Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Futuro Ford Fiesta brasileiro mostra a cara no Salão de Paris

Recommended Posts

Postado em

Ai que esta kleber, td isso q vc falou foi otimizar e nao reinventar, entendeu?

Foi isso que quiz dizer, vao ajustar, otimizar, mas criar um "novo motor"? Acho q eh fora de cogitacao.

Postado em

Rapha, na década de 80 a VW brasileira chegou a anunciar um motor com maior rendimento térmico que os atuais (que já ouvi dizer que o rendimento é de cerca de 3% apenas), mas que nunca foi viável economicamente.

Tem MUITO espaço sim. Ainda não usamos cerâmicas nos motores, ainda não temos reaproveitamento térmico dos gases do escape... Ainda não temos motores com válvulas eletrônicas, ao invés de comando mecânico, mesmo a Mercedes já estando bem avançada neste aspecto. Ainda há muito o que otimizar nos Otto.

Mas o futuro não são os Otto. O futuro é elétrico.

O que você chama de reaproveitamento térmico dos gases do escapamento eu chamo de turbo... E também é usado para aquecer a mistura antes da combustão.

O grande problema de substituir componentes como válvulas por coisas eletrônicas é a confiabilidade...

Quando se aprende o básico do básico vem o conceito de que, em termos de confiabilidade,

mecânico>hidráulico>>pneumático>elétrico>eletrônico...

Avanços desses tipos DENTRO de motores, que se falhar vai estragar bastante coisa, acredito que não existirão.

Já cerâmicas e afins pode ser... Até textura da câmara de combustão altera sensivelmente um motor... A ferrari mesmo usa brunimento a laser, segundo meus professores...

Existe muito espaço, sem dúvidas.

Foi isso que quiz dizer, vao ajustar, otimizar, mas criar um "novo motor"? Acho q eh fora de cogitacao.

Ninguém precisa criar um novo motor... Basta criar uma coisa nova no motor velho, muitas vezes.

E não dá para saber sobre criar um novo motor, até ele ser efetivamente criado. Funciona assim com tudo....

Postado em

O que você chama de reaproveitamento térmico dos gases do escapamento eu chamo de turbo... E também é usado para aquecer a mistura antes da combustão.

Só isso?

Tem mais, muito mais!

O grande problema de substituir componentes como válvulas por coisas eletrônicas é a confiabilidade...

Quando se aprende o básico do básico vem o conceito de que, em termos de confiabilidade,

mecânico>hidráulico>>pneumático>elétrico>eletrônico...

Uma das coisas que terá que mudar é o conceito de durabilidade.

Antigamente os eletrodomésticos eram feitos para durar. Eram caros e dispendiosos. Hoje é tudo descartável. Basta ver a tecnologia SMD, como veio no vácuo dessa cultura do descartável.

Deu defeito, tira uma parte, joga fora, coloca a nova.

Muda todo o conceito de custo e reparabilidade.

Não adianta pensar os próximos 50 anos neste paradigma de 50 anos atrás. Está mudando.

50 anos atrás um motor tinha que virar 1 milhão de kms sem ser aberto. Hoje não existem mais motores que cheguem a esta marca, nem na medida C.

Postado em

Só isso?

Tem mais, muito mais!

Uma das coisas que terá que mudar é o conceito de durabilidade.

Antigamente os eletrodomésticos eram feitos para durar. Eram caros e dispendiosos. Hoje é tudo descartável. Basta ver a tecnologia SMD, como veio no vácuo dessa cultura do descartável.

Deu defeito, tira uma parte, joga fora, coloca a nova.

Muda todo o conceito de custo e reparabilidade.

Não adianta pensar os próximos 50 anos neste paradigma de 50 anos atrás. Está mudando.

50 anos atrás um motor tinha que virar 1 milhão de kms sem ser aberto. Hoje não existem mais motores que cheguem a esta marca, nem na medida C.

E o que isso muda na confiabilidade? Estou falando que... SE falhar, mesmo pouco rodado, vai te deixar a pé.

Postado em

E o que isso muda na confiabilidade? Estou falando que... SE falhar, mesmo pouco rodado, vai te deixar a pé.

Muda que em breve, se falhar, você solta uns parafusos, coloca uma peça nova no lugar, deixa o setup detectar, reinstalar os drivers, e pronto... hauhauhauhauhauhau

Postado em

Muda que em breve, se falhar, você solta uns parafusos, coloca uma peça nova no lugar, deixa o setup detectar, reinstalar os drivers, e pronto... hauhauhauhauhauhau

Liga pro guincho e pede um novo motor, eles chegam e trocam no local, como se fosse um pneu, 3 ou 4 parafusos, e vc segue viagem com um pequeno atraso...

Postado em

Liga pro guincho e pede um novo motor, eles chegam e trocam no local, como se fosse um pneu, 3 ou 4 parafusos, e vc segue viagem com um pequeno atraso...

não no Brasil.. nessa bosta vai ter que passar na vistoria / detran para legalizar o novo periferico antes de seguir viagem..

e pagar uma porrada de taxas.. obvio..

Postado em

Claro, né... não tem como reinventar a roda.

Criar um novo motor no sentido de que o princípio é o mesmo, mas com métodos e resultados bem diferentes.

Postado em

Cara, só eu que acho absurdo essa coisa de que não dá pra inventar outro motor? Não sou da área, mas o ser humano evolui a passos largos, ninguém sabe a que tecnologia teremos acesso em 200-300 anos. Como falar que não dá pra reinventar um mero motor?

Postado em

Cara, só eu que acho absurdo essa coisa de que não dá pra inventar outro motor? Não sou da área, mas o ser humano evolui a passos largos, ninguém sabe a que tecnologia teremos acesso em 200-300 anos. Como falar que não dá pra reinventar um mero motor?

É que o carioca é engenheiro mecânico pica....

Claro que dá pra reinventar um mero motor.

Em termos de "motores" temos wankel, turbinas e os a pistão. Já temos 3 tipos, se fosse algo impossível haveria apenas um.

Obviamente é MUITO difícil, afinal a área mecânica já está densamente explorada, são muitos anos de evolução... Diferente da eletrônica que é relativamente nova, ainda tem muito o que explorar.

Mas falar que está fechada, que não admite coisas novas... É absurdo sim.

Mas a chance de aparecer um motor novo, principalmente hoje em dia que estamos tentando abandonar os motores a combustão é minúscula.

Postado em

É que o carioca é engenheiro mecânico pica....

Claro que dá pra reinventar um mero motor.

Em termos de "motores" temos wankel, turbinas e os a pistão. Já temos 3 tipos, se fosse algo impossível haveria apenas um.

Obviamente é MUITO difícil, afinal a área mecânica já está densamente explorada, são muitos anos de evolução... Diferente da eletrônica que é relativamente nova, ainda tem muito o que explorar.

Mas falar que está fechada, que não admite coisas novas... É absurdo sim.

Mas a chance de aparecer um motor novo, principalmente hoje em dia que estamos tentando abandonar os motores a combustão é minúscula.

Finalmente, eu tava me sentindo um idiota falando do que não sabe asuhsahuashuashuas Muito obrigado pelo esclarecimento, Jão!

Postado em (editado)

Nao é que nao dá Xan, só ACHO inviável. E tem muito para se extrair dessa concepção e modelos utilizados hoje, tanto que todo ano, temos os mesmos motores 'melhores' que o ano anterior. Por isso que disse que não tem mais o que 'REINVENTAR', seria a mesma coisa de vc gastar BILHOES, várias horas, e chegar a conclusao, do que é melhor e mais viável utilizar a base de um hoje e fazer 'upgrade' ou 'downgrade', do que criar algo realmente novo. Sabe pq digo isso? Trabalhei numa fabrica americana de bombas hidraulicas, só bomba grandona (2m de altura, 3m, etc... só bomba de alta vazao e pressão, enfim, lá tinhamos projetos austríacos, alemães (era a antiga Worthington-Dresser pumps), da década de 30/40, e uma vez, tentamos depois de 2 anos, estudando modelando em solid e inventor projetando algo 'novo', resultado? a parada nao deu certo! não vingava! não vinha a pressão, nem vazão que queríamos, e? pegamos o projeto da década de 30 e atualizamos, e ficou muito melhor que imaginávamos! É por isso que digo que nao tem o que REINVENTAR. O tempo que perdemos e o $$$ no desenvolvimento, acabou nos fudendo, pq paramos outras coisas para desenvolver isso e no final? Deu mer**! ehehehehehhe

O jão deve fazer administração só pode, ou ele vive no mundo da prisão! huehuehuehuehueheu :vts pqp! Esse mlk vai ser um engenheiro que sequer sabe o que é viabilidade! hueuhehuehuehu

Edit joao é o tiípico aluno de engenharia que nunca estagiou, dai qnd for estagiar, vai ser responsável pela máquina de xerox e pegar projeto na ploter! huehueuheueuhehuhue :vts na hora que esse mlk for trabalhar, vai ver que nao é nada disso que ele acha que é! hueuhehuehuehuehehu

Bjundas negada!

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

O jão deve fazer administração só pode, ou ele vive no mundo da prisão! huehuehuehuehueheu :vts pqp! Esse mlk vai ser um engenheiro que sequer sabe o que é viabilidade! hueuhehuehuehu

Edit joao é o tiípico aluno de engenharia que nunca estagiou, dai qnd for estagiar, vai ser responsável pela máquina de xerox e pegar projeto na ploter! huehueuheueuhehuhue :vts na hora que esse mlk for trabalhar, vai ver que nao é nada disso que ele acha que é! hueuhehuehuehuehehu

Bjundas negada!

O jão já desenvolveu até materiais para o IPT em projeto de iniciação científica... Tem até em blogs e alguns papers sobre isso... Desenvolvi do zero um composto de ceras para usinagem... Coisa grande, a gente trabalhava com um robô que usinava em uma mesa de 8 metros de comprimento...

Estamos falando de possibilidade, não de viabilidade. É o que falei, impossível não, mas a chance é mínima. A área mecânica já é densamente explorada, tanto que hoje em dia o que a galera pesquisa é materiais e técnicas... Projeto EM SI tem pouquíssima variação.

Postado em

O jão já desenvolveu até materiais para o IPT em projeto de iniciação científica... Tem até em blogs e alguns papers sobre isso... Desenvolvi do zero um composto de ceras para usinagem... Coisa grande, a gente trabalhava com um robô que usinava em uma mesa de 8 metros de comprimento...

Estamos falando de possibilidade, não de viabilidade. É o que falei, impossível não, mas a chance é mínima. A área mecânica já é densamente explorada, tanto que hoje em dia o que a galera pesquisa é materiais e técnicas... Projeto EM SI tem pouquíssima variação.

Robo que usinava? vc tá falando em que? CNC? nao é robo! é somente comando para dada posição e broca... seu cabeção! hueuehueuehuehu

Iniciação cientifica nao serve p nada, só pra dar $ e nome pro professor colocar no curriculo lattes dele! e vc ganhava o que? R$200 por mes? vai trabalhar na área mesmo, vc vai ver o que é!

Tu vai virar gerente operacional master da máquina de xerox! :vts

Postado em

Nao é que nao dá Xan, só ACHO inviável. E tem muito para se extrair dessa concepção e modelos utilizados hoje, tanto que todo ano, temos os mesmos motores 'melhores' que o ano anterior. Por isso que disse que não tem mais o que 'REINVENTAR', seria a mesma coisa de vc gastar BILHOES, várias horas, e chegar a conclusao, do que é melhor e mais viável utilizar a base de um hoje e fazer 'upgrade' ou 'downgrade', do que criar algo realmente novo. Sabe pq digo isso? Trabalhei numa fabrica americana de bombas hidraulicas, só bomba grandona (2m de altura, 3m, etc... só bomba de alta vazao e pressão, enfim, lá tinhamos projetos austríacos, alemães (era a antiga Worthington-Dresser pumps), da década de 30/40, e uma vez, tentamos depois de 2 anos, estudando modelando em solid e inventor projetando algo 'novo', resultado? a parada nao deu certo! não vingava! não vinha a pressão, nem vazão que queríamos, e? pegamos o projeto da década de 30 e atualizamos, e ficou muito melhor que imaginávamos! É por isso que digo que nao tem o que REINVENTAR. O tempo que perdemos e o $$$ no desenvolvimento, acabou nos fudendo, pq paramos outras coisas para desenvolver isso e no final? Deu mer**! ehehehehehhe

Bjundas negada!

Sim Rapha, no seu caso não deu certo, e milhares de outros não darão, mas por causa disso não pode haver uma reinvenção? Basta um cara ter uma ideia inovadora e já era. É difícil? Sim, mas não impossível.

Postado em

Robo que usinava? vc tá falando em que? CNC? nao é robo! é somente comando para dada posição e broca... seu cabeção! hueuehueuehuehu

Iniciação cientifica nao serve p nada, só pra dar $ e nome pro professor colocar no curriculo lattes dele! e vc ganhava o que? R$200 por mes? vai trabalhar na área mesmo, vc vai ver o que é!

Tu vai virar gerente operacional master da máquina de xerox! :vts

Robo escultor carioca burro!

562_maior.jpg

po*** carioca, sabe po*** nenhuma e acha que manja pra ca*****! Tinha que ser carioca :vts

carnauba.jpg?w=780

3 amostras com testes de usinagem na cera que fiz...

Postado em

Sim Rapha, no seu caso não deu certo, e milhares de outros não darão, mas por causa disso não pode haver uma reinvenção? Basta um cara ter uma ideia inovadora e já era. É difícil? Sim, mas não impossível.

Na verdade, em uma empresa a chance é zero... Ninguém vai investir em um projeto que nem existe, em uma ideia...

Acontece que existem as universidades e centros de pesquisa! (O carioca acho que comprou o diploma e não sabe disso)...

Nas universidades é possível conseguir bolsas de pesquisa com idéias, é nas universidades que nascem esse tipo de coisa. Ae a empresa vem e desenvolve melhor, aperfeiçoa, torna viável economicamente. Por isso que o Brasil é um lixo em tecnologia... Não existe um real incentivo para as universidades, as bolsas de pesquisa são um lixo (eu ganhava 450 reais, qualquer estágio paga próximo aos 2000 com benefícios), falta verba... Mas lá fora é bem diferente. Tanto que, pelo menos na poli, os alunos vão para o exterior desenvolver seus projetos de pesquisa. No caso da engenharia mecânica o maior destino é a alemanha!

Alemanha? Hmm... Bmw, mercedes, volvo... Diz alguma coisa em termos de referência mecânica? Ahhh... Acho existe uma relação... (além de outras marcas de produtos EM GERAL. Alemanha é referência no assunto MECANICA).

Postado em (editado)

Jao,

Vc tava ganhando bem! bolsa de cnpq tava R$200 graduacao e R$1000 para mestrado! o fo** é o professor que ganha MUITO para ter 1 projetinho! o que vc desenvolve e se fode, o cara ganha muito mais que vc imagina!

Edit: Estágio aqui no RJ p engenharia, é na faixa de R$800 a R$1.400 (4h a 6h)...

Agora, tem coisa que vc sabe que nao serve para nada desenvolvido em universidade!

Esse robozinho ai é maneiro hein joao, aqui no RJ nao vi isso nao, só CNC msm! por isso perguntei se era CNC... e nao deixa de ser CONCEITUALMENTE...

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

Jao,

Vc tava ganhando bem! bolsa de cnpq tava R$200 graduacao e R$1000 para mestrado! o fo** é o professor que ganha MUITO para ter 1 projetinho! o que vc desenvolve e se fode, o cara ganha muito mais que vc imagina!

Edit: Estágio aqui no RJ p engenharia, é na faixa de R$800 a R$1.400 (4h a 6h)...

Agora, tem coisa que vc sabe que nao serve para nada desenvolvido em universidade!

Esse robozinho ai é maneiro hein joao, aqui no RJ nao vi isso nao, só CNC msm! por isso perguntei se era CNC... e nao deixa de ser CONCEITUALMENTE...

Conceitualmente sim... Até por que CNC significa comando numérico computacional... Pode ser torno, fresa...

Acontece que é muito mais barato que uma fresadora portal, que seria a solução ideal. O robô não é rígido o suficiente e a precisão deixa a desejar. Como fabricava cascos de navio em escala, a precisão até que dava pro gasto....

Mas até a linguagem de programação era diferente, não era CNC, era de robô... Obviamente ninguém é louco de programar isso na mão, mas precisava de softwares específicos de pós processamento CAM, era outra dificuldade que tínhamos... O programa realmente bom para CAM não aceitava o robô, ae tinha que converter algumas vezes, quebrar o programa em vários pedaços, o software da ABB (marca do robô) não interpretava direito, para fazer uma curva ele basicamente dividia em milhares de retas, o que causava imprecisão... Ixi, mó B.O.... Quando eu sai de lá a petrobras (nossa maior, para não dizer única cliente) tinha acabado de patrocinar a compra de um software novo, estava em testes.

CNPQ aqui em sampa está pagando entre 300 e 400. A minha era bolsa do próprio IPT, algumas bolsas privadas (petrobras basicamente) chegam a pagar 600 reais.

Estágio aqui orbita entre 1000 a 1500 reais, mais benefícios. Benefício é VA de 22 reais o dia + VT. Somando tudo não é difícil chegar perto dos 2000, principalmente na área que eu procuro, financeira e bancos. Já chegou proposta até de 2500 reais + benefícios, mas a vaga era fo**... Ingles e frances fluente, além de office avançado e histórico escolar impecável.

Postado em (editado)

Cara ingles eh moleza! O fo** eh historico! Meu cr, consegui ter ate o 6o periodo, 6,97 e nao fui aceito na shell pq era 7 o minimo! Eh chamei o cara do RH e falei "CR 7 eh p quem eh NERD! E nerd nao sabe se comunicar, n sabe nem andar! N vai resolver nada! So vai tirar xerox!" o cara riu e deixou p la, 3 dias dps me chamaram e ja tinha ido p Flowserve! Heheheheh

Edit: no final, o CR tava batendo 4,8! Hauahauhaua

Editado por Rapha_4_bass
Postado em

Inglês é fácil, minha média é acima de 6 (a limpa, que não conta reprovação)... Duro é a terceira lingua. Nem espanhol eu arranho mais, parei no portunhol.

Tem algumas coisas que precisa média acima de 8! Duplo diploma na frança por exemplo, é engraçado... Galera vai virgem, volta virgem e ainda enxugando a baba iuhEIUHeiuAHeiuhAe

Postado em

Inglês é fácil, minha média é acima de 6 (a limpa, que não conta reprovação)... Duro é a terceira lingua. Nem espanhol eu arranho mais, parei no portunhol.

Tem algumas coisas que precisa média acima de 8! Duplo diploma na frança por exemplo, é engraçado... Galera vai virgem, volta virgem e ainda enxugando a baba iuhEIUHeiuAHeiuhAe

Eh fo**! CR nao serve p nada! Mass, te elemina em alguns processos seletivos! Eh fo**! Mas, voltemos ao assunto do topico, ja q n estamos no cooffe...

Bjundas

Postado em (editado)

Jao,

pelo visto engenharia no RJ é um lixo, tenho amigos que estão fazendo UNESP e estão em estágios na casa de 2~4k cada..

siemens e tal

como jão disse, isso somando tudo

Editado por h4nds

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...