Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

STL

Tw direto no Player KD-Sh1000?!

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde amigos..

Aqui vai minha configuração provisória:

-HU JVC KD-SH1000

-Kit 2 vias DAT KD 6.50

-Sem sub (provisório)

-Amp. SD250.2 para testes (ligado no kit e com crossover passivo do mesmo)

Eis o que quero experimentar: Ligar o tw DAT direto no player sem passar pelo crossover passivo. Quero ligar ele ativo pra ver como se comporta em diferentes cortes e configurações de slope, muito embora vou ligar direto no player, quero ver a qualidade mesmo sendo amplificado pelo player. Quero comparar a qualidade com o SD250.2.

Lembrando que o SD250.2 vai ser ligado aos mids, e tbm vou cortá-los pelo player.

É um teste, de ver como o SD250.2 se comporta nas frequências altas, aqui no meu carro, junto ao tw. Pois muitos já reclamaram, que preferem ligar direto no player do que passar pelo SD250.2.

Estou fazendo testes somente, pois estou testando o SD e quero ver como se comporta meu tw da DAT!

ps: se alguém souber qual o corte que esse tw trabalha com o crossover passivo, agradeceria.

No mais, queria pedir opinião de quem já fez testes desse tipo, infos e achismos tbm rsrs... Abraços!

Postado em

No meu Clarion DXZ786 ligo o te direto no player e funciona normal, ja no JVC só testando amigo, lembre-se que o JVC tem uma assinatura sonica diferente do SD (no meu caso os amps são CLARION tbm) no que vai dar? não tenho nem ideia hehe mas testa ai e não se esqueça de conferir se no JVC tem controle de atenuação se não tiver ai talvez fique dificil acertar os mids e os tw no mesmo volume, ja qto os cortes só ligando na dat ou vendo os capacitores do cross, mas pode ser mais ou menos entre 2,5k 3k 3,5k 4k 5k 6k, se o tw ficar muito estridente vai aumentando o corte.

Postado em

Mesmo esse JVC não tendo o mesmo refinamento de um alpine da vida, eu aposto minhas fichas de que vai ficar melhor do que passando pelo SD.

No meu caso, tanto com o 9855 e com o 105R ficou melhor ligado direto.

Postado em (editado)

Bom, fiz a ligação. agora mãos a obra.. regular!

No manual, ele fala que vai de 60hz até 20khz, então vou cortar o mid em 50hz, se ele descer até lá, ótimo!

Agora o LPF que não sei qual colocar, pois não sei até onde o mid sobe...

O tw tbm só testando...

E quanto aos slopes, qual a diferença de cortar em -6db, -12, ou -18? Seria a extensão, um prolongamento do som? Cortado em -6db o tw se estenderia mais? Um ultimo suspirinho de um vocal? rsrs

E vamos ver a qualidade, como vai ficar!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Testei, estava regulando até agora, muito difícil deixar o palco sonoro certinho.. nossa que trabalheira.. mesmo assim, ainda não está legal, fiquei extressado, deixei quieto.. Amanhã ou depois eu continuo.

Agora entendo porque a turma fala que passa horas regulando em modo 3way uahauhauhau

E quanto ao som, maravilha, melhor do que eu esperava. Testei meus CD's gravados diretamente de FLAC/WAV, clássicos, mpb, trance, entre outros..... e mesmo o tw ligado direto no player, eu sinto informar, mas colocou o SD250.2 no bolso, muito mais detalhado, não abusou nas freqüências altas, ficou mais suave. Claro que o som está diferente, até pq agora está ativo, sem crossover passivo. É outro som! Fico imaginando um bom amp. classe A/B pra tocar o kit. Ainda vou chegar lá!

O SD vai bem nas baixas, fez meu mid da DAT descer que é uma beleza, muito bom.... o médio nem tanto, mas nada que um tapa no equalizador num resolva o problema.

Resumo: Tw diretamente no player mais opções de cortes e regulagens. Palco sonoro difícil de acertar, os mids dão trabalho demais. O SD250.2 perdeu em detalhes nas altas, até mesmo do som proveniente do amplificador interno do JVC SH-1000. Fez os mids descer bem, e abafou um pouco nas médias.

Editado por STL
Postado em (editado)

P0rra STL, essas tuas músicas bem conhecidas eu não conheço nenhuma uaheuhaueh

Cara, você é demais! Melhor vídeo sobre o SH1000 que tem no youtube :rever1:

O meu medo da lentidão do USB, era na mudança de uma faixa pra outra, demorar à tocar e ficar lendo (carregando), entendeu?

Mas agora eu vi que não demora não, só dá primeira vez mesmo!! Vou nele sem medo!!

Me ensina uma coisa: afinal, o que é o BBE?

Ah, o teu carro é palio ou siena? G3 ou G4?

O meu é um palio g4,5, painel é igual, só muda que é o acabamento do HLX XD o/

Parabéns STL, graças à você tem mais um entrando no clube do JVC KD-SH1000 XD

Abração e valeuu!

edit: STL, tu sabes explicar a diferença do slope nos cortes? Oq difere do -6, -12 e -18??

Abs!

Editado por gustavozappia
Postado em (editado)

Rsrs, são músicas de referencia par testes de vocal, Allan Taylor - Colour to the moon, e a segunda Diana Krall - A case of you...

Não dá pra detalhar realmente com uma câmera ruim, mas deu pra ter uma noção. O USB é aquele esquema mesmo, demora um pouco pra ler, mas depois que leu, vai de boa.

BBE é um "processamento" que deixa o som mais claro, definido, limpo, natural.. tem a opção de níveis e de off, as vezes dependendo da música, fica melhor desligando, ou não. Pra mais detalhes

da um check aqui: http://www.bbesound.com/technologies/index.htm

O meu carro é um Palio G3 eheh, onde eu brinco e relaxo com o som!

Quanto aos slopes, tenho que me aprofundar mais nesse enredo pra entender mais, vários post aqui no forum, explicam detalhadamente essa regulagem, é super simples de entender, mas não sei explicar.. rsrs

Melhor compra que eu fiz depois do meu kit 2 vias, foi o JVC... agora vou comprar o sub e amp. A/B pra todo o set. Mas até lá, eu vou curtindo... já está muito bom ao meu ver..

Editado por STL
Postado em

Isso aê! Eu (graças a deus) já tenho meu set definido auehaueuah

Segundona to pagando o meu JVC, aí deve chegar lá pra quinta ou sexta! Vou gravar um vídeo tb, o meu pendrive de 4gb é até o talo!

Mas e aí, já tem ideia de quais vão ser o Sub e AMP??

Abs!!

Postado em

STL, legal ter feito estes testes

no meu sistema tanto tweeters quanto fullrange estão ligados direto no player, só midbass está via amplificador (temporariamente sem sub, mas assim que consertar o amp, já volta a tocar)

pra mim, está mais que suficiente, considerando que é um set 3/4 vias de baixo custo

só um detalhe, o BBE serve pra "tentar" dar uma melhoradas em músicas (geralmente MP3) que tenham a taxa de amostragem baixa, pois elas perdem informação nas frequências mais altas (geralmente acima de + - 12kHz)

o q o BBE faz é "equalizar" (dá um ganho) nessas frequencias

se com ele as músicas ficam melhores, alguma coisa tem aí, ou o kit não atende ao teu gosto pessoal, ou algo está falho no set, ou as músicas estão realmente com baixa qualidade de conversão

Postado em

CristianoLO, Não é que o BBE faz milagres.... quando eu ligo o BBE, o som da uma espacialidade, é mais brilhante, e com um efeito de um som mais natural pra mim. Por isso eu disse, que dependendo do som, as vezes é bom ligá-lo ou não, a qualidade é a mesma, mas o efeito é outro... E pra mim, ele não trabalha somente nas frequencias altas não, tanto que no manual tem uma explicação sobre o BBE.

.... e outra, eu só uso CD's de musicas convertidas a partir de arquivo .FLAC, coloquei somente o mp3, que por sinal é 320kbps, pra mostrar o uso do pen drive. Sou Dj e sei falar qual é mp3 e qual é WAV com facilidade.

Postado em

Rsrs, são músicas de referencia par testes de vocal, Allan Taylor - Colour to the moon, e a segunda Diana Krall - A case of you...

Não dá pra detalhar realmente com uma câmera ruim, mas deu pra ter uma noção. O USB é aquele esquema mesmo, demora um pouco pra ler, mas depois que leu, vai de boa.

BBE é um "processamento" que deixa o som mais claro, definido, limpo, natural.. tem a opção de níveis e de off, as vezes dependendo da música, fica melhor desligando, ou não. Pra mais detalhes

da um check aqui: http://www.bbesound....ogies/index.htm

O meu carro é um Palio G3 eheh, onde eu brinco e relaxo com o som!

Quanto aos slopes, tenho que me aprofundar mais nesse enredo pra entender mais, vários post aqui no forum, explicam detalhadamente essa regulagem, é super simples de entender, mas não sei explicar.. rsrs

Melhor compra que eu fiz depois do meu kit 2 vias, foi o JVC... agora vou comprar o sub e amp. A/B pra todo o set. Mas até lá, eu vou curtindo... já está muito bom ao meu ver..

Se você diz slopes dos cortes de frequência, seria o nível de intensidade desse corte (se ele é mais brusco ou suave)

Os slopes são 1º, 2º, 3º... ordem, no caso tem 6db/oitava, 12db/oitava, 18db/oitava e assim vai 24...

XXdb/oitava, significa que quanto de intensidade (em decibéis) a menos tocará a oitava frequência daquele corte,

Um exemplo faço um corte LPF a 120hz, a 12db/oitava, ou seja, uma oitava acima da frequência de 120hz que no caso é 240hz (o dobro) vai tocar com 12db a menos de intensidade em relação a 120hz (frequência do corte)

Outro eu faço um corte HPF em 300hz, a 18db/oitava, a oitava abaixo de 300hz é 150hz (a metade) que no caso 150hz vai tocar a 18db a menos que 300hz (frequência do corte)

No caso oitava, vem das notas musicais, ou seja no caso é, dó, ré, mi, fá, só, lá, si, no caso são 7 notas musicais, continuando a oitava nota musical seria o dó, que tem o dobro da frequência do outro dó

É meio difícil de explicar, fica bem embolado, espero que deu pra entender !

• Upvote 2
Postado em

Viepper, eu entendi mais ou menos, explica com o mesmo tipo de corte e na mesma frequencia!

Nesse aqui:

Cortei meu subwoofer (LPF) em 50hz com 18db/oitava. Qual a diferença para o corte em 50hz com 24db/oitava?

e hpf em 50hz na mesma situação?

Abs e obrigado pelo esclarecimento!

Postado em

Se você diz slopes dos cortes de frequência, seria o nível de intensidade desse corte (se ele é mais brusco ou suave)

Os slopes são 1º, 2º, 3º... ordem, no caso tem 6db/oitava, 12db/oitava, 18db/oitava e assim vai 24...

XXdb/oitava, significa que quanto de intensidade (em decibéis) a menos tocará a oitava frequência daquele corte,

Um exemplo faço um corte LPF a 120hz, a 12db/oitava, ou seja, uma oitava acima da frequência de 120hz que no caso é 240hz (o dobro) vai tocar com 12db a menos de intensidade em relação a 120hz (frequência do corte)

Outro eu faço um corte HPF em 300hz, a 18db/oitava, a oitava abaixo de 300hz é 150hz (a metade) que no caso 150hz vai tocar a 18db a menos que 300hz (frequência do corte)

No caso oitava, vem das notas musicais, ou seja no caso é, dó, ré, mi, fá, só, lá, si, no caso são 7 notas musicais, continuando a oitava nota musical seria o dó, que tem o dobro da frequência do outro dó

Ótima explicação! :legal:

Valeu!

Postado em

Vieper., acho que você está confundindo 1/3 Oitava com Oitava de notas músicais. Os Slopes são referentes a 1/3 Oitava, ou agrupamentos das frequências em bandas. Ex: A banda de 10kHz: (Esta banda começa em 8913Hz e termina em 11220Hz). O agrupamento desta faixa de frequência através de uma soma dB é chamada de 1/3 Oitava. Podem existir ainda 1/2 Oitava ou uma Oitava como você havia falado.

Postado em

Viepper, eu entendi mais ou menos, explica com o mesmo tipo de corte e na mesma frequencia!

Nesse aqui:

Cortei meu subwoofer (LPF) em 50hz com 18db/oitava. Qual a diferença para o corte em 50hz com 24db/oitava?

e hpf em 50hz na mesma situação?

Abs e obrigado pelo esclarecimento!

Amigo, a diferença é precisão do corte, no caso a oitava de 50hz é 100hz ! Então vamos supor que 50hz é 0db, com corte em 18db/oitava em 100hz vai tocar a -18db, ou seja a menos 18db em relação a 50hz, já a 24db/oitava, em 100hz vai tocar a -18db menos 18db em relação a 50hz !

Entendeu ?

Ótima explicação! :legal:

Valeu!

Muito obrigado amigo !

Vieper., acho que você está confundindo 1/3 Oitava com Oitava de notas músicais. Os Slopes são referentes a 1/3 Oitava, ou agrupamentos das frequências em bandas. Ex: A banda de 10kHz: (Esta banda começa em 8913Hz e termina em 11220Hz). O agrupamento desta faixa de frequência através de uma soma dB é chamada de 1/3 Oitava. Podem existir ainda 1/2 Oitava ou uma Oitava como você havia falado.

Agora eu não entendi, que eu saiba, do MEU CONHECIMENTO, é o seguinte:

Os slopes dos cortes de frequência é dividido por ordens

1º ordem ( 6dbº/oitava), 2º ordem (12dbº/oitava), 3º ordem (18dbº/oitava) e 4º ordem (24dbº/oitava)

O termo oitava significa a metade ou dobro daquela frequência, no caso do Gustavo, uma oitava abaixo de 50hz é 25hz e uma oitava acima de 50hz é 100hz, a 2º oitava é 200hz a 3º 400hz e assim por diante !

Oitava, não é só usado nas notas musicais, mais também na parte dos cortes de frequência ! Oitava, na verdade seria mais uma "expressão"

Agora, no seu caso um terço de uma oitava, um corte High pass com um capacitor para um driver (por exemplo) em 6db/oitava, seria -6db a 1/3 da oitava da frequência do corte

Então no caso a oitava a baixo da frequência daquele corte seria a atenuação em 24db ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...