Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
d4rkbl0od

Policarbonado VS Acrilico

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Estou fazendo uma caixa com uma (janela) de acrilico ou policarbonato, conforme imagem :

2 x Rockford Fosgate T2D415

Modulo e capacitor (preto e cinza)

caixats.png

Esta peça de policarbonato tera 29 cm por 35 cm (relativamente pequeno) em cada janela.

Sabemos que o policarbonato é cerca de 30 vezes mais resistente a CHOQUES que o acrilico, alem de nao quebrar facilmente.

A minha grande duvida é, qual dos dois optar?

O policarbonato seria de 12 mm (parece ser MUITO forte)

E o acrilico seria de 15 mm (forte tambem, porem tenho medo que venha a trincar, ai ja era!)

Alguem ja teve experiencia com estes materiais?

Alem de parafusado, este policarbonato seria fixado com cola silicone para evitar possiveis vibraÇões e barulhos indesejaveis (alem de segurar ela iria amortecer caso ele vibrasse)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acrílico, terá que ter cuidado nos locais onde furar para parafusar na caixa, que poderá ser onde venha a trincar, caso ocorra...

Já trabalhei com os 2, mas em espessuras mais finas... Prefiro o policarbonato. Mas muita gente usa o acrílico. acho que não terá problemas... Só tendo certeza, com quem já usou assim.

Compartilhar este post

Link para o post

acrílico pra tricar é bem mais fácil (na hora de parafusar, por exemplo) talvez nessa espessura não seja, mas em todo caso, creio que o policarbonato seja mais resistente nesse aspecto

Compartilhar este post

Link para o post

cara, dois T2 e você pensando em usar 12 15mm???? Pode pelo menos dobrar essa medida ai.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, dois T2 e você pensando em usar 12 15mm???? Pode pelo menos dobrar essa medida ai.

Amigo, lhe garanto que quanto a espessura, esta otima. 15 mm de acrilico neste tamanho mal vai vibrar, idem para o policarbonato, afinal é uma chapa relativamente pequena.

A questão é quanto a resistencia, com o tempo pode ser que o acrilico comece a criar pequenos trincados, que com a vibração irão aumentar, porem o policarbonato só tem até 12mm, porem é MUITO mais forte que acrilico, e agora rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um tempo que trabalhei em uma fábrica de maquinas de corte a laser. Pelo que me lembro dessa espessura não precisa se preocupar com essas trincas, é só escariar os furos. O acrílico leva desvantagem por ser mais fácil de arranhar, mas em compensação o policarbonato sempre foi mais caro.

edit: mas continuo achando a espessura muito fina.

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um tempo que trabalhei em uma fábrica de maquinas de corte a laser. Pelo que me lembro dessa espessura não precisa se preocupar com essas trincas, é só escariar os furos. O acrílico leva desvantagem por ser mais fácil de arranhar, mas em compensação o policarbonato sempre foi mais caro.

edit: mas continuo achando a espessura muito fina.

Legal, interessante esse negocio de arranhar eu nao sabia, o policarbonato é mais "imune" a isso?

Price is no problem, rsrsrs ja gastei horrores nos subs, o que eh um peidinho pra quem ta cagado né? hahaha Eu acredito que se bem preso o acrilico em todos os cantos ele nao vai vibrar, consequentemente nao tem riscos com essa espessura. (vamos ver neh rsrsrs, mas provavelmente optarei pelo policarbonato!)

Compartilhar este post

Link para o post

Cerca de R$ 75,00 o acrilico em 15 mm (cada placa, são 2) e R$ 90,00 o policarbonato (10mm, cada placa)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem caro né!

Mas o acabamento fica show.

Iria de acrilico de no minimo 20mm

Compartilhar este post

Link para o post

Concerteza é caro, porém é algo que vale a pena (na minha opinião), hoje estarei cortando os policarbonatos, acredit oque semana que vem ja estarei com a caixa pronta, vou colocar imagens dai! vaaaleu

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã (segunda feira) iremos iniciar a montagem da caixa, após montar ela vamos começar a fixar o (acrilico ou policarbonato), provavelmente irei comprar o policarbonato, que é usado para blindagem de carros, se aguenta uma bala, os T2 não vao nem fazer cocegas... ou nao haha

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos são muito similares para o uso que você quer dar a eles.

O policarbonato é usado em blindagem devido a maior resistência ao impacto (Izord / Charpy)... Mas você não terá esse tipo de força em uma caixa acústica.

O ideal seria comparar a resistência à tração, módulo de flexão, módulo de elasticidade, dureza e temperatura de deflexão... E nesses parâmetros, ambos os materiais são similares.

Um abraço hand26

Compartilhar este post

Link para o post

O policarbonato é usado em blindagem devido a maior resistência ao impacto (Izord / Charpy)... Mas você não terá esse tipo de força em uma caixa acústica.

O ideal seria comparar a resistência à tração, módulo de flexão, módulo de elasticidade, dureza e temperatura de deflexão... E nesses parâmetros, ambos os materiais são similares.

Um abraço hand26

Eu acredito que pela area das chapas ser pequena, 12 mm ou 15 mm já é mais do que suficiente né?

Compartilhar este post

Link para o post

Um abraço hand26

O Renato falou justamente o que ia dizer...

O Acrílico possui muito mais 'maleabilidade' que o Policarbonato, pegue uma placa de policarbonato e verá que não resiste a tração ou flexão como um acrílico, tanto é que aquários gigantes (como do Sea World) utilizam acrílico.

Quanto ao fato de trincar, é muito dificil, se for utilizado da maneira correta. Para aparafusa-lo na madeira, faça um PRÉ FURO com velocidade média e vá aumentando, eu utilizo broca para aço rápido ou broca para mdf, que vc consegue furar e o próprio calor gerado pela broca, funde um pouco o acrílico, ajudando na furação...

Compartilhar este post

Link para o post

Não recomendo fixar o modulo na caixa. A vibração das paredes, por mais grossas que sejam, provavelmente acarretará problemas. Estou me matando para consertar um ST 2K5 por causa disso. Quebraram transistores da fonte e com isso entraram em curto, danificando o amplificador.

Boa sorte no seu projeto que está bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não recomendo fixar o modulo na caixa. A vibração das paredes, por mais grossas que sejam, provavelmente acarretará problemas. Estou me matando para consertar um ST 2K5 por causa disso. Quebraram transistores da fonte e com isso entraram em curto, danificando o amplificador.

Boa sorte no seu projeto que está bem legal.

Obrigado, porem o modulo não será fixado na caixa, existe um suporte (que esta muito bem escondido, tanto é que ninguem viu rsrsrs) por tras, justamente para evitar este problema.

Mas uma solucao para quem é obrigado a fixar na madeira, seria pés de borracha (grandes) que absorveriam grande parte do impacto, eu acredito.

Compartilhar este post

Link para o post

policarbonato é meio fosco... mais é mais maleável que o acrílico..

eu iria de Policarbonato mesmo assim....

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei Policarbonato, mas já usei acrílico e é extremamente duro, porém trinca fácil na hora de parafusar!

Compartilhar este post

Link para o post

As fotos do projeto estarei atualizando o post principal : http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=184596

Quanto ao policarbonato vs acrilico, foi decidido o uso do ACRÍLICO, 15mm.

Comprei cerca de 15 parafusos para fixar CADA acrílico, destes abaixo, além de serem meramente indestrutiveis(o material deles é muito resistente), são muito bonitos!

Tenho quase certeza que 15mm vai ser mais do que suficiente, ainda mais com tantos parafusos. Observação: Não será "parafusado" mas sim, colocarei uma porca do outro lado , aquelas de nylon, conhecem? Acredito que ira fixar muito bem, e evitar os perigos de trincar o acrilico devido ao parafusamento.

GRD_3685_1_dubq3200.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

prefiro os parafusos escariados, mais você teria que escariar o furo de cada um no acrílico, o acabamento fica melhor sem relevos..

sobre trincar, depende do ponto de vista, você pode abrir a rosca com uma ferramenta chamada Macho na mesma medida do parafuso

em que for usar, assim o parafuso simplesmente vai apertar, e não vai forçar as paredes do furo igual parafusos de rosca soberba usados

em MDF.

assim você não precisaria colocar porcas por dentro.

é conseguir um Macho (sem piadinhas kk) e abrir a rosca no acrílico, vai jogando um pouco de álcool pra resfria-lo e também ajudar no

processo e pronto, é só parafusa-lo na caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

po pelo menos compra uns cromadinhos né. Umas arruelinhas de pressão também ajudam

Compartilhar este post

Link para o post

prefiro os parafusos escariados, mais você teria que escariar o furo de cada um no acrílico, o acabamento fica melhor sem relevos..

sobre trincar, depende do ponto de vista, você pode abrir a rosca com uma ferramenta chamada Macho na mesma medida do parafuso

em que for usar, assim o parafuso simplesmente vai apertar, e não vai forçar as paredes do furo igual parafusos de rosca soberba usados

em MDF.

assim você não precisaria colocar porcas por dentro.

é conseguir um Macho (sem piadinhas kk) e abrir a rosca no acrílico, vai jogando um pouco de álcool pra resfria-lo e também ajudar no

processo e pronto, é só parafusa-lo na caixa.

Também é uma ideia bastante interessante utilizar estes parafusos, porém eu fico com receio de me afobar e acabar arregaçando o acrílico... usahsauhsahus

Penso em pegar o acrilico pré-furado e somente tacar estes parafusos , colocar a arruela de pressão, porca e já era! hahaha

Mas assim, em relação a porca+arruela de pressão, sua opinião, é uma má ideia?

po pelo menos compra uns cromadinhos né. Umas arruelinhas de pressão também ajudam

Atrás do acrílico vai ter um rebaixo na madeira aonde ele vai encaixado, iremos pintar a borda do acrilico de preto black pianno e virar ele ao contrario, fica muito show, além da cor parecer mais brilhante ainda. (Mas o funcional disso mesmo é esconder as vedações, borrachas, etc)

Por isso optei pelo preto, ficaria mais discreto no acrílico!

Acredito que terça-feira já vou conseguir fotos da caixa pronta!

penso inclusive em fazer um pequeno rebaixo no acrílico mesmo para "esconder" a cabeça do parafuso, só que ai vem outro medo, isso iria fragilizar ele? (rebaixo seria de uns 5 mm)

Editado por d4rkbl0od

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...