Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Nelmurta

Kit 2 vias: Audiophonic HTK2-6 x Focal PS165 x Morel Tempo

Recommended Posts

Fala galera!!

 

Eu não sou exatamente um iniciante em SQ, mas achei melhor postar aqui, pra ser mais visivel aos novatos no forum e/ou em SQ. :legal:

 

O objetivo é saber opiniões sobre os 3 kits citados no título:

 

Audiophonic HTK2-6 x Focal PS165 x Morel Tempo.

 

Atualmente eu tenho o audiophonic.

Acho um otimo 2 vias. Possui um Mid bem parrudo e o tweeter é bastante suave e tem um bom detalhamento. Infelizmente ainda nao tive oportunidade de tratar as portas. Com certeza melhoraria em 100% o que eu já acho muito bom. Como peguei usado, achei um otimo custo beneficio.

 

Mas estou com uma oportunidade de comprar o Focal PS165.

E queria saber: há muita diferença entre eles?

 

Inclui o Morel por estar na mesma faixa de preço, e por ter ouvidos boas opiniões sobre ele.

 

 

Então é isso.

 

Seguem as especifiações:

Morel Tempo: http://old.morelhifi.com/products/mob_2way_tempo.html#SPEC

Focal PS165: Tw http://www.focal.com/files/tnp-technical-sheet.pdf

Mid http://www.focal.com/files/ft-ps1651.pdf

Audiophonic HTK2-6: http://www.audiophonic.net/wp-content/uploads/2011/06/Kit_Componente_2_Vias_H-Tech_HTK_2.6.pdf

 

 

Ja agradecendo por quem puder opinar.

 

Abs hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu apostaria minhas fichas no Focal!

Mas como não tenho XP suficiente! Passo essa pra galera mais veterana no assunto!

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Focal PS 165 - Mid Polyglass, som bem natural e com ótimo definição. Suave quando precisa e em altos volumes impressiona, tem uma "pegada" excelente. Desce bem e sobe legal para casar com o Tw. Estou usando em portas tratadas e antes estava com o Focal Acess. Rendimento bem superior e não causa fadiga auditiva tão fácil como o Acess. Crossover duplo, permite bi-amp e tem 3 níveis e 3 cortes diferentes para os tw. Tw bem melhores que os do Acess, bom detalhamento e bem sensível. Estou usando on-axis, estou gostando mais o esquerdo está em -6db em relação ao direito por não estarem corretamente apontados. O hiss fica um pouco chato em on-axis, ainda vou testar outros direcionamentos. Achei um ótimo investimento.

 

Bom, falei o que sei do Focal, os outros eu não conheço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto muito o tempo, mas não conheço os outros.

Ainda vou direcionar os tweeters...

Fiz o tratamento das portas dianteiras nesses 3 ultimos dias e posso te falar que muda demais o mid.

Além de ficar MUITO mais silencioso de rodar, as frequencias mais baixas estão com mais peso e mais presentes.

Consegui descer o corte dos mids e deu pra trazer o subwoofer pra frente por conta disso, to curtindo bastante.

E os meus são de 5 polegadas, um de 6 em portas tratadas devem ser um regasso.

Tenta tratar as suas, gastei R$100 de material e umas boas horas de trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Focal PS 165 - Mid Polyglass, som bem natural e com ótimo definição. Suave quando precisa e em altos volumes impressiona, tem uma "pegada" excelente. Desce bem e sobe legal para casar com o Tw. Estou usando em portas tratadas e antes estava com o Focal Acess. Rendimento bem superior e não causa fadiga auditiva tão fácil como o Acess. Crossover duplo, permite bi-amp e tem 3 níveis e 3 cortes diferentes para os tw. Tw bem melhores que os do Acess, bom detalhamento e bem sensível. Estou usando on-axis, estou gostando mais o esquerdo está em -6db em relação ao direito por não estarem corretamente apontados. O hiss fica um pouco chato em on-axis, ainda vou testar outros direcionamentos. Achei um ótimo investimento.

 

Bom, falei o que sei do Focal, os outros eu não conheço.

 

Valeu pela opinião.

 

O que me preucupa nesse focal é o tw. [^]

Eu ouvi o V30 e achei o tw metálico demais em alguns momentos. E o tw do ps165 é do mesmo material do v30, TNP.

Vc sentiu isso no seu?

 

E sobre os X-overs, achei uma sacada muito boa da Focal te-los feitos separados, de cara percebe-se que foi feito pra ser ligado em bi-amp. Só achei meio complicado o esquema pra ligar sem o bi-amp. Os seus estão como?

 

Abs

Editado por Nelmurta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto muito o tempo, mas não conheço os outros.

Ainda vou direcionar os tweeters...

Fiz o tratamento das portas dianteiras nesses 3 ultimos dias e posso te falar que muda demais o mid.

Além de ficar MUITO mais silencioso de rodar, as frequencias mais baixas estão com mais peso e mais presentes.

Consegui descer o corte dos mids e deu pra trazer o subwoofer pra frente por conta disso, to curtindo bastante.

E os meus são de 5 polegadas, um de 6 em portas tratadas devem ser um regasso.

Tenta tratar as suas, gastei R$100 de material e umas boas horas de trabalho.

 

Valeu pela opinião!

 

é, eu to ligado que preciso fazer o tratamento acustico, mas quero pegar as mantas proprias pra isso, tipo stp ou silent coat, pra não ter dor de cabeça mais tarde :legal: .

E além do tratamento, to afim de fazer o direcionamento dos tw, e doorpods, direcionando o Mid, porque as portas do 207 são uma bela mer**, acusticamente falando. Os Mids sao direcionados pro para-brisa!! :banghead

 

Mas fala mais do Tempo: os mids tocam bem, descem e sobem sem perder a musicalidade? E os tw? Ouvi falar que são bastantes suaves e detalhados, procede?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela opinião!

 

é, eu to ligado que preciso fazer o tratamento acustico, mas quero pegar as mantas proprias pra isso, tipo stp ou silent coat, pra não ter dor de cabeça mais tarde :legal: .

E além do tratamento, to afim de fazer o direcionamento dos tw, e doorpods, direcionando o Mid, porque as portas do 207 são uma bela mer**, acusticamente falando. Os Mids sao direcionados pro para-brisa!! :banghead

 

Mas fala mais do Tempo: os mids tocam bem, descem e sobem sem perder a musicalidade? E os tw? Ouvi falar que são bastantes suaves e detalhados, procede?

 

Abs

 

tocam bem sim, e tá tocando bem melhor depois das portas serem tratadas. bem mais pegada (que é onde eu já li bastante gente falando que ele faltava um pouco), a percussão das músicas ficou bem mais gostosa.

 

os tweeters são show, mas tão em cima do painel, pretendo testar umas posições de direcionamento, pois como todos sabem ele é suave mesmo, acho que on-axis deve ficar perfeito. o tweeter desce bem também.

 

não sei se já escutou aquele som do led zeppelin, ramble on. mas aquelas batidinhas no começo da música (escuta aí depois) saem 100% pelos tweeters.

a primeira vez achei que meu cd tava com defeito, tinha um cara batendo em cima do painel ! muito lindo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Focal PS, já ouvi e achei muito legal... bem detalhado, boa dinâmica, mid presente, tw presente, sobe bem e desce bem... não precisa de muita potencia pra mostrar pra que veio...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela opinião.

 

O que me preucupa nesse focal é o tw. [^]

Eu ouvi o V30 e achei o tw metálico demais em alguns momentos. E o tw do ps165 é do mesmo material do v30, TNP.

Vc sentiu isso no seu?

 

E sobre os X-overs, achei uma sacada muito boa da Focal te-los feitos separados, de cara percebe-se que foi feito pra ser ligado em bi-amp. Só achei meio complicado o esquema pra ligar sem o bi-amp. Os seus estão como?

 

Abs

 

O tw do V30 é superior ao do PS, tem resposta mais plana e desce mais.

Ambos são de alumínio com domo invertido, quem gosta de tw metálico é um prato cheio, quem prefere os tw de seda, mais mansos pode não gostar dos Focal. Eles denunciam fácil gravações de baixa qualidade, onde o som pode sim ficar bem "metalizado".

 

No meu set está ligado em bi-amp, com 60W para cada componentes. Está rendendo muito bem, mas ainda vou mudar a ligação para testar.

Para ligar se ser em bi-amp não tem segredo, é só ligar os dois crossovers em paralelo.

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

duplicou

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu iria de morel, com o focl se prepare pra ter agudos bem fortes e estridentes, eu prefito o morel que tem um tweeter de seda bem mais gostoso de ouvir.

 

o ponto forte do focal em cima do morel é o mid bass, mas se fizer um bom trampo de tratamento e tocando com um ampl legalzinho o morel surpreende muuito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tw do V30 é superior ao do PS, tem resposta mais plana e desce mais.

Ambos são de alumínio com domo invertido, quem gosta de tw metálico é um prato cheio, quem prefere os tw de seda, mais mansos pode não gostar dos Focal. Eles denunciam fácil gravações de baixa qualidade, onde o som pode sim ficar bem "metalizado".

 

No meu set está ligado em bi-amp, com 60W para cada componentes. Está rendendo muito bem, mas ainda vou mudar a ligação para testar.

Para ligar se ser em bi-amp não tem segredo, é só ligar os dois crossovers em paralelo.

eu iria de morel, com o focl se prepare pra ter agudos bem fortes e estridentes, eu prefito o morel que tem um tweeter de seda bem mais gostoso de ouvir.

 

o ponto forte do focal em cima do morel é o mid bass, mas se fizer um bom trampo de tratamento e tocando com um ampl legalzinho o morel surpreende muuito

 

Eu achei o tweeter de TNP metálico demais em alguns momentos, mas depois ouvi de novo, com algumas alterações no set, e achei fantástico.

Meu receio é que ele toque metálico e fatigante no meu carro pasmafaute

 

E Murillo, como tá o andamento na saveiro? [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achei o tweeter de TNP metálico demais em alguns momentos, mas depois ouvi de novo, com algumas alterações no set, e achei fantástico.

Meu receio é que ele toque metálico e fatigante no meu carro pasmafaute

 

E Murillo, como tá o andamento na saveiro? [^]

Eu achei o tweeter de TNP metálico demais em alguns momentos, mas depois ouvi de novo, com algumas alterações no set, e achei fantástico.

Meu receio é que ele toque metálico e fatigante no meu carro pasmafaute

 

E Murillo, como tá o andamento na saveiro? [^]

 

o focal v30 é o TNB e não TNP... esse papo de fadigante é relativo... se vc quer fidelidade de audio pense:

como soa um prato de bateria, suave ou presente????

como soa uma nota alta de guitarra????

ou seja tw suave sinceramente, não toca como uma nota alta sendo tocada ao vivo e isso é fato...

 

agora gosto pessoal é outra história, só qua ai vc sai da fidelidade

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

discordo. nao é por que um tweeter é suave que ele é apagado e nao detalhado.

 

da mesma forma que um tweeter agressivo nao significa que ele seja detalhado e correto.

 

o excesso de extensao, tanto nos agudos quanto nos graves nao significa estar reproduzindo o audio fiel.

 

em conjunto com um bom amplificador de agudos limpos, eu acho o tweeter do tempo mais correto que o tnb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o focal v30 é o TNB e não TNP... esse papo de fadigante é relativo... se vc quer fidelidade de audio pense:

como soa um prato de bateria, suave ou presente????

como soa uma nota alta de guitarra????

ou seja tw suave sinceramente, não toca como uma nota alta sendo tocada ao vivo e isso é fato...

 

agora gosto pessoal é outra história, só qua ai vc sai da fidelidade

 

abraços

 

Ah, nao tinha atentado pra diferença, achava que os dois eram de TNP [^]

 

E sobre essa questão do detalhamento eu acho o seguinte.

Tweeters metálicos tendem a ter um melhor detalhamento, porem, (digamos) a faixa de agradabilidade, relacionado à qualidade e potencia do sinal do amp, é reduzida.

Explicando melhor: não raro, tweeters metálicos deixam de ser detalhados para serem estridentes.

Isso depende de todo o resto do set.

Do mesmo jeito que um tweeter de seda pode ser detalhado, bastando ter um set que o leve a ser assim.

 

Bem, é isso o que acho. se eu estiver errado, ou alguem ache que eu so falei besteira, por favor, explique :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

discordo. nao é por que um tweeter é suave que ele é apagado e nao detalhado.

 

da mesma forma que um tweeter agressivo nao significa que ele seja detalhado e correto.

 

o excesso de extensao, tanto nos agudos quanto nos graves nao significa estar reproduzindo o audio fiel.

 

em conjunto com um bom amplificador de agudos limpos, eu acho o tweeter do tempo mais correto que o tnb

 

Concordo :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu iria de morel, com o focl se prepare pra ter agudos bem fortes e estridentes, eu prefito o morel que tem um tweeter de seda bem mais gostoso de ouvir.

 

o ponto forte do focal em cima do morel é o mid bass, mas se fizer um bom trampo de tratamento e tocando com um ampl legalzinho o morel surpreende muuito

 

:+1

 

o tratamento por si só já mudou completamente o mid bass to meu tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, nao tinha atentado pra diferença, achava que os dois eram de TNP [^]

 

E sobre essa questão do detalhamento eu acho o seguinte.

Tweeters metálicos tendem a ter um melhor detalhamento, porem, (digamos) a faixa de agradabilidade, relacionado à qualidade e potencia do sinal do amp, é reduzida.

Explicando melhor: não raro, tweeters metálicos deixam de ser detalhados para serem estridentes.

Isso depende de todo o resto do set.

Do mesmo jeito que um tweeter de seda pode ser detalhado, bastando ter um set que o leve a ser assim.

 

Bem, é isso o que acho. se eu estiver errado, ou alguem ache que eu so falei besteira, por favor, explique :legal:

Ah, nao tinha atentado pra diferença, achava que os dois eram de TNP [^]

 

E sobre essa questão do detalhamento eu acho o seguinte.

Tweeters metálicos tendem a ter um melhor detalhamento, porem, (digamos) a faixa de agradabilidade, relacionado à qualidade e potencia do sinal do amp, é reduzida.

Explicando melhor: não raro, tweeters metálicos deixam de ser detalhados para serem estridentes.

Isso depende de todo o resto do set.

Do mesmo jeito que um tweeter de seda pode ser detalhado, bastando ter um set que o leve a ser assim.

 

Bem, é isso o que acho. se eu estiver errado, ou alguem ache que eu so falei besteira, por favor, explique :legal:

 

veja bem, os tweeters dos kits bravox, sãao de seda... oq acham deles? não são só tws de metal que são estridentes...

 

existem tws de seda bons e ruins, e existem tws de metalo bons e ruins... um dos melhores tws do mundo é o focal utopia Be.. e ele é metalico... já um dos piores é os do bravox e eles são de seda.... vai entender??!!?

 

oq deixa um tw estridente, morto, etc... é o resto do set... o tw só reproduz oq mandam pra ele... oq pode acontecer é que um tw de seda mascara(esconde) as falhas do sistema.. mas ai não é fidelidade concorda???????????

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ir de tempo, eu prefiro ir de morel maximo (mais barato)... toca melhor que o tempo em portas e com menos potencia, os mids do tempo pra aparecerem legal precisam boa potencia (uns 150 rms por lado) e em pezinhos, fora isso são xoxos...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ir de tempo, eu prefiro ir de morel maximo (mais barato)... toca melhor que o tempo em portas e com menos potencia, os mids do tempo pra aparecerem legal precisam boa potencia (uns 150 rms por lado) e em pezinhos, fora isso são xoxos...

abs

 

Qto a potencia ta blz, exatamente essa para cada lado, eu ia de maximo mesmo so que tava dificil de achar de 5, ai fui de tempo mesmo, tratei as portas e vamo v como fica.

 

Abç.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me falaram q o cross dele q nao eh legal, vou ver quallquer coisa ligo em bi amp e faço os cortes pelo player

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quero ver aplicar 150w ueuaeh

 

se chegar a 100w APLICADOS ja vai estar um absurdo de alto ;)

 

70w de um BOM modulo dá e sobra

 

tenho um cliente que tinha num 307 um tempo (em porta original) tocado pro 2 bridges de 300w de um amplificador jl audio, e um hifonics 2000w pra tocar 2 RE SRI de 300w.

 

quando ele trocou de carro, pegou um vectra gtx, ele cogitou de por mais um kit atras, mas ficou com medo da baixa potencia aplicada no kit se tirar do bridge, que sairia de 300w no bridge pra 75w no canal..

 

no fim, acabou montando com um par de tempo coaxial atras nos canais do jl mesmo a 75w.

 

pergunta se ele acha que o kit ta tocando menos que antes..

 

apesar de toda a potencia disponivel antes, duvido que algum dia ele chegou a aplicar 100w.

Editado por murilloalanis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quero ver aplicar 150w ueuaeh

 

se chegar a 100w APLICADOS ja vai estar um absurdo de alto ;)

 

70w de um BOM modulo dá e sobra

 

tenho um cliente que tinha num 307 um tempo (em porta original) tocado pro 2 bridges de 300w de um amplificador jl audio, e um hifonics 2000w pra tocar 2 RE SRI de 300w.

 

quando ele trocou de carro, pegou um vectra gtx, ele cogitou de por mais um kit atras, mas ficou com medo da baixa potencia aplicada no kit se tirar do bridge, que sairia de 300w no bridge pra 75w no canal..

 

no fim, acabou montando com um par de tempo coaxial atras nos canais do jl mesmo a 75w.

 

pergunta se ele acha que o kit ta tocando menos que antes..

 

apesar de toda a potencia disponivel antes, duvido que algum dia ele chegou a aplicar 100w.

 

Tens razao pode ter 1000 disponiveis, agora aplicar eh outra historia rs de qualquer forma acho q deve ficar legal, vou terminar essa semana ai comento os resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quero ver aplicar 150w ueuaeh

 

se chegar a 100w APLICADOS ja vai estar um absurdo de alto ;)

 

70w de um BOM modulo dá e sobra

 

tenho um cliente que tinha num 307 um tempo (em porta original) tocado pro 2 bridges de 300w de um amplificador jl audio, e um hifonics 2000w pra tocar 2 RE SRI de 300w.

 

quando ele trocou de carro, pegou um vectra gtx, ele cogitou de por mais um kit atras, mas ficou com medo da baixa potencia aplicada no kit se tirar do bridge, que sairia de 300w no bridge pra 75w no canal..

 

no fim, acabou montando com um par de tempo coaxial atras nos canais do jl mesmo a 75w.

 

pergunta se ele acha que o kit ta tocando menos que antes..

 

apesar de toda a potencia disponivel antes, duvido que algum dia ele chegou a aplicar 100w.

 

Não precisa aplicar os 150 rms... esse faixa de wats é pra ter um bom headroom... mid do tempo é xoxo, precisa de sobra pra tocar bem

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...