Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcelll

Eros 815 SDS, Duvidas na regulagem!

Recommended Posts

Olá pessoal. Depois de dar uma pesquisada, a grande duvida era entre os 15-800 e os Sds 815, então resolvi investir na Eros, pois já tive (315LC) e gostaria de um pouco mais de grave que jogace longe.

Eu ouço mais Hip Hop (Hungria, Chuck 22) e Sertanejo.

Set:

04 drivers hinor hdi-300

02 Tweter hinor

Taramps 2.5k (Antigos, serie platinum)

02 eros 815 sds 800rms

Bateria 150A+ 60a no cofre.

Caixa: Aprox 83L, mdf 18mm, duto de 5" com 13 de comprimento.

Eu sei que está faltando uns MG, e um Crossover e tem o fator de amaciamento. Mas tb sei que meu som pode render mais que isso, pois eu tinha 02 eros 315LC e os sds não estão sobresaindo muito no fator de grave :blink: !

O grande problema está na regulagem, e é por isso que quero a ajuda de voces. Meu instalador já estava regulando o som p/ musicas secas. Ai já me bateu o desespero, não é meu estilo gosto de gravão e é por isso que optei pelos 815.

Mechemos mechemos e nada. então como deixar as regulagens no modulo? deixo ganho max? Corte em 50hz? e na voz deixo sem?

E no player? Meu player é um dvd pioneer 5350. Como deixar o Hpf? e o loud? e a equalização em custom?

Neste video : http://www.youtube.com/watch?v=RB_vIy9V3D4 Mostra um aparelho igual o meu.. se possivel vejam e adiante até +- 2:08, O bacana é que da pra regular em Db...e tem uma opção de subwoofer (2:22) que não sei se ligo ou desligo.

Bom pessoal tb vou pegar um crx-4 taramps. E gostaria tb de saber como deixar os cortes detalhadamentes nele!

Eu sei que é pedir muito essas medidas, procurei outros topicos e achei 1 que estava +- com duvida parecida, mas o aparelho do cara era outro, e ele queria um som pancadão.

Estou muito aguniado, foi um alto investimento meu 13º praticamente, e sei que ele pode render mais! Por favor, me ajudem nessas regulagens :unsure:

Ps: No spl eu adorei, interno otimo. Mas quando abri o grave não joga muito longe :(

è isso pessoal, por favor opinem ! me ajudem !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que não sei se eu esperei demais desse som, ou eles podem ser melhorados mesmo pois pelo que pesquisei nos topicos, o eros sds 815 é muito bem conceituado.

Eu procurava aquele gravão mesmo, no sertanejo, tpw.. não fica aquela "chiadeira" os eros apenas acompanham, mas eu esperava que eles sobressaissem nesse quesito. Isto com o ganho baixo no modulo dos drivers.

Já quando eu ponho as musicas de gravão mesmo, tpw chuck 22, Hungria... dá pra sentir o grave até uns 3 metros do carro, passou disso voce não sente mais o grave na pele, apenas ouve as batidas..

Será que é isto mesmo que os eros podem render?

Nas regulagens, depois da minha pesquisada, usei a saida REAR p/ fazer os cortes no modulo. Então deixei o subsonic em 50hz, e o x-over em uns 800hz. Para ajustar o ganho do modulo, eu 1º zerei o ganho e depois aumentei o volume até o 25 e fui aumentando o ganho até clipar. No radio apenas deixei o Loudness em High, pois quando desliguei achei que fico meio estranho.. No quesito regulagem é isso mesmo né?

Sobre minha caixa ela está com 83L brutos, e dutos retangulares de 5" por 15cm. Manual dele pede 80L com dutos de 4" por 16" (dutos redondos), portando acho que o fator caixa, não vai influenciar muito.

Problema é que meu 13º já foi-se, rsrs, pelo que vi, o unico fator que pode ser levado em consideração vai ser o "amaciamento" do falante. O amaciamento pode dar grande diferença?

Voces acham que os eros podem render mais ou vai ser assim mesmo?

Por favor, se alguem souber mais de algo.. podem ficar a vontade em falar :unsure:

Sds, Marcell.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, meu problema é igual a do romu deste topico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=66711&st=0

Maas... a solução dele foi diminuir a caixa para 81L e dutos de 4x13cm redondos.

Problema que a minha está com 83L e dutos de 5x16cm. (retangulares)

Será que se eu fazer outra caixa vai melhorar?? Estou com o mesmo problema !! Eros batendo a bobina, grave acaba com 2 metros longe do carro =\

help!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha já simulei inúmeras vezes o 815SDS, mas faz muito tempo, rs rs e não lembro mais quais eram os valores.

Só posso dizer uma coisa. Essa diferença, de 83 para 81 ou até mesmo 80 brutos não vai fazer diferença alguma. O que pode bem pouco, é o comprimento dos dutos, mas mesmo assim tenho quase certeza que não iria mudar drasticamente, porque na época que eu estava nessa fase de simulação percebia que o fato de alterar apenas 5Hz na sintonia, precisaria alterar o volume em cerca de 20 litros, isso mesmo, 20 litros. Tem a questão também que alguns falantes da Eros mudaram os parâmetros e isso pode não estar acontecendo mais.

Pode ser regulagem sim, mas também o fato das paredes das caixas serem muito finas (espessura da madeira) e sem reforços estruturais e vedação da caixa, podem estar gerando perda de SPL.

Pode estar havendo também problema de polaridade.

Para vocês o meu projeto e nesse caso é só transformar o duto de "gaveta", pelo circular:

fcoelhosds15.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe, intão.. girei por toda minha cidade em busca da regulagem. Levei em 1 loja aqui, e achei muito estranho a regulagem que o cara fez, mas ficou bom.

Meu dvd tem uma especie de saida para subwoffer, o cara ativou e dxo em 100hz, e no aparelho deixou 80hz, loud no high.

Achei que ia ficar ruim, pois todo mundo recomenda +- 50hz, para meu estilo que curto ( Gravão, Qualidade).

mas pior é que melhorou para fora, agora ponho o sertanejo e da pra sentir um pouco o grave batendo, no spl tá bom tb.

Mas eu ainda acho que meu som pode tocar mais hehehe, acho que meu modulo pode ser o problema. Pois pelo que vi, meu taramps acho que funfa em 14 volts, e parece que ele está trabalhando em 12 volts, então ele já esta mandando menos potencia para os subs e até distorção. Acho que pode ser isto.. :banghead ahh e outra coisa, quanto ponho musicas de grave, e abro o porta malas, os dutos assopram bastante, se eu ponho no max ( até meu modulo clipar) parace até um ventilador ! Isto é normal? hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Loud no high = péssimo sinal! Sério!

Sempre que um som precisa do Loud no High pra tocar bem é pq tem coisa MUITO errada!

No mais, 2.500wrms eu aplicaria pra UM sds 815/818... pro par, SD5000 tá de bom tamanho! Inclusive usei assim por praticamente um ano no meu gol! =)

E no teu caso em específico, o duto está mal dimensionado de fato, como disse o fcoelhogomes!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...