Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

E rolaram os testes! SDS 818 versus Protech 3.0k 18'

Recommended Posts

Galera, infelizmente não pude fazer vídeos, pq o cel tava com a bateria no restinho... apitando os "15%" pra menos!

Mas fizemos os testes! Numa caixa de ~120 litros... SD5000, duas baterias 150ah + fonte... subsônico devidamente regulado e tudo certinho!

***SPL***

Pra manter o MESMO SPL, o protech precisou de mais potência aplicada! O SDS com meio volume já tava tremendo as telhas da loja... o Protech, ou precisva de ~70% do volume, ou de uma "pitada" no ganho do amp/cross.

***TIMBRE***

Ambos tiveram um timbre beem próximo, porém, o SDS descendo mais! Mas coisa que você só sentia MESMO, ao puxar o subsonico pros 30hz ou deixando aberto. No subsônico em 40hz, que é onde a maioria usa, a diferença foi pouca! Com subsônico em 50hz ela sumia!

O som do Eros era mais dinâmico e claro, mas coisa de 10% de diferença no máximo, nada gritante!

***COMPRESSÃO TÉRMICA***

Aqui foi o maior erro da Protech! Com ambos falantes, tocamos coisa de 10 minutos com ambos num SPL similar... sem clippar, sem sobre-excursão... mas com volume alto! Após esses 10 minutos, o eros tava FRIO e o protech vc sentia o dust-cap FERVENDO!

Se o clip piscasse de relance, nas batidas... o eros começava a esquentar enquanto o protech já tava com a bobina começando a feder!

Vale ressaltar que foi um SD5000.. então, é inevitável que o falante aqueça ou chegue a soltar o cheiro da bobina! Mas o Protech aqueceu MUUITO antes, e quando o Eros começou a aquecer, o protech já tava fedendo!

Aos do contra:

Não, não tinha nada ligado errado, o som foi regulado tudo certinho.. enfim... vou esperar o falante amaciar corretamente pra refazer o teste!

Mas em termos de compressão térmica, o protech levou à pior!

***VEREDITO***

Então.. infelizmente não poderei dar um veredito POR ENQUANTO, pra ser justo!

Dois detalhes que quero deixar BEEM CLARO:

1) O protech não estava amaciado, o Eros já era devidamente amaciado (quase 1 ano de uso)

2) O protech 3k 18' tá vindo com a carcaça antiga, fechada! Rafael falou que tá pra vir uma carcaça nova, com a devida ventilação... mas o que recebi tem a carcaça fechada e isso atrapalhou MUUITO o desempenho do protech!

A carcaça do Eros já é ventilada desde suas linhas de ~800wrms.. e a ventilação é ainda mais reforçada nos 2.4 e 2.7k... enquanto que o Protech é praticamente "fechado" por trás!

Assim que puder, tento trazer uns videozinhos pra vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal.....

Q pude perceber é que o eros se saiu bem melhor.....

Talvez se o woofer protech tivesse sido amaciado antes a coisa poderia melhorar um pouco.....

Compartilhar este post

Link para o post

Tem esses dois detalhes... se tivesse amaciado e com a carcaça nova, pode até ser que o protech se saia melhor! Não no timbre em si... mas conseguiria o mesmo ou até mais SPL sem feder a bobina !

Compartilhar este post

Link para o post

É certamente mesmo.... Ja pude comprovar isso na pratica....

No SPL a sensibilidade também influi no resultado...

Seria legal colocar os parâmetros de cada falante testado...

Compartilhar este post

Link para o post

a discipaçao termica do SDS é coisa de outro mundo. MUITO BEM PROJETADA... já a do tetec eu nao conheço.

Compartilhar este post

Link para o post

a discipaçao termica do SDS é coisa de outro mundo. MUITO BEM PROJETADA... já a do tetec eu nao conheço.

realmente nessa parte o SDS é muito bom, nao tive oportunidade de analizar o 3k pessoalmente mais os protech sempre tiveram um bom CxB espero que melhore nessa parte da discipaçao

Compartilhar este post

Link para o post

Ao meu ver, por preço e pela marca que recém esta se espalhando pelo mercado ta no caminho certo.

Compartilhar este post

Link para o post

na simulação o protech se saiu melhor nao foi?

ai vem a duvida.. nao da nem pra ter uma ideia com simulação, ou os parametros do protech tao errados?

Compartilhar este post

Link para o post

ai vem a duvida.. nao da nem pra ter uma ideia com simulação, ou os parametros do protech tao errados?

Enta veja bem é um software, tem gente que vive dizendo que na pratica é outra coisa (gente que vende projeto para todo o Brasil, devem saber já quem é)..

Mas eu discordo, são cálculos e cálculos.. e como toda a matemática é exata.

Então conclui-se que os parâmetros estão errados.

Temos outros fatores é claro... compressão térmica é fo** muda muito em um falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, tô impressionado com isso! O SDS 2.7k, aplicando ~2000wrms.. se deixar clipar nas batidas, ele toca frio! rsrs

Os protech, estão pra fazer uma carcaça nova pros 18', mas segundo o Rafael, ainda não tá pronta!

O que ele me mandou é TOTALMENTE fechado! Não tem um furinho sequer pra ventilar!

Ao meu ver, por preço e pela marca que recém esta se espalhando pelo mercado ta no caminho certo.

Concordo!

Eu até cogitei em tirar meu Eros e colocar um Protech... mas não farei com esse justamente pela carcaça fechada e dissipação prejudicada!

Quando saírem os novos, eu penso no assunto novamente!

Só prá confirmar, o SDS comparado foi seu 2.7, correto?

Não, foi SDS 818.. de 800wrms!

Não deu tempo de comparar com o 2.7k.. surgiram serviços e o pessoal teve que adiantar as coisas por lá!

Na verdade era pro protech tocar mais! Mas quando a bobina aquece, não tem milagre! Sobe a impedância, o amp envia menos potência e adeus SPL!

Foi o que rolou! Protech começou bem mas aqueceu feito um condenado... daí comprometeu o resultado final!

Se não fosse essa bronca no aquecimento, o protech tinha levado acima dos 40hz!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Bloom tira dúvida de uma galera, se tiver como coloca o sds2,7k com o 818 no comparativo, potência x compressão térmica agradecemos, aida mais se entrasse algum selenium, oversound, Snake nessa briga melhor refrigeração, quesito por demais importante abraço e parabéns pelo teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja , voltemos aos SDs ,hpx e wpus de sempre que o resultado vai ser sempre bom com esperado.

E os que falaram de simulação ai , simulação é 70% do projeto , as vezes la no bassbox ta uma coisa linda dando alto spl ,descendo nas profundesas dos 30hz ,tudo controlado e certinho , na pratica coloca pra tocar e o resultado é broxante.

Simulação é so um norte a se seguir, a pratica é que vai fazer voce ver o que realmente toca bem ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Bloom tira dúvida de uma galera, se tiver como coloca o sds2,7k com o 818 no comparativo, potência x compressão térmica agradecemos, aida mais se entrasse algum selenium, oversound, Snake nessa briga melhor refrigeração, quesito por demais importante abraço e parabéns pelo teste.

Sempre quis ver uma comparação prática dos subs mais utilizados na atualidade :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu colocar 1 sds 2.7k em um ampli de uns ~2000rms seria pouca potência?

isso pra um trio pequeno,pra tocar suave coisa de umas 2 ou 3 horas seguidas.rs

pq pra isso eu consigo a alimentação necessaria,passando disso ja complica...

Compartilhar este post

Link para o post

Perdoe minha ignorância, mas 50% do volume no SDS de 800RMS com um SD5000 não seria automaticamente mais do que os 70% no Protech 3K de 1500RMS, explicando a necessidade de mais potência para o mesmo rendimento?

Tipo assim:

- 50% do SD5000 = 2500RMS para o SDS que suporta 1600RMS limpos, ou seja, BEM ACIMA do "limite", e consequentemente rendimento EXTRAORDINÁRIO;

- 70% do SD5000 = 3500RMS para o Protech 3K que suporta 3000RMS limpos, ou seja, SÓ UM POUCO ACIMA do "limite", e consequentemente rendimento NORMAL;

Provavelmente falei alguma besteira, mas foi esse quadro que visualizei, por isso perguntei se não era o SDS 2.7K no teste.

Compartilhar este post

Link para o post

O complicado desses testes é basicamente um: DISPONIBILIDADE!

Eu tinha um protech, um eros 818 e um 2.7k.. pena q não deu pra testar os três! Mas se tivesse tempo, faria!

Se eu colocar 1 sds 2.7k em um ampli de uns ~2000rms seria pouca potência?

isso pra um trio pequeno,pra tocar suave coisa de umas 2 ou 3 horas seguidas.rs

pq pra isso eu consigo a alimentação necessaria,passando disso ja complica...

Prum SDS 2.7k eu usaria, por exemplo, um DAD 3000 de 4 ohms! Pra casar certin!

2000wrms não é pouca potência não, mas vc vai ver o amp pedindo água! rs

Perdoe minha ignorância, mas 50% do volume no SDS de 800RMS com um SD5000 não seria automaticamente mais do que os 70% no Protech 3K de 1500RMS, explicando a necessidade de mais potência para o mesmo rendimento?

Tipo assim:

- 50% do SD5000 = 2500RMS para o SDS que suporta 1600RMS limpos, ou seja, BEM ACIMA do "limite", e consequentemente rendimento EXTRAORDINÁRIO;

- 70% do SD5000 = 3500RMS para o Protech 3K que suporta 3000RMS limpos, ou seja, SÓ UM POUCO ACIMA do "limite", e consequentemente rendimento NORMAL;

Provavelmente falei alguma besteira, mas foi esse quadro que visualizei, por isso perguntei se não era o SDS 2.7K no teste.

Não exatamente... os 50% e 70% que citei, foram apenas comparativos!

E quando citei esses números, foi pra dizer que... com o SDS em 50% do ganho, o protech precisou de 70% de ganho pra acompanhar, e ainda acabou aquecendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Bruxo pensei que o teste seria em caixa de 80 a 90L acima de 40 a 50Hz, mas ta valendo =`DDD

Compartilhar este post

Link para o post

interessante essa colocação do onthemind, o SDS não levaria a melhor devido o grande headrom que tem ou isso não viria ao caso?

Tipo não é melhor ter 2 AF de 400rms com amplificador de 1400rms do que ter 2 de 800rms com a mesma amplificação dos de 400rms se é que me entendem, os de 400rms teriam um melhor rendimento em relação aos de 800rms?

Fica a duvida, mais parabens pela iniciativa e pelo teste.

Acompanhando, otimo topico.

Editado por N4P5T3R

Compartilhar este post

Link para o post

interessante essa colocação do onthemind, o SDS não levaria a melhor devido o grande headrom que tem ou isso não viria ao caso?

Tipo não é melhor ter 2 AF de 400rms com amplificador de 1400rms do que ter 2 de 800rms com a mesma amplificação dos de 400rms se é que me entendem, os de 400rms teriam um melhor rendimento em relação aos de 800rms?

:+1 ainda mais pq o protech tem sen bem baixa e o sds nao.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse seu exemplo teria lógica! Mas...

SDS 818 = 800wrms

protech 3k = 1500wrms!

Ambos tinham PELO MENOS 3dbs de headroom!

E, repito... ambos sem clipar, o protech aqueceu! Isso não devia ocorrer!

E ambos, no limiar do clipping... o eros começou a aquecer e o protech quase queima, fedeu a bobina! Mais uma vez: Não era pra acontecer!

Não tem a ver com potência, mas com dissipação térmica, que os Eros chegam a ser exagerados... e os protech, são praticamente lacrados (o que é PESSIMO nesse caso)

Compartilhar este post

Link para o post

O amigo no post 15* cito comparacoes com marcas snake,protech, over, eros e selenium . Sera que a hinor nao entra nessa briga? Seus parametros deixa a desejar? Sempre li em topicos por aqui que queimam sao de ma qualidade . Um batstaka da vida nunca sera util? Quero deixar bem claro que nao sou fa de nenhuma marca ,mas como poucos aqui do trio ouco qualidade .

Abracos a todos

Editado por Vinicius mr

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...