Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Wagner SC

Qual o "segredo" dos subs Pioneer ?

Recommended Posts

Bom pessoal, iniciando minha participação neste forum vou abrir este tópico com a intenção de compartilhar um "raio X" de um dos subwoofers de maior sucesso no mercado nacional, o pioneer IMPP 252F.

Este subwoofer foi o queridinho nos anos 90 e inicio dos anos 2000 no brasil quando a industria nacional ainda era fraca no segmento, a bomber ainda era Thomas KL e a Bravox Tinhas os Endurance Roxinhos.

Sempre quiz desmontar um sub desses para ver se realmente tinha algo diferente na construção, ou sei lá; Qual seria o segredo para tocar tão bem diante dos outros falantes da época. Recentemente pintou a oportunidade de pegar duas sucatas de 252F e resolvi fazer o "experimento" examinando o falante e restaurando tentando montar algo "parecido" com o original.

Começando segue uma foto de como peguei os bixinhos:

20120710183716.jpg

Judiado, um lixo !

Pois bem, as impressões externas ( já tive estes subs originais no passado mas nunca tinha parado para analisar ele fisicamente ):

> Começando pelo "resto" de cone que ainda estava no local: O material usado, o famoso IMPP, que nada mais é do que um Polipropileno bem fininho. Pontos para o material do cone, rigidez e leveza, tudo como deve ser, um avanço para época da celulose;

> Borda: Espuma prensada, nada de especial;

> Carcaça: Aço estampado, nada de especial tbm;

> Conjunto Magnético: Ai começa a brincadeira ! O imã é de 145x18mm, um bom magneto para um subzinho de 10" e 120W. O polo é extendido e a arruela superior ( que forma o GAP ) tem quase 1cm de espessura ! Muitos falantes fabricados hj em dia não tem um conjunto magnético tão caprichado. Alem disso o polo é ventilado, o que na época era novidade no mercado nacional:

20120728024115.th.jpg

20120728024126.th.jpg

As peculiaridades não param por ai mas por hj é só, já ta tarde e o sono pegou. Amanha continuo com o tópico, já peço que, se estiver postando no lugar errado que me movam.

Att;

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive um Subzinho deste e tocava muito gostoso e firme com apenas 160rms de um modulozinho da época.

Mas no geral este sub nao tinha nada de diferente dos outros... Apenas uma alta sensibilidade e uma boa construção!

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um Subzinho deste e tocava muito gostoso e firme com apenas 160rms de um modulozinho da época.

Mas no geral este sub nao tinha nada de diferente dos outros... Apenas uma alta sensibilidade e uma boa construção!

Baboo, na verdade o "segredo" de qualquer sub é o conjunto, é como uma receita. O problema que muitos fabricantes de falantes nacionais vão pelo lado "economico", utilizam falantes com conjunto magnético fraco proporcionando elevado QTS, o que produz um som lento e quase sempre pobre tanto em resposta quanto a transientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando:

Desmontagem o conjunto móvel e limpeza das carcaças:

Ao Retirar os restos dos cones velhos, centragem e a bobina descobri que o falantinho já usava "centragem dupla", coisa que até hj em dia por aqui só os falantes mais caros utilizam. A centragem dupla confere melhor excursão ao cone, podendo assim, atingir excursões maiores sem distorção.

20120710185845.jpg

Ao retirar a bobina outra grande surpresa, talvez, um dos responsáveis pelo "segredo" da sensibilidade:

A Bobina: Apesar de ser uma bobina grande ( 48,6x 22 ) para a potência e o diametro do driver , o material do corpo é kapton e o fio do enrolamento é de seção retangular. Isso mesmo, o fio na verdade é uma pequena "fitinha" de seção retangular.

Segundo leitura na audiolist a muito tempo atras, este artificio é utilizado para conseguir mais força no conjunto móvel uma vez que se obtem um maior fator Bl .

Continua;

Editado por Wagner SC

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos !

Seguindo com o tópico:

Após a limpeza da carcaça cuidei para retirar as bobinas intactas pois as mesmas estavam boas, apenas uma delas estava com o fio partido próximo da solda com a cordoalha. Deu um trabalhinho mas consegui expor o fio e fazer uma emenda com solda e depois proteger com cola epoxi. Esqueci de bater fotos das bobinas, mas tem a foto delas já centrada na carcaça limpa:

20120722160918.jpg

20120722160904.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica:

O grande segredo para "recondicionar" um alto falante é acertar a centragem da bobina. Eu utilizei neste subwoofer chapa de radiografia e papel A4, a bobina entrou sem folgas. O outro ponto é acertar a altura da bobina no GAP.

Para subwoofers o correto é "centralizar". Exemplo: A bobina deste sub tem 22mm de altura de enrrolamento, já o anel do gap tem 8mm. 22mm-8mm = 14mm / 2 = 7mm. Portanto tive que deixar 7mm de bobina fora do GAP assim o X util teórico será de 7mm a depender das características do resto da suspensão.

Bom, nesse meio tempo que fui limpando e acertando o falante já procurei o material adequado para a reforma, e digo, é bem difícil achar o material certo para o que vc precisa. A ideia inicial era reaproveitar uns cones de celulose que tinha guardado aqui com borda de borracha e fazer um subão "Mono-Nota" tipo Nitro, Rex e CIA ! Para aqueles que algum dia for montar um falante vai uma dica BORDA DE BORRACHA NAOOOOOO ! Pelo menos dos os cones que vi para vender com borda de borracha a borda era grossa, parecia um pedaço de pneu, sola de sapato, ou sei lá o que !

O grande problema de ter uma borda de borracha grossa é que boa parte da energia mecânica ( som ) produzida pelo cone será absorvida pela borracha, sem falar que o som fica lento e embolado. ATENÇÂO: Não estou falando que não é possivel ter bordas de borracha boa, se for fina é tão boa quanto espuma.

Já se tratando de falantes recondicionados Há quem diga "falante recondicionado não presta, só toca metade do que o original !", concordo em parte, realmente dependendo da forma que for feito o serviço fica uma bela porcaria !

Estes eram os cones que ia usar

0509081729.jpg

0509081728.jpg

Chegando na loja que costumo comprar material para eletrônica e tbm para arrumar uns falantes pedi pelo cone com suspensão de 10" tanto o de papel quanto o de PP. A grande surpresa é que o de PP tinha borda de espuma conforme o original da Pioneer, entretanto, o polipropileno era bem mais grosso e pesado :(

Comprei todo o material que precisava e os cones de 10 em PP e Celulose, na hora iria decidir o que usar.

Materiais em mão, vamos a montagem:

Nesta etapa acabei esquecendo de tirar mais fotos, até pq tava com a mão suja de cola boa parte do tempo e não tinha como ficar pegando o celular a toda momento. Após centralizar a bobina é hora de cortar as centragens e os cones. É muito importante cortar o cone e as centragens de forma à encaixar "justo" na bobina para que não seja usado muita cola.

Exagerar na cola vai deixar o conjunto móvel mais pesado o que vai refletir em perda de eficiência e abaixar um pouco o Fs, pouca coisa, mas vai.

20120715202932r.jpg

20120715202034.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em cola, as colas para centragem, bobina centragem e bobina cone é cola epoxi a famosa "Araldite Líquida", mas pode ser Poxipol que tbm é boa. Eu uso as duas, mas nestes falantes usei Araldite 90min que demora 24Hrs para secar e fica bem mais aderida ao material.

araldite.jpg

A cola para colar a borda e o protetor é qlqr cola de contato, eu uso Cascola:

20120715204046.jpg

Shot at 2012-07-28

Compartilhar este post

Link para o post

Colando a primeira Centragem de 150mm :

20120722162441.jpg

Detalhe: A centragem original era formado por duas peças de 150, uma alta e uma reta. Porem o material era bem mais flexível ( talvez pelo desgaste com uso ) que os encontrados no mercado, fiquei com medo de usar duas de 150 e acabei usando uma de 150 por dentro e uma de 170 por fora:

20120722164941.jpg

Agora o cone. Detalhe, o cone de PP tem dificuldade de aderir à cola portanto ele tem que ser colado por baixo e por cima, quando for posto o cone é bom deixar um pouco grossa a cola da ultima centragem para o cone "sentar" sobre a cola, ai por cima é só fazer um filete de cola:

20120722173408.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

OBSERVAÇÃO: Esqueci de dizer, as centragens estão em planos diferentes, não estão coladas uma sobre a outra como já vi fazerem por ai. Tem uns 3mm de distância entre uma e outra, sendo assim, as centragens por si só mantem a bobina centrada.

O Próximo passo seria a furação do cone e soldagem da cordoalha, entretanto não bati fotos. A foto abaixo é de outro falante da para ter ideia de como é feita a soldagem :

20120715213251.jpg

20120716220440.jpg

Nas fotos acima da para ter uma ideia de como é feito a conexão e soldagem da cordoalha. Existem diversas colas, os fabricantes usam uma cola emborrachada tipo um silicone bem mais duro e seco. Enfim, araldite tem em qlqr budega e fica bom.

Percebam que nas fotos acima ( que não é o IMPP ) fiz 4 furos no cone, abaixo de onde será colado o protetor. A função desses furos é auxiliar a refrigeração da bobina em falantes que não tem polo ventilado, estes furinhos ajudam bastante !

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Wagner, se não me engano só o F tem duas centragens, pois é um sub pra tocar ao ar livre sem se danificar.

O C tem uma só. Tô com um aqui que usei pra testes, tá desmontado agora, mas vou remontar pro meu set residencial. Só que vou montar com cone de papel desta vez, pois é mais leve que os PP que vendem no BR.

Aliás, no Brasil tá IMPOSSÍVEL comprar borda, cone e centragem. Só tem porcaria no mercado. Cone de papel pra mid de 3, 4, 5 e 6" em papel grosso, pesadíssimo! O mesmo que usam em cone de 12". As bordas de espuma muito grossas (apesar de ainda bem utilizáveis). As de borracha são inutilizáveis mesmo, parece um pedaço de câmara de ar de caminhão.

Compartilhar este post

Link para o post

Após 24 Hrs secando é hora de terminar o serviço. Colando o protetor central ( paralelo mas com o simbolo e inscrições no padrão do original ):

20120726214546.jpg

O próximo passo é colar a guarnição ( borracha que fica do lado nas bordas do falante ). A guarnição não achei uma que ficasse legal então reaproveitei a original mas não fico 100%. Utilizei Silicone preto para colar a guarnição:

20120728220547.jpg

Após secagem do silicone é hora de fazer um terminal para conexão já que a carcaça estava com os terminais quebrados. Esqueci de comprar os terminais ai tive a ideia de fazer uma plaquinha de fenolite com a finalidade de conexão. Não ficou bonito mas ficou bom:

20120728220324.jpg

Pronto, falantes finalizados :

20120728220613.jpg

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Wagner, se não me engano só o F tem duas centragens, pois é um sub pra tocar ao ar livre sem se danificar.

O C tem uma só. Tô com um aqui que usei pra testes, tá desmontado agora, mas vou remontar pro meu set residencial. Só que vou montar com cone de papel desta vez, pois é mais leve que os PP que vendem no BR.

Aliás, no Brasil tá IMPOSSÍVEL comprar borda, cone e centragem. Só tem porcaria no mercado. Cone de papel pra mid de 3, 4, 5 e 6" em papel grosso, pesadíssimo! O mesmo que usam em cone de 12". As bordas de espuma muito grossas (apesar de ainda bem utilizáveis). As de borracha são inutilizáveis mesmo, parece um pedaço de câmara de ar de caminhão.

Kleber, valeu pela observação. Tinha pensando nesta possibilidade, entretanto, nunca desmontei um modelo "C". Faz sentido o seu comentário.

Eu preferi manter as duas centragens para evitar ruidos de bobina "arranhando", com as duas centragens o cone ficou com uma excursão legal e sem "raspar" ou bater bobina. Liguei eles ao ar livre e simulei um "baffle infinito" e tocou legal.

Vou fazer uns testes com eles em uma caixa de 35 litros que tenho aqui, só tenho que fazer uma arruela de compensado pois o furo da caixa é de 12".

Assim que fizer os testes posto o resultado, to achando que vai ficar bom o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei!!

Assim eu vou pegando uma teoria sobre a reforma pra quando for reformar o meu já fazer direitinho!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico Wagner. Você trabalha com isso? Fica onde em Florianópolis?

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando obrigado;

Não trabalho com isso não, é só por hobby mesmo. Apesar que minha praia não é muito longe não, sou engº Eletricista

Compartilhar este post

Link para o post

ah não, outro engueiro!

:vts

hsuahsuahu, desculpa, não podia perder a piada.

Compartilhar este post

Link para o post

Wagner, pra caixa teria sido ideal fazer com uma centragem só, pq esses F não vão bem em caixa pequena não.

Tive um 252C originalzinho (comprei zeradíssimo! Cone original e tudo mais) e numa seladinha de 25L era o cão!

O 10" eu não sei, mas o 12" F só virava com uns 70L por caixa. Com 56 já dava bons resultados, mas tocava meio seco.

Compartilhar este post

Link para o post

Wagner, faltou um pouco de tinta spray preto fosco no cone, dai fica mais próximo ao original.

Compartilhar este post

Link para o post

Wagner, pra caixa teria sido ideal fazer com uma centragem só, pq esses F não vão bem em caixa pequena não.

Tive um 252C originalzinho (comprei zeradíssimo! Cone original e tudo mais) e numa seladinha de 25L era o cão!

O 10" eu não sei, mas o 12" F só virava com uns 70L por caixa. Com 56 já dava bons resultados, mas tocava meio seco.

Bom agora já foi, se não gostar do resultado desmonto tudo e faço com cone de papel e uma centragem de 170 apenas. Acredito que ele vá tocar legal com uns 40 litros pq a suspensão não ficou com o fator Rms muito alto não, já tive sub original bem mais duro !

Na verdade busquei o meio termo pq um cone "muito macio" tem baixo rendimento, é o tal de "cobertor curto" !

Hj terminei da fazer uma instalação no meu novo carro e usei uma caixinha com subinho de 8" da arlen que está comigo a uns 15 anos. Este sub já reformei ele e troquei o cone por papel com borda de espuma, após isso nunca mais usei ele em automóvel.

Resultado: Graves gostoso, com bom SPL, e olha que o carro é sedan ! Assim que der um tempinho abro um tópico pq a instalação foi bem "atípica"

Compartilhar este post

Link para o post

Como que faz para aparecer um "Quote" apenas ? to apanhando um pouco aqui nas configurações do forum

Compartilhar este post

Link para o post

Wagner, faltou um pouco de tinta spray preto fosco no cone, dai fica mais próximo ao original.

Cara preferi nem pintar, gostei do resultado pq a intenção nem era replicar o sub mas sim construir um novo com características semelhantes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...