Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arthur8

Defeito Rockford Fosgate 200.2

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

Estou com um módulo Rockford Fosgate 200.2 aqui com uma boa parte da entrada queimada, creio que foi ligado invertido.

Segue algumas fotos:

Aqui um FET estourado, como podem ver o curto foi grande. Medi o toroide e está OK. Dá para notar perto do estouro alguns diodos SMD aparentemente danificados.

IMG_20120909_205012.jpg

Aqui uma foto melhor:

IMG_20120909_205106.jpg

Parte debaixo da placa:

IMG_20120909_205221.jpg

Parte de cima da placa, nenhuma peça aparentemente queimada:

IMG_20120909_205330.jpg

Uma imagem melhor dos resistores, medi e estão aparentemente funcionando. Os FETs aparentemente estão OK.

IMG_20120909_205409.jpg

IMG_20120909_221323.jpg

IMG_20120909_221329.jpg

Pelo que eu pesquisei, essa "criança" pode enviar até 500w RMS em 14.4v, essa informação confere?

Sempre tive vontade de ouvir um fosgate de qualidade como esse, se alguém poder ajudar no conserto, agradeço muito!

Editado por arthur8

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o estrago foi grande.

Manda logo pro Zé. Tem muitas trilhas pra recuperar aí... tem que ver se vai valer a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é arrumar o que está visivelmente danificado, e depois de pronto ficar "queimando" uma coisinha aqui, outra ali...

Ou perder desempenho...

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, o estrago foi grande.

Manda logo pro Zé. Tem muitas trilhas pra recuperar aí... tem que ver se vai valer a pena.

Kleber, pelo que notei seria refazer a trilha, descobrir esses FETs que estão faltando e colocar novos, ou não? O problema são esses diodos minúsculos em SMD, mas dá pra ver o valor deles ainda.

Obs: vou mandar uma MP pra ele!

EDIT: pontuação

Editado por arthur8

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é arrumar o que está visivelmente danificado, e depois de pronto ficar "queimando" uma coisinha aqui, outra ali...

Ou perder desempenho...

Mas pelo que notei, o defeito foi no início, na fonte do amplificador, será que um conserto bem feito influenciaria realmente na qualidade ou desempenho dele? Creio que depois desses 4 FETs do início, não exista nenhum com defeito, depois vou testar um por um.

Compartilhar este post

Link para o post

UP galera.. se alguém puder dar alguma dica dos FETs que foram torrados (pelo que vi três voaram quando queimou, só sobrou um, mas sem a tampa) e da trilha que contém alguns diodos SMD. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

UP galera.. se alguém puder dar alguma dica dos FETs que foram torrados (pelo que vi três voaram quando queimou, só sobrou um, mas sem a tampa) e da trilha que contém alguns diodos SMD. :legal:

Os FETs da fonte podem ser os IRFZ48N numa boa.

O que fode aí é que você perdeu várias trilhas. Uma boa parte dele terá que ser refeito com "fio voando" por cima do circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Manda pro Zé Arthur.. ele adora consertar essa linha.. por mais que o estrago tenha sido grande..

se vc nao tem real conhecimento sobre a estrutura do amp, nao fuce, pode dar pt de vez nele..

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os FETs da fonte podem ser os IRFZ48N numa boa.

O que fode aí é que você perdeu várias trilhas. Uma boa parte dele terá que ser refeito com "fio voando" por cima do circuito.

Bacana Kleber.. enviei uma mensagem ontem pro Zé, e ele disse que talvez teria que passar alguns fios por cima. Pra mim isso não é problema algum.

Um off topic, esse MOSFET que você citou é o mesmo de um inversor 220v que eu tenho aqui, creio que ele seja mais "universal".. hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Manda pro Zé Arthur.. ele adora consertar essa linha.. por mais que o estrago tenha sido grande..

se vc nao tem real conhecimento sobre a estrutura do amp, nao fuce, pode dar pt de vez nele..

Valeu Gledson, ele me adiantou que tem conserto. Infelizmente não encontrei nenhum esquema do módulo e não tenho experiência nesse tipo de circuito, vou enviar mesmo.

Apenas para adicionar mais conteúdo ao tópico, segue um tópico interessante que encontrei, de um conserto da fonte módulo: http://www.soundbuggy.com/Eric/Car%20Audio/rockford_fosgate/punch_200ix/index.html

Editado por arthur8

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Gledson, ele me adiantou que tem conserto. Infelizmente não encontrei nenhum esquema do módulo e não tenho experiência nesse tipo de circuito, vou enviar mesmo.

Apenas para adicionar mais conteúdo ao tópico, segue um tópico interessante que encontrei, de um conserto da fonte módulo: http://www.soundbuggy.com/Eric/Car%20Audio/rockford_fosgate/punch_200ix/index.html

O Zeh eh fera e faz por um preço super amigavel.. Vc nao vai se arrepender..

Grande abraço.

Enviado de meu GT-P7510 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Zeh eh fera e faz por um preço super amigavel.. Vc nao vai se arrepender..

Grande abraço.

Enviado de meu GT-P7510 usando o Tapatalk 2

Valeu amigo, sei que o trabalho do Zé é de ponta, mas fico bem mais tranquilo com a uma referência positiva. :legal:

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana Kleber.. enviei uma mensagem ontem pro Zé, e ele disse que talvez teria que passar alguns fios por cima. Pra mim isso não é problema algum.

Um off topic, esse MOSFET que você citou é o mesmo de um inversor 220v que eu tenho aqui, creio que ele seja mais "universal".. hehe.

Pra circuito de frequência média (<50KHz) é plug and play pra tudo. Muito versátil!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera.. liguei pro Zé hoje e descobri que é o 200.2 mas na carcaça do 200ix. Ele falou que é a mesma coisa basicamente em termos de potência, só muda um pouco a qualidade.

Cara é gente boa, vou tirar mais algumas fotos e enviar pra ele analisar melhor..

Compartilhar este post

Link para o post

Galera.. liguei pro Zé hoje e descobri que é o 200.2 mas na carcaça do 200ix. Ele falou que é a mesma coisa basicamente em termos de potência, só muda um pouco a qualidade.

Cara é gente boa, vou tirar mais algumas fotos e enviar pra ele analisar melhor..

infelizmente acredito que ele nao quis te desanimar.. mas a diferença não é tao pequena assim..

acredito que a linha IX/DSM ser uma das melhores da RF.. e a linha do 200.2 ser algo bem mais "barateado" para o pessoal..

mas falando quando o cara é "extremamente chato com audio".. se nao for seu caso, seria capaz de nem sentir diferenças entre 1 e outro..

grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente acredito que ele nao quis te desanimar.. mas a diferença não é tao pequena assim..

acredito que a linha IX/DSM ser uma das melhores da RF.. e a linha do 200.2 ser algo bem mais "barateado" para o pessoal..

mas falando quando o cara é "extremamente chato com audio".. se nao for seu caso, seria capaz de nem sentir diferenças entre 1 e outro..

grande abraço.

Gledson, verdade, vi que a diferença de preço é grande entre um e outro.

Não sei ainda se vou mandar consertar ele, como o zé me disse o conserto ficaria na faixa de R$ 200, talvez vale mais a pena vender a carcaça e placa + abas.

Compartilhar este post

Link para o post

Gledson, verdade, vi que a diferença de preço é grande entre um e outro.

Não sei ainda se vou mandar consertar ele, como o zé me disse o conserto ficaria na faixa de R$ 200, talvez vale mais a pena vender a carcaça e placa + abas.

nao pense por esse lado..

se falar com o zé certinho, ele consegue ate mesmo fazer um up nesse 200.2 e passar para 400.2..

e sai barato.. acredito que seja legal pensar em algo assim..

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente mesmo com o diagrama do circuito é dificil de consertar alguns fosgate, aqui nao abre as fotos pra ver o estrago, tenho um 100ix que foi pro espaço a parte retificadora, deu um trabalho mas depois de apanhar algumas semanas pras manhas do amp, deu tudo certo...

Se quiser me passa uma MP com seu email, que tem envio o diagrama do 200 ix, os diodos sao os mesmos, se tiveres uma noçao boa da pra brincar com ele e tentar consertar..

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente mesmo com o diagrama do circuito é dificil de consertar alguns fosgate, aqui nao abre as fotos pra ver o estrago, tenho um 100ix que foi pro espaço a parte retificadora, deu um trabalho mas depois de apanhar algumas semanas pras manhas do amp, deu tudo certo...

Se quiser me passa uma MP com seu email, que tem envio o diagrama do 200 ix, os diodos sao os mesmos, se tiveres uma noçao boa da pra brincar com ele e tentar consertar..

abs

vc leu a parte onde o zé ja afirmou que não é um 200ix e sim um 200.2?

Compartilhar este post

Link para o post

Lee sim, apenas se ele mesmo for tentar concertar as cegas, o diagrama diagrama ajuda um pouco, não sei onde coloquei o diagrama do 200.2 mas salvo engano na parte da fonte muda pouca coisa coisa dos componentes menores, muda a frequência da fonte, os reguladores de voltagem,e mais algumas coisinhas...

Compartilhar este post

Link para o post

nao pense por esse lado..

se falar com o zé certinho, ele consegue ate mesmo fazer um up nesse 200.2 e passar para 400.2..

e sai barato.. acredito que seja legal pensar em algo assim..

grande abraço

Glebson, vou conversar com ele sim, mas no caso tería que se fazer um UP na fonte também, correto? Interessante isso, vou conversar com ele sobre isso depois.

Obrigado. :)

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Amigo, tenho sim uma boa noção, só não sei se é aplicada em Amplificadores automotivos.. Se você puder me enviar, ficaria muito agradecido pois procurei e não encontrei na internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Abriu as fotos aqui, o curto tenso mesmo eihn! Provável que o CI de proteção tenha queimado tbm, o LM alguma coisa( tô no celular agora não posso ver o diagrama)..

Compartilhar este post

Link para o post

Abriu as fotos aqui, o curto tenso mesmo eihn! Provável que o CI de proteção tenha queimado tbm, o LM alguma coisa( tô no celular agora não posso ver o diagrama)..

Robson, não consegui te enviar a MP com meu email.. Acho que sua caixa de entrada está cheia, se puder limpar eu reenvio a MP.

Valeu por ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...