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Viepper

Gol G5 Turbo - EA-111

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Normalmente o pessoal cria mais tópicos sobre lançamentos de novos modelos etc..., como gosto de preparação de motores postarei aqui uma matéria que achei legal, copiei da revista Full Power, e tirei a fotos das imagens:

 

 

O SUBSTITUO

 

dsc03347ij.jpg

 

 

PREPARADOR INVESTE FORTE NO DESENVOLVIMENTO DO MOTOR EA-111 E GARANTE: "EM BREVE, ELE SERÁ TÃO FORTE QUANTO O FAMOSO AP"

 

 

No mundo das competições, a missão de substituir um equipamento vitorioso nunca é fácil. Afinal, muito se desenvolve em componentes ao longo dos anos e o resultado na pista é sempre garantido. Porém, o tempo torna essa tarefa inevitável, como o que acontece hoje com o motor AP da Volkswagen. Fora de linha há alguns anos, o propulsor começa a encarar o fim de sua jornada, pois não existem mais blocos disponível aos montes como antigamente. Para o uso em arrancada, até existe o bloco da picape Amarok, capaz de suportar mais de 1.000 cv de potência. Mas, o que fazer com os carros de rua mais populares da Volkswagen, em sua maioria equipado com o motor EA-111? Será que ele um dia supera os AP ?

Essa pergunta vinha há tempos atormentando o preparador Ivo Galvani Júnior, da JR Preparações, localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. "O pessoal não se contenta mais em colocar um kit básico no novo Gol. Querem mais potência e trocar um motor EA-111 por um AP é como voltar no tempo. Eu me recuso", brinca Ivo.

Focado em tirar o máximo do EA-111 sem estragar o bom funcionamento de rua, Ivo precisava apenas de um cliente disposto a encarar uma jornada de desenvolvimento. "Não é simplesmente colocar bielas e pistões forjados e enfiar pressão pra dentro. Eu queria desenvolver mesmo, testar turbos diferentes mexes em dutos do cabeçote, comando, diâmetro de válvulas...", revelou o especialista.

Por coincidência, surgiu em sua oficina uma vítima perfeita: o empresário Fábio Rufato, de 33 anos, que acabara de mandar para o espaço o motor 1.0 de seu Gol Trend 2009. "Turbinei o 1.0 e ele 'abriu o bico' com apenas três meses de paulera na minha mão. Quando o Ivo me falou de colocarmos motor e câmbio do 1.6 não hesitei e topei na hora", orgulha-se.

Ele não economizou nos equipamentos como coletor de escapamento tubular em aço inox, coletor de admissão dual plenum, corpo de borboleta eletrônico do Golf 2.0 tubos de pressurização de 3", intercooler frontal, embreagem multidisco Displatec... A ideia era tirar o máximo e esperar para ver o que ia quebrar. Só assim poderia conhecer os pontos fracos do motor e da transmissão.

Um dos componentes que recebeu atenção especial foi o cabeçote, exustivamente testaado pelo preparador em banco de fluxo. "O cabeçote foi a peça que me deu mais trabalho. Foram horas e horas de testes e estudos para chegar a conclusão de que engenheiros da Volkswagen fizeram direitinho a lição de casa', explica o preparador, que não tirou quase nada de fluxo da peça. "A melhor configuração foi aumentando em 0,9 mm as válvulas de admissão e 1,2 mm as de escape. Quanto aos dutos, melhor não mexer, pois perde-se em desempenho", revela o prepardor. Seu pr[oximo passo será testar o cabeçote 16V do antigo Gol 1.0, que encaixa como uma luva nesse motor e deve render uns 50 cavalinhos.

Já com o comando de válvulas, a história foi outra e o carro mudou seu comportamento radicalmente. "Testei quatro configurações de comando e em todos ganhávamos alguma coisa. Porém, na maioria deles, perdíamos força em baixas rotações. Para ter uma ideia, só no comando ganhamos 40 cv com 1kg de pressão de turbo", comemorava Ivo, que continua a contar os segredos. "Mesmo respirando melhor, a baixa cilindrada do motor não ajuda em baixas rotações, A saída foi acordar o propulsor com a adução de um turbo roletado Garrett GT35R, já que é um equipamento pequeno resolveria o problema em baixa, mas limitaria a potência em alta rotação".

Na alimentação, não tinha o que inventar, injeção progamável FuelTech FT400, quatro injetores de 80lb/h na primeira bancada e mais quatro de 160lb/h na segundo, abastecidos por duas bombas de combustível Dinâmica FULL e a adoção de um pré-tanque.

 

PONTOS FRACOS

Com todos os equipamentos definidos, era chegada a hora de ver o que pequeno 1.6 seria capaz. Tudo preparado, carro no dinamômetro e surge o primeiro pênalti do motor. A junta de cabeçote não suportou pressão de turbo acima de 1,5kg. "Esse cabeçote é fraco nesse quesito. Tive que mudar os prisioneiros e fazer anéis o'ring para vedar os cilindros", lembra Ivo.

Depois de mais de alguns acertos no dinamômetro, a cavalaria começou a surgir com certa facilidade. Travado em 2,4 kg de pressão de turbo e com etanol, vieram bons 459 cv a 5.862 rpm e torque de 57 kgfm a 5.376 rpm. "Nada mal para um 1.6, comemorava Ivo, que soltou o EA para rua para sentir seu comportamento no dia-dia. Com pouco mais de um mês rodando direto e de pé embaixo, começou a surgir um barulhinho de motor. "Desmontei tudo e me deparei com mais um pênalti do EA: o pino de pistão, com diâmetro de 17 mm, não suporta tanta potência", afirmou, depois de trocar o componente duas vezes. A solução foi convencer a Iapel, que abraçou a causa e agora fabrica bielas e pistões para utilizar pinos de 20 mm. "Não vejo a hora de poder colocar 3 kg de pressão nesse 1.6 e romper os 500 cv", finaliza Ivo pronto para aposentar o velho AP.

 

dsc03348df.jpg

 

 

dsc03351k.jpg

 

 

dsc03353vk.jpg

 

 

dsc03355t.jpg

 

 

dsc03359dr.jpg

 

 

dsc03360d.jpg

 

Edit: Na revista parece que os textos são bem maiores aushauh

Editado por Viepper

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3kg de pressao para vir SÓ 500cv?!? Mermao! Tem algo errado ai, nao?!? Sei la... To achando pouco...

 

O 1.4TSi chega nos 185cv... (original) e o 2.0TSi com qualquer mexidinha chega nos 250cv facil

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3kg de pressao para vir SÓ 500cv?!? Mermao! Tem algo errado ai, nao?!? Sei la... To achando pouco...

 

O 1.4TSi chega nos 185cv... (original) e o 2.0TSi com qualquer mexidinha chega nos 250cv facil

Pra você ver, acho difícil chegar os pés do AP, imagine o tanto de dinheiro que deve ter gasto pra ficar assim !

 

TSi já é outro nível, dizem ser um excelente motor !

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3kg de pressao para vir SÓ 500cv?!? Mermao! Tem algo errado ai, nao?!? Sei la... To achando pouco...

 

O 1.4TSi chega nos 185cv... (original) e o 2.0TSi com qualquer mexidinha chega nos 250cv facil

3kg de pressao para vir SÓ 500cv?!? Mermao! Tem algo errado ai, nao?!? Sei la... To achando pouco...

 

O 1.4TSi chega nos 185cv... (original) e o 2.0TSi com qualquer mexidinha chega nos 250cv facil

 

um motor 1.6 8v e de 100cvs originais.. acho qe ta bom, nao? mas ele disse pra romper os 500cv... isso pode ser 520 ou 580.. vai saber kkkk

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um motor 1.6 8v e de 100cvs originais.. acho qe ta bom, nao? mas ele disse pra romper os 500cv... isso pode ser 520 ou 580.. vai saber kkkk

 

Miranda, os caras tiram 500 cv no ap tb que original tem 99cv...

 

Num miolo original 1.8 Ap os caras conseguem 180/200cv com 0,8 de pressao, nao?

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Seilá, tem tudo de melhor e não chegou nos 500cv, não que esteja fraco mas é fo**...

 

em relação a AP é como fala no texto, dava p usar mt mais peças de outros modelos e tal... 1.8 Ap com 0,8 dava 180~200? na Nascarchips tem saveiro 1.6 com 0.6 dando 205cv...

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Ou a VW fez esse motor "no limite" ou os caras que nao entendem nada... Sei la! Tem coisa mal contada ai!

 

Estranho que o bloco 1.8 da audi rende muito bem com turbina! Tanto que qualquer mexidinha nele pula de 150cv para 300cv

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Tem que ver que aparentemente oncara deixou o carro com uso de rua, logo nap sacrificou tanto a baixa rotacao.

 

Carros de arrancada dificilmente tem uso no dia a dia. Ja esse ai com ctz roda no dia a dia facil.

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O que esse cara tinha na cabeça em turbinar um gol g5 1.0???? 3 meses durou MUITO heheh

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O que esse cara tinha na cabeça em turbinar um gol g5 1.0???? 3 meses durou MUITO heheh

 

Na cabeça eu não sei, mas no bolso chuto que tinha dinheiro sobrando kkkkk

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Miranda, os caras tiram 500 cv no ap tb que original tem 99cv...

 

Num miolo original 1.8 Ap os caras conseguem 180/200cv com 0,8 de pressao, nao?

Miranda, os caras tiram 500 cv no ap tb que original tem 99cv...

 

Num miolo original 1.8 Ap os caras conseguem 180/200cv com 0,8 de pressao, nao?

 

nunca andei num AP de 500cv.. mas fica 'usavel' no dia a dia? nao fica todo embolado em baixa? sei lá.. vai ver o grafico do ap com 500cv forma um pico do everest acima dos 6000rpm..

eu entendo que poderia vir mais potencia, mas tem que ver como essa potencia ta sendo distribuida por toda faixa de giro.

Desculpa se to falando mer**, é só um ponto de vista vindo de um leigo

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nunca andei num AP de 500cv.. mas fica 'usavel' no dia a dia? nao fica todo embolado em baixa? sei lá.. vai ver o grafico do ap com 500cv forma um pico do everest acima dos 6000rpm..

eu entendo que poderia vir mais potencia, mas tem que ver como essa potencia ta sendo distribuida por toda faixa de giro.

Desculpa se to falando mer**, é só um ponto de vista vindo de um leigo

 

pro dia - dia sem chance!!!

 

 

Eu so achei osso o cara socar 2,4kg de pressão nesse motor :pirou: :pirou: e o pior querer colocar + :pirou: :pirou: :pirou: !

Prefiro a preparação que vi da nascar com 190cv e 0,6 ou 9 de pressão(não lembro).

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A turbina é pequena , enche cedo , mais morre cedo . com uma turbina bem maior daria para tirar 700cv com a mesma pressão , mais o turbo lag mataria a chance de usar o carro na rua.

 

2,4kg muito ?? tão precisando dar uma olhada nas arrancadas , apzão rodando com 5-6kg é MATO.

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e gerando ate 1200cv ne!!!!!!!!!!!!! kkkkk essa e boa aonde foi que eu vi mesmo um ap com 1200cv

vou ver se eu acho ai eu posto aqui. agora tem um cara vendendo no mercado livre um com 900cv. ohhh

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A turbina é pequena , enche cedo , mais morre cedo . com uma turbina bem maior daria para tirar 700cv com a mesma pressão , mais o turbo lag mataria a chance de usar o carro na rua.

 

2,4kg muito ?? tão precisando dar uma olhada nas arrancadas , apzão rodando com 5-6kg é MATO.

 

E muito sim p/ o dia-dia, agora pra arrancada ok.

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Interessante, mas ta dito ali no início da matéria, AP tem mais pesquisa já feita em cima e mais peças disponíveis, o que torna uma preparação mais barata e com garantia de produto final.

 

Basta olhar os AP preparados pela Viturro, saveiro 4x4 e a com tração dianteira com 1200cv, utilizando se não me engano o cabeçote 20v da audi e uma turbina MONSTRA.

O que define o resultado final sempre será a quantidade de investimento em pesquisas e tentativas e erros. Dou os parabéns ao preparador que pode estar abrindo um novo "ramo" ou um novo motor pra colocar nas pistas quem sabe daqui mais uns 2 anos com mais desenvolvimento de outras empresas além da IAPEL com peças específicas não se consiga melhores resultados inclusive que os AP?

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http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/webadviser

 

joguem os dados passados por eles nesse programinha, vai dar uma bela inconsistencia...

 

primeiro q essa turbina é muito grande pra esse motor

segundo q com essa turbina, ela só entra em ação acima de 5000rpm

terceiro q pra esse motor com essa cilindrada 1.6 precisa girar acima de 10.000rpm pra dar os 500cv, mesmo com 3kg de pressão

 

e tem bastante informação contraditória no próprio texto

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3kg de pressao para vir SÓ 500cv?!? Mermao! Tem algo errado ai, nao?!? Sei la... To achando pouco...

 

Não achei tão absurdo os 3kg não. Tem motor 2.0 que não chega nessa potência com 3kg. Pra um motor com 104cv originais, tô achando até muito milagroso vir 500cv. Chuto BEM menos.

 

No mundo perfeito, 3kg trariam 312cv sem perdas, considerando que ele tenha um intercooler perfeito, e que o ponto esteja MUITO BEM acertado.

 

 

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Miranda, os caras tiram 500 cv no ap tb que original tem 99cv...

 

Num miolo original 1.8 Ap os caras conseguem 180/200cv com 0,8 de pressao, nao?

 

Rapha, não seja inocente.

 

O AP que vira 500cv não tem nada a ver com o AP que vira 99.

 

Primeiro que pra essa potência nego usa bloco alto do Golf pra chegar a 2.1L, comando bravo... pra chegar a 500cv, na fase aspro ele tem que ter ao menos 170cv. Aí com 3kg e MUITO acerto, ele vai chegar nos 400 e alguma coisa. Mais um tapinha do dino milagroso, e vem 500cv.

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KLB e pessoal , tem turbinas e turbinas . essa regra de 1kg vir 100% de potencia nem no mundo perfeito dos dinamometros turbinados hehehe.

 

Mais tem que lembrar que 1kg de uma turbina com compressor .48 e rotor 39 , não tem metade da massa de ar de uma .70 rotor 54.

 

Exemplo pratico , motor 1.6 todo original kit turbo basico com Apl240 .42.48 com 1kg tem um ganho medio de 60a70% , trocando apenas o compressor por um .70 e com os mesmo 1kg o ganho é de media de 130% .

 

Mais existe milhares de variaveis e consequencias , quanto maior a turbina mais força em alta e o turbo lag tb é maior , da para aliviar isso usando uma turbina roletada com eixo de titanio que tem menor peso dinamico e vai entra Muito mais cedo que uma "normal" de mancal lubrificado .

 

E pressão depende MUITO de motor para motor , exemplo um ap 1.6 original aguenta 1,5-1,8kg de uma apl240 , ja o motor do chevette 1.6s original aguenta 3kg de uma apl240, mais isso não significa maior potencia no chevette .

 

O que eu sei é que depois das fueltreco e bloco de aluminio .70 virou brinquedo pros AP ,a moda agora é caracol 1.01 e antilag com ponto no talo pipocando tudo e mistura cuspindo pelo escape para fazer a turbina acordar cedo e empurrar forte e alta.

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KLB e pessoal , tem turbinas e turbinas . essa regra de 1kg vir 100% de potencia nem no mundo perfeito dos dinamometros turbinados hehehe.

 

A relação é de volume. 1kg positivo é o dobro do volume na mesma área. Equivalente ao dobro da capacidade volumétrica, porém, claro, com o dobro da taxa de compressão (o que, claro, pode trazer até um pouco mais de 100% teórico de ganho, caso seja possível administrar este aumento de compressão).

 

Mais tem que lembrar que 1kg de uma turbina com compressor .48 e rotor 39 , não tem metade da massa de ar de uma .70 rotor 54.

 

Pressão e vazão. Se deu 1kg em ambas, é porquê a quantidade de ar é suficiente para encher aquela área, para ambas. A diferença é que a turbina menor não atingirá a mesma pressão em regimes mais altos. Não é questão de tamanho de turbina, e sim da pressão. Ela tem que se manter constante em grandes giros (onde vem o pico de potência), senão a potência cai.

 

Exemplo pratico , motor 1.6 todo original kit turbo basico com Apl240 .42.48 com 1kg tem um ganho medio de 60a70% , trocando apenas o compressor por um .70 e com os mesmo 1kg o ganho é de media de 130% .

 

Apenas trocando a turbina e mantendo a pressão?

 

Então tem erro grave de dimensionamento aí. Pro motor, é indiferente o tamanho da turbina. Pro motor importa apenas o volume de ar/combustível que ele queima.

 

Se a turbina maior dobrou a eficiência, é porquê a pequena não estava dando conta de suprir o volume, logo, ou não tinha 1kg com o motor cheio, ou depois da troca tem mais de 1kg (chuto as duas coisas, pois 130% é MUITA coisa pra 1kg, assim, simplesmente. 130% EFETIVOS, já descontando as perdas, com 1kg positivo só se consegue com intercooler BOM, e um SENHOR acerto de alimentação e ponto.

Editado por Kleberlpa

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O que falei eh o seguinte kleber, nao entendi o cara "fazer varios estudos" e empurrar pressao goela abaixo! Na realidade nao tem estudo algum! So acho totalmente ABSURDO o cara rodar no dia a dia com 2,4kg de pressao! Putz! Isso eh loucura!

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O que falei eh o seguinte kleber, nao entendi o cara "fazer varios estudos" e empurrar pressao goela abaixo! Na realidade nao tem estudo algum! So acho totalmente ABSURDO o cara rodar no dia a dia com 2,4kg de pressao! Putz! Isso eh loucura!

 

Ah sim, mas duvido muito que dia-a-dia o cara esteja rodando com 2,4 de pressão com miolo original. Ainda mais um cara que tinha cabaçado feio com o motor anterior. Seria uma bomba relógio.

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Bom, eu aposto no futuro deste motor.

Estou preparando o meu, turbo, intercoolado e forjado.

 

Não vou entrar em detalhes da preparação, pois sei que muitos vão ser contra, vão dizer pra ir pro tradicional, e bla bla bla.

 

Quando tiver tudo perto de montar vou abrir um topico pra mostrar pra galera.

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