, não tenho ajuste de TA em nenhum local, uma vez que o ajuste seria inteiro para LD ou LE, e acaba limitando demais.

Neste sistema, o meu médio começará nos 200Hz, ou 250Hz, não me lembro, o que irá subir o palco um absurdo. A resposta do sub e do woofer não será tão comprometida assim, uma vez que em um 3 vias passivo como tu sugere, eu não terei regulagem nenhuma do woofer com TA nem ganho, ou seja, eu perderia TA e ganho em todo o 3 vias dianteiro para ter apenas uma regulagem mais precisa do sub que irá tocar apenas abaixo dos 50Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo mas o que interesse ter esse tb se só toca a partir do 1,25k? Com um kit da mesma marca o crossover fazia o corte e o slope correctos e o TA seria o mesmo. o resto acertava na equalizaçao

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo mas o que interesse ter esse tb se só toca a partir do 1,25k? Com um kit da mesma marca o crossover fazia o corte e o slope correctos e o TA seria o mesmo. o resto acertava na equalizaçao

ta difícil, leia o primeiro post que tu vai ver desde que frequencia ele irá tocar, ninguém falou que ele irá tocar a partir de 1.25, eu disse que seria horrível ter TA nos woofers mas ter um full apenas a partir de 1.25 e mesmo assim, perco ajustes de sub, leia o primeiro post que irá entender que não é possível

Compartilhar este post

Link para o post

Meu carro está com corte de 2,5k pra tw, e mids com doorpods direcionados para cima, e meu palco está todo em cima do painel. (Apenas comentando)

Sobre seu projeto, tem tudo pra tocar bem, pois quem faz o som são os falantes e a instalação, e não os amps. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu carro está com corte de 2,5k pra tw, e mids com doorpods direcionados para cima, e meu palco está todo em cima do painel. (Apenas comentando)

Sobre seu projeto, tem tudo pra tocar bem, pois quem faz o som são os falantes e a instalação, e não os amps. :legal:

Sem dúvidas, porém ai entram 2 pontos que para mim são negativos: doorpods (não quero alterar a porta original, nem deixar nada a mostra), apesar de que isto ajuda e muito sendo direcionado. Mas quando tu escutar um 3 vias, tu vai ter uma outra sensação de palco, que o 2 vias não consegue, e que o midbass não consegue dar conta com perfeição. Eu já fiquei meio assim por causa das colunas, mas vou usar tecido ortofônico, o que vai limitar a visibilidade, quem olhar de fora, não vai ver o falante, e só quem conhece mesmo de som que vai saber que tem um 3 vias no carro. Na verdade, o amp tem uma parcela sim e principalmente por ser digital, porém na minha opinião, é a menor de todas as parcelas no sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal ainda não entendeu o propósito do tópico. É uma aula do professor Silvinho. Não se dêem ao trabalho de dar sugestões, pois como ele mesmo disse, já estudou TODAS as hipóteses do mundo e ESSA, E SOMENTE ESSA, É A ÚNICA E MELHOR FORMA de buscar o resultado que ele quer.

Portanto, apenas assistam e aprendam!

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal ainda não entendeu o propósito do tópico. É uma aula do professor Silvinho. Não se dêem ao trabalho de dar sugestões, pois como ele mesmo disse, já estudou TODAS as hipóteses do mundo e ESSA, E SOMENTE ESSA, É A ÚNICA E MELHOR FORMA de buscar o resultado que ele quer.

Ninguém disse isto, porém respodi 3x a mesma coisa com os mesmos pontos.

Mantendo os equipamentos que eu tenho, não existe outra forma de ligar um 3 vias + sub sem ser esta. Os cortes do player não permitem e eu não quero sistema 2 vias mais na frente. Não tenho outra opção a não ser ligar woofer na saída low, ou posso usar a saída mid? Não tem como, não resta outra solução. Vender tudo e comprar um passivo, foi uma ideia, porém da mesma forma, não existirá TA, nem ganho nem nenhuma regulagem, apenas o sub terá uma regulagem melhor.

Dar uma opinião sobre 1 produto apenas, pensando em um ponto fixo é fácil e é ai que a grande maioria erra. O TW vifa é bom? Sem dúvidas que é bom, mas nesse sistema ele é 100% impraticável da forma como está, alguém por acaso pensou em como o vifa vai casar com o SLS6,5? É simplesmente impossível, o SLS não sobe nem perto do vifa para dar um casamento no mínimo aceitável. Pra por o vifa, tem que trocar o woofer por um midbass além de outros detalhes. Tem que tirar o player de 3way, e passar ele para comum e por ai vai.

Este é o intuito, não é 1 tw, 1 full, 1 woofer, é o conjunto completo, e todos devem casar, ai que vem o ponto chave da questão e das regulagens necessárias. Sim, faltam regulagens neste caso, porém com o disponível é a única saída que eu achei. Alguém tem alguma solução, viável e fisicamente possível para o sistema? Pois elimitar TW e full, colocar os dois juntos, jogar o woofer para ter as suas regulagens e o sub também, é algo que é impossível ou estou errado? Todos os cortes estão especificados no primeiro post, é só ver e tentar achar outra solução para ter total controle de sub, woofer e full + tw, além de, permitir o correto casamento entre full e tw que são de sensibilidades completamente distintas.

Compartilhar este post

Link para o post

É...

Já anotei, vou chegar em casa e dar 3dB de ganho a mais no lado direito do carro.

Humildade passou longe do companheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

quem faz o som são os falantes e a instalação, e não os amps. :legal:

existe um tópico no hi fi chamado teste de amps (só comentando)

Compartilhar este post

Link para o post

existe um tópico no hi fi chamado teste de amps (só comentando)

http://nobodybeatshybrid.net/scott-buwalda/

vai la nas considerações finais, da uma lida o que o numero 1 da Iasca disse, só repassei a msg para o tópico, pois só queria firmar a lógica dos amps digitais no sq, ajudando assim o dono do tópico, não desvirtuando o mesmo

sei do tópico no hi-fi, acompanho o forum, sei da importancia e sobretudo do diferencial entre amp digital e a/b (tenho ambos no meu carro). Por favor não desfoque o tópico. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É...

Já anotei, vou chegar em casa e dar 3dB de ganho a mais no lado direito do carro.

Humildade passou longe do companheiro.

3dB é um valor teórico. De uma lida em qualquer material técnico sobre a dispersão do som com relação a distancia dos falantes. Tu fará a conta de acordo com a diferença entre o falante direito e o falante esquerdo. Existem fórmulas matemáticas para isto para calcular a perda do som em relação a sua distância. Não é apenas o tempo, famoso TA que deve ser ajustado para que o som chegue ao mesmo tempo no ouvido, mas sim a intensidade do som. O lado direito, por ser o mais longe, sempre estará mais baixo que o lado esquerdo. 3dB não significa o dobro de volume, é apenas o dobro de SPL.

Se usar os seguintes valores: TW esquerdo está a 100cm do ouvido esquerdo, e o TW direito está a 130cm do ouvido direito, isso significa que o lado direito deverá ter um incremento de 2,28dB, e o seu tempo deverá ser adiantado em 0,886mS. Isto não é chute, nem mesmo achismo, é a boa e velha física sendo aplicada como um conceito simples.

Não é a diferença de 30cm que conta, se mudarmos para 95cm e 125cm, o TA se mantém o mesmo, porém o ganho passa a ser de 2,38dB. Só sair um pouco da mesmice da AF que verá isto. Porque o PS8 da Arc Audio é o único processador no mundo capaz de fazer estas regulagens com precisão? Algum motivo existe, ganho independente para cada falante assim como TA em micro frações.

Apenas para referência:

Procure pela relação entre volume ou SPL e a distância e verá as fórmulas para calcular. São os pequenos segredos que fazem uma grande diferença.

http://nobodybeatshy.../scott-buwalda/

vai la nas considerações finais, da uma lida o que o numero 1 da Iasca disse, só repassei a msg para o tópico, pois só queria firmar a lógica dos amps digitais no sq, ajudando assim o dono do tópico, não desvirtuando o mesmo

sei do tópico no hi-fi, acompanho o forum, sei da importancia e sobretudo do diferencial entre amp digital e a/b (tenho ambos no meu carro). Por favor não desfoque o tópico. :legal:

Volto ao mesmo ponto, é modismo e bitolagem sobre classe AB e A que um classe D não serve para SQ.

Outro ponto, ele não usa TW, mas os falantes que ele usa estão muito bem escalonados, e pode notar que existe um ganho de 4,5dB (isso é muito) e para ter este detalhamento em todo o espectro e ajustes precisos, precisa de um ótimo processador ou equalizador de 31bandas sem sombra de dúvidas. Não é apenas uma HU de 16bandas que fará esse milagre e detalhamento e estamos falando de falantes de mais de R$1,000 o par sem pestanejar, e não falantes de R$200. Hybrid na minha opinião, são os melhores falantes atualmente disponíveis no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Volto ao mesmo ponto, é modismo e bitolagem sobre classe AB e A que um classe D não serve para SQ.

só falei do topico de testes de amp porque o cara disse que amplificador não tem importancia pro som

hertz hdp4 é um digital e se saiu muito bem, muita gente gostou muito do amplificador no teste cego contra amplificadores ab e caros

e não adianta vim falar de numero 1 do iasca, amplificador faz diferença sim. e não to criticando seu som nem nada disso, o que ele postou aí foi pra mim.

voltemos ao seu carro ao inves de continuar com esse assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

só falei do topico de testes de amp porque o cara disse que amplificador não tem importancia pro som

hertz hdp4 é um digital e se saiu muito bem, muita gente gostou muito do amplificador no teste cego contra amplificadores ab e caros

e não adianta vim falar de numero 1 do iasca, amplificador faz diferença sim. e não to criticando seu som nem nada disso, o que ele postou aí foi pra mim.

Mas o link passado pelo STL não enfatiza superioridade de Classe AB para D. No penultimo paragrafo ele é claro, que ele não saberia diferenciar os amplificadores, e que está usando um classe D para tocar os Fulls.

A ideia casa com o projeto do Silvio, visto que, está tentando quebrar o paradigma em duas partes, a primeira em relação a utilização de um Classe D para qualidade e outra, de um fabricante nacional.

Mas entre os digitais que ouvi e os D, ao menos para os médios e agudos, prefiro os AB. Os D que escutei são granularizados, caracteristica própria, dá algum ganho nas altas, para mim que não posso pagar fortuna em digitais de marcas mais renomadas, um AB ainda supri as minhas perspectivas.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu falei que eu acho que o amplificador é o componente que tem a menor parcela no resultado final. Minha opinião apenas. Sei que não foi direcionado a min.

Mas o link passado pelo STL não enfatiza superioridade de Classe AB para D. No penultimo paragrafo ele é claro, que ele não saberia diferenciar os amplificadores, e que está usando um classe D para tocar os Fulls.

A ideia casa com o projeto do Silvio, visto que, está tentando quebrar o paradigma em duas partes, a primeira em relação a utilização de um Classe D para qualidade e outra, de um fabricante nacional.

Mas entre os digitais que ouvi e os D, ao menos para os médios e agudos, prefiro os AB. Os D que escutei são granularizados, caracteristica própria, dá algum ganho nas altas, para mim que não posso pagar fortuna em digitais de marcas mais renomadas, um AB ainda supri as minhas perspectivas.

O link de fato não enfatiza, porém aqui no fórum isto é enfatizado e com muita evidência.

Meu intuito não é quebrar paradigmas exatamento, pois eu não sei qual será o resultado final, porém quero mostrar que se pode ter um som muito agradável com um custo baixo. Este SQ para mim, inteiro vai custar menos de R$3,000, isto considerando um 3 vias ativo, com 3 amplificadores e sub, está louco de barato não acha? O intuito é manter o custo baixo, porém ter um sistema bem equilibrado. Não será nunca o melhor sistema possível, nem tão pouco um sistema vencedor de campeonatos, porém para o dia a dia, eu acho que o custo benefício será fantástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...