Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
silvinho

[GM Meriva] Um SQ Básico 100% D.I.Y.

Recommended Posts

Em 16/01/2013 at 10:27, silvinho disse:

Sim, eu falei que eu acho que o amplificador é o componente que tem a menor parcela no resultado final. Minha opinião apenas. Sei que não foi direcionado a min.

O link de fato não enfatiza, porém aqui no fórum isto é enfatizado e com muita evidência.

Meu intuito não é quebrar paradigmas exatamento, pois eu não sei qual será o resultado final, porém quero mostrar que se pode ter um som muito agradável com um custo baixo. Este SQ para mim, inteiro vai custar menos de R$3,000, isto considerando um 3 vias ativo, com 3 amplificadores e sub, está louco de barato não acha? O intuito é manter o custo baixo, porém ter um sistema bem equilibrado. Não será nunca o melhor sistema possível, nem tão pouco um sistema vencedor de campeonatos, porém para o dia a dia, eu acho que o custo benefício será fantástico.

Silvio, sim, é quebrar paradigma. Citei o "enfatizar" pois no site gringo o Scott fala exatamente o que citei, que ele não sentiu a diferença entre o D e AB, releia o penultimo paragrafo, neste contexto e citação apenas levei em consideração o site gringo e o seu projeto.

Você mesmo citou que existe o ceticismo no fórum em relação ao D, portanto é uma quebra, já que aqui indicariam apenas os D de marcas renomadas para tal feito e não o SD, e ainda por cima, o contexto e ambiente do Autoforum.com tem este conceito, e já que você está mostrando o projeto no fórum deve-se levar em consideração o que é dito aqui.

Eu vejo como uma boa iniciativa, já que poderá abrir portas para outros usuários também tentarem tal feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Em 16/01/2013 at 12:10, Marcelo S. disse:

Silvio, sim, é quebrar paradigma. Citei o "enfatizar" pois no site gringo o Scott fala exatamente o que citei, que ele não sentiu a diferença entre o D e AB, releia o penultimo paragrafo, neste contexto e citação apenas levei em consideração o site gringo e o seu projeto.

Você mesmo citou que existe o ceticismo no fórum em relação ao D, portanto é uma quebra, já que aqui indicariam apenas os D de marcas renomadas para tal feito e não o SD, e ainda por cima, o contexto e ambiente do Autoforum.com tem este conceito, e já que você está mostrando o projeto no fórum deve-se levar em consideração o que é dito aqui.

Eu vejo como uma boa iniciativa, já que poderá abrir portas para outros usuários também tentarem tal feito.

Sim, é quebrar paradigma, mas eu quis dizer que não é o meu intuito quebrar tal coisa.

Sobre levar em consideração, foi o que comentei anteriormente, e é ai que eu vejo que existe um grande erro no mundo do som automotivo hoje em dia. As pessoas pensam isoladamente, e não no conjunto completo. Aonde eu vejo o maior erro, ou pelo menos o mais comum, é no casamento entre amplificador e HU. Muitos talvez nem façam ideia, mas muitos amplificadores não são compatíveis com diversas HU. Não basta ter uma entrada RCA e pronto. Se as voltagens não forem compatíveis, inclusive para quem usa amplificadores de marcas diferentes em um projeto, isso pode ser um erro gravíssimo, pois enquanto um está casando perfeitamente, o outro pode estar muito errado, e não é possível fazer um ajuste correto do sistema como um todo. Foi o que eu quis dizer com o TW da vifa, sim é um ótimo TW sem dúvidas, porém é completamente incompatível com o meu atual sistema, vide que o woofer nunca conseguiria chegar no TW, ficaria um buraco muito grande.

São nestes pontos que eu quero abordar no meu set, não é nem de perto um set com os melhores equipamentos, nem tão pouco os equipamentos mais indicados para um SQ (amplificadores principalmente) de resto, é tudo plausível e aceitável em um SQ. Mas eu acredito que um sistema bem balanceado, sem buracos, com certos ajustes e o principal, o correto casamento entre todos os equipamentos que fará toda a diferença no sistema. É um monstro, sem dúvidas, cada coisa é de uma marca diferente, uma sensibilidade diferente, mas creio que com os devidos ajustes finos, será possível uma boa resposta do conjunto como um todo, no banco do motorista aonde é o foco.

É uma coisa que muitos estão mudando com relação a um sub nacional de míseros 350Wrms que muitos estão adotando, aprovando e ainda por cima, comparando ou até mesmo superando marcas como Fosgate e JL por exemplo.

Estou apostando no SD600.4 pois a arquitetura e o conceito dele é completamente diferente do SD400.4 (nano), e na própria texas (fabricante do chip), compara o classe D como sendo similar a um AB em questão de resposta porém com consumo de classe D. Afinal, até mesmo a Alpine tem os classe D com os PDXs e não vejo porque não pode existir um nacional também. Estou supondo, nunca nem ouvi um SD600.4 tocando na vida, o próprio pessoal da SD não acreditou muito que seria usado.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/01/2013 at 13:21, silvinho disse:

Sim, é quebrar paradigma, mas eu quis dizer que não é o meu intuito quebrar tal coisa.

Sobre levar em consideração, foi o que comentei anteriormente, e é ai que eu vejo que existe um grande erro no mundo do som automotivo hoje em dia. As pessoas pensam isoladamente, e não no conjunto completo. Aonde eu vejo o maior erro, ou pelo menos o mais comum, é no casamento entre amplificador e HU. Muitos talvez nem façam ideia, mas muitos amplificadores não são compatíveis com diversas HU. Não basta ter uma entrada RCA e pronto. Se as voltagens não forem compatíveis, inclusive para quem usa amplificadores de marcas diferentes em um projeto, isso pode ser um erro gravíssimo, pois enquanto um está casando perfeitamente, o outro pode estar muito errado, e não é possível fazer um ajuste correto do sistema como um todo. Foi o que eu quis dizer com o TW da vifa, sim é um ótimo TW sem dúvidas, porém é completamente incompatível com o meu atual sistema, vide que o woofer nunca conseguiria chegar no TW, ficaria um buraco muito grande.

São nestes pontos que eu quero abordar no meu set, não é nem de perto um set com os melhores equipamentos, nem tão pouco os equipamentos mais indicados para um SQ (amplificadores principalmente) de resto, é tudo plausível e aceitável em um SQ. Mas eu acredito que um sistema bem balanceado, sem buracos, com certos ajustes e o principal, o correto casamento entre todos os equipamentos que fará toda a diferença no sistema. É um monstro, sem dúvidas, cada coisa é de uma marca diferente, uma sensibilidade diferente, mas creio que com os devidos ajustes finos, será possível uma boa resposta do conjunto como um todo, no banco do motorista aonde é o foco.

É uma coisa que muitos estão mudando com relação a um sub nacional de míseros 350Wrms que muitos estão adotando, aprovando e ainda por cima, comparando ou até mesmo superando marcas como Fosgate e JL por exemplo.

Estou apostando no SD600.4 pois a arquitetura e o conceito dele é completamente diferente do SD400.4 (nano), e na própria texas (fabricante do chip), compara o classe D como sendo similar a um AB em questão de resposta porém com consumo de classe D. Afinal, até mesmo a Alpine tem os classe D com os PDXs e não vejo porque não pode existir um nacional também. Estou supondo, nunca nem ouvi um SD600.4 tocando na vida, o próprio pessoal da SD não acreditou muito que seria usado.

Agora sim, você deixou o seu ponto de vista bem mais claro.

Em relação ao casamento de HU e amplificador, estou com um caso com os meus equipamentos, testei o Kenwood eXcelon x595 com um SD250.2, e Sony Gtx 627Ui também com o SDzinho.

A segunda montagem ficou bem melhor do que com o Sony, talvez por causa do T.A, talvez por causa da puxada da HU para subgraves e nas altas, mas a sensação de um som digitalizado, proveniente do SD, diminuiu bastante quando se usa a HU da Sony.

Agora farei mais testes, inclusive utilizando o EQ de 7 bandas do Sony, para ver até aonde vai esta HU. E sinceramente, pela sonoridade o Sony daria para entrar em um SQ tranquilamente.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/01/2013 at 16:05, Marcelo S. disse:

Agora sim, você deixou o seu ponto de vista bem mais claro.

Em relação ao casamento de HU e amplificador, estou com um caso com os meus equipamentos, testei o Kenwood eXcelon x595 com um SD250.2, e Sony Gtx 627Ui também com o SDzinho.

A segunda montagem ficou bem melhor do que com o Sony, talvez por causa do T.A, talvez por causa da puxada da HU para subgraves e nas altas, mas a sensação de um som digitalizado, proveniente do SD, diminuiu bastante quando se usa a HU da Sony.

Agora farei mais testes, inclusive utilizando o EQ de 7 bandas do Sony, para ver até aonde vai esta HU. E sinceramente, pela sonoridade o Sony daria para entrar em um SQ tranquilamente.

Quando me referi a casamento de HU e amplificador, não me referi na questão de como os Pioneers que tem tradição de acentuar nos graves e afins, mas sim em questões de voltagem, sensibilidade de entrada para fazer o correto ajuste, senão tu chega em 40% de volume da HU e o amp já está no máximo entende? Perde toda a dinâmica e incrementos graduais.

Vamos a um exemplo bem banal e simples: (apenas um exemplo):

HU fornece 5v nos RCA (ou seja, em 100% do volume, terá 5v no RCA)

AMP 1 (sub) Sensibilidade máxima de entrada de 4v

AMP 2 (estereo) Sensiblidade máxima de entrada de 2v

AMP 3 (estereo tb) Sensibilidade máxima de entrada de 6v

O que ocorre? Tu vai ter que regular tudo para 2v, ou seja, não poderá passar de 40% do volume que já estará no máximo do amp, ele é o gargalo, e tu perde muita dinamicidade no sistema. Claro, pode brincar com as potências e trabalhar com o amp com uma folga maior, mas são ajustes finos a serem feitos. Mas pode ver que é uma coisa bem simples, e que poucos pensam. Meu cunhado tem sei lá qual módulo, mas ele não pode passar do volume 7 que já está no talo a coisa, e não há nada que possa ser feito, ele não consegue deixar baixinho para apenas ter um som de fundo.

Agora isto que tu falou, é verdade, cada player acentua uma determinada faixa normalmente, não são tão puristas assim os de entrada pois é o que o povo mais gosta. É neste ponto, nos classes D, que essa questão da oscilação entra, e a do SD nano é mais alta, talvez isso em conjunto com a HU tenha te dado esse resultado. Ai uma boa equalização de 16 ou 31 bandas ajuda e muito para acertar estes "erros". Com um 3 bandas é mais complicado de acertar isso, que seria um som básico, e esses amps são focados para o básico. Agora pegando uma HU mais avançada, talvez isso possa ser sanado e acaba se tornando um investimento válido e acessível ao meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o que você disse silvinho o problema é que no mercado são raros os amplificadores que só chegam a 2v de ganho máximo !

90% dos amplificadores vão de 0,5 a 6v, então nesse caso é meio que fora da realidade o que disse !

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/02/2013 at 00:29, Viepper disse:

Muito interessante o que você disse silvinho o problema é que no mercado são raros os amplificadores que só chegam a 2v de ganho máximo !

90% dos amplificadores vão de 0,5 a 6v, então nesse caso é meio que fora da realidade o que disse !

Não creio que seja 90% Se pegar amplificadores mais antigos, Audio Art por exemplo, eles são 1v se não me engano. Tem SD, acho que o SD1000 é até 4v apenas, enquanto o 700 é 6v, tem muita variação. Normalmente quem preza por mais qualidade e versatilidade, faz algo com mais recursos de regulagens para se adaptar melhor a mais sistemas, mas eu diria que é uns 70% que chegam nos 6v se comparar toda a gama de amplificadores que se tem no mercado.

Mas ai que vem a instalação em jogo, tu pode ter um amp que é compatível com o teu player, o amp chega a 6v, o player fornece 4v, ótimo, porém o instalador regula pro amp atingir 100% com 2v pq toca alto desde volumes baixos. Ai ferrou rssrrssr.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/02/2013 at 19:31, Johnny_Queste disse:

não entendi o pessoal

achei o projeto muito bem feito

agora se isso é um sq básico, não sei nem do que chamar o meu :(

Na verdade aproveitamos a empreitada para tirarmos algumas dúvidas, aliadas ao projeto do Silvio, vinculadas aos nossos projetos.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/02/2013 at 19:31, Johnny_Queste disse:

não entendi o pessoal

achei o projeto muito bem feito

agora se isso é um sq básico, não sei nem do que chamar o meu :(

Pra mim é básico no sentido de, não tem processador externo, não tem os melhores componentes nem nada, acho que o projeto e a instalação que dão um "ar" de um belo SQ, mas no geral, ainda considero básico.

Em 05/02/2013 at 20:16, Marcelo S. disse:

Na verdade aproveitamos a empreitada para tirarmos algumas dúvidas, aliadas ao projeto do Silvio, vinculadas aos nossos projetos.

Eu acho que tem que questionar e meter a boca mesmo, acho que esse questionamento é fundamental e só assim todo mundo consegue "aprender", pensar e não só copiar os outros. É complicado sair da casinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada Silvinho, parabéns pelo seu projeto bem diferenciado!!!

Em 15/01/2013 at 17:11, Carochas disse:

Será que o palco desce assim tanto? Eu aposto que nao

Concordo!

Em 15/01/2013 at 20:18, silvinho disse:

Sem dúvidas, porém ai entram 2 pontos que para mim são negativos: doorpods (não quero alterar a porta original, nem deixar nada a mostra), apesar de que isto ajuda e muito sendo direcionado. Mas quando tu escutar um 3 vias, tu vai ter uma outra sensação de palco, que o 2 vias não consegue, e que o midbass não consegue dar conta com perfeição. Eu já fiquei meio assim por causa das colunas, mas vou usar tecido ortofônico, o que vai limitar a visibilidade, quem olhar de fora, não vai ver o falante, e só quem conhece mesmo de som que vai saber que tem um 3 vias no carro. Na verdade, o amp tem uma parcela sim e principalmente por ser digital, porém na minha opinião, é a menor de todas as parcelas no sistema.

Amigo vais me desculpar, mas discordo quando vc diz que um 2 vias fica anos luz de um 3 vias, se ouvires um 2 vias acertado, eu duvido num teste cego vc consegue dizer qual carro tem um 2 vias, e qual tem um 3 vias.

Outro dia ao visitar um Grande amigo o Silvio Sakata la na Koyama, ele me proporcinou um velo aprendizado, eu tbm nunca achei que o amp fosse um elo taum poderoso a ponto de transformar um sistema, mas em um teste de amps vi q sim o amp faz e muito a diferença viu........ isso usando de cabos rca e speaker ching-ling, um xover de kit 2 vias apens no tw da caixa da B&W, e o mid tocando em full.... Amigo vc não tem noção do q o amp muda num sistema....

Em 16/01/2013 at 10:27, silvinho disse:

Sim, eu falei que eu acho que o amplificador é o componente que tem a menor parcela no resultado final. Minha opinião apenas. Sei que não foi direcionado a min.

O link de fato não enfatiza, porém aqui no fórum isto é enfatizado e com muita evidência.

Amp sim é um elo importatissimo, não tenha duvidas....se puderes testar vai cair de costas.....

Editado por soundworks

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/02/2013 at 23:18, soundworks disse:

Antes de mais nada Silvinho, parabéns pelo seu projeto bem diferenciado!!!

Concordo!

Amigo vais me desculpar, mas discordo quando vc diz que um 2 vias fica anos luz de um 3 vias, se ouvires um 2 vias acertado, eu duvido num teste cego vc consegue dizer qual carro tem um 2 vias, e qual tem um 3 vias.

Outro dia ao visitar um Grande amigo o Silvio Sakata la na Koyama, ele me proporcinou um velo aprendizado, eu tbm nunca achei que o amp fosse um elo taum poderoso a ponto de transformar um sistema, mas em um teste de amps vi q sim o amp faz e muito a diferença viu........ isso usando de cabos rca e speaker ching-ling, um xover de kit 2 vias apens no tw da caixa da B&W, e o mid tocando em full.... Amigo vc não tem noção do q o amp muda num sistema....

Amp sim é um elo importatissimo, não tenha duvidas....se puderes testar vai cair de costas.....

Primeiramente, obrigado.

Agora com relação ao 2 vias x 3 vias, sem dúvida que um 2 vias bem acertado é fantástico, porém, temos que comparar na mesma base: Um 2 vias feito minuciosamente e um 3 vias minuciosamente feito também.

Com relação ao amplificador, sim, ele tem importância, porém existe um outro fator que não entra nas "comparações", estamos falando da mesma base? Do mesmo público? Digo, acha que vale apena colocar um amplificador classe A em um sistema básico de 2 vias original da GM por exemplo? Ou vale mais apena colocar um amplificador simples como um SD da vida? E outra, até que ponto, vale o investimento, vale o consumo superior de energia e o maior aquecimento? Pegando uma caixa B&W que sem dúvida o falante faz e muita a diferença, e qualquer "falha" o falante irá mostrar, agora se tu pegar um falante "simples" ele não será tão fiel, nem tão pouco tão linear a ponto de mostrar todos os pontos fracos do amplificador entende?

Por exemplo, para tentar facilitar esse meu raciocínio: Tu tem um aparelho que tu pode regular o fluxo de água de 10 em 10ml e um aparelho que tu pode regular de 20 em 20ml. Concorda que o de 10ml é muito mais preciso, superior e de maior qualidade. Agora se tu tem um sistema que só fará regulagens de 40 em 40ml por exemplo, tu por um acaso irá notar essa "falha" ou menor qualidade do 20ml? Não, tu só irá notar essa defasagem quando ela realmente poder ser notada, o sistema tem que ser capaz de ter isto.

Na minha opinião, se tu pegar um conjunto de caixas de som da Multilaser por exemplo, são simples, vulgas, vagabundas certo? Vamos usar 2 amplificadores, um purista, e um popular, tu irá notar tanta diferença audível assim? O falante por si só já é muito ruim, o amplificador não vai fazer toda essa diferença, agora se tirar as multilaser e colocar uma B&W da vida, ai sim, a coisa muda 100% de ideia.

Sem dúvidas que se eu colocar um amplificador purista, ou algo superior, o som será muito melhor, porém até que ponto vale esse investimento, com o ganho, o consumo, mais bateria, menos espaço disponível no carro no final? Se o foco fosse emma, ou qualquer coisa do gênero, sem dúvida isso seria fundamental, agora para um simples dia a dia, eu creio que o ganho final é mínimo mantendo o mesmo custo baixo. Mesmo se fosse para partir para um 2vias bem feito e mais acertado, com amplificadores mais puristas, o custo sem dúvida seria mais alto que o 3 vias simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvinho, achei seu raciocínio bem interessante e coerente também, mas na minha opinião você tem um set de falantes suficientemente pra mostrar muitas diferenças e as deficiências dos amplificadores !

Soundigital, é um bom CxB mas pra tocar som básico sem exigências, mas na minha opinião nem pra um SQ básico NÃO rola, só pra tocar sub que atende bem pra quem ta apertado o SD250.2D por exemplo cai como uma luva pra tocar subs de entrada bobina simples 4 ohms, só acho que ele tem um subgrave mais manso, plano e definido, não é um subgrave gordo e cheio, é manso demais, pra uns é até bom !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 14/02/2013 at 00:01, Viepper disse:

Silvinho, achei seu raciocínio bem interessante e coerente também, mas na minha opinião você tem um set de falantes suficientemente pra mostrar muitas diferenças e as deficiências dos amplificadores !

Soundigital, é um bom CxB mas pra tocar som básico sem exigências, mas na minha opinião nem pra um SQ básico NÃO rola, só pra tocar sub que atende bem pra quem ta apertado o SD250.2D por exemplo cai como uma luva pra tocar subs de entrada bobina simples 4 ohms, só acho que ele tem um subgrave mais manso, plano e definido, não é um subgrave gordo e cheio, é manso demais, pra uns é até bom !

Concordo, porém até hoje nunca vi/ouvi um set voltado a SQ, usando SD's como amplificadores. Só pra trio e SPL mesmo.

Estou indo 100% contra a maré, sei disso e concordo, porém acho que é possível sim obter um bom resultado desta forma. Sobre o SD250.2 que tu falou, os nanos são um conceito bem diferentes dos amps maiores da SD. O SD600.4 usa um mosfet que é dito como de alta qualidade mesmo sendo digital, dizem ser muito próximo de um AB da vida. Baixei o datasheet dele e estava lendo tudo, muito interessante e espero ter um bom resultado.

É esperar para ver, é uma aposta bem arriscada, mas se não ficar do agrado, basta vender os 3 amps, e partir para outros amps de mais qualidade, a instalação não irá se alterar em nada.

Estou com problemas de saúde na coluna, então por isto que está parado, mas já terminei o projeto do box para ir no estepe, vai ser trabalho para fazer os plugs mas ficará show de bola! E pesada!

Compartilhar este post

Link para o post

MDF de 18mm comprado hoje para início da confecção do box para o sub. Serão 57L brutos, com porta, frente dupla totalizando 36mm e reforços estruturais internos. Farei um sistema de alimentação do sub com cabos de 6mm² e poderá ser utilizada a configuração de 1Ohm ou 4Ohms direto na caixa, sem precisar tirar o sub do box.

Serão utilizadas porcas-garra para a melhor fixação do sub possível. Ainda vou estudar como "proteger" a borda do mesmo.

Espero até abril estar com esse sub batendo dentro do carro já!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou acompanhando teu projeto que acho bem interessante e diferenciado !

Compartilhar este post

Link para o post

Para ilustrar um pouco do lento andamento do projeto. Tempo não tem colaborado, nem tão pouco as condições físicas em que me encontro.

DSC02140_zps42acacf2.jpg

DSC02141_zpsdad0bd31.jpg

DSC02142_zps16832bc9.jpg

DSC02143_zps0415d274.jpg

DSC02144_zpsa4457c77.jpg

DSC021451_zps40b06d42.jpg

DSC021452_zps42cb5944.jpg

DSC02145_zps96953064.jpg

DSC02146_zpsc3eecdec.jpg

DSC02147_zps9e6d7d1b.jpg

DSC02148_zps8f66f0f5.jpg

DSC02149_zpsc2ec3664.jpg

DSC02150_zpsa8a45e6c.jpg

DSC02151_zps9181a319.jpg

DSC02152_zps7b65d671.jpg

DSC02153_zps740bd9d8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

praticamente manual ilustrado... rss

Capricho hein! Parabéns... acompanhando.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/03/2013 at 01:59, GARAGAOZ disse:

praticamente manual ilustrado... rss

Capricho hein! Parabéns... acompanhando.. :legal:

Thanks, pena não estar indo no rítimo que eu gostaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Usei essa configuração por um bom tempo, tem o user Diego Alves que também usou essa configuração frankenstein por algum tempo. No caso dos cortes e canais com certeza terá menos problema se colocar os tw e full pra trabalharem juntos no mesmo TA e deixar woofer e sub independente. A unica diferença é que usava capacitor nos tw pois não usava esses tw seus que me parece ja vem com um cross certo?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/03/2013 at 03:53, claytonzmvox disse:

Usei essa configuração por um bom tempo, tem o user Diego Alves que também usou essa configuração frankenstein por algum tempo. No caso dos cortes e canais com certeza terá menos problema se colocar os tw e full pra trabalharem juntos no mesmo TA e deixar woofer e sub independente. A unica diferença é que usava capacitor nos tw pois não usava esses tw seus que me parece ja vem com um cross certo?

Só tem um porém, esta configuração que tu fala e outros já falaram, é impossível de ser obtida.

LP: 25/31.5/40/50/63/80/100/125/160/200/250 Hz

MID: LP: 1.25/1.6/2/2.5/3.15/4/5/6.3/8/10/12.5 kHz

HPF:25/31.5/40/50/63/80/100/125/160/200/250 Hz

TW: 1.25/1.6/2/2.5/3.15/4/5/6.3/8/10/12.5 kHz

Só analisar os cortes que tu já vai ver que não é possível.

De que adianta eu ter um sub com o TA, woofer com TA e afins, e fazer o woofer SLS6,5 tocar de 50Hz até 1250Hz para então o full começar a tocar só a partir de 1250?

O full vai perder a sua total finalidade assim como o woofer vai distorcer em demasia acima de 300Hz.

Este player atende apenas para 3 vias e não 4 vias. Se não fosse um woofer e sim um midbass e apenas 1 TW, perfeito, essa seria a saída ideal, mas como quero 3 vias, não tem outra saída.

Sim, esse TW já tem o cross dele, mas eu não vou usar pois vou fazer ativo.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/02/2013 at 23:54, silvinho disse:

Primeiramente, obrigado.

Agora com relação ao 2 vias x 3 vias, sem dúvida que um 2 vias bem acertado é fantástico, porém, temos que comparar na mesma base: Um 2 vias feito minuciosamente e um 3 vias minuciosamente feito também.

Com relação ao amplificador, sim, ele tem importância, porém existe um outro fator que não entra nas "comparações", estamos falando da mesma base? Do mesmo público? Digo, acha que vale apena colocar um amplificador classe A em um sistema básico de 2 vias original da GM por exemplo? Ou vale mais apena colocar um amplificador simples como um SD da vida? E outra, até que ponto, vale o investimento, vale o consumo superior de energia e o maior aquecimento? Pegando uma caixa B&W que sem dúvida o falante faz e muita a diferença, e qualquer "falha" o falante irá mostrar, agora se tu pegar um falante "simples" ele não será tão fiel, nem tão pouco tão linear a ponto de mostrar todos os pontos fracos do amplificador entende?

Por exemplo, para tentar facilitar esse meu raciocínio: Tu tem um aparelho que tu pode regular o fluxo de água de 10 em 10ml e um aparelho que tu pode regular de 20 em 20ml. Concorda que o de 10ml é muito mais preciso, superior e de maior qualidade. Agora se tu tem um sistema que só fará regulagens de 40 em 40ml por exemplo, tu por um acaso irá notar essa "falha" ou menor qualidade do 20ml? Não, tu só irá notar essa defasagem quando ela realmente poder ser notada, o sistema tem que ser capaz de ter isto.

Na minha opinião, se tu pegar um conjunto de caixas de som da Multilaser por exemplo, são simples, vulgas, vagabundas certo? Vamos usar 2 amplificadores, um purista, e um popular, tu irá notar tanta diferença audível assim? O falante por si só já é muito ruim, o amplificador não vai fazer toda essa diferença, agora se tirar as multilaser e colocar uma B&W da vida, ai sim, a coisa muda 100% de ideia.

Sem dúvidas que se eu colocar um amplificador purista, ou algo superior, o som será muito melhor, porém até que ponto vale esse investimento, com o ganho, o consumo, mais bateria, menos espaço disponível no carro no final? Se o foco fosse emma, ou qualquer coisa do gênero, sem dúvida isso seria fundamental, agora para um simples dia a dia, eu creio que o ganho final é mínimo mantendo o mesmo custo baixo. Mesmo se fosse para partir para um 2vias bem feito e mais acertado, com amplificadores mais puristas, o custo sem dúvida seria mais alto que o 3 vias simples.

Bom eu vivi alguns testes e tbm pelos testes q grandes amigos fizeram, inclusive esses "D" de marcas famosas tbm pra hi-fi nem pro no sub serve, apesar de alguns acharem q serve....

Pode ser q nas caixas multilaser seja uma diferença menor, mas tenho pela certeza q sera perceptivel a dif de amps...

Outra coisa o q vai mudar em um 2 vias para um 3 vias? Tem muita coisa ai envolvida.......o q cada um vai tocar, freq, "N" fatores envolvidos..........um 3 vias pra justificar msm, tem q esta mto bem acertado, se não facilmente um 2 vias + ou - acertado, come ele com farofa.....

Seu raciocinio de 10ml não é necessário, e nem é justificavel, em audio esta indo na contramao.........so uma coisa funciona em audio testar.......o resto é resto.....

Tenho pela certeza q ira bater muito a cabeça vai usar trocentos canais, logico q vai valer a experiencia, mas se quiser um som melhor, e usando praticamente o mesmo espaço e consumo, use 2 canais estereo de um amp razoavel A/B, faça um xover passivo pra eles, e um amp A/B pro sub, pronto menor espaço consumo igual a 8 canais q vc vai usar, ou melhor use full e mid....tenha plena certeza tocar melhor seria estas 2 opçoes e bem + rapido de acertar, se usando poucos canais e amps melhores, menos fiação e por ai vai...mta vezes na vida menos é mais.......mas vc esta aqui apenas mostrando seu projeto, vc quer msm fazer desta maneira eu entendi....é bom brincar para aprender.

Por ex qto vai pagar em cada amp hj??

Um amp q toca muito, e é bem baratinho é os JVC 6700 2 canais, e 6500 4 canais.......

Abraço! e boa empreitada!

Compartilhar este post

Link para o post

E uma coisa muito importante, vc usar o msm canal pra tocar o mids na porta, e o sub no porta-malas nem consigo imaginar onde vai tocar musicalmente falando do sub....amigo na boa vai ficar uma bagunça generalizada.......

E digo mais se não acredita q um 2 vias tocando com apenas 2 canais possa ter o palco acima do painel, te faço o convite, venha para São Paulo e te mostro facil uns 3 carros desse modo ok......2 vias apenas, 2 canais de um amp, 2 tw em cima do painel, e 2 mids na porta....

Editado por soundworks

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/03/2013 at 22:01, soundworks disse:

Bom eu vivi alguns testes e tbm pelos testes q grandes amigos fizeram, inclusive esses "D" de marcas famosas tbm pra hi-fi nem pro no sub serve, apesar de alguns acharem q serve....

Pode ser q nas caixas multilaser seja uma diferença menor, mas tenho pela certeza q sera perceptivel a dif de amps...

Outra coisa o q vai mudar em um 2 vias para um 3 vias? Tem muita coisa ai envolvida.......o q cada um vai tocar, freq, "N" fatores envolvidos..........um 3 vias pra justificar msm, tem q esta mto bem acertado, se não facilmente um 2 vias + ou - acertado, come ele com farofa.....

Seu raciocinio de 10ml não é necessário, e nem é justificavel, em audio esta indo na contramao.........so uma coisa funciona em audio testar.......o resto é resto.....

Tenho pela certeza q ira bater muito a cabeça vai usar trocentos canais, logico q vai valer a experiencia, mas se quiser um som melhor, e usando praticamente o mesmo espaço e consumo, use 2 canais estereo de um amp razoavel A/B, faça um xover passivo pra eles, e um amp A/B pro sub, pronto menor espaço consumo igual a 8 canais q vc vai usar, ou melhor use full e mid....tenha plena certeza tocar melhor seria estas 2 opçoes e bem + rapido de acertar, se usando poucos canais e amps melhores, menos fiação e por ai vai...mta vezes na vida menos é mais.......mas vc esta aqui apenas mostrando seu projeto, vc quer msm fazer desta maneira eu entendi....é bom brincar para aprender.

Por ex qto vai pagar em cada amp hj??

Um amp q toca muito, e é bem baratinho é os JVC 6700 2 canais, e 6500 4 canais.......

Abraço! e boa empreitada!

A questão não é esta, não é este o objetivo deste projeto. O objetivo é justamente o oposto, quebrar paradigmas. Não busco nenhum sistema Hi-Fi nem tão pouco um SQ para brigar em EMMA ou SQ da vida. É justamente este o "problema" que não apenas eu vejo, mas muitos veem aqui no AF. Modismo. Classe D não serve para SQ, tu não é o primeiro que cita isto, de fato, já ouvi muitos mas muitos mesmo falarem coisas assim, porém ai que vem o ponto que eu acho que é desnecessário: Até que ponto vale o investimento para se ter o resultado? Qual é a relação investimento x melhora no sistema? Vale lembrar que o que estou comprando novo, estou comprando com NF e de origem, e não da PY livre dos impostos e afins. Ai o custo sobe considerávelmente.

Se eu quiser um amp que me forneça 600W, vamos aos números:

Eficiência de um AB em torno de 60%: temos 1200W de pico, e de consumo no pico temos 2000W. Utilizando 13v, temos 153A, ou seja, só pra um amp classe AB de 600W já precisamos de MUITA bateria para ele. Quero ter um bom headroom mas quero tudo plenamente alimentado, mesmo que isso signifique sim perda de qualidade. Sei que um classe D não terá a mesma resposta de um AB, mas aquedito que a boa instalação, casamento de todos os componentes é possivel ter um bom resultado e talvez até mesmo superior a muitos que investem 2 ou até mesmo 3x mais do que eu.

O problema é que amps como JVC ocupam muito espaço e é impossível de colocar eles 100% embaixo do banco se afetar quem sentar no banco de trás do carro. Teria que colocar no PM, e isto iria afetar o espaço do PM e principalmente se deitar os bancos.

Usando cross passivo, perco o quesito TA e ganho, isso em um 3 vias afeta muito, principalmente por não se tratar de monomarca no 3 vias, logo sensibilidades são bem diferentes.

Esse mesmo assunto acontece em carros preparados, aonde existem as receitas de bolo, os custos pré-fixados e por ai vai. Odeio modismos e gosto de fazer a minha maneira. Quem não arrisca nunca vai descobrir. Pode ficar um lixo? Pode sim, porém certamente o Clayton irá ouvir e vai dar um parecer dele, principalmente pelo fato de ele já ter usado o mesmo woofer e o mesmo full, então ele vai poder comparar a resposta em um carro e em outro.

Até lá é tudo especulação. Alpine tem muitos amplificadores classe D. Já vi campeões de EMMA usando classe D como amp também.

Eu quero é fazer teste cego, chegar para pessoas que não me conhecem e entendem de carro e mostrar o som tocando sem falar o que está tocando e pedir opiniões. A partir do momento que falamos que usamos tal equipamento, já começa o julgamento pelo fato de não gostar de determinada marca e por ai já começa a achar "problemas" no sistema.

Fiz isto com a ignição, muitos ficaram de boca aberta com a aceleração do meu carro, original + ignição, ai todos querendo saber o que eu fiz e não falava, quando falei, pronto começaram as críticas e nunca mais elogiaram.

Com relação a fiação, não vou usar SHOK, nem fosgate, nem nada dessas marcas caras e exageradas, tem gente que tem mais de R$1000 só em cabeamentos no carro, meu custo total com fiação não irá passar de R$300, incluindo os 3 pares de RCA, e Y que terei que fabricar. Isto é custo de apenas 1 RCA se for analizar.

Meu 3 vias inteiro, não irá custar mais que R$3000 (HU+amps+falantes+sub+fiação+madeira+bateria). Se for montar um SQ como o pessoal daqui comenta, apenas HU + fiação já da mais de 1300, amps saem mais de 1000 também, falantes da mais de 1000 + box + bateria, isso já passa de 4000 para um SQ básico.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 21/03/2013 at 22:18, soundworks disse:

E uma coisa muito importante, vc usar o msm canal pra tocar o mids na porta, e o sub no porta-malas nem consigo imaginar onde vai tocar musicalmente falando do sub....amigo na boa vai ficar uma bagunça generalizada.......

E digo mais se não acredita q um 2 vias tocando com apenas 2 canais possa ter o palco acima do painel, te faço o convite, venha para São Paulo e te mostro facil uns 3 carros desse modo ok......2 vias apenas, 2 canais de um amp, 2 tw em cima do painel, e 2 mids na porta....

Futuramente pretendo colocar um processador, logo com ele já elimino isso facilmente.

Não estou usando MIDBASS!!!!!!! Meu falante não tem nada haver com um midbass.

Está falando isto por causa do TA, porém quantos e quantos sistemas existem, tocam fielmente sem usar TA? Se a caixa não causar um delay alto no sub, ele poderá tocar quase de igual para igual com o woofer. Pode haver alguma diferença, porém o woofer irá tocar abaixo de 50Hz, e o sub irá apenas complementar no subgrave, não irá tocar a mesma frequencia do woofer. O sub não deverá subir mais que 40Hz portanto o delay deve ser muito pequeno. Sim haverá por conta da distância porém nem tudo é perfeito.

Os falantes instalados, istos são detalhes que futuramente são acertados, e é eletronica, não tem nada haver com a parte prática da coisa. É tirar um, acertas as regulagens e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...