Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LCB

Problema na INSTALAÇÃO do Helix PP50DSP + sub PP7E, parou do nada.

Recommended Posts

Olá pessoal,

Preciso de uma ajuda. Eu mesmo instalei no meu Fiesta sedam 2011, primeiramente, um Player Pioneer AVH 3280BT.

Moleza, foi só conectar o cabo ISO. Depois a camera de ré, o receptor de tv digital, tranquilo. Mas os falantes originais eram muito ruins, torquei os dianteiros pelo Kit 2 vias Helix E62C. Melhoru muitíssimo a qualidade mas faltava potencia. Investi mais um pouco e instalei um Helix amp.PP50DSP. Tudo muito facil, só substituir entrada e saida do cabo ISO pelo o cabo que vem com o amp.

Estava quase perfeito, faltava tratar as portas para obter os graves que os E62C são capazes de entregar. Resolvi instalar o sub PP7E depois de ler um review em http://www.crutchfie...ars-sound.html. Instalei utilizando a mesma alimentação do amp, via cabo ISO.

Não aguentei esperar até o final de semana e instalei no estacionamento do trabalho mesmo, afinal era só espetar o cabo que veio com o sub na respectiva saida do amp. Colquei o sub na mala e notei que da cabine quase não dava para ouvi-lo.

No final de semana passei o cabo e fui configurar o amp com o sub. Os graves continuavam baixos, ai resolvi aumentar mais o volume e pronto: o som morreu, apagou tudo, não fez um ruído, simplesmente apagou. Imaginei que tivesse provocado um aquecimento excessivo e algum circuito de proteção havia desligado o amp ou o Pioneer por segurança, mas não voltou a funcionar. Verifiquei o fusivel do Pioneer e estava OK, o fusivel 18 do Fiesta, responsavel pelo sistema de audio, que tambem estava OK.

Lendo mais atentamente o manual do pp50DSP, achei uma observação em que eles "recomendam", no caso de utilizar o sub PP7E, um cabo direto da bateria para alimentar o amp com um fusivel de 20 a no max. 30 cm do borne da bateria.

Levei o player em um revendedor Pionner e pedi que testassem na minha frente e funcionou. Portanto, só resta o cabo ISO do Pioneer, ou então a parte elétrica do carro. O que voces acham? Alguem tem alguma outra ideia?

Editado por LCB

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tens multímetro? Se tiver, já tem 80% de chances de vc resolver!

Compartilhar este post

Link para o post

sempre a mesma coisa,

instalação com problema e a culpa é sempre dos equipamantos,

problema com tal marca

problema com tal marca

problema com tal marca

porque não abrem tópico dizendo que não sabem instalar e instalaram errado ao ivés de usar o nome dos produtos e a plavra problema

Editado por gutto2005

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 29/08/2012 at 21:32, ScuLt disse:

GUTTO REVOLTS!

mas concordo...

não é revolta,mas fico indignado

já perdí varias vendas no forum por causa desse tipo de coisa

vc tá vendendo um coisa e derrepente o cliente desiste dizendo o seguinte:

tava pensando em comprar esse módulo mas lí um comentário no forum que tá dando muito problema essa marca

poucou dias aconteceu com um módulo audiophonic

99% nem chaga a ler o post todo

leu o tópico e pronto,

dai um fla pra um ,outro fala pra outro

e ninguem nem leu o tópico pra ver se foi problema realmente do equipamento ou erro de instalação

por isso acho que só deveria usar o nome do equipamento quando for certeza absoluta,

e mesmo assim se der problema manda pra garantia e pronto.

e olha que nem vendo Helix

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 29/08/2012 at 21:46, gutto2005 disse:

não é revolta,mas fico indignado

já perdí varias vendas no forum por causa desse tipo de coisa

vc tá vendendo um coisa e derrepente o cliente desiste dizendo o seguinte:

tava pensando em comprar esse módulo mas lí um comentário no forum que tá dando muito problema essa marca

poucou dias aconteceu com um módulo audiophonic

99% nem chaga a ler o post todo

leu o tópico e pronto,

dai um fla pra um ,outro fala pra outro

e ninguem nem leu o tópico pra ver se foi problema realmente do equipamento ou erro de instalação

por isso acho que só deveria usar o nome do equipamento quando for certeza absoluta,

e mesmo assim se der problema manda pra garantia e pronto.

e olha que nem vendo Helix

gutto2005,

gutto2005,

Voce está coberto de razão, eu deveria ter colocado "problema na instação´...", não fiz por mal, não me toquei que poderia estar queimndo o filme do produto, até porque,eu to amarradão no aparelho. Se tiver como alterar o titulo do tópico eu altero, sem problemas. Voce pode me ajudar com o problema da instalação?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 29/08/2012 at 19:38, blOom disse:

Tens multímetro? Se tiver, já tem 80% de chances de vc resolver!

Tenho multimetro sim, usei para me certificar que os fusiveis estavam realmente OK. Onde mais eu posso utilizar o multimetro?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 29/08/2012 at 23:06, LCB disse:

gutto2005,

gutto2005,

Voce está coberto de razão, eu deveria ter colocado "problema na instação´...", não fiz por mal, não me toquei que poderia estar queimndo o filme do produto, até porque,eu to amarradão no aparelho. Se tiver como alterar o titulo do tópico eu altero, sem problemas. Voce pode me ajudar com o problema da instalação?

posso ajudar sim irmão,pode contar comigo sempre ,o que eu puder ajudar estou a disposição

coloca mais detalhes da instalação,

como por exemplo:

qual bitola dos fios que vc está usando no módulo,

qual porta fusivel e onde está isntalado

qual a amperagem da sua bateria

tipo se tá ligado junto com a saída do player provavelmente precisa melhorar a fiação e aumentar o fusível

mas pra isso precisamos de mais detalhes

daqui a pouco aparece alguem que já instalou esse heliz e pode ajudar mais do que eu

pois eu nunca liguei esses módulos

Compartilhar este post

Link para o post

Sou novo aqui no Forum, esse foi o unico local que tentei que tinha o botão "Novo Tópico" habilitado.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/08/2012 at 00:08, gutto2005 disse:

posso ajudar sim irmão,pode contar comigo sempre ,o que eu puder ajudar estou a disposição

coloca mais detalhes da instalação,

como por exemplo:

qual bitola dos fios que vc está usando no módulo: Não sei te dizer por que o modulo já vem com cabo, mas posso garantir que ele tem uma bitola uns 30% maior que o cabo ISO do Pioneer

qual porta fusivel e onde está isntalado: Tipo lamina de 20A fica proximo ao módulo

qual a amperagem da sua bateria: 48A

tipo se tá ligado junto com a saída do player provavelmente precisa melhorar a fiação e aumentar o fusível : É a principal caracteristica dessa linha, não precisar cortar/modificar a fiação original.

mas pra isso precisamos de mais detalhes

daqui a pouco aparece alguem que já instalou esse heliz e pode ajudar mais do que eu

pois eu nunca liguei esses módulos

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/08/2012 at 02:20, marcelomoti disse:

Movendo pro GERAL iniciantes

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

qual bitola dos fios que vc está usando no módulo: Não sei te dizer por que o modulo já vem com cabo, mas posso garantir que ele tem uma bitola uns 30% maior que o cabo ISO do Pioneer

De onde vc puxou este cabo que vai até o amplificador? Colocou um porta fusível dedicado a ele? O certo é puxar direto da bateria com o porta fusível a no máx. 30cm da bateria.

qual porta fusivel e onde está isntalado: Tipo lamina de 20A fica proximo ao módulo

Isto está errado, conforme orientado acima.

tipo se tá ligado junto com a saída do player provavelmente precisa melhorar a fiação e aumentar o fusível : É a principal caracteristica dessa linha, não precisar cortar/modificar a fiação original.

Qual o consumo máximo deste amplificador? A fiação original não comporta o consumo de um amplificador, corre o risco de por fogo no teu carro. Instalação elétrica não é brincadeira, corrija isso o quanto antes.

Recomendo fortemente ler todos os artigos do AutoSom.net

http://autosom.net/artigos/

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/08/2012 at 16:34, Natão disse:

qual bitola dos fios que vc está usando no módulo: Não sei te dizer ao certo porque o modulo já vem com cabo, mas posso garantir que ele tem uma bitola uns 30% maior que o cabo ISO do Pioneer.

De onde vc puxou este cabo que vai até o amplificador? Colocou um porta fusível dedicado a ele? O certo é puxar direto da bateria com o porta fusível a no máx. 30cm da bateria.> Como disse, o amplificador já vem com cabo, ele tem de duas vias padrão ISO, uma extremidade voce liga na saida do player que leva o sinal +alimentação até o amplificador e retorna pela outra via com o sinal tratado e amplificado na outra extremidade que voce conecta ao cabeamento original dos altofalantes carro. Por isso essa linha da Helix chama-se Plug&Play. Na imagem abaixo mostra o que eutentei explicar, falta a parte já preparada, original do carro.

x975PP50DSP-T.jpeg

Isto está errado, conforme orientado acima.>Na verdade fica a menos de 10cm do módulo (no cabo amarelo, no centro da imagem)

pp-50dsp-3.jpg

Qual o consumo máximo deste amplificador? A fiação original não comporta o consumo de um amplificador, corre o risco de por fogo no teu carro. Instalação elétrica não é brincadeira, corrija isso o quanto antes.

35 watts RMS x 4 em 4 ohms + 160 watts RMS x 1 em 2 ohms

50 watts RMS x 4 em 2 ohms + 160 watts RMS x 1 em 2 ohms

O fabricante garante que pode ser utilizado com a fiação original, sem o sub. Com o sub é que eles "recomendam" alimentar diretamente da bateria (foi exatamente o que não fiz)

Recomendo fortemente ler todos os artigos do AutoSom.net

http://autosom.net/artigos/

Obrigado pela dica. Andei dando uma olhada, mas nesse caso, eu tive que seguir exatamente o que estava no manual.A intenção era não alterar a fiação porque o carro ainda estava na garantia.

Falta descobrir onde está o defeito: no carro?, no cabo?

Editado por LCB

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca mano, não conhecia esse amp! A idéia é bem interessante, mas dependendo do consumo de amp é arriscado ligá-lo na fiação original, que é deveras fina, sendo suficiente somente para alimentar o player na maioria dos carros brasileiros de economia porca de materiais.

Pode ser que esteja faltando sinal de remote/antena elétrica e o amp não esteja ligando, cheque o cabo azul pra ver se chega 12volts

Cheque também se chega 12v naquele fio amarelo mais grosso, faça isso com o pós chave ligado pra garantir.

Caso esteja chegando 12v no remote, experimente desconectar o sub do amp e tente ligar o som.

Como vc mesmo disse, a Helix recomenda, quando se utiliza um sub na saida do amp, puxar 12v direto da bateria, pois o consumo é maior neste caso.

Faça estes testes e retorne

Abras.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/08/2012 at 17:54, Natão disse:

Caraca mano, não conhecia esse amp! A idéia é bem interessante, mas dependendo do consumo de amp é arriscado ligá-lo na fiação original, que é deveras fina, sendo suficiente somente para alimentar o player na maioria dos carros brasileiros de economia porca de materiais.

Pode ser que esteja faltando sinal de remote/antena elétrica e o amp não esteja ligando, cheque o cabo azul pra ver se chega 12volts

Cheque também se chega 12v naquele fio amarelo mais grosso, faça isso com o pós chave ligado pra garantir.

Caso esteja chegando 12v no remote, experimente desconectar o sub do amp e tente ligar o som.

Como vc mesmo disse, a Helix recomenda, quando se utiliza um sub na saida do amp, puxar 12v direto da bateria, pois o consumo é maior neste caso.

Faça estes testes e retorne

Abras.

conectordoplayer.jpg

O unico cabo azul (e branco) no conector femea do player não é utilizado pelo Fiesta. Testei o cabo amarelo e está OK!. Mas a partir da sua dica comecei a testar a "continuidade" dos outros cabos e descobri que o cabo vermelho do Player, que é alimentado sob o controle da chave de ignição, não chegava na outra extremidade, e o probelma está no resistor do fusivel abaixo.

resistordofusivel.jpg

Já havia encomendado um novo cabo à Pioneer, esta prometido para essa quarta. Se alguem tiver alguma outra idéia, continuo aceitando sugestões.

Editado por LCB

Compartilhar este post

Link para o post

Para que serve esse "resistor de fusível"?

É algum tipo de proteção contra sobrecarga?

Procurei no google e só tem manual da Pioneer se referindo a ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vc chegou a fazer o teste do positivo constante ou chaveado citado no manual?

The PP50 DSP must not be powered using the switched positive connection as this might result in damage to the vehicle‘s electronic circuits. Verification of switched positive and constant positive must be made prior to activation of the unit at connections E (yellow) and F (blue) with a voltmeter (Refer to Fig. 4a). The constant positive wire is identified by a reading of 12V when the vehicle is turned off. After measuring, connect cable G to the constant positive connection (compare Fig. 4a). If using a vehicle specific adapter harness, the wiring configuration will be correct for the vehicle you are connecting to.

se com a chave fora do contato não der 12v nos terminais E e F tem de ser feito ligação da alimentação direto pela bateria.

o seu player está funcionando normalmente quando instalado no seu carro? se ligar direto, da forma "original" ele liga e manda som pros falantes?

no amplificador tente ver se chega 12v nos terminais H e I conforme manual.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/09/2012 at 02:25, Natão disse:

Antes de mais nada, obrigado por se dar ao trabalho de pesquisar no manual do amp.

Cara vc chegou a fazer o teste do positivo constante ou chaveado citado no manual?> Não, mas antes de comprar o amp me certifiquei com o vendedor que funcionaria com o cabo 16 vias original do meu player.

The PP50 DSP must not be powered using the switched positive connection as this might result in damage to the vehicle‘s electronic circuits. Verification of switched positive and constant positive must be made prior to activation of the unit at connections E (yellow) and F (blue) with a voltmeter (Refer to Fig. 4a). The constant positive wire is identified by a reading of 12V when the vehicle is turned off. After measuring, connect cable G to the constant positive connection (compare Fig. 4a). If using a vehicle specific adapter harness, the wiring configuration will be correct for the vehicle you are connecting to.

se com a chave fora do contato não der 12v nos terminais E e F tem de ser feito ligação da alimentação direto pela bateria.

o seu player está funcionando normalmente quando instalado no seu carro? > Não, parou tudo.

se ligar direto, da forma "original" ele liga e manda som pros falantes? > Não, parou tudo.

no amplificador tente ver se chega 12v nos terminais H e I conforme manual. >No momento estou tentando ver se chega primeiro no player, porque se não chegar nele não vai chegar no amp. Por isso estou achando que é o maldito "resistor de fusível", no teste de continuidade entre os dois conectores do cabo 16 vias (entre a saida do carro e entrada do player) é interrompido no resistor, depois dele não passa nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, certeza que checou certinho o fusível do CARRO, que manda alimentação pelo cabeamento original, ta parecendo que tá com o fuse aberto lá no porta fusível debaixo do volante. Pode ser que tenha aberto após ligar o sub no ampli.

Checa pra ver se chega 12v no conector ISO do carro, com pós chave ligado e desligado.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/09/2012 at 18:07, Natão disse:
Cara, certeza que checou certinho o fusível do CARRO, que manda alimentação pelo cabeamento original, ta parecendo que tá com o fuse aberto lá no porta fusível debaixo do volante. Pode ser que tenha aberto após ligar o sub no ampli.> Foi a primeira coisa que fiz. Fusivel 18 de 15A responsavel pelo "Sistema de Audio"

Checa pra ver se chega 12v no conector ISO do carro, com pós chave ligado e desligado.

conexes.jpg

Do lado esquerdo o conector do carro, o da direita é o do player, observando a equivalencia na posição desses cabos deu identificar, através do manual do player, quem é quem. O cabo verde e amarelo do carro é o pós chave e não estava chegando 12V. O outros estavão OK!

Resolvi então checar outros fusíveis, e não é que econtrei um que tinha passado despercebido: o fusível 24, responsável pela "Iluminação do sistema de audio/Painel de instrumento" estava aberto.

Olha a cara do meliante abaixo

meliante.jpg

Troquei e tudo voltou a funcionar: O player, o Amplificador, só não liguei o Sub. Vou levar à um instalador para passar um cabo para alimentação direto da bateria.

Meu som ressucitou graças as suas dicas valiosas. Valeu Natão! :legal:

Editado por LCB

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém conhece um instalador de confiança no Rio de Janeiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Como tá dificil encontrar um instalador de confiança aqui no Rio, resolvi eu mesmo passar os cabos para alimentar o Helix PP50-DSP e utilizar o sub PP7E como recomenda o manual. Depois posto umas fotos de como ficou.

Edit:Corrigido o modelo do Sub

Editado por LCB

Compartilhar este post

Link para o post

Segue as fotos:

Material utilizado:

6m Cabo de Força Shok Industries Reference Series F8AWG – 10mm² (4m positivo/2m terra)

2 Terminais olhal 8AWG

2 Terminais "bala" ou "pra moto" 4mm

1m Espaguete termo retrátil

2m Conduíte 12mm

1 Disjuntor DIN 25A.

p1721270912.th.jpg

p172001270912.th.jpg

O cabo foi passado pelo tunel que corre junto ap para-lama dianteiro.

p1720270912.th.jpg

Entra na cabine pela coluna, ao lado da caixa de fusiveis.

p1658270912.th.jpg

No primeiro plano o cabo negativo passado no sentido inverso do porta luvas até a lateral do motorista

p1659270912.th.jpg

Negativo e positivo abaixo da coluna de direção.

p1700270912.th.jpg

No centro do painel, atrás do DVD Player.

p1703270912.th.jpg

Os novos cabos conectados com terminais tipo bala (dificeis de encontrar), em substituição aos cabos originais, alimentados pelo player.

p1712270912.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...