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Baterias extra, pq usá-las?

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A resistência interna determina apenas a corrente de curto circuito. Mas ela afeta como um todo o funcionamento da bateria, poiis seu valor é consequência da concentração de ácido no eletrólito, área de contato das placas com o eletrólito, e proximidade entre as placas de polos opostos.

 

Estes são os fatores que determinam a capacidade de entrega de corrente (hot cranking). Com o tempo as placas vão acumulando sulfato, e isto vai aumentando a RI mesmo.

 

Já a capacidade em Amperes-hora é determinada apenas pela espessura da placa / quantidade de eletrólito em cada vaso. Ou seja, a capacidade que ela tem de descarregar.

 

Por isto você tem baterias de baixa capacidade em Ah, mas com absurda capacidade de entrega de corrente, como é o caso das Optima. Uma bateria de meros 32Ah consegue entregar quase 1000A com 30% de queda de tensão!

 

Enquanto isto, as estacionárias de 200Ah não chegam nem perto desses 1000A, pois são feitas para ciclos profundos de descarga. Muito eletrólito livre, placas grossas.

 

A tecnologia AGM pode estar presente tanto nas estacionárias como nas tracionárias. A estrutura da bateria é a mesma, o eletrólito é o mesmo, MAS há uma "esponja" de fibra de vidro que preenche o espaço entre as placas, que, desta forma, podem ficar muito mais próximas. É o caso novamente das Optimas, o que justifica seu alto desempenho. Em termos de bateria de chumbo-ácido, as Optimas são o "estado da arte", pois são de longe uma das mais eficientes do mercado.

 

realmente.. as optima são excelentes..

pena o preço.. mas isso só é assim no Brasil.. fazer o que..

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Olá pessoal estou nessa dúvida há tempos já p/montar um SQ

 

- Corsa 1.4 12/12

- Bateria original: AC/Delco Gold 55A/h

- Alternador: 90 Ampéres

- Consumo máx. do amp (MR+tw): 80A (4x100 Wrms)

- Consumo máx. do amp (MB+sub): 60A (2x100 + 1x400 Wrms)

- Rodo 80km/dia

- Objetivo é ouvir o som apenas com o carro ligado

 

Perguntas:

O que seria mais indicado?

- BIG3

- Substituir bateria original por uma Heliar Free de 75A/h

- Substituir alternador pelo do Astra (Bosch de 120A)

- Mega Cap

- Adicionar bateria extra no PM (tenho uma Optima D34/78)

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Olá pessoal estou nessa dúvida há tempos já p/montar um SQ

 

- Corsa 1.4 12/12

- Bateria original: AC/Delco Gold 55A/h

- Alternador: 90 Ampéres

- Consumo máx. do amp (MR+tw): 80A (4x100 Wrms)

- Consumo máx. do amp (MB+sub): 60A (2x100 + 1x400 Wrms)

- Rodo 80km/dia

- Objetivo é ouvir o som apenas com o carro ligado

 

Perguntas:

O que seria mais indicado?

- BIG3

- Substituir bateria original por uma Heliar Free de 75A/h

- Substituir alternador pelo do Astra (Bosch de 120A)

- Mega Cap

- Adicionar bateria extra no PM (tenho uma Optima D34/78)

 

Oi alex, então, coloquei o tópico exatamente pro pessoal discutir isso e aprender, o q eu percebi aqui no tópico foi que muitos acham q q sabem e outros sabem parte da teoria, não ela por completo.

o ideal seria redimensionar tua bateria, teu alternador, teu cabeamento e colocar megacapacitor. a bateria auxiliar na mala é uma alternativa para a falta de espaço no cofre do carro, e não deve ser interpretada de forma diferente, alguns aqui estão interpretando errado isso. mas claro, isso traz uma vantagem que é a economia em cabeamento por assim dizer.

 

por exemplo, o alternador ideal pro teu carro considerando o teu sistema em consumo máximo a noite com chuva e AC ligado é 200A. 250A com sobra. mas conseguir um alternador deste tamanho no brasil é quase inviável, ai não precisaria aumentar a bateria teoricamente, teria q dimensionar ela pra esse alternador,necessitaria ser uma bateria de 60% da carga do alternador 120A de bateria no minimo. toda a elétrica deve ser feita considerando um consumo de 200A.

com um alternador menor, vc precisa colocar mais bateria (muleta como o kleber diz). e aí vem outra questão: como colocar 200A de bateria no cofre do motor? provavel que não tenha espaço físico... é ai q entra a bateria na mala: vc deixa a bateria original na frente, pra ter um menor percurso até o motor de arranque, e coloca a bateria auxiliar na mala. com isso, ao invés de ter q passar 1 cabo 54mm pra mala, vc pode passar 1 cabo 33mm, pois a carga q será puxada da frente será menor. e por outro lado a bateria vai estar a menos de 1m dos amps, o que é bom pros amps tb....

 

sendo q ainda tem a questão do consumo máximo. raramente vc irá usar o consumo máximo dos amps, geralmente em sets SQ/HIFI o consumo máximo gira em torno de 30 a 50% do consumo máximo dos amplificadores. sendo assim, os 140A de consumo de amplificador podem ser dimensionados como 70A de consumo. mas não te esquecendo que o carro ligado tem seus consumos internos que já come o alternador tb

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Oi alex, então, coloquei o tópico exatamente pro pessoal discutir isso e aprender, o q eu percebi aqui no tópico foi que muitos acham q q sabem e outros sabem parte da teoria, não ela por completo.

o ideal seria redimensionar tua bateria, teu alternador, teu cabeamento e colocar megacapacitor. a bateria auxiliar na mala é uma alternativa para a falta de espaço no cofre do carro, e não deve ser interpretada de forma diferente, alguns aqui estão interpretando errado isso. mas claro, isso traz uma vantagem que é a economia em cabeamento por assim dizer.

 

por exemplo, o alternador ideal pro teu carro considerando o teu sistema em consumo máximo a noite com chuva e AC ligado é 200A. 250A com sobra. mas conseguir um alternador deste tamanho no brasil é quase inviável, ai não precisaria aumentar a bateria teoricamente, teria q dimensionar ela pra esse alternador,necessitaria ser uma bateria de 60% da carga do alternador 120A de bateria no minimo. toda a elétrica deve ser feita considerando um consumo de 200A.

com um alternador menor, vc precisa colocar mais bateria (muleta como o kleber diz). e aí vem outra questão: como colocar 200A de bateria no cofre do motor? provavel que não tenha espaço físico... é ai q entra a bateria na mala: vc deixa a bateria original na frente, pra ter um menor percurso até o motor de arranque, e coloca a bateria auxiliar na mala. com isso, ao invés de ter q passar 1 cabo 54mm pra mala, vc pode passar 1 cabo 33mm, pois a carga q será puxada da frente será menor. e por outro lado a bateria vai estar a menos de 1m dos amps, o que é bom pros amps tb....

 

sendo q ainda tem a questão do consumo máximo. raramente vc irá usar o consumo máximo dos amps, geralmente em sets SQ/HIFI o consumo máximo gira em torno de 30 a 50% do consumo máximo dos amplificadores. sendo assim, os 140A de consumo de amplificador podem ser dimensionados como 70A de consumo. mas não te esquecendo que o carro ligado tem seus consumos internos que já come o alternador tb

 

Nossa, da 1ª vez que tentei montar um 3 vias+sub acabei abandonando a idéia pelos gastos, espaço, dor de cabeça que ia dar. Agora a situação tá caminhando p/isso novamente. Da próxima vez vou ter que escolher uma F-250 cabine dupla, quem sabe caiba tudo que preciso de equipamentos p/montar toda essa parafernália.

 

Mas voltando a realidade.

 

O máx. que posso usar num Corsa, sem partir p/soluções + extremas que o pessoal do SPL usa é:

 

- Uma bateria de no máx uns 75A/h no cofre

- Alternador de no máx. 120A

- Cabo 0AWG p/a alimentação

 

Em relação a bateria aux. e mega cap, só posso usar uma das duas soluções, pois senão o PM já era. O que seria mais vantagem? Mesmo assim uma bat. aux já vai ser bem complicado p/por tb.

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Alex, seu consumo máximo aí é de 40A, ou seja, o consumo de pico no grave, já que cada par de canais responde uma faixa específica de frequência. Energia não se cria nem se perde, logo, canal que não toca, não consome (há apenas consumo residual).

 

Para um consumo extra de 40A nos picos não há grandes problemas. Um big3 ajuda a reduzir a queda de tensão nos picos, e um megacapacitor também agirá no mesmo sentido. Assim você não fica com o desconforto das luzes piscando.

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Boa tarde pessoal,aproveitando q o topico ta bombando,queria fazer uma pergunta meio off mas q ngm soube me responder ainda...

 

Seguinte,Tenho um som SPL com uma stetsom 2k5e alimentadas de 4 baterias de 65Ah heliar free e alternador original 60A (fiacao technoise 2 awg)

 

Ele esta com o seguinte comportamento,a primeira vez q eu ligo ele no dia ta normal,daí eu pegava o carro dava uma voltinha de uns 20 minutos e logo em seguida deixava ele na garagem em repouso.

 

Após fazer isso e se o tempo em repouso fosse no minimo de meia hora,quando eu voltava a ligar o som ele tava muuuuito mais forte (diria q dobrava o som) e muuuuuuuuito melhor de ouvir,até o timbre do alto falante mudava,ficava mais "mole".

 

Pois bem,adicionei entao um mega 20F booster e melhorou muito, ainda sim dá pra notar diferenca qnd eu faco isso,mas diria agora q o som fica so fica uns 50% mais forte (detalhe q apos fazer todo o processo,muda tanto q ate o falante excursiona mais,fica muito mais sensivel,qlqr sinalzinho com amplitude baixa ele ja pula bastante)

 

Detalhe,ja troquei tudo no som,desde cabos,players,sub, unica coisa q n troquei foram as baterias (estao novas e 100%) e o modulo stetsom 2k5 (comprei novo)

 

Ja desmontei o som e montei em outro carro tb e continua a mesma coisa.

 

 

Alguem sabe me dizer oq seria isso?

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Vou dar uma desvirtuada também, usando uma bateria de 70ah heliar + 90 ah agm na mala consigo obter um resultado satisfatorio num set com mal calculados 1600 rms!!!!! é necessrio o uso de um mega capacitor ? se sim de quantos farad ?

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Mixirica, faça um teste. Acumule pelo menos uns 50km com o som desligado, depois veja se o comportamento continua.

 

Acredito que seu problema aí é bateria descarregada. Dependendo do seu ciclo de uso aí, pode ser que seu alternador mal consiga carregá-las. O ideal seria comprar um carregador lento e deixar carregando toda noite. Não resolve, mas resolve. Hehehehe

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cara vc ja imaginou o quanto seu carro vai beber de petroleo puxando 3 baterias ao inves de uma ja viu o peso delas. eu voto em uma de 150 ah sem esquecer o alternador que deve ser 150 ah tambem ou superior. o uso do mega capacitor e importante tbm.

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cara vc ja imaginou o quanto seu carro vai beber de petroleo puxando 3 baterias ao inves de uma ja viu o peso delas. eu voto em uma de 150 ah sem esquecer o alternador que deve ser 150 ah tambem ou superior. o uso do mega capacitor e importante tbm.

 

alternador de 150 ou superior? e onde encontra isso no Brasil?

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Mixirica, faça um teste. Acumule pelo menos uns 50km com o som desligado, depois veja se o comportamento continua.

 

Acredito que seu problema aí é bateria descarregada. Dependendo do seu ciclo de uso aí, pode ser que seu alternador mal consiga carregá-las. O ideal seria comprar um carregador lento e deixar carregando toda noite. Não resolve, mas resolve. Hehehehe

 

mixirica uahhuahuauhuhauha...entao,eu tenho esse carregador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434548349-carregador-de-baterias-schulz-flutuante-automatico-_JM e deixo a noite toda de semana em semana,apos tirar ele as baterias ficam com tensao de 14,6 ate 14,7 com carro ligado e 13V desligado e dps estabilizam em 12,6.

 

 

Eu posso acabar de carregar elas e fazer esse mesmo processo q o som fica com o msm comportamento,sera q sao as baterias q n tao carregando mesmo?

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alternador de 150 ou superior? e onde encontra isso no Brasil?

no focus 2.0 e fusion... é um alternador de 180A

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mixirica uahhuahuauhuhauha...entao,eu tenho esse carregador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434548349-carregador-de-baterias-schulz-flutuante-automatico-_JM e deixo a noite toda de semana em semana,apos tirar ele as baterias ficam com tensao de 14,6 ate 14,7 com carro ligado e 13V desligado e dps estabilizam em 12,6.

 

Eu posso acabar de carregar elas e fazer esse mesmo processo q o som fica com o msm comportamento,sera q sao as baterias q n tao carregando mesmo?

 

Hauhauhauhauhau... é que tem um mixirica aqui no fórum tb... Linguiça, mixirica... tudo coisa de comer... hauhauhauhauhauhauhau

 

Então, pode ser sim problema de carga. Convém levar num autoelétrico pra um teste de descarga. Neste teste ele dá a capacidade atual dessas baterias. Se estiverem baixas, convém deixar em carga lenta por 48 horas. Tenho uma aqui pra fazer isto, tenho que lembrar de deixar no autoelétrico. De cara ela segura bem a carga, mas depois de umas 4, 5 horas, já tá bem descarregada.

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Hauhauhauhauhau... é que tem um mixirica aqui no fórum tb... Linguiça, mixirica... tudo coisa de comer... hauhauhauhauhauhauhau

 

Então, pode ser sim problema de carga. Convém levar num autoelétrico pra um teste de descarga. Neste teste ele dá a capacidade atual dessas baterias. Se estiverem baixas, convém deixar em carga lenta por 48 horas. Tenho uma aqui pra fazer isto, tenho que lembrar de deixar no autoelétrico. De cara ela segura bem a carga, mas depois de umas 4, 5 horas, já tá bem descarregada.

 

Entao kleber,eu ja levei na autoeletrica antes de remontar o som denovo no carro atual. O cara fez um teste q n sei dizer qual e. Ele pegou uma aparelho bem grande (n sei o nome) colocou um jacare no terminal negativo da baterias (fez em todas,separadamente) e encostou o outro jacare no positivo,e ao fazer isso saiu faisca e ate queimou o terminal positivo deixando marca. Ele falou q elas tavam boas ainda e q tinha dado "300" (esqueci de perguntar 300 o que na hora).

 

O teste seria esse?

 

 

Eu to procurando entender pq qnd for comprar novas baterias queria saber se essas xs power ou optimas da vida ficam com esse comportamento tb.

 

Pq se n ficarem vale muito a pena pagar 1000 nelas...pq a diferenca q dá no som é enorme.

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Boa tarde pessoal,aproveitando q o topico ta bombando,queria fazer uma pergunta meio off mas q ngm soube me responder ainda...

 

Seguinte,Tenho um som SPL com uma stetsom 2k5e alimentadas de 4 baterias de 65Ah heliar free e alternador original 60A (fiacao technoise 2 awg)

 

Ele esta com o seguinte comportamento,a primeira vez q eu ligo ele no dia ta normal,daí eu pegava o carro dava uma voltinha de uns 20 minutos e logo em seguida deixava ele na garagem em repouso.

 

Após fazer isso e se o tempo em repouso fosse no minimo de meia hora,quando eu voltava a ligar o som ele tava muuuuito mais forte (diria q dobrava o som) e muuuuuuuuito melhor de ouvir,até o timbre do alto falante mudava,ficava mais "mole".

 

Pois bem,adicionei entao um mega 20F booster e melhorou muito, ainda sim dá pra notar diferenca qnd eu faco isso,mas diria agora q o som fica so fica uns 50% mais forte (detalhe q apos fazer todo o processo,muda tanto q ate o falante excursiona mais,fica muito mais sensivel,qlqr sinalzinho com amplitude baixa ele ja pula bastante)

 

Detalhe,ja troquei tudo no som,desde cabos,players,sub, unica coisa q n troquei foram as baterias (estao novas e 100%) e o modulo stetsom 2k5 (comprei novo)

 

Ja desmontei o som e montei em outro carro tb e continua a mesma coisa.

 

 

Alguem sabe me dizer oq seria isso?

 

Acho que no seu caso seria uma boa pegar pelo menos um alternador de vectra ou astra de uns 120A....

As baterias, se vc comprou novas nao e pra dar problema, mas isola elas e testa individualmente.

Se estiverem ok, tenta (so a nivel de teste) liga-las direto no alt.

 

Abrs

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Entao kleber,eu ja levei na autoeletrica antes de remontar o som denovo no carro atual. O cara fez um teste q n sei dizer qual e. Ele pegou uma aparelho bem grande (n sei o nome) colocou um jacare no terminal negativo da baterias (fez em todas,separadamente) e encostou o outro jacare no positivo,e ao fazer isso saiu faisca e ate queimou o terminal positivo deixando marca. Ele falou q elas tavam boas ainda e q tinha dado "300" (esqueci de perguntar 300 o que na hora).

 

O teste seria esse?

 

 

Eu to procurando entender pq qnd for comprar novas baterias queria saber se essas xs power ou optimas da vida ficam com esse comportamento tb.

 

Pq se n ficarem vale muito a pena pagar 1000 nelas...pq a diferenca q dá no som é enorme.

 

É teste de descarga. É este mesmo. Devem ter dado 300A de crank, geralmente elas dão perto dos 500 quando novas. Mas não sei como é a medição com o equipamento dele, se é corrente de curto ou crank. Se for curto, tá muito baixa. Mas não era pra dar este comportamento.

 

Tem que ver também se seu problema aí não é o próprio amplificador.

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Entendi, eu pensava q essas baterias chumbo ácidas q tinham esse comportamento mesmo (eram lerdas de resposta e quando dava uma volta meio q "estimulava" e ficavam boas). Vou esperar elas acabarem e comprar novas depois e daí verei se é defeito da stetsom entao....rs.

 

Outra coisa,essas baterias ficam variando a carga o dia inteirinho,de manha ta de um jeito,ai chega no fim da tarde ja ta horrivel de tao fraco...sao assim mesmo ou é defeito? rs

 

Obrigado pela ajuda ;)

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