Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto_de_Almeida

TUTORIAL de remoção de ruído de ar do SD250.2D

Recommended Posts

Guto, se permitir posto aqui as fotos, acredito que hoje tenha um tempinho para comprar esses reguladores e já instalo e informo os passos se alguém quiser fazer, é bem tranquilo.

Sobre os componentes que aquecem o julianflor me passou a informação "coloque os dissipadores sobre os mosfets da fonte IRFS3306 e nos de saida, IRFS3806 ou IRFR3806"

Edit: Pessoal, acredito que só estamos tentando deixa o que já é bom um pouco melhor :legal:

[]'s

acredito que isso tudo se torna interessante para todos..

e nesse sentido, todo teste eh muito bem vindo..

o mais bacana no meu ponto de vista é o fato do Juliano estar acompanhando e dando dicas..

mas é aquela estoria.. se tem a ventoinha eh pq necessita da mesma, mesmo que em condições extremas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Juliano obrigado pela atençao (coisa que so a SD proporciona para o forum), entao eu testei o amplificador em bridge tocando sub em 4ohms; Os outros componentes quase nao esquentaram mais esses 3 reguladores de tensao esquentaram bastante (acima de 60 graus), os indutores tbm, mais nem tanto; Os resistores embaixo do cooler tbm esquentaram; Vc acha que devo colocar um dissipador neles (reguladores)? Se vc puder circula pra mim os componentes Juliano (é que so meio burrão nessas coisas hehehhehehehhe);

grato,

É que realmente, mesmo com carga os mosfets aquecem muito pouco porque são superdimencionados. Não há necessidade de colocar dissipador nos reguladores, eles são lineares e por isso aquecem um pouco, mas mesmo sem cooler não são esses componentes que poderiam falhar, eles são protegidos internamente, se aquecerem vão se desligar automaticamente, mas não se preocupe com eles, isso aconteceria somente acima de 120ºC.

Compartilhar este post

Link para o post

É que realmente, mesmo com carga os mosfets aquecem muito pouco porque são superdimencionados. Não há necessidade de colocar dissipador nos reguladores, eles são lineares e por isso aquecem um pouco, mas mesmo sem cooler não são esses componentes que poderiam falhar, eles são protegidos internamente, se aquecerem vão se desligar automaticamente, mas não se preocupe com eles, isso aconteceria somente acima de 120ºC.

Opa Juliano muito obrigado pelo retorno, como eu disse e volto a dizer é coisa que so a SD tem; Entao, por desencargo instalei um dissipador nos reguladores e nos Fets, segue umas fotinho;

ps: usei silicone termico para anexar os dissipadores;

2012-07-1013.25.27.jpg

2012-07-1013.25.12.jpg

2012-07-1013.26.00.jpg

2012-07-1013.26.16.jpg

flw

Compartilhar este post

Link para o post

ficou bacana ebert.. parabens..

Opa valeu Gledson, o dissipador dos reguladores agora so fica morno, gostei bastante do resultado, o amplificador ficou muito silencioso;

abraço

flw

Compartilhar este post

Link para o post

ó que legal... isso que eu queria... uma discussão com conteúdo interessante :)

Recebi umas mensagens de nego me xingando dizendo que não sei o que tô fazendo e que sou negligente com os equipamentos que tenho.

Só que eu TESTO o que os caras tem medo de testar, e ao meu ver isso SÓ AJUDA a marca! Hoje em dia minhas cobaias são SD e Questo... Até hoje só tenho elogios no quesito durabilidade dos produtos!

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo tópico do Gutão !

Excelente solução do Ebert !

Parabéns aos dois por postarem coisas interessantes , gerando um tópico muito bom de se ler e ver .

Abraço ! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Recebi umas mensagens de nego me xingando dizendo que não sei o que tô fazendo e que sou negligente com os equipamentos que tenho.

Só que eu TESTO o que os caras tem medo de testar, e ao meu ver isso SÓ AJUDA a marca! Hoje em dia minhas cobaias são SD e Questo... Até hoje só tenho elogios no quesito durabilidade dos produtos!

kkkkkkkkkkkkk te xingaram???? hehehheheh tem gente que nao tem o que fazer. Vc ta certo Guto tem que testar mesmo, seus testes ja me ajudaram muito; Valeu

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo tópico do Gutão !

Excelente solução do Ebert !

Parabéns aos dois por postarem coisas interessantes , gerando um tópico muito bom de se ler e ver .

Abraço ! :)

Valeu Rick, vindo de vc é um baita elogio hehehhehehehheehh; Tamo ai pra isso, aprender e acrescentar o que der ao forum;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

da bola nao Guto..

provavelmente quem enviou essas mensagens nao tem tanto conhecimento assim, neh?

pq pelo meu ponto de vista os unicos que poderiam falar algo "contra" seriam o pessoal da fabrica.. sendo que o dono esta de "supervisão" aqui no topico..

ta certo que nao eh pra nego chegar e fazer do nada.. mas pelo menos ha uma alternativa, neh?

isso é interessante demais para quem usa o amp voltado para SQ, acredito eu..

Edit: erro digitação.

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz os testes e realmente com 12V no ventilador o ruido é praticamente Zero mas sacrifica bastante o fluxo de ar.

Acabei optando por um meio termo, usei um regulador para 15V onde o barulho fica uns 70%~80% menor e ainda com bom fluxo de ar.

Usei um 78L15, suporta até 100mA na saída e foi suficiente para o ventilador.

As "cobaias":

sd2501.jpg

Liguei na fonte do PC e medi a tensão só para confirmar.

sd2502.jpg

Depois de ver alguns comentários este é o resultado do retorno no Remote, se não me engano já foi corrigido (os meus são da série 3000)

sd2503.jpg

Tensão medida no positivo do ventilador.

sd2504.jpg

Para facilitar vai essa ilustração do regulador de tensão usado.

78lxx.jpg

A imagem deixa claro, olhando o componente de frente se solda o pino 3 no +24V da placa, o pino 2 no terra junto com o fio negativo do ventilador (preto) e por fim o fio positivo do ventilador (vermelho) vai soldado no pino 1.

sd2505.jpg

Se estiver difícil visualizar as informações do componente, basta dar uma "sujadinha" com pasta térmica.

sd2506.jpg

Espalhe bem com o dedo até obter esse resultado, facilitou né? :P

Pode usar esse método em outros componentes com difícil leitura (mosfets, transistores,...).

sd2507.jpg

Preparando o regulador para soldagem final, pino 1 levantado para receber o positivo do ventilador.

sd2508.jpg

Regulador soldado na placa.

sd2509.jpg

Visão por trás, fotos desfocadas :(

sd25010.jpg

Teste final, módulo ligado e tensão dentro do esperado.

sd25011.jpg

Feito! SD fechado e pronto para "moer".

sd25012.jpg

Como comentei, foi o meio termo que achei, ruído muito baixo e fluxo de ar razoavelmente bom.

Os dissipadores não vou mais usar, o fluxo ficou bom o suficiente para refrigerar os componentes :legal:

Vou deixar claro é "por sua conta e risco". :vts

[]'s

Editado por FiveStar
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tô querendo elogiar o trampo do FiveStar , mas estou até com medo depois de ter levado um esculacho do Guto kkkkkkkk

Trampo fino !

Pensando em fazer o mesmo nos dois SD250.1 por aqui.....se bem que eles estão tão bem malocados que mal dá pra pensar em ouvir os mesmos .

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Rick!

Eu pedi lá em cima para o Guto que ia postar e ele não falou nada [^]

A intenção é trocar idéias e mostrar nossas "gambiarras" :legal:

EDIT: Faltou falar que me custou $0,60 cada regulador, é muito barato!

Tem que ver um detalhe Rick, acho que as novas versões do SD não usam mais o ventilador de 24V, se for 12V e fazer o mesmo barulho acho que um 78L09 (9V) resolva.

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Rick!

Eu pedi lá em cima para o Guto que ia postar e ele não falou nada [^]

A intenção é trocar idéias e mostrar nossas "gambiarras" :legal:

[]'s

Guto é "afrescalhado" mas é gente boa ! :vts

Quanto mais gente postar , mais feliz ele fica :vts

EDIT: alterando o termo pra ficar politicamente correto rsrsrs

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

POW, CURTI em?!

Tenho que arrumar um tempo pra ir na rua de eletrônica que tem aqui perto de casa e comprar essa parada! e se bobiar faço um vídeo atualizado comcréditos para o FiveStar, claro!

Show de bola!

Rickdemolidêra, tá sentido por dentro rapaz?! SEJIOMI rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Juliano muito obrigado pelo retorno, como eu disse e volto a dizer é coisa que so a SD tem; Entao, por desencargo instalei um dissipador nos reguladores e nos Fets, segue umas fotinho;

ps: usei silicone termico para anexar os dissipadores;

2012-07-1013.25.27.jpg

2012-07-1013.25.12.jpg

2012-07-1013.26.00.jpg

2012-07-1013.26.16.jpg

flw

Gostei disso! Copiarei! hahah

Compartilhar este post

Link para o post

Que trampo heim Five, vou copiar com certeza, parabens; Outra coisa que estava pensando era em colocar um potenciometro para regular a tensao do cooler, sera que rola? Se sim, qual?

Valeu pela dica five e parabens;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei disso! Copiarei! hahah

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Manda ve Sub;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico bÃO hein!

Parabéns aos contribuintes.

Compartilhar este post

Link para o post

Elogiei e ainda fui esculachado :blink:

Calma. Pelo menos não falaram que você é "rodado".

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Que trampo heim Five, vou copiar com certeza, parabens; Outra coisa que estava pensando era em colocar um potenciometro para regular a tensao do cooler, sera que rola? Se sim, qual?

Valeu pela dica five e parabens;

flw

Para usar somente potenciômetro tem que ser o modelo tipo "fio", os convencionais de carvão suportam corrente muito pequena e podem "fritar".

Faz anos que não compro um desses nem sei se é fácil de encontrar, e ainda tem que ver a potência que ele suporta, tem modelos de 1, 2, 4W e por ai vai.

É possível usar um de carvão nesse regulador que eu usei, no caso usaria um regulador de 12V e no pino 2 (terra) vai em série com o potenciômetro, aplicando maior resistência ao terra a tensão parte de 12V e vai té o limite do regulador (24V do SD menos a perda interna o regulador).

Posso simular aqui no Multisim para determinar o valor do potenciômetro em conjunto com o regulador se quiser.

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

Para usar somente potenciômetro tem que ser o modelo tipo "fio", os convencionais de carvão suportam corrente muito pequena e podem "fritar".

Faz anos que não compro um desses nem sei se é fácil de encontrar, e ainda tem que ver a potência que ele suporta, tem modelos de 1, 2, 4W e por ai vai.

É possível usar um de carvão nesse regulador que eu usei, no caso usaria um regulador de 12V e no pino 2 (terra) vai em série com o potenciômetro, aplicando maior resistência ao terra a tensão parte de 12V e vai té o limite do regulador (24V do SD menos a perda interna o regulador).

Posso simular aqui no Multisim para determinar o valor do potenciômetro em conjunto com o regulador se quiser.

[]'s

Opa valeu pela resposta Five, vo fazer esse esquema que vc fez mesmo (so o regulador mesmo); Brigadao;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...